Entender o que é UX é mais uma forma de aumentar o nível de satisfação dos seus clientes. Isso porque UX significa experiência do usuário.
O conceito de UX está relacionado à experiência que o público tem ao ter contato com os seus produtos e/ou serviços, tanto digitais quanto físicos.
O objetivo dessa estratégia é entregar aos usuários soluções agradáveis, desejáveis, intuitivas, atrativas e eficientes.
UX, ou experiência do usuário, é a estratégia de proporcionar interações fluidas e sem obstáculos em produtos e serviços digitais ou físicos. Essa abordagem visa melhorar a satisfação e a usabilidade para os usuários, garantindo experiências mais positivas.
Diferentes áreas compõem o campo da UX, como pesquisa de usuário, desenvolvimento, redação de conteúdo, design de produtos e arquitetura da informação. Cada uma tem seu impacto na criação de experiências significativas e eficazes para os usuários.
Enquanto UX foca na interação do usuário com um produto específico, UI (Interface do Usuário) refere-se à parte visual e tangível desse produto. Por outro lado, CX (Experiência do Cliente) abrange todas as interações do cliente com uma marca.
A implementação eficaz da UX pode trazer diversos benefícios, como aumento da satisfação do cliente, maior competitividade do produto, fidelização de clientes e aumento nas taxas de conversão.
Conteúdos relacionados:
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Neste artigo você encontrará:
- O que é UX?
- O que é Experiência do Usuário?
- Quais as áreas de UX?
- O que é UX Writing?
- Qual a diferença entre UI e UX?
- Qual a diferença entre UX e CX?
- Quais os benefícios do UX?
- Como iniciar uma estratégia de UX?
O que é UX?
Para explicar o que é UX, vamos começar esclarecendo o que significa essa sigla. UX é a abreviação de User Experience, em português, experiência do usuário.
Trata-se de uma estratégia que tem como objetivo entregar experiências melhores aos usuários de serviços e produtos digitais ou físicos.
A ideia é, por exemplo, garantir que o uso de sites, aplicativos, softwares, entre outras soluções, aconteça de maneira fluida, sem obstáculos ou dificuldades.
O que é Experiência do Usuário?
Experiência do Usuário, a definição sobre o que é UX em português, consiste na experiência gerada com as interações de um usuário com determinada solução ou produto de uma marca.
Considerando a transformação digital pela qual as empresas estão passando nos últimos tempos, o conceito de Experiência do Usuário passou a ser bastante aplicado nas soluções digitais, como uso de sites, aplicativos móveis, entre outras.
Quais as áreas de UX?
São várias as áreas de UX, entre elas estão:
- UX Research: tem como foco elaborar e realizar pesquisas com os usuários, a fim de identificar comportamentos, necessidades, dores etc;
- UX Developer: responsável pelo desenvolvimento de ferramentas e soluções;
- UX Writing: área de redação especializada em melhorar a experiência do usuário quanto aos textos e parte escrita das soluções oferecidas;
- Product Design: trabalha a parte visual dos produtos, softwares, aplicativos etc;
- UX Strategy: relaciona a experiência do usuário com a estratégia da empresa;
- Usability Analyst: responsável pela análise e viabilidade das soluções oferecidas;
- Information Architect: visa estruturar todas as informações que serão entregues aos usuários, de modo a facilitar a interação.
Vale lembrar que a inteligência artificial é uma ferramenta fundamental em todas essas áreas, que ajuda na análise de dados, automação de tarefas e geração de insights relevantes.
Além disso, contribui para a criação de soluções mais eficientes, intuitivas e personalizadas, que atendam às necessidades e expectativas dos usuários de forma mais eficaz.
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O que é UX Writing?
UX Writing é uma estratégia voltada para o conteúdo (textos) das soluções que são entregues aos usuários.
O UX Writing engloba a escolha das palavras certas, seus formatos, cores, bem como tom de voz e linguagem.
Essa abordagem é essencial para garantir clareza, concisão, coerência, fluidez, compreensão e utilidade dos textos em sites, softwares, aplicativos, entre outros.
Qual a diferença entre UI e UX?
Quando se busca saber o que é UX, depara-se também com outra sigla, UI.
UI é a abreviação de User Interface, na tradução, interface do usuário. Esse conceito está relacionado a tudo o que é visível ao usuário de uma solução.
Ambos, UI e UX, estão relacionados e são complementares, e fazem parte da estratégia de design de um produto.
A principal diferença entre eles é que o UI está voltado para o layout em si, enquanto o UX para a experiência do usuário ao interagir com a solução como um todo.
Qual a diferença entre UX e CX?
Outro termo bastante comum de se encontrar quando se quer entender melhor o que é UX é CX.
CX é a sigla de Customer Experience, que significa experiência do consumidor. Esse conceito implica na experiência completa de um cliente com uma marca.
Isso quer dizer que engloba todos os pontos de interação, tais como site, redes sociais, canais de atendimento, aplicativos, processo de pré e pós-venda, entre vários outros.
Nesse contexto, é relevante destacar que 70% das organizações estão ativamente investindo em tecnologias e ferramentas que capturam e analisam automaticamente sinais de intenção.
Assim, a principal diferença entre UX e CX, é que o Customer Experience é mais abrangente, pois envolve a experiência completa do usuário. Já o UX tem como foco sua interação com um determinado produto.
Dica de leitura: “Customer experience e user experience: saiba qual a diferença”
Quais os benefícios do UX?
Não basta saber o que é UX, é importante, também, conhecer os seus benefícios, os quais podem ser vistos com:
- A entrega de soluções que atendam de maneira mais completa as necessidades dos clientes;
- Melhora na imagem da empresa no seu mercado de atuação;
- Entrega de produtos mais competitivos;
- Aumento da satisfação dos clientes;
- Aumento no número de conversões e, consequentemente, no volume de vendas;
- Aumento nas taxas de fidelização e do poder de atração de novos clientes.
Aproveite e leia também “UX para Ecommerce: como aumentar as vendas?”
Como iniciar uma estratégia de UX?
Agora que você sabe o que é UX, também é bastante válido entender como iniciar essa estratégia na sua empresa.
As principais etapas para começar uma estratégia UX são:
- Fazer uma pesquisa como os usuários do produto que deseja melhorar;
- Analisar os concorrentes que entregam soluções parecidas;
- Esboçar o design considerando as necessidades do público;
- Testar as modificações.
Nessa trajetória, a inteligência artificial pode auxiliar na análise de grandes conjuntos de dados de usuários, identificar padrões de comportamento e fornecer insights valiosos para o aprimoramento da experiência do usuário.
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Além disso, é fundamental considerar dois pontos bem importantes: quanto de valor isso vai trazer para o produto e para o público, e quais inovações a estratégia de UX vai proporcionar para a sua empresa e para os seus clientes.
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