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O que faz um profissional de pré-vendas? Veja 5 atribuições
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 13 dezembro 2022
Está se tornando cada vez mais comum que as empresas segmentem os times de vendas para agilizar e otimizar todo o processo. Isso proporcionou a criação do cargo de analista de pré-vendas ou simplesmente profissional de pré-vendas.
Mas o que faz um profissional de pré-vendas, afinal? De maneira simplificada, essa é a pessoa que fará a qualificação dos leads. Assim, ela descobrirá se os prospects têm potencial para se tornar clientes e, depois, repassará as informações para os vendedores.
Logo, é um trabalho muito importante e que traz diversos benefícios para as organizações. Neste artigo, você verá o que faz um analista de pré-vendas e, ainda, aprenderá quais são as habilidades de pré-vendas mais importantes para se destacar no mercado!
Afinal, o que faz um profissional de pré-vendas? 5 atribuições
O time de vendas costuma ser formado por muitas pessoas de diferentes expertises. Uma delas é profissional de pré-vendas, também chamado de analista de pré-vendas ou analista comercial.
Mas, afinal, quando se trata de um analista de pré-vendas, o que ele faz?
De modo geral, essa é a pessoa que fica responsável por realizar uma seleção de potenciais leads para os vendedores. Ela faz um contato inicial e descobre se vale ou não a pena investir na jornada de compra. Porém, existem outras atribuições desse cargo.
Dito isso, confira a seguir exatamente o que faz um analista comercial dentro do setor de pré-vendas da empresa!
Não deixe de ler: pré-venda – o que é, como funciona e que vantagens ela apresenta?
1. Recebe os leads
A primeira atribuição do analista de pré-vendas, como já foi dito, é receber todos os potenciais leads do negócio. Isto é, aquelas pessoas que têm o potencial de se tornar clientes no futuro.
Sendo assim, eles precisam analisar tudo o que foi recebido e selecionar os que se encaixam no que é chamado de perfil de cliente ideal da companhia. Em seguida, passam a separá-los pela prioridade de contato.
2. Faz o primeiro contato com os potenciais clientes
Também cabe ao profissional de pré-vendas o trabalho de fazer o primeiro contato com os clientes. Em paralelo, é dele a responsabilidade de identificar as necessidades do possível consumidor.
Essa etapa serve para criar as bases de ação do time de vendas e dar início à prospecção de fato. Em outras palavras, isso significa apresentar os produtos ou serviços da empresa, gerando assim curiosidade e, se possível, desejo por mais informações.
3. Coleta informações sobre os leads
Após concluir as duas etapas anteriores, um analista de pré-venda fica responsável por coletar todas as informações disponíveis sobre os leads.
Isso é necessário tanto para confirmar se ele é um potencial cliente de verdade, quanto para identificar o perfil de consumidor. Com isso em mente, podem-se aplicar as técnicas de vendas mais adequadas para cada caso.
4. Desenvolve um relacionamento deles com a empresa
Outro trabalho que faz um profissional de pré-vendas é o de dar início à construção do relacionamento entre cliente e empresa.
Esse processo começa já na busca por mais informações e se estende até conseguir o engajamento desejado. Com isso, o analista de pré-vendas descobre as necessidades do cliente e identifica suas dores.
5. Repassa os leads promissores para o time de vendas
Após a criação do relacionamento com o futuro cliente, o analista de pré-vendas repassa todas as informações e observações sobre as melhores estratégias de abordagem. Dessa maneira, a equipe de vendedores pode dar continuidade ao processo.
Quais as habilidades de um analista de pré-vendas?
Você aprendeu o que faz um profissional de pré-vendas e, agora, descobrirá quais são as habilidades de pré-vendas. Basicamente, essas são as características essenciais para se destacar e crescer neste cargo.
1. Trabalha bem em equipe
Ao ler sobre o que faz um profissional de pré-vendas, ficou claro que ele não trabalha sozinho, certo? Logo, uma habilidade de pré-venda essencial é saber atuar em equipe, especialmente pelo contato direto com os colegas do setor de pré-vendas e o time de vendas.
2. É organizado
Durante o expediente, o analista de pré-vendas lidará com um grande volume de informações. Por isso, é vital que ele seja bem organizado para não perder nenhum contato ou dado importante que foi colhido durante a pesquisa com os leads.
Ao mesmo tempo, a organização ajudará no momento de compilar e repassar tudo para os profissionais que darão seguimento à jornada de compra do consumidor.
3. Sabe se comunicar bem com o público
Por último, outra habilidade importante para um analista de pré-vendas é a de conseguir se comunicar bem. Afinal, ele fará o primeiro contato, que é de extrema importância.
Ele precisará falar de maneira clara, objetiva e, ao mesmo tempo, envolvente, para despertar o interesse dos potenciais leads e, assim, qualificá-los como clientes da empresa.
Quais as vantagens de contratar uma analista de pré-vendas?
Criar um setor de pré-venda oferece diversos benefícios para as empresas, de curto a longo prazo, especialmente nas vendas mais complexas, como os B2B, o que requer uma maior preparação dos clientes.
Com isso em mente, confira algumas das principais vantagens de ter uma analista de pré-vendas:
- maior geração de leads qualificados;
- aumento das vendas;
- redução do Custo de Aquisição de Clientes, o CAC;
- identificação de novas oportunidades de negócios;
- aumento da satisfação dos clientes.
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