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O que fazer para atingir metas de vendas? 10 estratégias

Por Zendesk

Última atualização em 7 janeiro 2025

Toda empresa ou setor interno deve estabelecer seus objetivos nas etapas iniciais do planejamento, acompanhados de recursos e estruturas organizacionais que viabilizem o alcance, criando um cenário mais favorável e positivo.

De maneira similar, cada vendedor precisa de metas e objetivos, para que se possa estudar como ele irá corresponder tais expectativas e avaliar seu desempenho depois. O que nos leva ao questionamento: o que fazer para atingir metas de vendas? Existem estratégias que favorecem o sucesso em negociações?

Felizmente, elas não só existem como estão compiladas nesse post, com 10 dicas do que um vendedor pode fazer para atingir as metas e desenvolver sua inteligência emocional, organização e produtividade no trabalho. 

Quer ficar por dentro dessas estratégias? Então aproveite a leitura!

Resumo
  • Uma equipe de vendas direcionada por metas é mais propensa a atingir a expectativa da empresa, desde que tenha as condições necessárias para tal.

  • Ter metas definidas contribui para a organização da rotina comercial, para a produtividade e boa performance dos agentes.

  • Todo agente de vendas deve acompanhar seus resultados parciais e o prazo restante. Dessa forma, é possível entender se a evolução diária está adequada para chegar ao objetivo final.

  • A liderança também desempenha um papel crucial no alcance das metas, contribuindo com a capacitação dos agentes, alinhamento da equipe e disponibilização de recursos.

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá 

  • Qual a importância da meta de vendas para o vendedor?
  • O que fazer para atingir metas de vendas?
  • 10 dicas de estratégias para atingir metas de vendas
  • 6 fatores que influenciam suas chances de bater as metas
  • Zendesk: o CRM de Vendas definitivo 

Qual a importância da meta de vendas para o vendedor?

De modo geral, a definição de objetivos é muito importante para qualquer iniciativa de uma empresa, bem como para suas equipes internas e até parceiros comerciais. 

Isso porque elaborar metas de curto, médio e longo prazos pode direcionar cada agente para uma expectativa de resultado e conjunto de condições para que ele seja classificado como bom, satisfatório, irregular ou excepcional.

Essas informações facilitam a organização da rotina e são determinantes para formar um vendedor de sucesso, que não só é aquele com boa performance, mas que também demonstra sua capacidade de se manter produtivo, calmo e pronto para solucionar problemas.

O que fazer para atingir metas de vendas?

Podemos definir que o esforço de elaborar e aplicar estratégias para atingir metas de vendas é um esforço conjunto, temos a parte que cabe ao profissional e outra que é de responsabilidade da empresa.

Cada vendedor precisa cuidar de fatores como inteligência emocional em vendas, crescimento pessoal, organização de rotina e pipeline, entre outros que podem assegurar uma melhor produtividade no trabalho ou comprometer seu desempenho quando negligenciados.

Para a empresa, a preocupação cai em como montar uma equipe de vendas corretamente, como estruturar esse time, quais ferramentas e processos são necessários, quais indicadores de performance são acompanhados e como é feita a qualificação constante dos vendedores.

Uma forma de acompanhar os resultados de cada colaborador em tempo real é utilizando um CRM de vendas, uma vez que o sistema registra todas as informações das negociações e o histórico de interações com os clientes. Se essa ferramenta ainda não faz parte do dia a dia da sua empresa, aproveite para fazer um teste gratuito e conhecer o software da Zendesk

Vamos começar com os vendedores, mostrando o que fazer para atingir as metas de vendas. Depois, vamos listar e comentar os principais fatores que influenciam as chances de sucesso na busca por esses objetivos, sendo as principais responsabilidades da gestão empresarial.

10 estratégias para atingir metas de vendas

Sem enrolar, é hora de sermos objetivos, pois a lista é longa. Confira 10 estratégias para atingir metas e se tornar um vendedor de sucesso:

1. Conheça e estude as metas estabelecidas

Você pode não participar ativamente da definição das metas, mas é essencial que esteja ciente sobre todas elas. Vá além e estude cada objetivo definido pela empresa e tente antecipar a melhor forma de como alcançá-los.

Com profunda compreensão das metas, essa projeção de abordagem pode não ser tão específica, basta que ela indique os primeiros passos para chegar ao resultado esperado.

2. Acompanhe os resultados parciais e o prazo restante

Conhecendo o ponto de partida e o destino esperado, é preciso criar maneiras de assegurar que a evolução diária está conforme o resultado. Para isso, crie métricas próprias para acompanhar o seu desempenho e compare isso com a sua meta e o prazo para atingi-la.

3. Organize corretamente e otimize seu tempo

A organização da sua rotina faz toda diferença para assegurar uma boa produtividade e fluidez no trabalho. Divida sua meta em objetivos menores, de curto prazo, e use essa informação para definir uma rotina ideal para aproveitar o tempo que tem disponível.

Você pode reservar um tempo no começo do dia ou da semana para estruturar sua agenda, como preferir, mas o importante é ter tarefas diárias bem claras, uma lista de prioridades para guiar sua execução e dar mais foco para o que precisa ser feito.

A gestão de tempo também inclui evitar distrações, atividades com pouco retorno e ocasiões que geram perda desse recurso. 

4. Identifique as melhores oportunidades de negócio

Avalie o perfil de cada cliente e sua posição no funil de vendas para identificar as melhores oportunidades de negócio, que representam as melhores chances de sucesso na negociação e, portanto, geram mais retorno e aproveitam com mais qualidade o seu tempo.

5. Observe e ajuste seu pipeline

O pipeline de vendas é um mapeamento das etapas que compõem esse processo, o que é muito importante para atingir metas de conversões. O vendedor precisa observar com cuidado onde cada cliente se encontra no pipeline e ajustar sua abordagem de acordo.

Além disso, alguns leads podem causar perda de tempo quando não avançam nessas etapas. Dependendo da situação de cada um, isso pode significar que é hora de seguir em frente e evitar a perda de tempo.

6. Invista na própria capacitação

A sua contratante deve oferecer treinamentos e atualizações, mas também é importante que o seu desenvolvimento profissional faça parte das suas preocupações pessoais. Sempre que possível, invista em cursos, especializações, workshops e outros métodos que podem expandir suas habilidades.

7. Alinhe sua atuação com a sua empresa

As metas que você estabelece para sua rotina devem estar alinhadas com aquelas implementadas para sua empresa, mas não para por aí, sua abordagem em cada venda também precisa condizer com os valores e políticas da sua organização.

Dessa forma, você pode se tornar um vendedor de sucesso e que realmente atua como um autêntico representante de uma marca.

8. Priorize bons relacionamentos com colegas, setores internos e clientes

Bons relacionamentos fazem muita diferença e um bom vendedor preocupa-se mais em criar alinhados do que competir com seus colegas. Por isso, desenvolva parcerias com outros vendedores, agentes de suporte e profissionais de marketing, já que todos possuem objetivos comuns e podem compartilhar insights para bater suas metas.

Além disso, essa conduta também é válida para os clientes, que devem enxergar o vendedor como alguém em quem podem confiar, que também irá defender seus interesses durante a negociação.

9. Fique atento a complexidade e valor agregado

Certos clientes são mais difíceis de se convencer e podem demandar mais recursos para fechar um negócio. De acordo com suas metas diárias, saiba quando e como enfrentar esses perfis mais complexos para não se complicar.

Além disso, saiba avaliar se o valor obtido compensa todo o custo, para conferir se essa negociação é a melhor alternativa para atingir suas metas.

10. Saiba desenvolver sua inteligência emocional em vendas

Inteligência emocional é a capacidade de reconhecer nossos próprios sentimentos e os dos outros. É um conceito que equilibra o racional e o emocional para obter melhores resultados e criar relacionamentos mais positivos.

A inteligência emocional em vendas utiliza as bases desse conceito para desenvolver um vendedor mais empático e capaz de entender como as emoções afetam seus resultados. Os cinco pilares que você deve desenvolver nesse caso são:

  • autoconhecimento: entenda suas forças, fraquezas e habilidades gerais para entender como se portar em todas suas interações profissionais;
  • controle emocional: entenda seus limites e saiba o que fazer quando eventos diários ultrapassam essas fronteiras, tudo para não perder o controle em momentos de pressão;
  • automotivação: as metas de terceiros podem não oferecer todo o estímulo que precisa, por isso, crie suas próprias metas e valores que o motivam para alcançá-las;
  • reconhecimento emocional de terceiros: atender bem e corresponder a expectativa do cliente é essencial, portanto, saiba reconhecer suas emoções nas entrelinhas e perceber quando ajustar sua postura para criar uma interação positiva, onde as necessidades de terceiros são a prioridade;
  • relacionamentos: assertividade, empatia e atenção são fatores cruciais para desenvolver bons relacionamentos, o que influencia o contato que tem com todos ao seu redor, desde a sua equipe, colegas de outros times e até clientes.

Essas são nossas dicas do que fazer para atingir metas de vendas. Em geral, busque fazer sua parte, ser aquele que mais cobra e conhece o próprio desempenho. Demonstre comprometimento e invista no seu desenvolvimento profissional, para mostrar que é um profissional dedicado e que vale a pena ser valorizado.

6 fatores que influenciam suas chances de bater as metas

Antes de encerrarmos, empresários e gestores de equipes de vendas também devem entender o seu papel nessa equação. Confira seis fatores que influenciam seu time de vendedores diariamente e podem ser a diferença entre o sucesso ou fracasso de qualquer estratégia:

  • liderança: um bom líder é aquele que orienta e motiva sua equipe, portanto, defina um responsável por gerenciar seus vendedores, alguém que saiba como extrair o melhor desempenho e gerar o melhor engajamento entre os colaboradores;
  • capacitação: é responsabilidade da empresa treinar os funcionários para o desempenho de suas funções, mas também é relevante continuar com estratégias de capacitação e qualificação para fidelizar colaboradores e aumentar o valor de retorno;
  • alinhamento comercial: defina os valores da empresa e saiba como aplicá-los na rotina da sua equipe. Todo vendedor precisa representar esses ideais no seu dia a dia;
  • definição e conhecimento do cliente: entenda quem é seu cliente, crie essa persona e deixe suas características bem claras para seus vendedores;
  • conhecimento e participação na definição de metas: faça mais do que comunicar as metas para sua equipe, trazendo eles para o processo de elaboração dos objetivos, o que pode elevar o comprometimento e a motivação de cada um;
  • disponibilização de recursos: coloque as melhores ferramentas a disposição da sua equipe, para facilitar as vendas e o acompanhamento de seu desempenho diário.

E então, pronto para colocar essas medidas em prática?

Zendesk: o CRM de Vendas definitivo

Assegure o melhor recurso para sua equipe de vendedores com Zendesk, o software CRM de Vendas que é a solução definitiva para gestão, acompanhamento e otimização das suas negociações.

Com ele é possível registrar todas as informações dos leads, acompanhar indicadores de performance e conduzir as vendas com maior assertividade, tendo uma visão clara e objetiva do pipeline. Nele você tem tudo que precisa para criar experiências mais positivas e obter a melhor produtividade da equipe.

Faça mais e melhor com Zendesk. Conheça os recursos da plataforma.

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