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O que seria um bom atendimento ao cliente? Dicas pra começar

Por Zendesk

Última atualização em 23 março 2023

Quem trabalha com o público, provavelmente, já deve ter se questionado: o que seria um bom atendimento ao cliente? Afinal, qualquer empresa precisa de consumidores para ter lucros e, consequentemente, sobreviver no meio da concorrência. 

Para se ter uma noção da relevância disso, traremos os dados do relatório de tendências de atendimento ao cliente da Zendesk. Na pesquisa, 81% dos clientes falaram que ter uma experiência de atendimento positiva aumenta as chances de voltarem a comprar de uma marca. 

Ao mesmo tempo, 70% disseram que tomam decisões com base na qualidade do atendimento. E, ainda, 76% procurariam um concorrente após várias experiências negativas. 

A verdade é que esse trabalho não precisa ser tão complicado. Basta ficar atento aos pilares do atendimento ao cliente e pôr em prática as cinco dicas que você verá neste post.

O que seria um bom atendimento ao cliente? Principais pilares para qualquer negócio

O relatório da Zendesk mostrou que 74% dos consumidores perdoariam um erro se tiverem um bom serviço no momento da compra. Com isso, uma dúvida pode surgir: afinal, o que é a excelência no atendimento? 

Basicamente, um bom atendimento é aquele que oferta ao consumidor uma experiência de qualidade, que supere as expectativas, independentemente da etapa da jornada de compra em que ele se encontra. 

Contudo, para fazer isso, é necessário saber quais são os pilares do atendimento ao cliente, sendo eles: 

  • atender e resolver os problemas rapidamente; 
  • estar online em diversos canais de contato
  • não pedir para repetir informações durante o atendimento; 
  • atender com simpatia; 
  • ter proatividade ao resolver os problemas; 
  • oferecer suporte disponível 24 horas; 
  • passar as informações de modo claro e objetivo; 
  • comprometer-se em retornar o contato, caso a situação não seja resolvida imediatamente. 

Por que oferecer um bom atendimento ao cliente é importante?

Além de saber o que seria um bom atendimento ao cliente, é imprescindível ter em mente que a pesquisa da Zendesk descobriu que o envolvimento dos consumidores com as marcas aumentou em 14% em 2021. 

Outro fato é que 61% deles dizem ter padrões de qualidade mais altos. Apenas esses dados já exemplificam bem a importância disso, devido aos padrões de qualidade mais altos, certo? 

Outros motivos que tornam esse processo tão significativo para os negócios são que um atendimento de qualidade: 

  • ajuda na fidelização dos clientes
  • reduz os custos; 
  • melhora a imagem da marca com o público; 
  • aumenta a competitividade no mercado.

Como atender o cliente bem? 5 dicas para entregar excelência no atendimento 

Agora que você já sabe o que seria um bom atendimento ao cliente, pode pensar que seria difícil dar ao consumidor tudo o que ele espera receber durante as interações com a marca, não é?

Porém, entregar um bom serviço não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Na verdade, com algumas atitudes simples, você pode fazer isso. 

Para te ajudar, separamos cinco dicas de como atender o cliente bem, para colocar em prática hoje mesmo.  

1. Conheça seu nicho

O primeiro passo para disponibilizar um bom atendimento ao cliente é conhecer seu nicho de atuação. Em outros termos, saber as características do produto ou serviço que você vende e quem é seu público-alvo

Essa atitude serve não apenas para que você tenha conhecimento sobre o perfil do seu consumidor, mas também para saber como anunciar seu produto. Inclusive, isso é essencial para responder quaisquer dúvidas que surgirem durante a jornada de compra e enxergar novas oportunidades de negócios. 

2. Personalize seu atendimento 

A pesquisa da Zendesk que já citamos mostrou que 68% das pessoas esperam que todas as suas experiências com as marcas sejam personalizadas. Sendo assim, ter um atendimento personalizado, em todos os canais, é indispensável para conquistar clientes.

Para implementar esse processo, é preciso adotar a dica anterior e conhecer seu público. Com informações sobre ele em mãos, é possível descobrir o que quer receber e, portanto, se preparar para oferecer.  

>>>> Aproveite e leia: 5 dicas de como fazer um atendimento personalizado e conquistar mais clientes 

3. Treine sua equipe 

De nada adianta ter um plano completo para entregar um bom atendimento ao cliente, se você não tiver pessoas capacitadas ao seu lado. Por isso, treine sua equipe de colaboradores. 

O objetivo é garantir um padrão de qualidade para todos os canais e, assim, proporcionar uma experiência de excelente qualidade, a qualquer momento. 

Posto isso, crie um regime de treinamento para ter a certeza de que todos da empresa estão “na mesma página” e desenvolvam as habilidades necessárias para manter o nível de atendimento sempre alto. 

4. Ouça os feedbacks 

Sabemos que ouvir críticas ao seu trabalho não é agradável. Contudo, isso é crucial para o aprimoramento dos serviços prestados ao consumidor. 

Aliás, como melhorar se você não ouvir seus clientes? Por essa razão, abra um canal de feedback e incentive seus colaboradores a pedir que as pessoas deixem suas opiniões após um atendimento. 

Fora isso, ouvir o que eles têm a dizer e se comprometer a melhorar é uma maneira muito efetiva de “ganhar” o público e se manter relevante no mercado. 

>>>> Veja mais: como responder às críticas de clientes – respostas inteligentes para consumidores insatisfeitos

5. Use a tecnologia ao seu favor 

Por último, após descobrir o que seria um bom atendimento ao cliente, use a tecnologia ao seu favor e invista na automatização do atendimento. Um bom exemplo disso são os chatbots, uma ferramenta que possibilita a personalização e fica online 24 horas.  

Ou seja, é ideal para a resolução de problemas mais simples. Graças a isso, ela ainda ajuda a não deixar seu time de agentes sobrecarregados com centenas de ligações diariamente. 

Para isso, pode-se usar um software de atendimento ao cliente, como o Zendesk Service. Esse programa, além dos chatbots, tem funcionalidades que permitem: 

  • atender seus clientes onde eles estiverem; 
  • personalizar seu atendimento; 
  • otimizar todas as tarefas; 
  • integrar seus sistemas.

Tudo isso de forma unificada. Em outras palavras, de um só lugar. Aproveite e faça um teste grátis para conferir na prática o que essa ferramenta faz pelas suas vendas!

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