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O que significa Inside Sales, os benefícios do modelo de vendas e como adotar?
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 4 novembro 2020
Afinal, o que significa Inside Sales? Inside Sales é um modelo de venda na qual o vendedor não visita fisicamente o cliente. Todo o processo de vendas, desde a etapa de prospectar novos clientes até a assinatura do contrato, bem como a relação pós-venda, é realizada por meio de canais como telefone, e-mail, redes sociais e videoconferências.
Não confunda, entretanto, o que é Inside Sales com Telemarketing ou com o trabalho de Call Center.
Em todos esses modelos, o contato com o potencial cliente é realizado a distância, entretanto, no Inside Sales há a premissa de se realizar uma venda mais consultiva, colocando as necessidades do cliente no centro da venda. Para isso, vendedores e SDRs dedicam mais tempo à pesquisa de perfil do prospect e a adequação à persona do negócio.
Diante dessas características, o modelo Inside Sales ganhou muito espaço entre empresas B2B e negócios SaaS (Software as a Service).
O que significa Inside Sales está relacionado a um modelo de vendas que prioriza:
Venda consultiva,
Foco no cliente,
Alta produtividade.
Para isso, são realizadas etapas como pesquisa e educação do potencial cliente, bem como follow-up e acompanhamento de prospects.
A seguir, vamos apresentar mais detalhadamente o que faz um Inside Sales e quais as vantagens do modelo para as empresas. Confira!
O que significa Inside Sales? Quais os benefícios?
A tradução literal de Inside Sales é vendas internas. Alguns estudos já apontam que 30% de todas as operações de vendas do mundo são realizadas neste formato.
Como dissemos acima, Inside Sales é um tipo de venda realizada por meio de contato telefônico, e-mail e reuniões online, sem visitar o cliente.
Mas por que uma empresa deveria investir na construção de uma operação de Inside Sales? A seguir, você encontra algumas respostas.
Produtividade
Com uma operação de Inside Sales uma mesma equipe de vendas pode atender a muito mais clientes, no mesmo período de tempo.
Se hoje seus vendedores visitam de 2 a 3 clientes diariamente, com o Inside Sales esse número pode triplicar.
Redução de custos com a operação de vendas
Vendas de campo, ou vendas em que você precisa visitar um cliente, geram custos como transporte, hospedagem (se a visita for em outra cidade), almoços com clientes, e mais. Todos esses gastos ampliam o custo de aquisição do cliente.
No Inside Sales sua equipe precisa apenas de um CRM para empresas e um sistema para ligações telefônicas.
Melhorar a experiência do cliente
Muitas vezes acreditamos que um cliente quer ser mimado com a presença do vendedor na empresa dele, mas a verdade é que grande parte dos empresários tem pouco tempo para reuniões presenciais ou almoços de negócio.
Algumas pesquisas já apontam, inclusive, que 70% dos clientes não querem uma reunião pessoal e que os principais tomadores de decisão são bastante receptivos a fazer negócios remotamente.
Por isso, o Inside Sales, além de facilitar o agendamento da reunião (porque o tempo necessário na agenda do prospect será menor), melhora a experiência do cliente, otimizando o tempo dele.
Escalar o time de vendas rapidamente
Muitas empresas têm dificuldades de crescer porque para isso precisam de mais clientes e para mais clientes demandam de mais vendedores. Com o Inside Sales você pode gerar muito mais vendas com o mesmo número de vendedores atuais.
O gráfico abaixo ilustra o resultado da pesquisa do especialista Steve W. Martin que apresenta a relação entre contas fechadas em determinado período e o tipo de operação (Inside Sales ou Outside Sales).
Fonte: Meetime
Possibilita aumentar as metas de vendas
Com uma operação em que os vendedores são capazes de ligar para mais clientes e realizar mais atividades de prospecção e negociação por dia, aumentar as metas de vendas se torna uma consequência muito positiva para a empresa e seus vendedores.
Além disso, amplia-se também a capacidade de previsibilidade de vendas, o que contribui para a organização do negócio.
Leia também: Funil de vendas: o que é e qual é sua importância?
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Passo a passo: Como criar uma operação de Inside Sales?
Diante de tantas vantagens é importante reforçar que o modelo de Inside Sales pode – e deve – ser considerado por empresas de todos os portes. Desde microempresas, startups, pequenos negócios, SaaS e grandes corporações.
O modelo se adapta muito bem para organizações que possuem ciclos de vendas complexos e longos.
Mas, é claro que para sua empresa aproveitar todos esses benefícios será necessário organizar esse novo modelo de vendas.
Não basta dar um telefone para cada vendedor e pedir para que saiam ligando para uma lista de contatos.
Além de entender o que significa Inside Sales na prática, organize sua equipe de vendas considerando as seguintes etapas:
- entenda quem é o seu cliente ideal e guie a etapa da pesquisa de leads para alcançá-los,
- crie estratégias de prospecção de leads Inbound (quando o lead chega até a sua empresa por meio de ações de marketing e vendas) e Outbound (quando seus vendedores ou pré-vendedores entram em contato com os leads ativamente),
- considere a criação de um setor de pré-vendas. Qual a função do SDR? Qualificar os leads antes de encaminhá-los para seus vendedores.
- monte cadências de prospecção de acordo com o perfil do lead incluindo diferentes pontos de contato como e-mails, ligações e social points,
- crie uma abordagem eficiente,
- faça o acompanhamento de cada contato, lead e prospect,
- otimize suas ações com dados coletados pela ferramenta de vendas.
Ferramenta para Inside Sales
Sem dúvida a contratação de um CRM de vendas é indispensável para gerenciar uma operação de Inside Sales, garantindo eficiência no processo e gestão de todos os leads e prospects do pipeline de vendas.
Uma boa maneira de fazer isso é utilizando um software de CRM, uma ferramenta utilizada para fazer o armazenamento de todas as informações de leads, potenciais clientes, prospects, e clientes já ativos.
Neste recurso é possível registrar desde dados básicos, como nome, endereço, e-mail e telefone de contato, até o histórico de todos os contatos, interações realizadas, propostas, contratos e mais.
A ideia é centralizar em um único sistema toda a relação cliente empresa, de modo a facilitar o trabalho do time de prospecção, vendas e atendimento.
Uma solução CRM contribui para:
Eliminar controles manuais;
Centralizar dados e contatos;
Acompanhar a jornada do cliente;
Otimizar o tempo de atendimento;
Potencializar as tarefas da equipes;
Promover um melhor relacionamento com o cliente.
Agora que você já sabe o que significa Inside Sales, conheça o Zendesk Sell é um CRM de vendas que pode ser utilizado em todo o fluxo, começando pela prospecção, indo até o suporte. Conheça mais!