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Orçamento base zero (OBZ): o que é e como montar o seu? 5 passos

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Sabia que a digitalização está trazendo um novo olhar para a ferramenta que começou a ser usada nos anos 1960? Neste artigo, explicaremos o que é o orçamento base zero (OBZ) e o motivo pelo qual grandes corporações estão revisitando essa estratégia.

Tal “sopro de vida”, alimentado em grande parte pela transformação digital, foi estudado pela McKinsey. Para a consultoria, a abordagem detalhada do OBZ é uma “oportunidade para capturar eficiências operacionais, estimular o crescimento e impulsionar o desempenho”.

Por sinal, muitas empresas têm usado o orçamento base zero (OBZ) para otimizar os custos. Por exemplo, a matéria do Estadão aponta que as seguintes companhias adotam o método OBZ: Campbell Soup, Kellogg, Mondelez International e Oreo.

Sendo assim, continue conosco para entender como funciona a metodologia OBZ na prática. Além disso, traremos um passo a passo para colocar em prática, caso essa estratégia faça sentido para os seus negócios. Vamos nessa?

O que é o orçamento base zero (OBZ)?

A seguir, explicaremos o que significa orçamento base zero (OBZ) e suas principais características. Dessa maneira, você poderá decidir quando utilizá-lo ou optar por outro modelo de orçamento empresarial (estático, contínuo e afins), conforme suas demandas.

O que é OBZ? E para que serve?

O orçamento base zero (OBZ) é uma ferramenta estratégica para fazer o planejamento orçamentário começando do zero. Ou seja, não são consideradas as informações dos exercícios anteriores, como: receitas, despesas, custos e investimentos já feitos.

Em inglês, o método se chama Zero-based budgeting (ZBB), tendo sido criado em 1969, nos Estados Unidos. No começo, a metodologia fez bastante sucesso, mas caiu em desuso nas décadas seguintes. E, hoje em dia, as novas tecnologias têm reavivado essa estratégia.

Como funciona a metodologia OBZ?

No método OBZ, cada área deve detalhar os gastos que estão previstos no próximo ciclo do planejamento estratégico. Com isso, os setores se dividem em centros de custos, de modo a orçar as despesas individualmente, sem considerar os dados referentes ao ciclo anterior.

Com isso em mente, os respectivos gestores devem fazer uma análise aprofundada da necessidade de custeio. Nessa linha, pode-se observar a possibilidade de economizar recursos e, ainda, direcioná-los para o core business, se for o caso.

Vale a pena implementar o método OBZ?

De fato, a elaboração do OBZ demanda tempo, visto que as metas e os objetivos são traçados do zero. Nesse caso, ficam de lado os dados históricos, a fim de dar uma guinada na estratégia, por exemplo, no momento de reestruturação de uma companhia.

Consequentemente, o orçamento base zero (OBZ) se baseia na estimativa das despesas que virão adiante. E isso inclui os projetos e novos processos que serão implementados, bem como a destinação de recursos para as atividades futuras.

Aqui, não há espaço para as iniciativas que fogem do planejamento, uma vez que os objetivos estão bem delimitados. Por isso, é importante considerar a customer experience (CX) na hora de priorizar seu orçamento, ok?

Leia mais: como se destacar no mercado por meio da gestão da experiência do cliente?

Exemplo de orçamento base zero

Para conferir um exemplo de OBZ, veja um tutorial divulgado pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios. Neste vídeo, você descobrirá como organizar e priorizar os custos, por meio da torre de atividades e da segmentação daquelas que são dispensáveis.

Passo a passo: como fazer orçamento base zero (OBZ)?

Agora, abordaremos os cinco passos para colocar em prática o orçamento base zero (OBZ). Para tal, lembre-se de que é fundamental contar com o apoio das lideranças para obter estimativas realistas de cada área da companhia.

1. Reúna os líderes em torno do OBZ

O primeiro passo é sensibilizar os gestores de cada área sobre as projeções reais do orçamento. Para isso, invista na comunicação humanizada para que todos compreendam a relevância da assertividade dos dados individuais para o OBZ da empresa como um todo.

2. Alinhe os objetivos do negócio com o OBZ

Digamos que um dos objetivos estratégicos seja aumentar as vendas em 15% no próximo exercício. Logo, será necessário ampliar a produtividade, razão pela qual o gestor comercial pretende investir no software de CRM, que significa Customer Relationship Management.

3. Verifique a otimização de custos no OBZ

Seguindo o exemplo anterior, suponhamos que o investimento no CRM foi aprovado. Como o software pode ser usado por dispositivos móveis, a equipe toda passará para home office. Portanto, não será preciso gastar com o aluguel e os outros custos da antiga sala comercial.

4. Dê autonomia para os líderes durante o OBZ

Antes de bater o martelo, reúna novamente as lideranças para confirmar se todos estão na mesma página. Além de valorizar os esforços, essa gestão horizontal contribui para o engajamento de todos no cumprimento de metas, principalmente quando são arrojadas.

5. Mescle o OBZ com outros modelos de orçamento

Se você está abrindo um novo negócio, como um call center, essa estratégia será vital. Mas, nos anos seguintes, uma boa pedida é mesclar as ferramentas orçamentárias. Por exemplo, pode-se usar o OBZ em três ciclos e, depois, optar pelo modelo de base histórica.

Enfim, agora que você sabe o que é orçamento base zero (OBZ), que tal dar o próximo passo na otimização de custos? Com o Zendesk Sell, você terá acesso às soluções tecnológicas que já são utilizadas por mais de 160 mil clientes, divididos em 160 países.

Por sinal, nosso CRM de vendas pode ser personalizado para corresponder às demandas do seu time. Dessa forma, você conquista a melhoria da produtividade, o aprimoramento dos processos e a visibilidade do pipeline durante todo o processo comercial.

E o melhor: aproveite para ver uma demonstração com os recursos que estarão ao seu dispor!

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