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Porque oferecer parcelamento pode aumentar suas vendas? 4 razões e modelos de parcelamento
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 22 julho 2022
Todo o lojista certamente já teve dúvidas na hora de definir as formas de pagamento que iria disponibilizar em sua loja, seja física ou digital. O parcelamento às vezes é visto como um bicho papão por dar margem para atrasos e inadimplências, além da fragmentação de um lucro que às vezes já é baixo. No entanto, é sim possível lucrar ao mesmo tempo que oferece essa facilidade para seu público. Neste artigo, vamos te mostrar porque oferecer parcelamento pode aumentar suas vendas!
Antes, entretanto, se você está com margens de lucro muito baixas ou se não está sentindo que a parte financeira do seu negócio não está bem, indicamos que assista ao vídeo abaixo. Você pode estar calculando errado a margem de lucro.
Agora sim, para começar a entender porque oferecer parcelamento pode aumentar suas vendas é preciso compreender qual é o comportamento de compra do brasileiro, atualmente.
Segundo pesquisa realizada pelo SPC Brasil, cerca de 79% dos consumidores costumam parcelar suas compras.
Isso mostra que não dá para ignorar essa fatia de público e é preciso considerar a oferta desse método de pagamento para se manter competitivo no mercado de varejo.
Quer mais um dado para te convencer de porque oferecer parcelamento pode aumentar suas vendas?
Segundo um estudo feito pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços) cerca de 70% das pessoas com compra parcelada não teriam feito suas compras caso a empresa não apresentasse a opção de parcelamento.
Dito isso, antes de entender os motivos de porque oferecer parcelamento pode aumentar suas vendas, é importante considerar quais as opções de parcelamento disponíveis no mercado atualmente. Vamos a elas.
Quais formas de parcelamento disponíveis no mercado?
Existem algumas formas de como colocar parcelamento na loja virtual ou mesmo em uma empresa com venda física.
Algumas opções são mais vantajosas para um tipo de negócio do que para outro, por isso, conheça bem o que cada uma te oferece, e quanto cobra, para escolher a que mais for vantajosa para você.
Parcelado Cliente
Nessa modalidade, os custos da transação são passados para o cliente, o chamado “parcelado com juros”.
Vai acrescer um valor às parcelas, mas permite que você saiba o quanto vai receber e divida a compra em até 12x.
Parcelado Loja
A opção mais tradicional, o parcelamento loja, ao contrário do item anterior, tem o seu custo financiado pelo próprio lojista fazendo a famosa “venda sem juros”.
No entanto, quanto mais parcelas mais tempo você passa sendo tarifado, por esse motivo, muitos lojistas controlam o volume de parcelas, não oferecendo, por exemplo, a opção de pagamento em 12 parcelas porque até das taxas, o recebimento é feito em 30 e 120 dias.
Parcelado Banco
Essa modalidade é utilizada quando se tem uma instituição bancária ou financeira por trás, geralmente utilizadas em produtos e serviços com altos valores onde se pode oferecer parcelamentos superiores a 12 vezes.
Os juros ficam por conta do banco emissor ou da administradora do cartão com juros mensais fixos e o seu recebimento funciona com a mesma periodicidade do item anterior: 30 e 120 dias.
Através dessa modalidade é possível o parcelamento em até 24x.
Crediário
Uma modalidade que parece estar caindo em desuso, mas que ainda pode ser encontrada, o crediário dispensa de financiamento junto ao consumidor e o lojista recebe em até 2 dias o valor das vendas.
Além disso, é possível parcelamento em até 48 vezes, o ponto fraco dessa modalidade é que o parcelamento em longa escala favorece a inadimplência.
Porque oferecer parcelamento pode aumentar suas vendas? 4 razões
A seguir, organizamos quatro motivos que respondem: por que oferecer parcelamento pode aumentar suas vendas:
Amplia o mercado consumidor
Vendas com ticket médio mais alto
Maiores chances de retenção
Vantagem competitiva sobre concorrentes
1. Amplia o mercado consumidor
A opção de parcelamento permite que mais consumidores possam comprar o produto que está sendo ofertado.
Um cliente que antes via um produto no seu preço total como inalcançável, passa a ver o valor da parcela como acessível, dando maiores possibilidades dele investir nessa compra, que agora passa a ser viável para a realidade financeira dele.
O parcelamento fraciona o valor do produto em “suaves prestações” e isso faz com que a compra seja possível para um número maior de consumidores.
2. Vendas com maior ticket médio
Uma pesquisa feita em parceria entre a NeoTrust, Conmpre&Confie e E-commerce Brasil que as compras parceladas em quatro vezes ou mais possuem o ticket médio mais elevado que compras à vista ou com parcelamento de 2 ou 3 vezes.
O parcelamento, sem dúvidas, facilita o acesso a produtos de maior valor agregado que acarretam em vendas com maior ticket médio,. Para aproveitar essa oportunidade use as estratégias de vendas certas e estimule o cliente a comprar mais.
3. Maiores chances de retenção
Quando se pensa em vender de forma parcelada, necessariamente é preciso ter na cabeça que essa forma para grande parte do público brasileiro, será o único caminho possível para uma compra.
Quando se pensa nisso a coisa muda de figura, o parcelamento possibilita que pessoas comprem produtos que normalmente não comprariam e por isso uma fatia grande do mercado é abraçada ali.
Logo, oferecer mais formas de parcelamento ao seu cliente é o mesmo que dar a ele uma chancela de confiança e mostrar boa vontade para se adequar a situação mais confortável para ele, isso fica na cabeça dele e suas chances de voltar a comprar são muito maiores.
4. Vantagem competitiva sobre concorrentes
Em muitos casos, como citamos nas modalidades acima, as opções parceladas incluem juros. Isso acontece porque as maquininhas de cartão tradicionais possuem taxas elevadas e o lojista precisa repassar esse custo para o cliente para receber o valor real de seu produto.
No entanto, existem formas de otimizar esses custos optando por opções com taxas menores para parcelamento.
Conheça mais as opções de gateways de pagamento disponíveis no mercado para garantir o parcelamento com mínimo de juros possível, tanto para sua empresa quanto para seu cliente.
Sem dúvidas oferecer a opção de parcelamento sem juros é um argumento de venda muito atrativo para consumidores em geral.
E aí conseguiu entender porque oferecer parcelamento pode aumentar suas vendas?
Ao investir nesta estratégia como ação de venda e marketing, lembre-se de dar destaque, dentro da página do produto, para a opção de parcelamento, apresentando os valores das parcelas, o número de parcelas e o valor total. Isso ajuda a atingir objetivos como tornar o produto mais acessível, aumentar o ticket médio e conquistar a confiança do consumidor.
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