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3 tipos de pesquisa sobre atendimento ao cliente para desvendar o consumidor
Por Zendesk
Última atualização em 7 fevereiro 2024
Você já realizou ao menos uma pesquisa sobre atendimento ao cliente? Se sua resposta foi não, temos uma notícia difícil para te dar: você está trilhando o caminho mais difícil para o sucesso do negócio.
Isso porque, com o feedback dos próprios consumidores, empresas cortam caminho na longa trajetória rumo à excelência no atendimento, e, consequentemente, na fidelização e conversão de novos clientes.
Para você ter uma ideia, de acordo com a Nielsen, 92% dos consumidores confiam mais na indicação de amigos e familiares do que em qualquer outro tipo de publicidade.
Além disso, ao menos 30% dos consumidores satisfeitos com o atendimento tendem a indicá-lo a pessoas conhecidas.
Entende a correlação?
Para te ajudar a extrair o máximo possível de informações-chave da sua pesquisa sobre atendimento ao cliente, escrevemos este artigo. Continue a leitura para conhecer os 3 tipos mais populares de pesquisas e o que sua empresa ganha com a aplicação de cada um deles.
Aplicar uma pesquisa sobre atendimento ao cliente ajuda a identificar aspectos como frequência de compra, tipo de produto mais consumido, preferências de atendimento e canais.
Os mais populares tipos de pesquisa de atendimento são CSAT, NPS e CES. Cada um tem uma função, e o ideal é usá-los de forma complementar.
Adicionalmente, experimente combinar as pesquisas com um bom sistema de atendimento.
A ferramenta é capaz de gerenciar diferentes canais, gerar históricos de interação e fornecer dados que ajudem a compreender a satisfação dos consumidores com a experiência oferecida.
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Neste artigo, você aprenderá
- O que uma pesquisa sobre atendimento ao cliente pode revelar sobre o seu negócio (além da qualidade do atendimento)?
- 3 tipos de pesquisa sobre atendimento ao cliente
- Dicas para potencializar resultados
O que uma pesquisa sobre atendimento ao cliente pode revelar sobre o seu negócio (além da qualidade do atendimento)?
Além de ser o melhor indicador sobre a efetividade do atendimento na empresa, aplicar uma pesquisa sobre atendimento ao cliente pode revelar outras informações estratégicas essenciais para o negócio.
Uma das principais revelações que podem ser extraídas do resultado de uma pesquisa de satisfação ou atendimento é o perfil do cliente ideal e da(s) persona(s) do negócio.
Isso porque, ao longo das pesquisas, é possível obter informações que ajudem a mapear tendências comportamentais, tais como:
- frequência de compra;
- tipo de produto consumido;
- preferências de atendimento;
- canais mais utilizados.
Com Zendesk, a omnicanalidade está ao seu alcance.
Além disso, a pesquisa de satisfação pode ajudar a orientar estratégias para além do atendimento. Com as respostas dos clientes, é possível ajustar todo o processo comercial, desde a gestão de fornecedores até a logística de entrega e pós-venda.
E tem mais! Com a ajuda da pesquisa sobre atendimento ao cliente, também é possível mapear:
- a reputação da marca no mercado;
- caminhos para otimizar a gestão de equipes;
- gaps que podem ser otimizados com a ajuda de ferramentas e tecnologia.
3 tipos de pesquisa sobre atendimento ao cliente
Agora que você já conhece os benefícios, certamente está disposto a aplicar uma pesquisa de atendimento ao cliente para já em sua empresa, acertamos?
Para te ajudar, separamos os 3 modelos mais populares e suas principais aplicações.
1. Customer Satisfaction Score (CSAT)
A pesquisa CSAT (Customer Satisfaction Score, ou, em português, pontuação de Satisfação do Cliente) é bastante popular entre empresas que desejam avaliar a experiência do cliente.
De forma objetiva, o cliente é orientado a atribuir pontuações (que, em geral, seguem a escala numérica, de 1 a 5 ou 1 a 10) para determinadas experiências com a marca.
Alguns exemplos de perguntas populares na pesquisa CSAT são:
- Quão satisfatório foi o atendimento?
- Você encontrou o que queria?
- A equipe de atendimento correspondeu às suas expectativas?
Como calcular o CSAT?
O cálculo do índice CSAT deve ser feito de acordo com os parâmetros determinados em sua estratégia de aplicação.
Se, por exemplo, a escala determinada demandava que os clientes classificassem o atendimento em uma escala de 1 a 5, o cálculo seria este:
CSAT = classificações positivas (no caso, acima de 4) / número total de respondentes da pesquisa.
2. Net Promoter Score (NPS)
O Net Promoter Score, ou NPS, é uma métrica indireta de avaliação do atendimento. Isso porque a pergunta-chave desta pesquisa de satisfação do cliente é: “qual a probabilidade de indicar nossos serviços a um amigo ou familiar?”
O consumidor é instruído a avaliar a probabilidade em uma escala, que, geralmente, oferece opções entre 1 e 10, sendo 1 extremamente improvável, e 10, extremamente provável.
Muito além da probabilidade de indicação, o NPS pode ajudar a entender a qualidade do atendimento e o valor entregue para o cliente em forma de experiência.
Como calcular o NPS?
O cálculo da pesquisa de satisfação NPS é pautado na classificação dos clientes como:
- promotores;
- detratores;
- neutros.
Clientes promotores tendem a atribuir notas acima de 9 na pesquisa. Neutros atribuem notas entre 7 e 8. Os resultados abaixo desse valor correspondem aos clientes detratores, que representam aqueles com baixo ou nenhum potencial de indicação da marca.
Com a classificação em mãos, é hora de calcular!
A fórmula para calcular o NPS é:
NPS = (número de promotores – número de detratores) / número total de respostas
Em seguida, multiplique o resultado por 100 para transformar em percentual.
3. Customer Effort Score (CES)
O último tipo de pesquisa sobre atendimento ao cliente da lista é o CES, ou Customer Effort Score. Em português, o nome da pesquisa já dá pistas sobre sua principal função: mensura o nível de Esforço do Cliente durante a jornada de compra.
Sua operacionalização é semelhante à do CSAT: o cliente é convidado a avaliar, de acordo com uma escala pré-estabelecida, aspectos relacionados ao atendimento. Neste caso, a diferença é que as perguntas são direcionadas a efetividade do acesso às informações e soluções buscadas.
Alguns exemplos de perguntas de uma pesquisa sobre atendimento ao cliente com a metodologia CES são:
- Qual o seu nível de esforço para finalizar sua compra?
- O quão fácil foi obter suporte e fazer contato com o time de atendimento?
- Qual o nível de usabilidade do site da marca?
Dicas para potencializar resultados
Agora você já conhece 3 alternativas populares para aplicar uma pesquisa sobre atendimento ao cliente. Mas nós queremos te ajudar a ir além! Por isso, queremos deixar aqui uma dica de ouro.
Sempre que possível, conte com a ajuda de softwares e ferramentas de apoio à realização de pesquisas. Além de padronizar templates, tais soluções podem ajudar a consolidar resultados e gerar relatórios tão valiosos quanto a própria pesquisa.
Um exemplo é o Zendesk Service, software de atendimento ao cliente da Zendesk, que permite que você personalize as experiências do cliente, gerando fidelidade e receita.
Com o complemento de inteligência artificial, você gera experiências conversacionais mais humanizadas e ainda obtém insights valiosos para embasar tomadas de decisão.
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