Ir para o conteúdo principal

Artigo 7 min read

4 pilares do CRM: quais são e por que são importantes?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Os pilares do CRM são distribuídos da seguinte forma: pessoas, objetivos, estratégias e tecnologias. Cada um tem o seu nível de importância, uma vez que ajuda diretamente um negócio na conquista dos seus objetivos. 

Conhecer os pilares é fundamental para definir qual é a melhor plataforma de CRM para a sua empresa. Afinal, quando uma solução atende a todos os requisitos, é possível concluir que se trata de uma ótima alternativa para as suas necessidades. 

Portanto, não perca mais tempo. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

O que é um CRM e como funciona? 

Antes de listar quais são os pilares do CRM, vamos conhecer melhor um pouco sobre o papel da ferramenta nas organizações? 

Engana-se quem pensa que o CRM pode ser definido somente como uma plataforma ou um software. A tecnologia vai muito além disso, uma vez que ela pode ser útil para administrar e analisar as interações com os consumidores. 

Com o auxílio da ferramenta, você pode antecipar as necessidades e desejos do cliente, além de potencializar a rentabilidade da empresa. A tecnologia permite ainda melhorar as vendas e personalizar as campanhas de captação de novos consumidores. 

Isso só é possível porque o CRM coleta dados de consumidores atuais e potenciais. A sua empresa não terá acesso somente a informações básicas, como: nome, endereço e número de telefone. 

O CRM também apresenta dados relacionados às interações dos clientes, como: visitas a sites, ligações e e-mails. 

De forma resumida, em um único lugar, a tecnologia apresenta informações pessoais dos consumidores, histórico e preferência de compras.

Leia mais em: como os dados ajudam a melhorar a experiência do cliente

Quais são os benefícios de um CRM? 

  • Monitora ativamente e administra os dados dos clientes;
  • Integra todo o time em qualquer dispositivo;
  • Captura de forma assertiva os e-mails dos clientes;
  • Descomplica as tarefas repetitivas para que o seu negócio acompanhe os leads com mais efetividade;
  • Oferece orientações e insights instantâneos; 
  • Aumenta a personalizada de acordo com o crescimento da sua marca. 

Conhecer as necessidades do cliente é muito importante em qualquer negócio, seja de pequeno, médio ou grande porte. De acordo com o relatório CX TRENDS 2022, 81% dos entrevistados disseram que mudariam para um concorrente da empresa devido a várias experiências ruins de atendimento ao cliente.

Portanto, invista em um CRM para descobrir mais informações importantes sobre os clientes da sua empresa. 

Leia mais em: 

Quais são os pilares do CRM? 

Os pilares do CRM são classificados da seguinte forma: pessoas, objetivo, estratégias e tecnologia. Conheça abaixo as características de cada um e de que forma elas impactam no sucesso do seu negócio. 

Pessoas 

Uma boa Gestão de Relacionamento com o cliente não funciona sem as pessoas. Isso porque, são elas que definem onde a sua marca vai chegar. 

E para ter certeza que a sua companhia alcance as metas, é fundamental que tanto os seus consumidores, quanto os membros da empresa estejam engajados com a organização. 

Por meio de um software de CRM, você consegue ter mais clareza sobre os públicos que estão em volta do seu negócio, coletando informações e meios de manter uma conexão saudável com todos os envolvidos. 

Outro ponto positivo de um software CRM é que a tecnologia ajuda na organização e automação do dia a dia dos colaboradores de vários setores, como: vendas, suporte e marketing. 

Objetivo

Um CRM pode ajudar a sua empresa de várias formas: resolver um problema, aumentar a produtividade da equipe, potencializar o número de vendas, entre outras questões. 

Apesar da ferramenta oferecer tantos benefícios para uma empresa, não é indicado buscar a excelência em vários pontos ao mesmo tempo. Caso contrário, o excesso de informação poderá atrapalhar na conquista das suas metas. 

Portanto, defina um objetivo. Com isso em mente, você prioriza os dados que vão de encontro com o que a sua marca necessita naquele momento e pode até economizar tempo. Afinal, você e o seu time não perderão várias horas do dia com informações sem utilidade. 

Estratégias 

Definir estratégias também é um ponto que não pode ser ignorado quando falamos de pilares do CRM. Isso porque, elas ajudam a sua marca a chegar mais próximo do objetivo. Uma dica interessante é dividir as atividades menores para conquistar os resultados de forma gradual. 

Assim, a sua empresa tem um cuidado especial quanto aos processos, além de não ficar perdida com a quantidade de tarefas que precisam ser executadas para conquistar o objetivo. 

Dica bônus: opte por estratégias que sejam possíveis de aplicar e que estejam relacionadas ao seu propósito. Os dados conquistados por meio de um CRM podem ajudá-lo a definir as próximas prioridades. 

Tecnologia

Por fim, e não menos importante, a tecnologia é fundamental para agilizar a coleta de informações e a obtenção de resultados. 

O lado positivo é que a sua empresa pode automatizar este processo com o auxílio de um software CRM, garantindo interação com todos os seus consumidores e potenciais clientes. 

Um dos principais benefícios da tecnologia é que ela permite organizar as informações em um único sistema, trazendo mais produtividade para os colaboradores da sua empresa. 

Outro ponto positivo é que a ferramenta oferece o monitoramento total dos leads de forma descomplicada. Você pode fazer a análise de performance de cada ação em tempo real. É possível também acompanhar a organização dos processos e do time de vendas.

Agora que você já sabe qual é a estrutura de um CRM, provavelmente, está se perguntando: Como escolher o melhor CRM de vendas

Bem, não é uma tarefa fácil. Afinal, é necessário entender as necessidades da sua empresa, verificar como funciona a integração e simplicidade, observar como os relatórios são produzidos e investigar mais detalhes sobre acessibilidade e suporte. 

Por outro lado, diante de tantas possibilidades disponíveis, recomenda-se conhecer o Zendesk SELL, uma vez que ele atende os quatro pilares do CRM. 

  • Pessoas: ferramenta de vendas útil desenvolvida para ajudar as equipes de vendas a aumentar a produtividade, tomar decisões com base em dados e proporcionar melhores experiências para o cliente;
  • Objetivo: recursos disponíveis para atender diversas necessidades do seu negócio. O Sell, por exemplo, fornece aos representantes ferramentas integradas que mostram o contexto completo da conta do cliente em um lugar centralizado. Isso os mantém no loop e permite que aproveitem as oportunidades, garantindo mais chances de conversão; 
  • Estratégias: o Sell facilita o trabalho da sua equipe para manter o foco nos leads e ofertas de maior valor sem se preocupar com as assustadoras tarefas administrativas. Você pode criar e gerenciar um pipeline que esteja alinhado aos seus negócios, para que seus representantes possam priorizar os clientes atuais e em potencial;
  • Tecnologia: Sell fornece o poder de uma ferramenta de vendas de desktop na palma da sua mão com o aplicativo móvel – mesmo quando você estiver offline.

Quer mais? 

O Sell fornece APIs abertas avançadas para integrar seu portfólio de TI com facilidade. Não importa se você quer rastrear campanhas por meio do Mailchimp ou visualizar o status de contratos no PandaDoc, todas as informações necessárias são adicionadas ao Sell. Você pode inclusive criar seus próprios aplicativos usando o Zendesk App Framework.

Percebeu o quanto o Sell atua de acordo com os pilares do CRM? Então, não perca mais tempo. Conheça os poderes da ferramenta e saiba como ela pode ajudar a otimizar os resultados do seu negócio.

Histórias relacionadas

Artigo
12 min read

Frases de impacto para conquistar clientes: aprenda a se destacar

Conheça exemplos prontos de frases de impacto para conquistar clientes e aprenda como criar textos que farão sua empresa se destacar!

Artigo
17 min read

Como alavancar vendas no varejo? 12 ações para aplicar agora

Atendimento, marketing, varejo omnichannel, vitrines de recomendação, upsell e cross sell e mais ideias de como alavancar vendas no varejo.

Artigo
13 min read

O que é SPIN Selling? Conheça a metodologia efetiva para vendas complexas

Aprenda o que é SPIN selling, quais os benefícios da técnica e como aplicar essa metodologia de vendas nas negociações complexas da sua empresa.

Artigo
13 min read

Os 4 pilares de vendas: como utilizá-los para se destacar na área comercial

Existem quatro grandes diferenças que separam os vendedores vencedores dos de baixa performance. Essas diferenças são…