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4 pilares do CRM: quais são e por que são importantes?
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 13 dezembro 2022
Os pilares do CRM são distribuídos da seguinte forma: pessoas, objetivos, estratégias e tecnologias. Cada um tem o seu nível de importância, uma vez que ajuda diretamente um negócio na conquista dos seus objetivos.
Conhecer os pilares é fundamental para definir qual é a melhor plataforma de CRM para a sua empresa. Afinal, quando uma solução atende a todos os requisitos, é possível concluir que se trata de uma ótima alternativa para as suas necessidades.
Portanto, não perca mais tempo. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!
O que é um CRM e como funciona?
Antes de listar quais são os pilares do CRM, vamos conhecer melhor um pouco sobre o papel da ferramenta nas organizações?
Engana-se quem pensa que o CRM pode ser definido somente como uma plataforma ou um software. A tecnologia vai muito além disso, uma vez que ela pode ser útil para administrar e analisar as interações com os consumidores.
Com o auxílio da ferramenta, você pode antecipar as necessidades e desejos do cliente, além de potencializar a rentabilidade da empresa. A tecnologia permite ainda melhorar as vendas e personalizar as campanhas de captação de novos consumidores.
Isso só é possível porque o CRM coleta dados de consumidores atuais e potenciais. A sua empresa não terá acesso somente a informações básicas, como: nome, endereço e número de telefone.
O CRM também apresenta dados relacionados às interações dos clientes, como: visitas a sites, ligações e e-mails.
De forma resumida, em um único lugar, a tecnologia apresenta informações pessoais dos consumidores, histórico e preferência de compras.
Leia mais em: como os dados ajudam a melhorar a experiência do cliente
Quais são os benefícios de um CRM?
- Monitora ativamente e administra os dados dos clientes;
- Integra todo o time em qualquer dispositivo;
- Captura de forma assertiva os e-mails dos clientes;
- Descomplica as tarefas repetitivas para que o seu negócio acompanhe os leads com mais efetividade;
- Oferece orientações e insights instantâneos;
- Aumenta a personalizada de acordo com o crescimento da sua marca.
Conhecer as necessidades do cliente é muito importante em qualquer negócio, seja de pequeno, médio ou grande porte. De acordo com o relatório CX TRENDS 2022, 81% dos entrevistados disseram que mudariam para um concorrente da empresa devido a várias experiências ruins de atendimento ao cliente.
Portanto, invista em um CRM para descobrir mais informações importantes sobre os clientes da sua empresa.
Leia mais em:
- Relatório de CRM: tornando a análise de dados de atendimento mais estratégica
- CRM para call center: 6 vantagens para sua equipe de vendas
- Conheça o CRM para pequenas empresas e como a ferramenta poderá otimizar a produtividade do seu negócio
Quais são os pilares do CRM?
Os pilares do CRM são classificados da seguinte forma: pessoas, objetivo, estratégias e tecnologia. Conheça abaixo as características de cada um e de que forma elas impactam no sucesso do seu negócio.
Pessoas
Uma boa Gestão de Relacionamento com o cliente não funciona sem as pessoas. Isso porque, são elas que definem onde a sua marca vai chegar.
E para ter certeza que a sua companhia alcance as metas, é fundamental que tanto os seus consumidores, quanto os membros da empresa estejam engajados com a organização.
Por meio de um software de CRM, você consegue ter mais clareza sobre os públicos que estão em volta do seu negócio, coletando informações e meios de manter uma conexão saudável com todos os envolvidos.
Outro ponto positivo de um software CRM é que a tecnologia ajuda na organização e automação do dia a dia dos colaboradores de vários setores, como: vendas, suporte e marketing.
Objetivo
Um CRM pode ajudar a sua empresa de várias formas: resolver um problema, aumentar a produtividade da equipe, potencializar o número de vendas, entre outras questões.
Apesar da ferramenta oferecer tantos benefícios para uma empresa, não é indicado buscar a excelência em vários pontos ao mesmo tempo. Caso contrário, o excesso de informação poderá atrapalhar na conquista das suas metas.
Portanto, defina um objetivo. Com isso em mente, você prioriza os dados que vão de encontro com o que a sua marca necessita naquele momento e pode até economizar tempo. Afinal, você e o seu time não perderão várias horas do dia com informações sem utilidade.
Estratégias
Definir estratégias também é um ponto que não pode ser ignorado quando falamos de pilares do CRM. Isso porque, elas ajudam a sua marca a chegar mais próximo do objetivo. Uma dica interessante é dividir as atividades menores para conquistar os resultados de forma gradual.
Assim, a sua empresa tem um cuidado especial quanto aos processos, além de não ficar perdida com a quantidade de tarefas que precisam ser executadas para conquistar o objetivo.
Dica bônus: opte por estratégias que sejam possíveis de aplicar e que estejam relacionadas ao seu propósito. Os dados conquistados por meio de um CRM podem ajudá-lo a definir as próximas prioridades.
Tecnologia
Por fim, e não menos importante, a tecnologia é fundamental para agilizar a coleta de informações e a obtenção de resultados.
O lado positivo é que a sua empresa pode automatizar este processo com o auxílio de um software CRM, garantindo interação com todos os seus consumidores e potenciais clientes.
Um dos principais benefícios da tecnologia é que ela permite organizar as informações em um único sistema, trazendo mais produtividade para os colaboradores da sua empresa.
Outro ponto positivo é que a ferramenta oferece o monitoramento total dos leads de forma descomplicada. Você pode fazer a análise de performance de cada ação em tempo real. É possível também acompanhar a organização dos processos e do time de vendas.
Agora que você já sabe qual é a estrutura de um CRM, provavelmente, está se perguntando: Como escolher o melhor CRM de vendas?
Bem, não é uma tarefa fácil. Afinal, é necessário entender as necessidades da sua empresa, verificar como funciona a integração e simplicidade, observar como os relatórios são produzidos e investigar mais detalhes sobre acessibilidade e suporte.
Por outro lado, diante de tantas possibilidades disponíveis, recomenda-se conhecer o Zendesk SELL, uma vez que ele atende os quatro pilares do CRM.
- Pessoas: ferramenta de vendas útil desenvolvida para ajudar as equipes de vendas a aumentar a produtividade, tomar decisões com base em dados e proporcionar melhores experiências para o cliente;
- Objetivo: recursos disponíveis para atender diversas necessidades do seu negócio. O Sell, por exemplo, fornece aos representantes ferramentas integradas que mostram o contexto completo da conta do cliente em um lugar centralizado. Isso os mantém no loop e permite que aproveitem as oportunidades, garantindo mais chances de conversão;
- Estratégias: o Sell facilita o trabalho da sua equipe para manter o foco nos leads e ofertas de maior valor sem se preocupar com as assustadoras tarefas administrativas. Você pode criar e gerenciar um pipeline que esteja alinhado aos seus negócios, para que seus representantes possam priorizar os clientes atuais e em potencial;
- Tecnologia: Sell fornece o poder de uma ferramenta de vendas de desktop na palma da sua mão com o aplicativo móvel – mesmo quando você estiver offline.
Quer mais?
O Sell fornece APIs abertas avançadas para integrar seu portfólio de TI com facilidade. Não importa se você quer rastrear campanhas por meio do Mailchimp ou visualizar o status de contratos no PandaDoc, todas as informações necessárias são adicionadas ao Sell. Você pode inclusive criar seus próprios aplicativos usando o Zendesk App Framework.
Percebeu o quanto o Sell atua de acordo com os pilares do CRM? Então, não perca mais tempo. Conheça os poderes da ferramenta e saiba como ela pode ajudar a otimizar os resultados do seu negócio.