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Artigo 11 min read

Planilha de controle de vendas: 7 passos para fazer a sua

Por Zendesk

Última atualização em 12 outubro 2023

Para empresas que não estão automatizadas e começando no mercado, uma boa maneira de melhorar a gestão é criar uma planilha de controle de vendas.

Com ela você pode registrar todos os produtos vendidos, os clientes do seu negócio, as pessoas responsáveis pelas compras e até mesmo o comissionamento dos vendedores.

Há inúmeras possibilidades no momento de construir uma. No entanto, é preciso não complexá-la a ponto de dificultar a vida de quem vai preenchê-la.

Nesse sentido, deve-se pensar em algo que seja intuitivo e completo ao mesmo tempo. E para ajudar nessa empreitada, separamos neste post 7 passos para você construir uma planilha de controle de vendas no Excel.

Como fazer a gestão de vendas da sua empresa?

A gestão de vendas de uma empresa exige critério e planejamento. Nesse sentido, para gerenciar a sua carteira de clientes, você precisa ter uma boa base de dados.

É justamente para melhorar a gestão que as planilhas em Excel existem. Elas ajudam a traçar estratégias e até mesmo fidelizar os clientes. Essa organização evita que você perca dados relevantes para o seu negócio.

Só para ilustrar, ao criar uma planilha de vendas você tem uma visão melhor da previsão do faturamento, entende quais são os clientes mais relevantes para o seu negócio, assim como o produto com melhor saída.

Isso traz mais produtividade para o seu time que não perde tempo criando os próprios controles de venda, além de proporcionar uma maior visão sobre o seu público-alvo.

Como usar uma planilha de registro de vendas?

Com um modelo de planilha de vendas em mãos você melhora a forma de negociar, bem como o mix de produtos do seu negócio.

Ademais, você analisa diversos indicadores de desempenho, como por exemplo:

  • vendas gerais;
  • vendas por vendedores;
  • representatividade do cliente;
  • produtos mais vendidos;
  • ticket médio.

Essas informações servem para nortear reuniões com a equipe de vendas, fazer um balanço do mês, e até servir de base para a criação de estratégias para o seu negócio.

Algumas empresas interligam a planilha de vendas com o controle de estoques para ter mais base de dados e acompanhar as informações de forma mais eficiente.

Quais as vantagens em usar uma planilha de controle de vendas?

A planilha de controle de vendas traz muitas vantagens para seu negócio. Dentre as principais, podemos citar:

  • melhora o controle das vendas;
  • diminui os custos e despesas;
  • melhora o controle de comissões;
  • possibilita a comparação de desempenho;
  • permite prever o faturamento.

Melhora o controle de vendas

Com uma planilha você cadastra todas as informações do seu cliente, como nome, CNPJ, CPF, endereço em um só lugar, facilitando assim o contato com o cliente.

Além disso, dá para classificar as vendas, indo das maiores até as menores e encontrar quais possuem uma representatividade maior dentro da sua empresa.

Isso permite definir estratégias mais acertadas de fidelização de clientes, estreitar o relacionamento, e ter um parâmetro melhor do seu negócio.

Diminui custos e despesas

Com uma boa planilha, você melhora a gestão de custo do seu negócio, entendendo quais são os gastos que mais pesam no seu orçamento e as vendas que trazem menos retorno.

Essa análise possibilita tomar decisões ainda mais acertadas dentro da sua organização, priorizando produtos mais lucrativos que trazem menos custos para o seu negócio.

Melhora o controle de comissões

Outra vantagem que uma planilha de registro de vendas traz é a melhoria no controle de comissões dos vendedores.

Pois fica mais fácil saber quem é o responsável por cada setor, avaliar o desempenho individual de cada um, e a partir disso, calcular as comissões que serão destinadas.

Fora que esse controle ainda permite que o gestor de vendas crie um programa mais efetivo de bonificações para os vendedores que batem suas metas.

Possibilita comparação de desempenho

Uma outra vantagem da planilha de controle de vendas é que com ela você compreende melhor o quanto cada vendedor já vendeu dentro do mês.

Como consequência é possível criar estratégias para ajudar os vendedores com mais dificuldades, bem como incentivar ainda mais aqueles que estão apresentando bons resultados.

Permite prever o faturamento

Conforme dissemos, com uma planilha de controle de vendas em Excel você tem uma visão mais apurada do seu negócio, o que facilita projetar as vendas para o próximo mês.

Por exemplo, você pode pegar a média dos últimos seis meses e avaliar quais são os produtos mais vendidos, os que saíram menos, e criar uma projeção de produção para deixar as entregas mais rápidas.

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Como fazer planilha para controle de vendas?

Agora que já mostramos as vantagens, vamos dar um exemplo de planilha de controle de vendas para você ter uma base para construir a sua. Basta, portanto, seguir o passo a passo que separamos logo abaixo.

Passo 1 – Criação do cabeçalho

O primeiro passo na criação da planilha é fazer o cabeçalho. Ele é muito importante para a estruturação dela. É aqui, afinal, que serão inseridas em cada coluna os títulos.

Nesse momento você pode criar uma linha acima de tudo com o nome “Planilha de controle de vendas” e mesclar as células das colunas que serão usadas abaixo.

Agora chegou o momento de criar as colunas da sua planilha. Basta colocar os dados que julgar mais pertinentes para o seu negócio, mas de modo geral, uma boa planilha deve ter as seguintes colunas:

  1. data;
  2. número da nota;
  3. produto vendido;
  4. valor do pedido;
  5. condição de pagamento;
  6. desconto;
  7. valor líquido da venda;
  8. nome do vendedor;
  9. percentual da comissão;
  10. valor da comissão.

Nesse exemplo de planilha existirá 10 colunas. Ou seja, cada um dos enunciados acima será colocado em uma coluna e não em uma linha.

Passo 2 – Formate as colunas

Aqui é uma parte simples. Ela é necessária para não ter que mudar constantemente sempre que um dado é inserido. Por exemplo, na coluna data, coloque o formato como data.

Na coluna valor, coloque toda a coluna como moeda, na coluna percentual de comissão coloque-a como percentual. 

Para fazer essa formatação é só clicar sobre a coluna inteira com o botão direito do mouse e depois selecionar a opção “Formatar Células”.

Lá estarão todas as colunas, e você só tem que clicar em cima de cada uma, e depois ir em “Tipo” e selecionar qual será o tipo de cada coluna.

Feito isso, quando alguém colocar a data, o percentual e até mesmo o valor, ele já aparecerá da forma correta, facilitando a visualização.

Passo 3 – Coloque cores para melhorar a visualização

O Excel tem uma paleta de cores bem extensa. E quando você a usa fica melhor a visualização dos campos. Portanto, o que você precisa fazer é colorir as colunas, cada uma com uma cor diferente.

Primeiramente, crie uma cor para o título, bem como para a somatória. Depois, coloque uma cor em cada uma das colunas. Isso facilita bastante a identificação de possíveis erros de preenchimento.

Por exemplo, evita que você coloque a data no lugar do número do documento, ou o valor do pedido no lugar do percentual de vendas. 

Lembre-se de deixar a última linha da planilha para os cálculos gerais, até porque isso ajuda no momento de conferir se as comissões estão corretas ou não.

Passo 4 – Insira as somatórias na planilha

Alguns campos que citamos na composição da sua planilha precisam ter uma somatória ao final, como o total de vendas, total do valor líquido e o total das comissões.

Existe uma fórmula dentro do Excel conhecido como SOMASE. Ela permite somar todos os dados de uma coluna. Isso facilita para saber o total líquido do pedido, o valor das comissões de alguns vendedores e outros dados pertinentes.

Em caso de aplicação de descontos há uma fórmula chamada SE. Vamos exemplificar para facilitar o entendimento sobre a sua aplicação.

Imagine que você faça vendas à vista e a prazo. Vamos considerar que nas vendas à vista há um desconto de 5%. Portanto, você condiciona a fórmula SE da seguinte forma: se a venda for à vista, aplica-se o desconto, se for a prazo, não se aplica.

Passo 5 – Crie fórmulas para encontrar o valor líquido

Na coluna valor líquido que colocamos na nossa planilha você pode criar uma fórmula para aplicar o desconto. Por exemplo, vamos imaginar que o valor de uma venda seja de R$ 1 mil, e ela tenha um desconto de 5%. Como seria essa fórmula?

Vamos entender didaticamente ela. Primeiro teríamos que achar o valor do desconto da seguinte maneira:

  • Desconto = Valor da venda * percentual de desconto
  • Desconto = R$ 1.000 * 5% = R$ 50

Agora para achar o valor líquido basta subtrair o valor do desconto do valor da venda:

  • Valor líquido = Valor da venda – Desconto
  • Valor líquido = R$ 1.000 – R$ 50 = R$ 950

Entendida a lógica vamos pensar em como colocar isso no Excel. A fórmula do desconto não é: valor da venda multiplicado pelo percentual do desconto? E depois não temos que pegar o valor da venda e subtrair esse desconto? Então fica assim:

  • Valor líquido = Coluna Venda – (Coluna Venda * Coluna Desconto)

Vamos considerar que a coluna venda seja a D e a coluna desconto seja a F. Logo você colocará a fórmula da seguinte maneira: você clica na coluna do valor líquido e insere:

  • = D3 – (D3*F3)

Pronto, a fórmula está criada, aí é só arrastá-la para que todas as linhas da mesma coluna calcular o valor líquido automaticamente.

Passo 6 – Insira a fórmula na coluna comissão

Depois de calcular o valor líquido é necessário calcular a comissão dos vendedores. Nesse caso, ela é mais simples do que a fórmula anterior.

Basta multiplicar o valor líquido pelo percentual de comissão. Por exemplo, se o valor líquido está na coluna G e o percentual de comissão está na coluna I é só multiplicar uma coluna pela outra, da seguinte forma:

  • = G3*I3

Se você paga comissões mais altas de acordo com o volume de vendas, dá para usar a fórmula SE para estipular isso. Ou seja, SE a venda for até R$ 10 mil aplica-se 10%, se for superior a R$ 10 mil, aplica-se 15%.

Passo 7 – Teste todas as linhas e colunas

Uma vez que você criou as fórmulas é preciso testá-las. Até porque se algum parâmetro estiver errado você terá que corrigi-lo, caso contrário, poderá ter problemas com os valores no final.

Então teste todos os parâmetros. Inclusive, se você usou a fórmula SE, veja todas as possibilidades para avaliar se ela está funcionando corretamente.

Com tudo feito, você só precisa inserir a quantidade de linhas que vai usar aproximadamente, deixar a somatória certinha no final, e começar a utilizar esse controle no seu dia a dia.

Conforme dissemos, a planilha de controle de vendas pode ter diversas colunas e parâmetros diferentes, mas isso depende muito do quanto de informação você pretende extrair dela.

O uso da tecnologia no controle de vendas

Ainda que a planilha de vendas colabore para melhorar o seu controle, ela não tem a mesma entrega que um software CRM.

Afinal, com ele você não tem que inserir fórmula nenhuma, e ainda por cima tem relatórios muito mais personalizados, com dados mais precisos para a tomada de decisão.

Mesmo que você comece a sua empresa com um controle feito em planilha, é essencial considerar a migração para uma plataforma CRM posteriormente. Até porque, ele ajudará você a ter uma visão mais abrangente do negócio.

E um dos softwares que mais se destaca no mercado é o Zendesk Sell. Com ele você tem uma visão muito mais ampla do seu time, com relatórios muito mais efetivos.

Essa é uma forma de deixar a sua equipe de vendas totalmente focada em dados, acompanhando as expectativas do cliente e com mais visão do seu pipeline.

O resultado é que você maximiza a produtividade de todo o seu time, e consequentemente aumenta a receita e o lucro do seu negócio. Gostou? Então solicite uma avaliação grátis.

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