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Plano de ação matriz SWOT: o que é? Como montar o seu? Aprenda!
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 13 dezembro 2022
Matriz SWOT ou FOFA é a análise feita para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que cercam o seu negócio. Para além de entender como fazê-la, é importante saber realizar o plano de ação matriz SWOT.
Com ele, você colocará em prática tudo o que foi analisado estrategicamente com as descobertas da matriz SWOT. Quer saber como?
Preparamos um conteúdo completo sobre o assunto, onde serão abordados os tópicos:
- o que é e como funciona a matriz SWOT?;
- forças, fraquezas, oportunidades e ameaças: exemplos;
- plano de ação matriz SWOT: passo a passo para fazer o seu.
Boa leitura!
O que é e como funciona a matriz SWOT?
Antes de aprender como montar o seu plano de ação matriz SWOT, você sabe o que é e como funciona esse tipo de análise? Ela é melhor compreendida quando destrinchamos a sigla, pois assim é possível descobrir os pontos que a análise se baseia.
- Letra S: significa Strengths ou Força;
- Letra W: significa Weaknesses ou Fraqueza;
- Letra O: significa Opportunities ou Oportunidades; e
- Letra T: significa Threats ou Ameaças.
Ou seja, a matriz SWOT é a estratégia que irá auxiliar na descoberta das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da sua empresa. A tradução literal para o português também faz a técnica ser conhecida como análise FOFA.
Leia também: Análise de mercado: passo a passo para fazer a sua.
Como funciona?
Entendendo o básico do que é a análise, é comum que surja uma outra dúvida:
“Como funciona a matriz SWOT?”
Basicamente, ela funciona a partir da análise de cada ponto da matriz. Ou seja, é preciso entender como funciona a parte interna e externa da sua empresa.
O motivo é que a avaliação das forças e fraquezas estão relacionadas ao andamento dos processos internos. Já para identificar as oportunidades e ameaças é preciso analisar o mercado que seu negócio está inserido, pois impactarão diretamente no planejamento e receita da empresa.
Para ficar mais claro, confira a seguir alguns exemplos de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. É importante que, para fazer um plano de ação matriz SWOT, você adeque-os à realidade e nicho de mercado.
Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças: exemplos
Para aplicar a matriz SWOT, exemplos são sempre muito bem vindos. Nesse sentido iremos avaliar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de um restaurante de comida japonesa.
É importante deixar claro que esses exemplos podem servir como uma base para o seu negócio, mas que eles não devem ser vistos como uma regra. Como assim?
Por exemplo, enquanto a fraqueza de um negócio pode ser o gerenciamento interno esse, não necessariamente, é o da sua empresa. Portanto, conheça bem os processos do seu negócio para fazer uma análise eficaz.
Matriz SWOT: exemplo de forças e fraquezas
Forças
Na análise das forças você identifica as características da sua empresa que se sobrepõem às da concorrência. Em um restaurante japonês podem ser:
- preparo da comida;
- localização;
- infraestrutura;
- delivery eficiente;
- embalagens resistentes.
Fraquezas
Já na análise das fraquezas é o contrário. Você precisará identificar o que sua empresa “perde” para a concorrência. Alguns exemplos são:
- preço;
- atendimento ao cliente ruim;
- mau gerenciamento financeiro;
- alimentos com aparência ruim.
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Matriz SWOT: exemplo de oportunidades e ameaças
Oportunidades
Para analisar as oportunidades é preciso estar atento ao que acontece no ambiente externo do seu negócio, mas que impacte as vendas dele.
- datas comemorativas;
- black friday;
- semana do consumidor;
- economia estabilizada.
Ameaças
Já na análise das ameaças, é preciso avaliar fatores externos que podem interferir no bom andamento do seu negócio.
- alta do dólar;
- exportação mais cara;
- greve dos caminhoneiros;
- aumento do preço dos combustíveis;
- chuva em excesso.
Plano de ação matriz SWOT: passo a passo para fazer o seu
Até aqui você já entendeu:
- O que é a matriz SWOT
- Como funciona a matriz SWOT
- Exemplos de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças
Mas, concorda que ainda falta alguma coisa? Afinal, como fazer um plano de ação matriz SWOT? Continue por aqui para descobrir os cinco principais passos para realizá-lo.
1- Defina suas metas e objetivos
O primeiro passo para fazer um bom plano de ação é identificar, a partir da análise feita na matriz SWOT, quais são as metas e objetivos da sua empresa. Com elas bem definidas será possível ter maior noção de onde quer chegar.
2- Liste as tarefas a serem realizadas
A partir disso faça uma lista com todas as tarefas que precisarão ser realizadas para que as metas sejam alcançadas. Por exemplo, se foi identificado com a SWOT que uma das fraquezas do seu negócio é no atendimento ao cliente, liste tudo o que é preciso ser feito para melhorá-lo.
Como, por exemplo:
- investimento em cursos;
- treinamento de equipes;
- aplicação de estratégias.
3- Delegue-as e estabeleça prazos
Com a lista de tarefas pronta é hora de indicar quem irá fazer o que. Além disso, é importante que sejam estabelecidos prazos para as entregas de cada atribuição.
Isso pode ser definido em reuniões semanais. Nelas também será possível analisar o feedback de cada equipe com a estratégia utilizada.
4- Avalie situações de risco
Em todo plano de ação é preciso deixar claro quais riscos podem acontecer durante este processo. Elenque variadas situações de risco e monte planos de ação para caso uma ou mais delas aconteçam.
Mesmo que sejam situações fora do seu controle, você saberá exatamente o que fazer para que os riscos sejam minimizados.
5- Monitore os resultados
O último passo para fazer um plano de ação matriz SWOT é também um dos mais importantes. É essencial que os resultados das ações sejam analisados.
O motivo é que será a partir deles que você saberá quais as outras ações que precisam ser feitas para desenvolver sua empresa e conquistar mais clientes.
Ofereça a melhor experiência ao seu cliente
Agora que já tirou todas as dúvidas sobre o que é, como funciona e como fazer um plano de ação da matriz SWOT, fica evidente que todo esse processo tem um objetivo principal: desenvolver sua empresa para oferecer a melhor experiência ao seu cliente.
Mas, será que existe alguma maneira de otimizar a relação da sua empresa com a sua base de clientes?
A resposta é… SIM!
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