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Plano de ação matriz SWOT: o que é? Como montar o seu? Aprenda!
Por Zendesk
Última atualização em 24 fevereiro 2025
Matriz SWOT ou FOFA é a análise feita para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que cercam o seu negócio. Para além de entender como fazê-la, é importante saber realizar o plano de ação da matriz SWOT.
Com ele, você coloca em prática tudo o que foi analisado estrategicamente com as descobertas da matriz SWOT. Quer saber como?
Preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Boa leitura!
A matriz SWOT é uma ferramenta estratégica que ajuda a identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa.
Os passos para realizar o plano de ação são: 1) Definir metas e objetivos. 2) Listar as tarefas a realizar. 3) Delegá-las e estabelecer prazos 4) Avaliar situações de risco 5) Monitorar resultados.
Inteligência Artificial é um ótimo recurso auxiliar para realizar um plano de ação matriz SWOT, desde a coleta de dados, até a monitoração de resultados.
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Neste artigo você aprenderá:
- o que é matriz SWOT;
- como funciona a matriz SWOT;
- forças, fraquezas, oportunidades e ameaças: exemplos;
- plano de ação matriz SWOT: passo a passo para fazer o seu;
- qual a relação entre plano de ação matriz SWOT e Inteligência Artificial.
O que é matriz SWOT?
Antes de aprender como montar o seu plano de ação matriz SWOT, você sabe o que é e como funciona esse tipo de análise? A estratégia é melhor compreendida quando destrinchamos a sigla, pois assim é possível descobrir os pontos nos quais a análise se baseia.
- Letra S: significa Strengths ou Força;
- Letra W: significa Weaknesses ou Fraqueza;
- Letra O: significa Opportunities ou Oportunidades; e
- Letra T: significa Threats ou Ameaças.
Ou seja, a matriz SWOT é a estratégia que irá auxiliar na descoberta das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da sua empresa. A tradução literal para o português também faz a técnica ser conhecida como análise FOFA.
Entendendo o básico do que é a análise, é comum surgir outra dúvida, a qual respondemos a seguir.
Como funciona a matriz SWOT?
A matriz SWOT se divide em quatro quadrantes. Nos primeiros, registram-se os fatores positivos (forças) e os que exigem atenção (fraquezas) no negócio, que permitem uma análise interna. Em seguida, as oportunidades e as ameaças são listadas, para uma análise voltada ao ambiente externo.
Ou seja, basicamente, a matriz SWOT proporciona uma visão abrangente da situação atual da empresa, cuja análise ajuda a desenvolver estratégias mais eficazes para alcançar os objetivos organizacionais.
O motivo é que a avaliação das forças e fraquezas se relaciona com o andamento dos processos internos. Já para identificar as oportunidades e ameaças, é preciso analisar o mercado em que seu negócio está inserido, pois impactarão diretamente no planejamento e receita da empresa.
Para ficar mais claro, confira a seguir alguns exemplos de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. É importante que, para fazer um plano de ação para matriz SWOT, você os adeque à realidade e nicho de mercado.
Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças: exemplos
Para aplicar a matriz SWOT, exemplos são sempre muito bem-vindos. Nesse sentido, avaliamos as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de um restaurante de comida japonesa.
É importante deixar claro que esses exemplos servem como uma base para o seu negócio, mas não devem ser vistos como uma regra. Como assim?
Por exemplo, enquanto a fraqueza de um negócio pode ser o gerenciamento interno, esse, não necessariamente, é o da sua empresa. Portanto, conheça bem os processos do seu negócio para fazer uma análise eficaz.
Matriz SWOT: exemplo de forças e fraquezas
Forças
Na análise das forças, você identifica as características da empresa que se sobrepõem às da concorrência. Em um restaurante japonês, podem ser:
- preparo da comida;
- localização;
- infraestrutura;
- delivery eficiente;
- embalagens resistentes.
Fraquezas
Já na análise das fraquezas, é o contrário. Você precisa identificar o que sua empresa “perde” para a concorrência. Alguns exemplos são:
- preço;
- atendimento ao cliente ruim;
- mau gerenciamento financeiro;
- alimentos com aparência ruim.
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Matriz SWOT: exemplo de oportunidades e ameaças
Oportunidades
Para analisar as oportunidades, é preciso estar atento ao que acontece no ambiente externo do seu negócio, mas que impacte as vendas. Exemplos são:
- datas comemorativas;
- black friday;
- semana do consumidor;
- economia estabilizada.
Ameaças
Já na análise das ameaças, é preciso avaliar fatores externos que podem interferir no bom andamento do seu negócio, como:
- alta do dólar;
- exportação mais cara;
- greve dos caminhoneiros;
- aumento do preço dos combustíveis;
- chuva em excesso.
Plano de ação matriz SWOT: passo a passo para fazer o seu
Até aqui você já entendeu:
- o que é a matriz SWOT;
- como funciona a matriz SWOT;
- exemplos de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Mas, concorda que ainda falta alguma coisa? Afinal, como fazer um plano de ação para a matriz SWOT? Continue por aqui para descobrir os cinco principais passos para realizá-lo.
1. Defina suas metas e objetivos
O primeiro passo para fazer um bom plano de ação é identificar, a partir da análise feita na matriz SWOT, quais são as metas e os objetivos da sua empresa. Com a definição, é possível ter mais noção de onde quer chegar.
>>> Leia também: Metas a curto, médio e longo prazo: como planejar seus objetivos?
2. Liste as tarefas a realizar
A partir disso faça uma lista com todas as tarefas que precisarão acontecer para o alcance das metas. Por exemplo, se foi identificado com a SWOT que uma das fraquezas do seu negócio é o atendimento ao cliente, liste tudo o que é preciso fazer para melhorá-lo.
Por exemplo:
- investimento em cursos;
- treinamento de equipes;
- aplicação de estratégias.
Antecipe as tendências do mercado e descubra o que seus clientes desejam.
3. Delegue-as e estabeleça prazos
Com a lista de tarefas pronta, é hora de indicar quem irá fazer o quê. Além disso, é importante estabelecer prazos para as entregas de cada atribuição.
Faça as definições em reuniões, por exemplo, semanais. Nestes encontros, aproveite para analisar o feedback de cada equipe com a estratégia utilizada.
Facilite a colaboração entre seus agentes de suporte com uma ferramenta personalizável.
4. Avalie situações de risco
Em todo plano de ação, é preciso deixar claros quais riscos podem acontecer durante o processo. Elenque variadas situações de risco e monte planos de ação para caso uma ou mais delas aconteçam.
Mesmo que sejam situações fora do seu controle, você saberá exatamente o que fazer para minimizar os riscos.
5. Monitore os resultados
O último passo para fazer um plano de ação matriz SWOT é também um dos mais importantes. É essencial que os resultados das ações sejam analisados.
O motivo é que será a partir deles que você saberá quais as outras ações precisam ser feitas para desenvolver sua empresa e conquistar mais clientes.
Qual a relação entre plano de ação matriz SWOT e a Inteligência Artificial?
Elaborar um plano de ação matriz SWOT é um processo que requer tempo e esforço manual. Sendo assim, utilizar a tecnologia da Inteligência Artificial (IA) pode facilitar a tarefa, tornando-a mais ágil e estratégica.
De acordo com a pesquisa CX Trends, 75% dos líderes veem a IA como uma força para amplificar a inteligência humana.
Aqui estão algumas maneiras pelas quais a IA pode te ajudar:
- coleta de dados: a IA pode rastrear dados em tempo real, como vendas, métricas de marketing e feedback do cliente. Isso agiliza e torna a análise mais precisa, funcionando 24/7.
- análise de dados: algoritmos de Machine Learning podem processar grandes volumes de dados empresariais para identificar padrões, tendências e insights relevantes que alimentam a análise SWOT.
- identificação de tendências: marcas podem usar IA para identificar oportunidades, usando como base dados de mercado, análise de mídias sociais, previsão de demanda com base em dados históricos e análise da concorrência.
- avaliação automática de ameaças: ameaças podem ser monitoradas em tempo real, o que permite que sua empresa aja rapidamente para mitigar os riscos.
- tomada de decisões: algoritmos avançados podem até mesmo ajudar a avaliar diferentes cenários e prever os impactos potenciais das decisões estratégicas.
- personalização e adaptação: os algoritmos de IA podem aprender com os dados e ajustar continuamente as análises para refletir as mudanças no ambiente empresarial.
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Ofereça a melhor experiência ao seu cliente
Agora que já tirou todas as dúvidas sobre o que é, como funciona e como fazer um plano de ação da matriz SWOT, fica evidente que todo esse processo tem um objetivo principal: desenvolver sua empresa para oferecer a melhor experiência ao seu cliente.
Mas, será que existe alguma maneira de otimizar a relação da sua empresa com a sua base de clientes?
A resposta é… SIM!
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