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Artigo 9 min read

Plano de ação matriz SWOT: o que é? Como montar o seu? Aprenda!

Por Zendesk

Última atualização em 24 fevereiro 2025

Matriz SWOT ou FOFA é a análise feita para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que cercam o seu negócio. Para além de entender como fazê-la, é importante saber realizar o plano de ação da matriz SWOT.

Com ele, você coloca em prática tudo o que foi analisado estrategicamente com as descobertas da matriz SWOT. Quer saber como?

Preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Boa leitura!

Resumo
  • A matriz SWOT é uma ferramenta estratégica que ajuda a identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa.

  • Os passos para realizar o plano de ação são: 1) Definir metas e objetivos. 2) Listar as tarefas a realizar. 3) Delegá-las e estabelecer prazos 4) Avaliar situações de risco 5) Monitorar resultados.

  • Inteligência Artificial é um ótimo recurso auxiliar para realizar um plano de ação matriz SWOT, desde a coleta de dados, até a monitoração de resultados.

Conteúdos relacionados

Neste artigo você aprenderá:

  • o que é matriz SWOT;
  • como funciona a matriz SWOT;
  • forças, fraquezas, oportunidades e ameaças: exemplos;
  • plano de ação matriz SWOT: passo a passo para fazer o seu;
  • qual a relação entre plano de ação matriz SWOT e Inteligência Artificial.

O que é matriz SWOT?

Antes de aprender como montar o seu plano de ação matriz SWOT, você sabe o que é e como funciona esse tipo de análise? A estratégia é melhor compreendida quando destrinchamos a sigla, pois assim é possível descobrir os pontos nos quais a análise se baseia. 

  • Letra S: significa Strengths ou Força;
  • Letra W: significa Weaknesses ou Fraqueza;
  • Letra O: significa Opportunities ou Oportunidades; e
  • Letra T: significa Threats ou Ameaças.

Ou seja, a matriz SWOT é a estratégia que irá auxiliar na descoberta das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da sua empresa. A tradução literal para o português também faz a técnica ser conhecida como análise FOFA. 

Entendendo o básico do que é a análise, é comum surgir outra dúvida, a qual respondemos a seguir. 

Como funciona a matriz SWOT?

A matriz SWOT se divide em quatro quadrantes. Nos primeiros, registram-se os fatores positivos (forças) e os que exigem atenção (fraquezas) no negócio, que permitem uma análise interna. Em seguida, as oportunidades e as ameaças são listadas, para uma análise voltada ao ambiente externo.

Ou seja, basicamente, a matriz SWOT proporciona uma visão abrangente da situação atual da empresa, cuja análise ajuda a desenvolver estratégias mais eficazes para alcançar os objetivos organizacionais.

O motivo é que a avaliação das forças e fraquezas se relaciona com o andamento dos processos internos. Já para identificar as oportunidades e ameaças, é preciso analisar o mercado em que seu negócio está inserido, pois impactarão diretamente no planejamento e receita da empresa.

Para ficar mais claro, confira a seguir alguns exemplos de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. É importante que, para fazer um plano de ação para matriz SWOT, você os adeque à realidade e nicho de mercado.

Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças: exemplos

Para aplicar a matriz SWOT, exemplos são sempre muito bem-vindos. Nesse sentido, avaliamos as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de um restaurante de comida japonesa. 

É importante deixar claro que esses exemplos servem como uma base para o seu negócio, mas não devem ser vistos como uma regra. Como assim?

Por exemplo, enquanto a fraqueza de um negócio pode ser o gerenciamento interno, esse, não necessariamente, é o da sua empresa. Portanto, conheça bem os processos do seu negócio para fazer uma análise eficaz. 

Matriz SWOT: exemplo de forças e fraquezas

Forças

Na análise das forças, você identifica as características da empresa que se sobrepõem às da concorrência. Em um restaurante japonês, podem ser:

  • preparo da comida;
  • localização;
  • infraestrutura;
  • delivery eficiente;
  • embalagens resistentes.

Fraquezas

Já na análise das fraquezas, é o contrário. Você precisa identificar o que sua empresa “perde” para a concorrência. Alguns exemplos são:

  • preço;
  • atendimento ao cliente ruim;
  • mau gerenciamento financeiro;
  • alimentos com aparência ruim.

Também pode te interessar: Análise de mercado: passo a passo para fazer a sua!

Matriz SWOT: exemplo de oportunidades e ameaças

Oportunidades

Para analisar as oportunidades, é preciso estar atento ao que acontece no ambiente externo do seu negócio, mas que impacte as vendas. Exemplos são: 

  • datas comemorativas;
  • black friday;
  • semana do consumidor;
  • economia estabilizada.

Ameaças

Já na análise das ameaças, é preciso avaliar fatores externos que podem interferir no bom andamento do seu negócio, como:

  • alta do dólar;
  • exportação mais cara;
  • greve dos caminhoneiros;
  • aumento do preço dos combustíveis;
  • chuva em excesso.

Plano de ação matriz SWOT: passo a passo para fazer o seu 

Até aqui você já entendeu:

  • o que é a matriz SWOT;
  • como funciona a matriz SWOT;
  • exemplos de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Mas, concorda que ainda falta alguma coisa? Afinal, como fazer um plano de ação para a matriz SWOT? Continue por aqui para descobrir os cinco principais passos para realizá-lo.

1. Defina suas metas e objetivos

O primeiro passo para fazer um bom plano de ação é identificar, a partir da análise feita na matriz SWOT, quais são as metas e os objetivos da sua empresa. Com a definição, é possível ter mais noção de onde quer chegar.

>>> Leia também: Metas a curto, médio e longo prazo: como planejar seus objetivos?

2. Liste as tarefas a realizar

A partir disso faça uma lista com todas as tarefas que precisarão acontecer para o alcance das metas. Por exemplo, se foi identificado com a SWOT que uma das fraquezas do seu negócio é o atendimento ao cliente, liste tudo o que é preciso fazer para melhorá-lo.

Por exemplo: 

  • investimento em cursos;
  • treinamento de equipes;
  • aplicação de estratégias.

3. Delegue-as e estabeleça prazos

Com a lista de tarefas pronta, é hora de indicar quem irá fazer o quê. Além disso, é importante estabelecer prazos para as entregas de cada atribuição.

Faça as definições em reuniões, por exemplo, semanais. Nestes encontros, aproveite para analisar o feedback de cada equipe com a estratégia utilizada.

4. Avalie situações de risco

Em todo plano de ação, é preciso deixar claros quais riscos podem acontecer durante o processo. Elenque variadas situações de risco e monte planos de ação para caso uma ou mais delas aconteçam. 

Mesmo que sejam situações fora do seu controle, você saberá exatamente o que fazer para minimizar os riscos.

5. Monitore os resultados

O último passo para fazer um plano de ação matriz SWOT é também um dos mais importantes. É essencial que os resultados das ações sejam analisados. 

O motivo é que será a partir deles que você saberá quais as outras ações precisam ser feitas para desenvolver sua empresa e conquistar mais clientes.

Qual a relação entre plano de ação matriz SWOT e a Inteligência Artificial?

Elaborar um plano de ação matriz SWOT é um processo que requer tempo e esforço manual. Sendo assim, utilizar a tecnologia da Inteligência Artificial (IA) pode facilitar a tarefa, tornando-a mais ágil e estratégica.

De acordo com a pesquisa CX Trends, 75% dos líderes veem a IA como uma força para amplificar a inteligência humana.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais a IA pode te ajudar:

  • coleta de dados: a IA pode rastrear dados em tempo real, como vendas, métricas de marketing e feedback do cliente. Isso agiliza e torna a análise mais precisa, funcionando 24/7.
  • análise de dados: algoritmos de Machine Learning podem processar grandes volumes de dados empresariais para identificar padrões, tendências e insights relevantes que alimentam a análise SWOT.
  • identificação de tendências: marcas podem usar IA para identificar oportunidades, usando como base dados de mercado, análise de mídias sociais, previsão de demanda com base em dados históricos e análise da concorrência.
  • avaliação automática de ameaças: ameaças podem ser monitoradas em tempo real, o que permite que sua empresa aja rapidamente para mitigar os riscos.
  • tomada de decisões: algoritmos avançados podem até mesmo ajudar a avaliar diferentes cenários e prever os impactos potenciais das decisões estratégicas.
  • personalização e adaptação: os algoritmos de IA podem aprender com os dados e ajustar continuamente as análises para refletir as mudanças no ambiente empresarial.

Ofereça a melhor experiência ao seu cliente

Agora que já tirou todas as dúvidas sobre o que é, como funciona e como fazer um plano de ação da matriz SWOT, fica evidente que todo esse processo tem um objetivo principal: desenvolver sua empresa para oferecer a melhor experiência ao seu cliente.

Mas, será que existe alguma maneira de otimizar a relação da sua empresa com a sua base de clientes?

A resposta é… SIM!

O software de atendimento ao cliente da Zendesk é um bom exemplo. Com o recurso, você proporciona uma experiência mais completa ao seu cliente e também apoio aos seus colaboradores.  

A motivação para isso é simples! A instituição foca na gestão do relacionamento com o desenvolvimento profissional da equipe.

Não perca tempo e faça agora mesmo uma avaliação gratuita do software de atendimento da Zendesk. Sua equipe e clientes agradecem!

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