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Plataforma de vendas: 5 melhores para mercado varejista
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 13 dezembro 2022
Como alguns gurus dizem por aí, “em tempos de crise o dinheiro muda de mãos!” Em 2020 em meio a pandemia do coronavírus foi isso que aconteceu e o setor de e-commerce, onde se concentram as plataformas de venda, cresceu 75% de acordo com um levantamento da Mastercard.
Esse número é muito expressivo e nos mostra a adoção de um novo hábito de consumo: as compras online.
Compras de livrarias e artigos para hobby cresceram 110%, logo atrás as compras em drogaria online aumentaram 88,7%.
Com esse crescimento, muitos empreendedores estão buscando construir seu espaço na internet, pensando nisso, elaboramos esse artigo que vai te explicar o que é uma plataforma online, o que você deve considerar na hora de escolher e ainda vamos te indicar as 5 mais conhecidas!
O que é uma plataforma de vendas?
Uma plataforma de vendas para varejo diz respeito a operação do comércio, ou seja, onde ele acontece e como acontece.
Em uma compra online o cliente passa por etapas naturais:
- ele navega pelas categorias;
- lê as descrições dos produtos e vê as imagens e vídeos;
- escolhe os produtos;
- coloca os itens no carrinho de compras;
- por fim, realiza o pagamento e informa o endereço de entrega.
Todo esse processo precisa de uma plataforma de vendas para acontecer e essa plataforma precisa oferecer recursos para que tanto o usuário quanto o vendedor tenham uma experiência facilitada.
O usuário precisa de soluções front end: um layout visualmente agradável, boas cores, fotos de alta qualidade, mas que não demorem a carregar, responsividade em dispositivos móveis, processo de compra intuitivo.
O dono da loja precisa de soluções back end: integração com aplicativos, gateway de pagamento, segurança de dados, gestão de estoques, métricas, etc.
Como escolher uma plataforma de e-commerce?
Para escolher uma plataforma de e-commerce você precisa considerar algumas funcionalidades que são cruciais para o funcionamento da sua loja online e para uma experiência positiva dos seus visitantes. Vamos descobrir quais são!
- Página de produto: informações completas e claras ajudam o cliente na decisão de compra, por isso, é importante contar com a funcionalidade de criação de página única de produtos, onde você pode adicionar fotos, vídeos e textos detalhados.
- Categorias ou seções: assim como uma loja presencial o seu e-commerce precisa estar organizando, então é importante que a plataforma de vendas ofereça a divisão de itens por sessão ou categoria.
- Ofertas: promoções e descontos podem ajudar a sua loja online a ter picos de vendas, por isso, conte com uma plataforma de vendas onde seja possível programas descontos e promoções.
- Relatórios: é muito importante que ao final de um período você consiga visualizar o que está ocorrendo com seu negócio, por isso, a sua plataforma de venda deve oferecer métricas para que você veja acessos, cliques, compras e muito mais.
- Formas de pagamento: é imprescindível um excelente gateway de pagamento que forneça diversas formas para o cliente: pagar, cartão, boleto, pix, transferência, pontos, etc.
Agora vamos conhecer algumas plataformas para você avaliar!
Qual a melhor plataforma de vendas? Conheça as 5 mais populares
1. Woocommerce
O WordPress já é um velho conhecido de quem constrói sites, dentro dele temos um plugin chamado Woocommerce que possibilita a construção de uma plataforma de vendas online.
O Woocommerce possui um painel intuitivo, por isso até mesmo os iniciantes serão capazes de criar sua primeira loja online. Essa plataforma de vendas possui todos os recursos básicos que um e-commerce necessita.
O ponto forte dessa plataforma é a facilidade em criar uma loja em um site já existente e ter o suporte da gigantesca comunidade que já utiliza o WordPress. O ponto fraco é que para um desempenho mais sofisticado da plataforma, você precisa instalar e lidar com diversas extensões.
2. Magento
A Magento é uma plataforma de vendas online muito escolhida por grandes marcas que desejam expandir para o mundo online.
Quando o assunto são funcionalidades ela é muito completa e robusta o que faz dela uma escolha flexível, pois é possível abrir lojas menores ou maiores.
O único ponto de atenção é que a Magento não é tão amigável para aqueles que não sabem programação, por isso mesmo, ela tem a preferência de grandes empresas, já que eles contam com um time de programadores que auxiliam na montagem da loja online.
3. Shopify
A Shopify é uma das plataformas online mais conhecidas e utilizadas, é ideal para quem precisa colocar a mão na massa mas não sabe nada de programação. Qualquer pessoa consegue criar uma loja online do zero sem maiores problemas.
Além disso, ela oferece um recurso para que você migre o seu e-commerce tranquilamente para a Shopify, sem grandes transtornos.
Outros diferenciais: permite que você crie anúncios no Google Shopping sem sair da plataforma e auxilia nas vendas em rede social.
4. Loja Integrada
A Loja Integrada é uma plataforma de venda online gratuita, dependendo de quantos itens você pretende vender.
Na modalidade gratuita você pode ter até 75 produtos no ar e até 5 mil visitas no mês, é uma opção excelente para quem está começando, o único aspecto menos positivo aqui é que não é possível mudar o layout da loja. Essa opção está disponível apenas nos planos pagos.
Recursos importantes: responsividade, pagamento transparente, diversas opções de frete, integração com chat online, email marketing, etc.
5. Wix
Já que estamos falando de plataformas de vendas online grátis não podemos deixar de citar o Wix! Ele é um site que apresenta uma grande facilidade de uso.
Além de ser fácil construir o seu e-commerce, ele possui diversos layouts gratuitos para usar, além de oferecer integração com o Facebook e diversas opções de pagamento para o usuário.
Nos pacotes pagos também é possível customizar o domínio e contar com recursos mais completos!
O que fazer depois que colocar a minha plataforma de vendas no ar?
Além de trabalhar com meios de divulgação que levem os seus produtos ao conhecimento de diversas pessoas, você precisa atender bem os clientes que chegarem.
É importante ter um suporte para dúvidas e também um pós-venda efetivo, para isso temos uma ferramenta incrível que com certeza irá te ajudar: o Zendesk Sell!
Ele é um CRM inteligente, que pode ser integrado a diversas outras ferramentas, centraliza seus contatos, deixa sua equipe organizada e muito mais produtiva.