Artigo • 5 min read
PLN em inteligência artificial: benefícios e usos dessa tecnologia!
Por Zendesk
Última atualização em 16 fevereiro 2024
O PLN em inteligência artificial (IA) se refere ao Processamento de Linguagem Natural utilizado por computadores para compreender, interpretar e manipular a linguagem humana.
É esse recurso que permite a uma pessoa comum, que não entende de programação nem sabe usar códigos, possa se comunicar com uma ferramenta de IA.
Afinal, o principal objetivo do PLN em inteligência artificial é, justamente, possibilitar que os computadores interajam com os seres humanos da maneira mais natural possível, por texto ou voz.
Esse é um desafio e tanto para computadores, que até pouco tempo somente conseguiam reproduzir respostas simples e pré-programadas. Porém, isso vem mudando rapidamente graças aos avanços no campo da inteligência artificial, como o exemplo do ChatGPT.
Desde seu lançamento, pessoas do mundo inteiro se viram diante de um sistema que poderia entender praticamente tudo aquilo que elas escreviam e responder mensagens, estabelecendo uma conversa de alto nível sobre os mais variados assuntos, com um robô.
De fato, as pesquisas do setor já comprovam essa “popularização” e confirmam a naturalização dessa conversa.
Por exemplo, o Relatório de Tendências da Zendesk mostrou que 65% dos líderes acreditam que a IA que eles usam está se tornando mais natural.
Até os clientes confirmam isso, uma vez que 75% deles afirmam que as interações de IA estão mais semelhantes aos humanos.
Contudo, apesar do ChatGPT ter sido um dos sistemas de inteligência artificial com PLN, mais falado dos últimos meses, ele não é o único programa disponível no mercado.
Já é possível encontrar inúmeras ferramentas para os mais diversos usos, inclusive possibilitando a evolução dos assistentes virtuais de atendimento ao cliente, como o chatbot que veremos ao longo deste conteúdo.
Por isso, continue lendo e aprenda como a IA utiliza o PLN!
O Processamento de Linguagem Natural é uma área da inteligência artificial que permite que os robôs possam compreender, interpretar e reproduzir a linguagem humana, de modo natural e sem códigos de programação.
A tecnologia de PLN possibilita: compreensão entre máquinas e pessoas, eficiência na análise de dados, automação de tarefas, apoio em decisões, análise de sentimento e feedback, acessibilidade e melhoria dos chatbots.
Entre os exemplos de aplicações de PLN em IA, destacam-se: resumo automático de textos, tradução automática, processamento de linguagem jurídica, análise de sentimento em mídias sociais e assistentes virtuais.
Conteúdos relacionados
- Inteligência artificial humanizada no atendimento ao cliente! [GUIA]
- Processamento de Linguagem Natural: como funciona e importância!
- Assistente virtual de atendimento ao cliente: benefícios e tendências!
Neste artigo, você aprenderá
- O que é PLN?
- Como a IA utiliza o PLN?
- Exemplos de aplicações de PLN em IA
- Implicações éticas e sociais do PLN em inteligência artificial
O que é PLN?
O PLN, ou Processamento de Linguagem Natural, é uma área da inteligência artificial que permite que os robôs, desenvolvidos pela tecnologia, possam compreender, interpretar e reproduzir a linguagem humana, de modo natural e sem códigos de programação. Isso é conquistado a partir do aprendizado de máquina (machine learning).
Para que um processamento de linguagem natural seja alcançado pelo bot, é preciso ter uma imensa quantidade de dados, usados no treinamento de sistemas de inteligência artificial.
Forneça respostas instantâneas para seus clientes.
Para você ter uma ideia do volume de dados necessários, vamos pegar o exemplo do ChatGPT. No treinamento desta inteligência artificial, foram utilizados cerca de 45 terabytes de dados.
Foi a partir de algoritmos e regras pré-determinados que o sistema foi capaz de interpretar esses dados.
A partir do contato com eles, a inteligência artificial observou padrões e aprendeu quais são nossos hábitos linguísticos e como escrevemos em diversas ocasiões.
Como a IA utiliza o PLN?
A IA utiliza o PLN como forma de aprender a interpretar, compreender e reproduzir a linguagem humana, com o objetivo de tornar mais eficaz a interação entre a máquina e o usuário. Uma IA que utiliza o PLN possibilita que qualquer pessoa interaja com os sistemas, sem a necessidade de usar códigos específicos.
Nesse cenário, é a capacidade das IAs em utilizar PLN que permite que diversas outras ações possam ser realizadas de forma mais fácil, como:
- compreensão mútua entre máquina e pessoas;
- eficiência na análise de dados;
- automatização de tarefas;
- apoio em tomada de decisões;
- análise de sentimento e feedback;
- acessibilidade, dando suporte a pessoas com deficiência;
- aprimoramento em assistentes virtuais como chatbots.
E, já que estamos falando da utilização do PLN na inteligência artificial, veremos então alguns dos principais exemplos de aplicações práticas.
Exemplos de aplicações de PLN em IA
A utilização de PLN em inteligência artificial traz aplicações práticas que abrangem vários setores de nossa economia. Alguns dos principais são:
- resumo automático de textos: com o PLN, é possível pedir para uma IA que ela faça um resumo com os pontos mais importantes de um texto, sem que o resultado final perca o sentido;
- tradução automática: outro uso é o de tradução automática para qualquer idioma ao qual a IA tenha sido treinada;
- processamento de linguagem jurídica: isso pode ajudar a analisar processos, petições e outros documentos legais conhecidos por ter um vocabulário muito específico, tornando-os difíceis de ler e entender;
- análise de sentimento em mídias sociais: outro exemplo prático e bem interessante é a análise de sentimento sobre determinado assunto em mídias sociais, possibilitando que empresas tenham mais facilidade em acompanhar como assuntos específicos são recebidos por determinado público;
- assistentes virtuais: o PLN ainda pode ser usada no aprimoramento de assistentes virtuais, como os chatbots, que poderão ser capazes de manter uma conversa com muito mais facilidade.
Falando em assistentes virtuais, um bom exemplo vem da parceria da Zendesk com a OpenAI (dona do ChatGPT), que propicia a construção de uma IA especializada no atendimento ao cliente, construída com base em bilhões de interações reais. Confira mais informações sobre nossa IA.
Transforme a experiência do cliente com Zendesk Service
Implicações éticas e sociais do PLN em inteligência artificial
É importante destacar que o uso de PLN em inteligência artificial tem uma série de implicações éticas e sociais que já podem trazer problemas reais se não forem tratados da forma correta.
Algumas das implicações são:
- preconceitos presentes nos dados usados para o treinamento;
- opiniões enviesadas presentes nos dados;
- criação de conteúdos falsos como o deepfake;
- manipulação e desinformação na geração de dados incorretos;
- processamento de dados que violam a privacidade e/ou promovam o monitoramento de pessoas.
Esses são alguns dos aspectos mais comuns encontrados e discutidos atualmente quando tratamos de PLN em inteligência artificial.
Como você pôde perceber, este é um assunto que estará cada vez mais presente no dia a dia de cada um de nós. Afinal, ainda temos muito o que alcançar e evoluir quando o assunto é IA.
Para fazer parte desse movimento, dê o primeiro passo e faça um teste gratuito da solução da Zendesk, que oferece acesso a várias ferramentas de PNL na inteligência artificial, podendo mudar a forma como você se relaciona com seus clientes.