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8 podcasts de atendimento ao cliente para você acompanhar
Por Zendesk
Última atualização em 14 Mai 2024
Melhorar o atendimento prestado aos consumidores da sua empresa está na sua TO DO LIST, mas você ainda não sabe por onde começar? Então esta nossa dica tem tudo para ajudar: ouça podcasts de atendimento ao cliente!
Sim! Podcast é uma espécie de programa de rádio gravado que pode ser ouvido a qualquer tempo via internet. Isso quer dizer que pelo smartphone, computador, ou outro dispositivo similar, é possível ouvir o programa preferido enquanto trabalha, dirige, pratica exercícios etc.
E você sabe como surgiram os podcasts? A criação desse tipo de conteúdo está atribuída ao ex-VJ da MTV Adam Curry, que em 2004 fez a primeira transmissão.
O nome “podcast” é uma junção da abreviação do termo em inglês “personal on demand”, que significa “pessoal sob demanda”, e do termo “broadcast”, na tradução “radiodifusão”.
De acordo com a pesquisa “Pod Pesquisa 2020 – 2021 Produtores” da adPod, Associação Brasileira de Podcasters, a estimativa é que o Brasil tenha 34,6 milhões de ouvintes desse modelo de programa.
E por que ouvir podcasts? Quais as vantagens do podcast? Se você ainda não conhecia esse tipo de conteúdo e tem essas dúvidas, nós explicamos! Geralmente, esses programas têm a participação e a opinião de especialistas, o que confere ainda mais credibilidade ao tema que está sendo abordado.
Além disso, podem ser ouvidos de qualquer lugar, a qualquer horário. Inclusive, você pode fazer isso com a sua equipe e, assim, aprenderem mais juntos.
Mas quais seriam os podcasts de atendimento ao cliente que podem ajudar você a aprimorar esse serviço no seu negócio?
Neste artigo, trouxemos uma lista com os 8 que mais se destacam e, como dica extra, no final você verá uma relação com 6 livros sobre o tema que vão trazer ainda mais conhecimento.
Por isso, continue a leitura e confira!
8 podcasts de atendimento ao cliente que valem a pena ouvir!
A nossa lista de podcasts de atendimento ao cliente conta com programas em português e em inglês. São eles:
Podcasts de atendimento ao cliente em português
Cliente Cast
No ar desde 2019, o podcast “Cliente Cast” é apresentado por Luciana Teles, Roberta Silva e Vinicius Bento.
Com a participação de diferentes convidados a cada episódio, eles falam sobre Customer Success, Customer Experience, suporte e demais temas relacionados a esse universo.
De cliente pra cliente
Também lançado em 2019, o podcast “De cliente pra cliente” aborda questões voltadas para o relacionamento com o público e atendimento com conteúdos práticos e cases, apresentados por diferentes especialistas da área.
Noara Pozzer
Noara Pozzer é especialista em marketing, atendimento e vendas. No podcast que leva o seu nome, ela aborda esses temas e também comportamento e liderança de equipe.
Experiência do Cliente? Ouve a gente!
De Fredy Ruback e Giovana Terra, o podcast “Experiência do Cliente? Ouve a gente!” traz debates sobre experiência do cliente, empreendedorismo, desenvolvimento humano, liderança e diversos outros assuntos relacionados.
Customer Lovers
Voltado para Customer Experience e Customer Success, o “Customer Lovers” conta com um convidado diferente a cada episódio para falar sobre temas como engajamento do cliente, implementação e gestão de CX, comportamento do consumidor e muitos outros.
WeHelp Podcast NPS e Experiência do Cliente
O “WeHelp Podcast NPS e Experiência do Cliente” está na nossa lista de podcasts de atendimento ao cliente por trazer insights de como melhorar esse serviço e aprimorar a jornada do consumidor.
Podcasts de atendimento ao cliente em inglês
Crack the Customer Code
Este podcast é apresentado por Jeanne Walters e Adam Toporek que, há mais de 25 anos, buscam identificar quais pontos são os mais importantes para melhorar a experiência dos clientes.
Para ouvir os episódios, basta entrar no site deles e escolher uma das plataformas.
The Modern Customer Podcast
Blake Morgan, expert em customer experience e autora do best-seller “The Customer of the Future” é a apresentadora dos episódios do “The Modern Customer Podcast”.
Com seus convidados, Morgan leva os ouvintes a uma “visita” às empresas que mais se concentram no atendimento e na experiência do cliente.
Este podcast pode ser ouvido diretamente no seu site, ou em uma das plataformas disponíveis.
Os 6 melhores livros sobre atendimento ao cliente
E como prometemos no início deste artigo, aqui está a lista com os 6 melhores livros de atendimento ao cliente para expandir o seu conhecimento!
A magia do atendimento: as 39 regras essenciais para garantir serviços excepcionais
Encante o mais exigente dos clientes. Misturando sabedoria e histórias interessantes, Lee revela o que aprendeu em seus mais de 40 anos de experiência no setor hoteleiro e de entretenimento atendendo clientes com tamanha eficiência e criatividade.
O resultado em sua empresa será clientes encantados e resultados financeiros que também encantarão a todos, pois, no fim das contas, o sucesso nos negócios depende de conquistar e manter os clientes.
A magia do atendimento: as 39 regras essenciais para garantir serviços excepcionais
Autor: Lee Cockerell
Cliente secreto: a metodologia que revolucionou o atendimento ao consumidor
Este é um livro fundamental aos que desejam compreender os caminhos para se atingir a excelência no atendimento ao cliente.
Criada nos Estados Unidos na década de 1920, a metodologia “cliente secreto” surgiu quando banqueiros resolveram testar a honestidade dos funcionários e evitar eventuais desvios de dinheiro.
Quase um século depois, a experiência converteu-se em uma metodologia eficaz, que muito tem contribuído para a melhoria nas relações entre empresas e clientes.
Hoje, a metodologia é parte de uma indústria sólida e lucrativa nos Estados Unidos, na Europa e na América Latina, sobretudo no Brasil.
Cliente secreto: A metodologia que revolucionou o atendimento ao consumidor
Autor: Stella Kochen Susskind
34 dicas para garantir a satisfação dos clientes e o sucesso dos negócios
Neste livro, o vendedor de sucesso Michael A. Aun compartilha seus segredos sobre como fazer o consumidor se sentir valorizado e feliz, melhorar os resultados da empresa e manter a sanidade diante dos desafios do dia a dia na área de vendas.
Você vai descobrir os mitos e as verdades a respeito da satisfação do cliente e entenderá por que muitas empresas são campeãs nos índices de reclamação. E o mais importante: compreenderá o que se passa na cabeça dos consumidores.
Ao longo de sua vida profissional, Michael não se limitou a vender produtos ou serviços. Seu objetivo sempre foi estabelecer relacionamentos e manter uma base de clientes leais que indicaram novos clientes, que por sua vez indicaram outros.
É o cliente que importa: 34 dicas para garantir a satisfação dos clientes e o sucesso dos negócios
Autor: Michael A. Aun
Atendimento e serviço ao cliente como fator estratégico e diferencial competitivo
Se partirmos do pressuposto de que o cliente está sempre em primeiro lugar, a qualidade do atendimento é fator estratégico e importante diferencial competitivo.
O grande desafio das empresas, no mundo atual, é a fidelização de seus clientes. Por isso, as empresas buscam permanentemente maneiras e ações para manter clientes fiéis.
Este livro tem como objetivo apresentar os fundamentos para uma excelência em atendimento ao cliente.
Autor: Alexandre Luzzi Las Casas
Valor Emocional — criando fortes vínculos emocionais com seus clientes
“Valor Emocional” fornece dezenas de ideias comprovadas, opções inovadoras e exemplos convincentes de empresas que sistematicamente começaram a acrescentar valor emocional às experiências dos clientes.
São mais de quarenta anos combinando experiências no setor de serviços, orientando gerentes e supervisores de atendimento ao cliente.
Valor Emocional — Criando fortes vínculos emocionais com seus clientes
Autor: Janelle Barlow
O grande desafio do bom atendimento: face a face com clientes que reclamam
Com um estilo leve, inspirador, e recheado de casos práticos, o autor compartilha sua longa experiência no setor varejista e profundo conhecimento na gestão do relacionamento da empresa com os consumidores.
O livro traz um elenco extremamente rico de conceitos e situações vividas que orientam as equipes de atendimento não só sobre como atender bem o cliente, mas também sobre como lidar com o cliente em situações difíceis.
Como o próprio título sugere, o livro aborda um tema delicado e desafiador que é como treinar equipes de atendimento e lidar com clientes insatisfeitos e que reclamam.
Trata-se de uma especial contribuição à literatura da área, pois esse tema tem sido pouco trabalhado, ou mesmo ignorado por boa parte dos livros sobre atendimento.
O grande desafio do bom atendimento: face a face com clientes que reclamam
Autor: Bogdan Igor Holovko
E que tal outras dicas tão boas quanto essas? Então não deixe de ler o artigo “TED talks de atendimento ao cliente: 10 sugestões para inspirar a sua equipe!”