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O que são produtos SaaS? Tipos, benefícios e exemplos

Por Zendesk

Última atualização em 23 Agosto 2024

produtos saas

Você já utilizou o Google Drive para salvar ou compartilhar arquivos? Assinou a Netflix para assistir séries e filmes? Ou então usa o Spotify para escutar suas músicas preferidas? Pois saiba que estes são todos produtos SaaS, uma tecnologia que veio para ficar!

Para você ter uma noção, de acordo com um relatório da Statista, os serviços SaaS continuam sendo um dos maiores segmentos do mercado de softwares, tendo movimentado mais de 167 bilhões de dólares apenas em 2022 e a expectativa é que o mercado cresça ainda mais nos próximos anos.

Os motivos vão além da pandemia que transformou o home office em uma realidade. A independência de uma infraestrutura de hardware e o espaço aberto para uso de ferramentas colaborativas online também foram grandes responsáveis pelo aumento no uso de produtos SaaS.

Ou seja, as soluções SaaS permitem que as empresas só precisem de acesso à internet para serem utilizadas, sem necessidade de grandes estruturas ou mesmo se preocupar com manutenções e atualizações.

Posto isso, continue a leitura para entender melhor o que é SaaS, quais as vantagens desse tipo de serviço e confira exemplos e dicas de 8 produtos que sua empresa pode adotar a partir de hoje para crescer!

Resumo
  • Produtos SaaS são softwares oferecidos e acessados via internet, por qualquer dispositivo eletrônico que seja compatível, o que traz conveniência e facilidade de manutenção.

  • O modelo SaaS permite às empresas usar softwares hospedados na nuvem na modalidade de assinatura, evitando custos com hardware e atualizações.

  • Os benefícios do produtos SaaS incluem redução de custos, acesso remoto, facilidade de atualização e personalização, contribuindo para uma maior eficiência e segurança nas operações empresariais.

  • Há uma ampla gama de produtos SaaS atendendo a diversas necessidades empresariais, incluindo comunicação interna, pagamentos on-line, gestão de projetos, CRM de atendimento e vendas, como é o caso das soluções Zendesk.

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá:

  • O que é SaaS;
  • Quais são os principais benefícios do SaaS;
  • Quais são os principais tipos de produtos SaaS do mercado;
  • Exemplos de SaaS: 8 produtos para otimizar o trabalho.

O que é SaaS, afinal?

SaaS é a sigla para “Software as a Service”, software como serviço em português. Em suma, trata-se de soluções tecnológicas em forma de ferramentas com o objetivo de ajudar empresas a resolver problemas específicos. 

Na prática, a definição do que é SaaS funciona assim: ao invés de comprar softwares para serem instalados em seus sistemas para o seu negócio funcionar, você “assina” a solução e paga pela utilização de ferramentas ou aplicativos que ficam alocados na nuvem.

É importante notar que essa assinatura pode ser tanto vitalícia quanto mensal, semestral ou anual. Tudo depende da empresa SaaS por trás do serviço/produto.

Para deixar mais claro, lembra como antigamente você comprava o pacote Office da Microsoft, recebia um CD de instalação e tinha acesso ao Word, Excel e PowerPoint? Hoje, os produtos SaaS mudaram essa realidade, como o próprio Google Docs, Sheets e Slides.

E estes não são os únicos exemplos de SaaS. Na verdade, esse tipo de serviço é mais comum do que se imagina, e pode ser tanto B2C quanto por B2B e trazer diversos benefícios em ambos os modelos. 

SaaS vs PaaS vs IaaS: qual a diferença entre estes termos?

As SaaS, PaaS e IaaS podem ser todas definidas como tecnologias de computação em nuvem que visam soluções para ajudar empresas ou indivíduos a resolver problemas específicos.

De forma resumida, as diferenças entre SaaS vs PaaS vs IaaS, são:

  • SaaS (Software as a Service): os softwares como serviço são modelos de computação em nuvem mais utilizados para usuários finais. Exemplos de SaaS: Zendesk, Slack, Trello, Google Workspace;
  • PaaS (Platform as a service): abreviação de “plataforma como serviço”, a PaaS foca em oferecer uma plataforma para desenvolvimento, testes, atualização e execução de apps de forma integrada e escalável. Exemplos de PaaS: Red Hat OpenShift, Google App Engine, Apache Stratos, OpenShift;
  • IaaS (Infrastructure as a Service): por fim, a infraestrutura como serviço são as plataformas de computação em nuvem que permitem implementar, hospedar e escalar aplicações baseadas na web, como máquinas virtuais com escalonamento quase ilimitado da capacidade do servidor. Exemplos de IaaS: Amazon Web Services (AWS), Google Cloud, Microsoft Azure.

Esclarecidas as diferenças? Então, chegou o momento de ver quais os benefícios do SaaS para entender os principais motivos para adotar esse tipo de tecnologia no dia a dia da sua empresa. Vamos lá?

Antes, confira nossa pesquisa com 5 tecnologias emergentes para melhorar o atendimento ao cliente:

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Quais são os principais benefícios do SaaS?

Entre as principais vantagens de produtos SaaS para as empresas, podemos citar:

  • redução e corte de custos operacionais; 
  • possibilidade de testar as ferramentas com antecedência;
  • acesso remoto e por dispositivos móveis aos serviços; 
  • inúmeras opções de personalização das soluções;
  • fácil implementação, acesso e integração entre apps;
  • acesso a atualizações constantes; 
  • automatização de tarefas repetitivas de maneira rápida;
  • pouca burocracia para cancelar ou mudar o plano de assinatura;
  • possibilidade de integração simplificada com outros sistemas; 
  • mais segurança nos softwares utilizados. 

Quais são os principais tipos de produtos SaaS do mercado?

Como pôde ver, usar produtos SaaS na empresa traz uma série de vantagens com inúmeras oportunidades para otimizar processos, reduzir custos e automatizar tarefas. 

Inclusive, segundo dados divulgados pela Devsquad, 86% das empresas que usam produtos SaaS apresentam um maior engajamento das equipes.

E a boa notícia é que, hoje, existem diversos tipos de produtos SaaS, isto é, diferentes ferramentas com diferentes propósitos para auxiliar os negócios em processos, atividades e tarefas na rotina de trabalho.

Entre as principais categorias e exemplos de SaaS, podemos citar

  • aceitação de pagamentos;
  • rastreamento de receitas;
  • atendimento ao cliente;
  • marketing e vendas;
  • SEO e marketing de conteúdo;
  • análise de tráfego online;
  • servidor e hospedagem;
  • faturamento e contabilidade;
  • design e bancos de imagens;
  • gestão de senhas;
  • streamings.

Bastante coisa, concorda? Então, como saber quais opções adotar na sua empresa? Bem, para isso separamos dicas de 8 produtos SaaS perfeitos para otimizar o dia a dia do seu negócio no tópico a seguir. Continue a leitura e confira!

>>>> Não deixe de ler: o que é um exemplo de bom atendimento ao cliente — pilares, dicas e cases de sucesso

Exemplos de SaaS: 8 produtos para otimizar o trabalho

São exemplos de SaaS para empresas:

  1. Google Workspace;
  2. Slack; 
  3. Stripe; 
  4. ClickUp; 
  5. Dropbox; 
  6. Zoom;
  7. Zendesk para atendimento ao cliente; 
  8. Zendesk para vendas. 

Siga em frente e veja o que cada um desses produtos SaaS oferece e quais os principais motivos para adotá-los no seu negócio imediatamente!

1. Google Workspace: produtividade e colaboração

Se você já usou o Gmail, então já usou um dos principais produtos SaaS disponíveis no mercado. O Google Workspace — que é o antigo G Suite — e engloba uma série de funcionalidades já conhecidas pela maioria das pessoas, como:

  • Meet;
  • Chat;
  • Calendar;
  • Drive;
  • Docs;
  • Sheets;
  • Slides;
  • Forms;
  • Sites;
  • Keep.

Sem dúvidas, o Google possui apps que possibilitam melhorar a produtividade das equipes e a colaboração com agendas compartilhadas, reuniões por videoconferências, documentos, planilhas e apresentações em todos os seus dispositivos.

Outro ponto forte desse produto SaaS é a centralização, armazenamento e compartilhamento de todos os seus arquivos em nuvem com acesso seguro pelo computador, smartphone ou tablet.

2. Slack: colaboração e comunicação interna

O Slack é uma plataforma que se estabeleceu no mercado como uma das melhores no quesito comunicação interna de equipes de trabalho e colaboração em projetos. Aliás, é uma excelente opção para manter a gestão de equipes remotas em dia. 

Assim, você consegue manter sua equipe em um só lugar e ainda criar grupos com temas para otimizar a troca de informações sobre os diversos projetos, de maneira fácil e flexível. 

A propósito, sua flexibilidade é um dos maiores atrativos deste produto SaaS, que hoje já conta com mais de 10 milhões de usuários ativos todos os dias, de acordo com a própria empresa.

Saiba por que a Slack escolheu a Zendesk para dimensionar seu suporte em um período de crescimento rápido!

3. Stripe: pagamentos on-line

Os pagamentos on-line não são um pensamento futurista. Na verdade, essa modalidade mostrou que veio para ficar. Inclusive, em 2022 esse era o método de pagamento mais comum nos e-commerces, que representa 49% das vendas, segundo o Statista

Outros dados, divulgados pelo Meetanshi, mostram que a expectativa é que o mercado de pagamentos digitais alcance quase US$15 bilhões até 2027. A propósito, o mesmo levantamento colocou o Brasil no 4º lugar da lista de países com maior número de transações on-line. 

Esse produto SaaS é considerado fácil de usar e integrar com outros sistemas. Logo, pode ser facilmente adicionado à sua empresa. 

4. ClickUp: produtividade e gerenciamento de projetos

Agora, sobre produtividade e gerenciamento de projetos, um dos produtos SaaS disponíveis no mercado é o ClickUp. De acordo com a própria ferramenta, seus mais de 8 milhões de usuários conseguem economizar cerca de um dia por semana ao usá-la. 

Na prática, o ClickUp disponibiliza uma plataforma on-line personalizável que permite criar fluxos de atividades e ainda monitorar o andamento dos projetos em tempo real. Fora isso, é possível delegar tarefas, automatizar processos e muito mais. 

5. Dropbox: compartilhamento de documentos 

Todo mundo sabe que qualquer empresa — não importa o seu tamanho ou segmento — lida com uma montanha de documentos. Além disso, muitas vezes, é preciso compartilhar essas informações com parceiros comerciais ou outros membros da equipe. 

Em especial com a popularização do home office. Afinal, é meio difícil enviar um documento para um colega que mora em outro estado pessoalmente, concorda? Para estes casos, existem os produtos SaaS de compartilhamento de arquivos, como o Dropbox. 

E a ferramenta não permite enviar apenas documentos em Word, mas também vídeos, fotos e áudios e até mesmo assinar on-line para garantir a segurança das informações. No mais, ele é fácil de usar e disponível remotamente, como qualquer outro SaaS.

6. Zoom: videochamadas 

O trabalho remoto tornou necessário o uso de ferramentas para videochamadas para fazer reuniões on-line com equipes espalhadas pelos quatro cantos do mundo. E o Zoom é uma ferramenta do tipo. 

Seu funcionamento é semelhante ao do Meet, do Google, permite agendar chamadas e até interagir com os participantes por meio de funcionalidades. Ou seja, é ótimo para as empresas estreitarem o relacionamento com seus colaboradores. 

7. Zendesk para atendimento ao cliente

Ainda sobre exemplos de produtos, um software SaaS de atendimento ao cliente é uma das melhores opções para facilitar a vida dos clientes com um suporte de alto nível e experiência personalizada.

O Zendesk Service é um claro exemplo de produto SaaS do tipo. Para você ter uma ideia, a solução permite que sua empresa

  • esteja onde o cliente está e forneça suporte em qualquer canal;
  • dê um toque pessoal e personalize a experiência de cada cliente;
  • ajude o cliente a encontrar respostas com uma central de ajuda integrada;
  • aumente a eficiência dos agentes com ferramentas de colaboração;
  • forneça conteúdo de autoatendimento em grande escala;
  • analise, monitore e atue com base nas necessidades de seus clientes;
  • otimize as tarefas com encaminhamento e inteligência.

Quer saber mais? Confira todas as funcionalidades do Zendesk Service e descubra os motivos para adotar essa opção hoje mesmo!

8. Zendesk para vendas

Escalar um negócio sem a ajuda de um CRM de vendas pode ser uma tarefa bem mais complicada do que ela precisa ser. Portanto, adotar um bom CRM permite melhorar a produtividade, os processos e a visibilidade do pipeline para as equipes de vendas.

O Zendesk para vendas é um produto SaaS que oferece exatamente o que as equipes precisam: uma ferramenta simples projetada para manter as vendas a todo vapor.

Com ela, por exemplo, é possível:

  • transformar conversas com leads em conversões;
  • entrar em ação com um software de CRM de vendas completo;
  • segmentar e filtrar suas chamadas e oportunidades em tempo real;
  • integrar seus aplicativos a um sistema CRM de vendas;
  • obter dados para um processo de vendas mais eficaz.

Neste caso, indicamos o Zendesk para vendas. O software facilita a atualização das oportunidades para que sua equipe sempre possa acessar, analisar e colaborar com dados relevantes. Quer ver como funciona na prática? Simples: assista a uma demonstração.

Aproveite para conferir mais detalhes de todos os recursos do Zendesk Sell!

Já que o assunto é a inovação que os produtos SaaS trouxeram para a produtividade nas empresas, não poderíamos deixar de mencionar o papel revolucionário da inteligência artificial (IA) que, integrada a eles, pode ampliar — em muito — a sua capacidade. 

Não é à toa que 70% dos líderes de CX (customer experience — experiência do cliente, em português) planejam integrar a IA generativa em muitos pontos de contato nos próximos dois anos, segundo o Relatório CX Trends da Zendesk.

Fique por dentro de outras tendências de experiência do cliente. Baixe gratuitamente o CX Trends Zendesk:

No caso dos produtos da Zendesk, a IA generativa transforma o atendimento ao cliente e as estratégias de vendas de maneira profunda. 

Com a utilização de chatbots inteligentes, análise preditiva e automação de processos, as empresas conseguem não apenas responder às necessidades dos clientes de forma mais eficiente, mas também antecipar problemas e oferecer soluções proativas. 

Imagine ter um assistente virtual que aprende com cada interação e aprimora continuamente a forma como pode atender tanto os clientes quanto a equipe. Esse é um dos recursos possíveis com a IA da Zendesk.

Conheça os planos das soluções Zendesk e faça um teste grátis para conferir tudo o que elas podem fazer pela sua equipe comercial!

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