Você já ouviu falar nos quadrantes nine box? Eles são parte importante de uma ferramenta bastante utilizada para realizar avaliações de desempenho e gerenciar times nas empresas: a matriz 9 box.
Trata-se de uma forma bastante visual de atribuição de características que segmenta, entre 9 diferentes quadrantes, aqueles que melhor correspondem ao potencial dos colaboradores na empresa.
A gestão de pessoas via matriz nine box possibilita a estruturação de modelos gerenciais pautados em meritocracia, além de auxiliar na construção de planos de carreira e sucessão.
Continue a leitura para entender mais sobre os quadrantes nine box e sua importância nas empresas.
O que é nine box?
A matriz de nine box, também conhecida apenas como nine box, é uma ferramenta de gestão de pessoas. Com as conclusões obtidas a partir da montagem da matriz, é possível identificar tendências comportamentais e planejar carreiras e sucessões.
Embora tenha sido desenvolvida e popularizada nos anos 70, a nine box segue sendo referência para a modelagem de negócios da maioria das grandes empresas.
Como funciona o 9 box?
A 9 box matrix, ou matriz de 9 box é uma ferramenta de avaliação visual. Seu objetivo é mensurar o nível de contribuição de um funcionário para a organização, a partir da combinação de informações distribuídas em linhas e colunas.
Nas colunas verticais da matriz, é possível identificar o potencial de crescimento do colaborador. Já as linhas horizontais ajudam a entender a performance do avaliado em comparação com as expectativas da organização.
A interseção dos dois ajuda a visualizar a posição atual do funcionário e a identificar oportunidades de desenvolvimento.
A seguir, vamos falar em detalhes sobre cada um dos quadrantes nine box e mostrar, na prática, como avaliar os resultados obtidos.
Quais são os quadrantes nine box?
Antes de explicarmos, com detalhes, quais são os quadrantes da matriz nine box, que tal visualizar um exemplo da grade montada? Assim, fica mais fácil compreender de que forma os gestores de pessoas utilizam a ferramenta para avaliar o desempenho das equipes.
(fonte: Infraestrutura Gov )
Desvendando os quadrantes nine box
Para entender a composição dos quadrantes nine box, o ideal é analisarmos a estrutura por partes. Primeiro, as linhas. Repare que, no exemplo acima, elas são nomeadas como alto, médio e baixo. É comum que estas características venham abreviadas por suas letras iniciais A, M e B em algumas matrizes.
Lembre-se de que, como dissemos anteriormente, as linhas indicam o potencial dos avaliados.
Já as colunas obedecem a mesma lógica, e se dividem em baixo (ou “abaixo do esperado”, em alguns casos), médio (ou “esperado”) e alto (ou “acima do esperado”).
A grade central da matriz é composta por 9 pequenos quadrados — os quadrantes 9 box.
Na ponta superior direita, vemos os indicativos de alto desempenho e potencial. Já os da parte inferior esquerda sinalizam baixo desempenho e potencial.
Agora você já conhece a configuração básica dos quadrantes nine box. As nomenclaturas correspondentes a eles podem variar, mas a essência permanece a mesma.
No próximo tópico, vamos entender o que os resultados da análise da matriz nine box dizem aos gestores de pessoas sobre potenciais perfis de liderança.
Resultados da análise dos quadrantes nine box: o que você pode encontrar?
Ao identificar as interseções entre as linhas e colunas da matriz 9 box, analistas de performance podem identificar diferentes perfis comportamentais. Abaixo, você confere alguns deles. Consideramos a legenda das colunas como A (alto), M (médio) e B (baixo), como mostramos anteriormente.
- A1 — diamante bruto ou profissional enigma: tem alto potencial e baixo desempenho;
- A2 — futura estrela ou forte desempenho: tem alto potencial e desempenho esperado;
- A3 — alto potencial: tem alto potencial e desempenho acima do esperado;
- M1 — dilema ou perfil questionável: tem potencial mediano e baixo desempenho;
- M2 — mantenedor: esse tem potencial e desempenho em nível mediano;
- M3 — futura estrela ou forte desempenho: tem potencial mediano e desempenho acima do esperado;
- B1 — ineficiente ou insuficiente: potencial baixo e desempenho abaixo do esperado;
- B2 — dúbio ou eficaz: apesar do baixo potencial, tem um desempenho esperado;
- B3 — comprometido: tem baixo potencial e desempenho acima do esperado.
A partir dos resultados obtidos com o cruzamento de informações na grade, pode-se traçar um plano de ação focado, por exemplo, no desenvolvimento de lideranças do futuro.
Pessoas situadas no quadrante 1 tendem a estar prontas para assumir posições de liderança no curto/médio prazo. Já aqueles nas caixas 2, 3 ou 6 devem cumprir um cronograma mais extenso e relacionado a um processo de amadurecimento, podendo ser preparados para um eventual movimento para a caixa 1.
Por que você deve utilizar os quadrantes nine box na avaliação de desempenho?
A matriz 9 box não é uma ferramenta tão popular à toa. Ela carrega consigo algumas vantagens que a tornam um recurso preferido por gestores de RH e líderes de times. A seguir, apontamos algumas delas.
1- É uma ferramenta visual e fácil de usar
Por ser um recurso de análise bastante visual, o funcionamento da matriz nine box torna-se, também, didático. Basta atribuir características aos avaliados conforme a segmentação da tabela e cruzar as informações para obter o resultado buscado.
2- Múltiplas possibilidades para avaliar talentos
Embora seja popularmente utilizada para desenvolver pools sucessórios, a matriz nine box fornece uma abordagem que possibilita um gerenciamento de desempenho ainda mais completo.
É possível, por exemplo, identificar perfis que se enquadram melhor em determinados setores (algo muito valioso para áreas dinâmicas, como o setor comercial e as equipes de vendas), funcionários com maior propensão a determinados comportamentos (relacionados a liderança ou desempenho de alta performance,) etc.
3- Filtro para identificar talentos excepcionais
A matrix 9 box permite que você identifique os profissionais de alto desempenho em sua organização com grande potencial, A partir daí, ajuda a destacar aquilo que eles precisam melhorar para se desenvolver ainda mais.
Os dados disponibilizados no quadro servem para respaldar tomadas de decisão e até mesmo orientar o direcionamento de recursos para engajar e desenvolver os funcionários. Além disso, traz assertividade e agilidade no direcionamento de talentos para vagas de liderança ou para posições estratégicas.
Potencialize sua avaliação de desempenho do time
Entendeu como fazer uma avaliação de desempenho com a ajuda dos quadrantes nine box? E se dissermos que é possível aliar a ferramenta com outras soluções que auxiliam na gestão de performances e no acompanhamento da rotina dos times?
Com o Zendesk Service, é possível acompanhar a gestão dos agentes de venda ao longo de todo o percurso comercial. Além disso, a própria plataforma auxilia na administração de tickets e abordagens oferecendo estatísticas atualizadas e completas sobre cada atendimento.
Ele também inclui a empresa e as equipes que a compõem, facilitando não somente o atendimento ao cliente, mas também preparando as equipes para o sucesso Dessa forma, mantém a empresa em sincronia por meio de uma solução completa em um pacote eficiente.Conheça o Zendesk Service e teste gratuitamente as funcionalidades disponíveis!