O CRM para microempresas é uma maneira de transformar uma pequena organização em um grande negócio potencial no mercado.
Afinal, a sua agilidade e flexibilidade passam a fortalecer a cultura organizacional, permitindo ao microempresário ter uma visão mais apurada de todos os processos.
Além disso, as decisões passam a ser tomadas com mais embasamento e menos achismos, criando assim um grande diferencial competitivo.
De acordo com uma pesquisa de Sobrevivência de Empresas realizada com base em dados da Receita Federal e com levantamento de campo, a taxa de mortalidade das microempresas é de 29% até o quinto ano de vida.
A falta de planejamento, aliada a desorganização empresarial contribuem para esse indicador, e a implementação de um sistema CRM colabora para minimizar essa mortalidade.
Portanto, se você é um microempresário que está em busca de criar um diferencial competitivo e implantar um sistema CRM, esse post é para você.
O que é CRM e para que serve?
O CRM para microempresas é uma plataforma que tem como objetivo fornecer dados e informações para que o gestor tenha mais embasamento na sua tomada de decisões.
Todos esses dados são focados nos hábitos dos consumidores, procurando tratá-los de maneira personalizada, apresentando produtos e serviços do interesse deles.
Ou seja, é uma forma de colocar o cliente no centro do negócio e pensar qual é a melhor estratégia de marketing, o produto mais adequado, o melhor canal de comunicação etc.
O sistema CRM é, portanto, muito mais do que apenas um software, ele é um apoio para a gestão estratégica da empresa encontrar o melhor caminho para o negócio.
Não há como a empresa desenvolver um planejamento estratégico sem ter o cliente no centro do negócio. Por isso, o CRM para microempresas se tornou tão essencial.
Quais são os benefícios do CRM para microempresas?
O principal benefício de um CRM para microempresas é que ele colabora para o gestor conhecer melhor os hábitos dos seus clientes.
Afinal, a empresa começa a compreender e analisar os dados de maneira mais analítica, identificando oportunidades de negócio e criando um bom planejamento estratégico para atingir esse objetivo.
Fora isso, um bom CRM também contribui para a empresa ter mais visibilidade da performance do seu time, gerando previsões de venda muito mais acertadas.
Por exemplo, as soluções CRM já foram desenvolvidas com o intuito de tornar o fechamento de um negócio muito mais simples.
Então os leads são direcionados na medida em que chegam e depois complementados com outras informações que vão avaliar se ele é um lead qualificado ou não.
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Importância do CRM para microempresas
O CRM permite aos empresários irem muito mais além do que apenas coletar um nome, endereço e telefone dos seus clientes potenciais.
Com o sistema é possível obter outras informações relevantes como conversas em redes sociais, hábitos de consumo e assim ter uma imagem mais completa do cliente.
E como a plataforma oferece métricas de desempenho de vendas, marketing e atendimento, fica muito mais fácil gerenciar cada uma das operações.
Além disso, por possibilitar decisões mais acertadas, sua empresa passa a ter menos custos e por isso os ganhos com a implementação do sistema são tão relevantes.
O que um CRM para microempresas precisa ter?
Os pequenos empreendedores enfrentam diversos desafios diariamente, seja para captar um novo cliente ou até mesmo lançar um produto no mercado.
É justamente isso que o sistema proporciona. Afinal, você pode acessá-lo de qualquer lugar que estiver e ter um acompanhamento em tempo real do seu negócio.
Como a grande maioria dos softwares hoje em dia são em nuvens, você pode fazer todo o controle pelo seu smartphone.
Dependendo do sistema que você escolher, ele costuma vir com geolocalização para definir rotas de visitas. O que isso quer dizer? Que a empresa consegue reduzir despesas de viagens com um bom sistema CRM.
Ah, e você ainda pode receber lembretes de follow up via SMS e e-mail. Isso ajuda muito, pois até bons vendedores acabam esquecendo de alguns clientes.
Vale a pena ter um software de CRM para pequenas empresas?
Ter um software de CRM vale bastante a pena. Por isso, o empreendedor precisa ter a visão de que ele é um investimento e não um custo.
Nesse sentido, o software colabora para ampliar a visão do empresário sobre o time de vendas, fortalecer a cultura organizacional e ter um conhecimento mais apurado sobre o perfil do seu cliente.
Vale destacar que como cada empresa possui os seus próprios processos, o desenvolvedor do software precisa ter a flexibilidade para adequá-lo ao perfil da organização.
Com as funcionalidades certas, é possível gerar e analisar relatórios relevantes que colaboram para um melhor entendimento do negócio como um todo, e consequentemente para o aumento da lucratividade.
Qual o melhor CRM para pequenas empresas?
Existem no mercado muitos softwares de CRM que colaboram para o desempenho das micro e pequenas empresas. Por isso, fazer um comparativo é muito importante.
Até porque, é essencial analisar diversas questões, como por exemplo, o tempo que o desenvolvedor tem de mercado e a forma como atende os seus clientes.
É importante avaliar também se o software é em nuvens, pois caso contrário isso poderá trazer bem menos flexibilidade para os vendedores.
Outro ponto a ser analisado é se o próprio fornecedor é flexível e consegue fazer mudanças no software para deixá-lo mais adequado ao seu negócio.
Pode parecer que isso é uma superficialidade, no entanto, analisar todas essas questões faz uma grande diferença no dia a dia da sua empresa.
E se você está em busca de um software que garanta um grande diferencial para o seu negócio, uma boa alternativa é o Zendesk Sell.
Ele ajuda a modernizar as vendas da sua empresa, facilitando o conhecimento do seu cliente e o gerenciamento de todo o seu time de vendas.
Com ele, sua empresa será capaz de transformar conversas em conversões, entender profundamente as necessidades do seu cliente e aumentar a produtividade do seu negócio.
Então, se você estava em busca de um CRM para microempresas, agora você encontrou. Faça um teste grátis e sinta a diferença no resultado do seu negócio.