Ir para o conteúdo principal

Artigo 21 min read

Qual a diferença entre varejo e atacado? Aprenda de uma vez por todas!

Por Zendesk

Última atualização em 6 março 2024

O primeiro passo para aprender qual a diferença entre varejo e atacado é entender que esses dois tipos de comércio focam em públicos-alvo distintos. Porém, há como trabalhar com ambas as formas de negócio e lucrar mais em pontos físicos e online.

Afinal, o comércio está com expectativas de crescimento contínuo. A Confederação Nacional do Comércio (CNC) elevou para +2% a previsão de aumento das vendas do varejo de 2022.

Já a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), em parceria com a consultoria NielsenIQ, revelou que, no ano passado, o setor de atacado cresceu 7,1%, com faturamento de R$ 308,4 bilhões, garantindo 51,3% de participação no mercado mercearil nacional.

Se você gosta desse assunto e busca maior conhecimento sobre varejo e atacado online, como funciona atacado, varejo e atacarejo e quais são as vantagens e desvantagens de cada setor, está no texto certo! Leia este guia completo até o final para entender todos os detalhes.

Resumo
  • O varejo trabalha com a venda voltada para o consumidor final, enquanto os negócios atacadistas vendem em grande escala para pessoas jurídicas e empresas.

  • Com a evolução tecnológica, os comércios varejistas e atacadistas foram para o online, com opções de venda por e-commerce, redes sociais e marketplaces.

  • O modelo híbrido é popularmente conhecido como atacarejo (atacado + varejo), e oferece ambas as opções para o consumidor.

  • O uso de tecnologia, como uma ferramenta CRM, contribui para a eficiência, produtividade e agilidade dos processos internos e operacionais das empresas de atacado e varejo.

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá:

O que é uma compra no varejo?

O varejo é um modelo de negócio que comercializa produtos em pequena escala, apresentando menor volume de vendas do que o atacado. Por isso, o valor de um produto no comércio varejista é mais elevado.

Ou seja, essa é uma forma de comércio voltada para pessoa física, o consumidor final. Você se depara com ela o tempo todo, em cada esquina por onde passa.

Exemplos de varejo são supermercados, farmácias, lojas, padarias, livrarias, feiras, lanchonetes, restaurantes, shoppings etc.

Pelo fato de fazer negócios B2C, o varejo é um tipo de comércio extremamente antigo. Sua origem está no método de escambo, quando as pessoas trocavam bens e mercadorias. Mas, foi em 3.000 a.C. que as negociações começaram a incluir dinheiro como valor de troca.

Para ter uma noção, naquela época, os chineses comercializavam produtos e faziam as contas pelo ábaco. Já na Grécia havia os primórdios de um shopping center, chamado de Ágora, espaço urbano que concentrava o comércio local.

O que é vender no atacado?

A venda no atacado se dá pela comercialização de produtos em grande volume. Por isso, quem costuma comprar no comércio atacadista são pessoas jurídicas, como empresas, restaurantes, lojas, hospitais, casas de shows, e revendedores. 

Essa é a maior diferença entre varejo e atacado: o público-alvo.

Os preços dos itens são mais baratos do que no comércio varejista, pois a venda acontece em maiores quantidades e as mercadorias são vendidas diretamente das fábricas.

Exemplos de atacado são distribuidoras, depósitos, supermercados e lojas atacadistas.

De modo distinto do nascimento do varejo, o comércio atacadista surgiu após o advento das grandes navegações, quando o comércio cresceu e se especializou. Afinal, o comércio local era movimentado pelos próprios produtores locais, que confeccionavam suas mercadorias para vendê-las.

Com as navegações, os itens conquistavam mais mercados. Por isso, houve também o aumento da variedade e da quantidade de produtos comprados e vendidos, originados de diversas regiões, países e continentes, e, claro, o surgimento da função de distribuidor.

Qual a diferença entre varejo e atacado?

A principal diferença entre varejo e atacado é o público-alvo de cada modelo de negócio. Isto é:

  • varejo: venda para o consumidor-final, pessoa física;
  • atacado: venda para pessoa jurídica e empresas.

É importante destacar que não há uma regra, os consumidores podem se misturar nos dois modelos. Muitas famílias optam por comprar no atacado para garantir preços mais baixos e deixar a despensa cheia, sem precisar retornar ao mercado com frequência.

Ou então uma empresa, restaurante, lanchonete ou hospital perceber que falta algo em seu estoque e precise comprar rapidamente no varejo.

Além disso, há mais a aprender sobre quais diferenças entre atacado e varejo. Como a possibilidade de comprar apenas pequenas quantidades no comércio varejista para suprir as necessidades do consumo e uso diário, semanal ou mensal.

No atacado, as compras feitas são de muitas unidades ou quantidade maior do produto. Por isso, ela é mais visada pelos produtores, fabricantes e revendedores.

Entenda por outros aspectos quais as diferenças entre varejo e atacado.

Concorrência

O comércio varejista possui uma concorrência muito maior do que o atacadista. Afinal, há várias lojas que vendem produtos para o consumidor final, espalhadas por todos os bairros e cidades.

Já o mercado atacadista não possui tantas opções. Isso é porque ele precisa de bastante espaço e um maior investimento para iniciar e manter suas operações. Falaremos sobre isso nos próximos tópicos.

Investimento

O investimento do negócio de atacado é significativamente maior do que o de varejo. Os atacadistas precisam investir altos valores para oferecer maior volume e quantidade nas vendas e ainda ter bastante espaço para armazenar e oferecer suas mercadorias aos consumidores.

Experiência do cliente na loja física

A aparência de um comércio diz muito sobre o seu modelo e segmento de negócio.

O varejista precisa investir em decoração e ambientação para atrair olhares de consumidores e se diferenciar da concorrência. Ou seja, ele precisa pensar na experiência do cliente dentro de sua loja.

Um exemplo são os layouts de mercados e lojas de roupas. Assim como o aconchego proporcionando em cafeterias e restaurantes. Faz toda a diferença, não é mesmo?

Já o atacado não se preocupa com isso, a venda ocorre em locais que são enormes, como galpões. E como o foco não é atrair consumidores, eles não precisam investir no visual do espaço. Os compradores estão lá apenas pelo preço oferecido.

Localização

O varejo precisa estar mais perto dos clientes, principalmente para se destacar em relação à concorrência. Quanto mais acessível, melhor.

Já o atacado costuma escolher seu ponto físico de venda apenas pelo seu tamanho. Por isso, ele costuma se localizar em áreas mais afastadas dos centros comerciais.

E isso não impacta suas vendas: os seus clientes vão até onde o comércio atacadista estiver porque tem o objetivo de fazer grandes compras.

Como funciona o atacado e o varejo?

Entendeu quais as diferenças entre varejo e atacado? Trouxemos agora alguns exemplos para você conhecer melhor como esses negócios funcionam na prática.

Exemplo de atacado e varejo

Imagina todo o processo de compra e venda de peças de roupa. O atacadista adquire as roupas direto da fábrica, em grandes quantidades, para pagar mais barato e conseguir lucrar mais com a venda de um alto volume.

Depois, ele disponibiliza para a venda as peças que são compradas por empresas, como boutiques, grandes e pequenas lojas, revendedoras, feirantes, mercados, entre outros. Porém, apesar de elas adquirirem uma grande quantidade dessas mercadorias, ainda sim é menor do que a quantidade obtida pelo próprio atacadista.

Por fim, as empresas que adquiriram as peças de roupa no atacado, disponibilizam em seus negócios varejistas, vendendo a roupa diretamente para o consumidor final. A base média de preços é calculada de acordo com os valores praticados naquela região.

Isso foi apenas um exemplo de uma prática de comércio feito em pontos físicos. Com a evolução tecnológica, outras formas de comércio surgiram, como o varejo e o atacado online.

Dessa forma, é necessário entender qual a diferença entre varejo e atacado tradicional e também no online. Continue a leitura e entenda melhor!

Atacado x varejo na prática

Atualmente, existem várias formas de atuação do varejo e do atacado: o e-commerce e o modelo híbrido, como o atacarejo. Entenda a diferença entre eles.

E-commerce varejista

Já é bastante comum a compra de produtos por sites, aplicativos e redes sociais, não é mesmo?

O e-commerce no varejo não para de crescer no Brasil e no mundo. A projeção é que o número de vendas chegue a 21%, totalizando U$5,5 trilhões no mundo todo.

Outra tendência é a venda mobile: os acessos por aplicativos aumentaram em 2,8% em junho de 2022. Nos últimos 12 meses, o total de vendas somou 26,1 bilhões de acessos. 

Isto é, o comportamento de compra dos clientes está mudando com a venda online. E o comércio varejista tem diversas opções dentro desse universo. Ele pode vender:

  • por e-commerce próprio;
  • pelas redes sociais que já disponibilizam lojas virtuais integradas;
  • por marketplace: quando grandes plataformas de e-commerce vendem produtos de outros varejistas.

Leia também:

Varejo híbrido

Há quem venda apenas por sites e aplicativos. Mas também existem negócios que atuam em lojas físicas e virtuais simultaneamente. Esse é o chamado varejo híbrido.

Outra opção ainda mais completa, é o varejo omnichannel, que integra os canais físicos e online de venda. O consumidor consegue comprar pelo site e retirar o produto na loja, presencialmente. Uma facilidade e tanto para o consumidor agilizar a entrega e ainda economizar no frete, não é mesmo?

Mas, para que o modelo omnichannel funcione é vital utilizar sistemas tecnológicos avançados e eficientes, como o CRM integrado a outras ferramentas de gestão. Para entender melhor sobre esse assunto, confira nossos textos:

Se quiser, pode ainda assistir ao vídeo e conhecer a abordagem omnichannel da Zendesk.

E-commerce atacadista

Você acha que só o varejista tem espaço online? Achou errado! O comércio atacadista também atua pela internet e comercializa seus produtos por sites e aplicativos.

A lógica é a mesma: a pessoa jurídica ou o revendedor acessa a plataforma e faz seu pedido. A diferença entre varejo e atacado aqui é que, no comércio atacadista, há limite de quantidade mínima por compra.

Isso facilita a compra de produtos por atacado que são vendidos em outras regiões, cidades, estados e até países. Além disso, promove a diversidade de itens disponíveis em grandes quantidades.

Atacarejo

O modelo híbrido do atacado é popularmente conhecido como atacarejo (atacado + varejo). Ou seja, o negócio oferece ambas as opções para o consumidor: comprar por unidade ou por quantidade.

Ele segue o mesmo modelo de precificação também. Quem compra menor quantidade, paga mais. E quem adquire uma quantidade maior, paga menos.

Algumas características do atacarejo seguem a do comércio atacadista, como a comercialização de produtos em grandes galpões, falta de recursos e elementos visuais que promovem a experiência do cliente e localização mais afastada de grandes centros comerciais.

Afinal, ele precisa de espaço igual a um mercado atacadista. A necessidade de estoque e do uso de empilhadeiras é a mesma.

Há ainda lojas que optam por seguir o conceito do atacado de autosserviço, chamado, em inglês, de cash and carry.

Mas, qual é o público-alvo do atacarejo? São pessoas físicas e jurídicas que querem pagar menos por produtos. Os preços são mais competitivos tanto no varejo quanto no atacado.

Vantagens e desvantagens do atacado e do varejo

Além de entender qual a diferença entre varejo e atacado e seus modelos de atuação no mercado, é preciso ficar atento às vantagens e desvantagens de ambos os negócios.

A partir dessa análise é possível compreender se você deve abrir um comércio varejista ou atacadista ou ainda mesclando os dois tipos. O atacado e o varejo possuem muita importância na economia nacional.

Varejo

Vantagens

Uma das maiores vantagens do varejo é o seu desempenho financeiro. Não é à toa que há uma imensa quantidade de lojas que comercializam mercadorias para o consumidor final. 

É a principal forma de consumo da maior parte das pessoas. Por isso, se o negócio estiver bem-estruturado e tiver um gestão eficiente, é possível que consiga gerar uma boa receita.

Outro fator que contribui para o alto desempenho financeiro é a possibilidade de atingir um maior número de clientes e, claro, de vendas. Além disso, é possível aumentar a margem de lucro por unidade, já que o preço no varejo costuma ser mais alto.

Desvantagens

Não sabemos se esses aspectos devem ser chamados de desvantagens ou oportunidades.

A questão é que o comércio varejista precisa planejar com antecedência suas demandas e encontrar fornecedores de qualidade e que cumpram os prazos combinados.

Além disso, é preciso buscar um ponto de venda acessível ou criar um e-commerce do zero que seja atrativo, bem-organizado e chame a atenção do consumidor final. Ou seja, é preciso pensar na experiência do cliente acima de tudo para obter diferencial competitivo no mercado.

Portanto, principalmente na internet, é necessário investir em anúncios em plataformas e redes sociais para conseguir um maior número de vendas. 

Atacado

Vantagens

Podemos destacar algumas vantagens do modelo atacadista. A primeira delas é o relacionamento mais longo e duradouro entre empresa e clientes. Isso facilita bastante a previsão de vendas e de faturamento, o que garante ainda mais estabilidade ao negócio.

Por isso, o comércio atacadista deve dar uma maior atenção à fidelização de consumidores, já que isso garante a longevidade da empresa. 

Outro ponto é o maior ticket médio em relação ao varejo. Afinal, a venda envolve um maior volume de produtos.

Além disso, não há a necessidade de investir em atendimento e na experiência do cliente nos locais de vendas. Isso economiza muitos custos, como com arquitetura, decoração, marketing, mobiliário, anúncios etc.

Se quiser descobrir formas de retenção de clientes, aprenda com nossos artigos:

Desvantagens

A maior desvantagem do atacado é o alto investimento necessário para abrir e manter o negócio.

Além de maiores gastos com produtos para disponibilizá-los para venda, é necessário alugar ou comprar um grande galpão ou armazém para estocá-los e oferecê-los ao público.

Uma saída é investir na venda online.

Para isso, você pode contar com ferramentas que automatizam o atendimento ao cliente, como o Zendesk Service. Nele, você pode personalizar conversas e rastrear, organizer e resolver todos os seus tickets de forma rápida e eficiente. 

Por que adotar a tecnologia no varejo e no atacado?

Os dois modelos de negócio fazem parte da cadeia produtiva. Ela integra organizações, recursos e atividades que estão presentes em todas as etapas de criação e de venda de mercadorias.

A tecnologia realiza essa integração no varejo e no atacado. Afinal, ambos os comércios precisam receber mercadorias e/ou matéria-prima para vender ao seu respectivo consumidor.

Os sistemas tecnológicos oferecem eficiência, produtividade, agilidade, assertividade, segurança e precisão nos processos internos e operacionais. Isso resulta em melhorias de procedimentos, redução de gastos e aumento de receita.

O atacado, por exemplo, pode contar com softwares de gestão de estoque, armazenagem, logística e distribuição que fornecem dados precisos e métricas em tempo real para ajustar falhas e erros na operação.

Já o varejo consegue gerenciar com mais eficiência e assertividade todas as vendas dos produtos, seus clientes e o desempenho da sua equipe comercial, por exemplo. Isso facilita ainda mais a tomada de decisões, evitando perder tempo e ter algum prejuízo.

A padronização de processos aumenta a produtividade, a motivação dos colaboradores, evita falhas e perdas, reduz custos, melhora processos internos etc.

Veja como a tecnologia pode ser associada ao varejo e ao atacado!

CRM de vendas

Com o uso do CRM pela equipe comercial, a gestão tem uma visão completa de como está o negócio. Ele percebe gargalos nas operações e pode solucionar problemas de forma mais assertiva e ágil.

A tomada de decisões fica mais precisa, afinal, por meio da análise de relatórios orientados por dados, a gestão monitora o desempenho individual e coletivo de vendedores, entende quais produtos saem mais e em qual época, quais são os métodos de pagamento mais utilizados, qual é o ciclo de venda de cada mercadoria e muito mais.

E mais: o CRM é ótimo para estreitar o relacionamento com o cliente e investir em estratégias de fidelização.

Omnichannel

A estratégia omnichannel integra canais online e offline e pontos de vendas e permite que a gestão consiga atender melhor os clientes.

Ou seja, há melhora da gestão e da experiência entregue ao consumidor, que tem várias formas de entrar em contato com a empresa e ser bem-atendido.

O setor de atacado ainda utiliza pouco essa estratégia. Mas saiba que ela pode complementar as ações de distribuição tradicional e fornecer dados relevantes para o negócio.

DICA: Quer oferecer um atendimento de primeira para seus consumidores e melhorar sua experiência com sua empresa? Então, invista em recursos de inteligência artificial. 

Além de contribuir para a agilidade do atendimento, fornecendo suporte 24/7, IA generativa de Zendesk torna a resposta mais humanizada e personalizada, a partir da coleta de dados e do aprendizado de máquina. 

Big data

O atacado e o varejo geram muitos dados diariamente. Se eles forem coletados, armazenados, integrados e analisados podem fornecer insights valiosos para a empresa aumentar seu diferencial competitivo.

Entenda melhor: O que é Big Data e para que serve?

Cloud computing

O sistema em nuvem é uma revolução na gestão empresarial. Não é preciso mais gastar dinheiro com softwares implementados localmente e equipes de TI para a manutenção.

O cloud computing permite acesso a dados e a sistemas em tempo real, de qualquer lugar, a qualquer hora. Basta apenas estar conectado à internet.

Pode-se consultar histórico do cliente antes de uma reunião importante, estatísticas do negócio, informações de estoque e logística etc.

Além disso, o sistema de nuvem oferece segurança de dados e economia de espaço e custos com equipes e materiais.

Blockchain

Essa solução possibilita rastrear um produto durante todo o seu processo e trajeto até chegar no ponto de venda.

Self-checkout

Outro avanço da tecnologia foi a implementação de sistema de pagamentos feitos pelos próprios clientes, geralmente em mercado.

O cliente faz a sua compra e, sozinho, passa os produtos no leitor, escolhe a forma de pagamento e realiza a compra.

Sistemas de pagamentos inteligentes

A tecnologia também proporciona sistema de pagamentos inteligentes que podem ser usados em pontos de venda físico ou online, como Apple e Google Pay, WhatsApp Pay e PIX.

Podemos citar ainda, para finalizar, as plataformas que utilizam a inteligência artificial para facilitar a gestão financeira e de estoque, por exemplo.

Percebeu que descobrir qual a diferença entre varejo e atacado é essencial para encontrar diversas oportunidades em cada modelo de comércio?

Aproveite para fazer uma avaliação gratuita do CRM de Vendas da Zendesk e descobrir como ele pode alavancar sua receita. Melhore a produtividade e tenha uma visualização completa do seu negócio! 

Histórias relacionadas

Artigo
11 min read

5 domínios da transformação digital: a importância para sua empresa

A tecnologia trouxe alterações no comportamento do consumidor e nas necessidades dos negócios. Atualmente, as marcas…

Artigo
9 min read

Como usar o chat de vendas para melhorar sua abordagem ao cliente

Entenda como funciona o chat de vendas, as vantagens dessa ferramenta e saiba como utilizá-la para abordar os clientes e vender mais.

Artigo
8 min read

Como fazer a ata de reunião empresarial em 5 passos?

Aprenda o que é e como fazer uma ata de reunião da empresa, incluindo exemplo com: assunto, data, participantes, esboço, revisão e prazos.

Artigo
17 min read

Como vender pelas redes sociais: passo a passo para aumentar resultados

Entenda como vender pelas redes sociais a partir de um passo a passo descomplicado e saiba como faturar mais por esses canais.