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Qual é a importância do CRM para as empresas? Veja 10 benefícios
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 13 dezembro 2022
A sua empresa coleta informações valiosas dos clientes, como nome, endereço, telefone e visitas ao site? Você conhece o perfil do consumidor da sua marca? O seu time comercial tem facilidade em abordar os clientes? Se respondeu negativamente a uma dessas perguntas, recomenda-se conhecer o quanto antes qual é a importância do CRM para as empresas.
Isso porque, a tecnologia consegue resolver problemas relacionados a desorganização, falta de dados, falta de conhecimento sobre um cliente e ajuda o seu negócio a fechar mais vendas.
De forma resumida, o CRM funciona como ferramenta estratégica para o seu negócio. Em apenas um único lugar, você tem acesso a todos os dados dos consumidores. Assim, o representante comercial terá ótimos insumos para abordar os clientes, uma vez que ele conhece as suas dores e quais são os gargalos do negócio deles.
Quer entender melhor o papel do CRM para uma organização?
Neste artigo, explicaremos o conceito da tecnologia e quais são os benefícios da ferramenta para a sua empresa. Acompanhe!
O que significa CRM (Customer Relationship Management)?
Antes de explicar qual é a importância do CRM para as empresas, vamos entender melhor como funciona a tecnologia? Ela nada mais é que um sistema no qual a sua empresa pode registrar e organizar todas as interações entre uma marca e um cliente.
Dessa forma, antes do vendedor entrar em contato com um potencial consumidor, ele consegue investigar detalhes importantes, como: nome, endereço, telefone, visitas ao site e descrição de cada uma das interações.
Essas informações ajudam o representante de vendas a ter uma abordagem mais correta, uma vez que ele tem insumos suficientes para entender quais são as necessidades do cliente naquele período.
Os números comprovam o quanto os dados são importantes para um negócio. Em uma pesquisa de 2019, a Deloitte descobriu que “as organizações com a orientação cultural mais forte para insights e tomada de decisões baseadas em dados tinham duas vezes mais chances de superar significativamente as metas de negócios”.
De acordo com o relatório CX TRENDS 2022, mais de 60% dos clientes afirmam que agora têm padrões mais altos de atendimento ao cliente após a crise causada pelo novo coronavírus. Por isso, é fundamental compreender os interesses do consumidor para ter mais sucesso nas negociações.
Leia mais em:
- Conheça o CRM para pequenas empresas e como a ferramenta poderá otimizar a produtividade do seu negócio
- Por que corretores de imóveis não podem abrir mão de ter um CRM de Vendas?
- Relatório de CRM: tornando a análise de dados de atendimento mais estratégica
Qual é a importância do CRM para as empresas?
A partir de agora, você descobrirá qual é a importância do CRM para as empresas, seja de pequeno, médio ou grande porte. Acompanhe!
1- Segurança no armazenamento de dados
Quando trabalhamos com poucos dados e leads, é mais tranquilo administrar as informações sobre os clientes em planilhas no excel. Porém, o armazenamento se torna um verdadeiro desafio quando a quantidade aumenta.
Diante desse cenário, o CRM se torna uma ótima ferramenta para a sua empresa. Afinal, a tecnologia agrupa todas as informações e interações dos leads e consumidores em uma única ferramenta, garantindo um acesso descomplicado e rápido.
Outro ponto importante é que a tecnologia impede que a sua empresa tenha perda de dados, uma vez que o sistema é seguro e não há vazamento de informações na rede.
2- Mais chances de conversão para o negócio
O percurso do cliente entre a prospecção e conclusão da venda não ocorre da noite para o dia. Ele é finalizado após diversas fases.
Por isso, é fundamental encaminhar corretamente os prospectos para que eles passem por uma jornada de compra eficiente. Para que tudo funcione corretamente, é necessário contar com o auxílio do pipeline de vendas.
Ao entregar o que o lead necessita, no período correto, a probabilidade de conversão aumenta. Isso porque, a sua empresa mostra que compreende as necessidades do cliente, transmitindo uma imagem de confiança e segurança.
Com o apoio do CRM, você consegue monitorar de forma mais intensa a jornada do cliente. A partir daí, o processo de construção do pipeline é mais fácil, ajudando os representantes comerciais a abordar o consumidor na hora certa.
3- Estratégias de marketing mais assertivas
Para que as campanhas de marketing conquistem os resultados desejados, é fundamental conhecer as principais características dos clientes, não é mesmo? Com o CRM, esse processo de descoberta se torna cada vez mais fácil.
A tecnologia reúne em um único lugar detalhes sobre os consumidores, o que ajuda a compreender com mais clareza o perfil da audiência e o que eles esperam de uma determinada empresa.
Diante desse cenário, as estratégias de marketing são desenvolvidas de forma mais assertiva, garantindo uma geração de leads mais consistente.
Leia mais em: o que é buyer persona e a importância no atendimento ao cliente
4- Segmentação de clientes
Quando a sua empresa tem um conhecimento completo em relação aos consumidores também é possível segmentá-los, garantindo uma abordagem mais correta não só na área comercial, mas também no setor de marketing.
A medida que a empresa utiliza a tecnologia, mais informações serão coletadas sobre os clientes. Assim, será possível classificá-los conforme vários elementos.
Nesse contexto, as estratégias de contato podem ser ajustadas para cada perfil, o que traz mais chances de sucesso para a companhia. Afinal, a personalização é um recurso potente quando trabalhamos com geração de leads e vendas.
Outro ponto positivo da segmentação é que ela ajuda a sua empresa na organização dos dados. Com as informações distribuídas em vários grupos, é menos burocrático identificar e monitorar aquelas que você necessita em um certo momento.
Leia mais em: o que é segmentação de clientes e por que sua empresa deve pensar nisso?
5- Processo comercial mais estruturado
Você já trabalhou em uma empresa em que o processo comercial não era organizado? Se respondeu positivamente a essa pergunta, sabe o quanto esse cenário é complicado, uma vez que a falta de controle de informações gera atrasos e prejudica até nas vendas.
Sem dúvidas, a possibilidade de estruturar a rotina comercial da sua empresa é um dos principais motivos pelos quais o seu negócio deve utilizar um CRM. Essa ferramenta permite ter uma visão mais clara e assertiva da jornada do cliente. Assim, os representantes compreendem como e quando desempenhar certas atividades.
Nunca é demais lembrar que, algumas ferramentas disponíveis no mercado, também oferecem outras funcionalidades que deixam o dia a dia mais tranquilo e prático, como: envio de e-mails e agendamentos de reunião.
Possibilidade de crescimento
A documentação dos processos e informações de uma área é fundamental para que o time possa crescer estruturado e de forma saudável.
Com o passar do tempo, a tecnologia terá vários dados importantes para o trabalho do time de vendas. Isso ajuda a melhorar o treinamento e a adaptação dos novos membros da equipe, uma vez que eles podem compreender a empresa e os seus consumidores com mais agilidade e sem burocracia.
6- Atendimento personalizado
De acordo com o relatório CX TRENDS 2022, 97% dos clientes gastarão mais com empresas que personalizam o atendimento ao cliente que oferecem.
Quando o seu negócio tem dados sobre um lead ou consumidor, a equipe comercial tem insumos suficientes para desenvolver um atendimento com mais qualidade, dinamismo e personalização.
Conquistar esses benefícios só é possível porque o CRM armazena todos os dados necessários que a sua empresa precisa para construir um atendimento de qualidade. E o melhor: tudo reunido em apenas um único lugar.
7- Histórico do cliente disponível
Imagine que o João entrou em contato com uma determinada empresa para tirar dúvidas em relação a um produto ou serviço.
Caso o representante comercial tenha acesso rápido e descomplicado aos dados, descobrirá a quanto tempo esse cliente está na base. Assim, terá informações suficientes para analisar se há possibilidade de concluir o negócio ou não.
Ter esse histórico é muito importante, especialmente em um período em que o consumidor está cada dia mais exigente.
Para se ter uma ideia, conforme um levantamento feito pelo CX TRENDS 2022, 96% dos entrevistados gastarão mais com empresas que garantem que não precisarão repetir as informações para um representante.
Os clientes não gostam de ficar repetindo e, sem dúvida, não querem aguardar na linha enquanto um agente busca informações que deveriam estar disponíveis imediatamente. O atendimento ao cliente conversacional entra em cena: a capacidade de oferecer um atendimento rápido, personalizado e ininterrupto em aplicativos móveis, de redes sociais e da Web. (relatório CX TRENDS 2022)
8- Decisões baseadas em dados
Foi-se o tempo em que as decisões no time de vendas eram tomadas na base do “achismo”. Agora, para descobrir se o time está crescendo e se os objetivos estão sendo conquistados, é fundamental monitorar os números de perto.
Nesse contexto, a tecnologia também contribui. Afinal, ela emite vários relatórios, garantindo que os líderes monitorem o desenho da equipe sem problemas. Assim, é mais fácil compreender os pontos positivos da equipe e quais são aqueles que precisam ser ajustados.
É fundamental deixar claro que esse processo não pode ser encarado como uma “caça às bruxas”. Você deve estudar os dados para descobrir quais são as ações que precisam ser implementadas e impactam diretamente nos resultados.
Imagine que você identificou que a sua equipe está tendo dificuldades em abordar os clientes. Então, a sua empresa pode promover treinamentos que facilitem esse processo ou contratar ferramentas, como o CRM, que ajudam a identificar o momento exato de conversar com um determinado cliente.
9- Integração com outras plataformas e departamentos
Outro ponto que ajuda a identificar qual é a importância do CRM para as empresas é a integração com outras plataformas e departamentos. Uma solução de qualidade é aquela que permite conexão com outras ferramentas utilizadas pela companhia, como as usadas para gestão de campanhas de marketing.
Aqui, as informações geradas pela tecnologia auxiliam no desenvolvimento de ações pontuais para cada consumidor, conforme a etapa em que ele está.
Vale mencionar ainda outro ponto positivo da ferramenta que é a possibilidade de aplicar integração com outras áreas.
Para que você entenda melhor esse benefício, vamos recorrer novamente a um exemplo fictício.
Imagine que o João entre em contato com a equipe de suporte da sua empresa e, após ter um problema solucionado, ele pede mais detalhes sobre um determinado produto ou serviço.
Uma tecnologia de qualidade facilita a migração do ticket para o time comercial, com todas as informações necessárias para concluir a conversão.
10- Automatização de tarefas
Já pensou em automatizar tarefas diárias que ocupam o tempo do seu time de vendas, como a nutrição de leads e o envio de sequência de e-mails? Isso é possível com o CRM. Dessa forma, os colaboradores do seu time concentram os esforços em atividades mais estratégicas.
Uma das alternativas mais completas do mercado é o Sell. Trata-se de um CRM de vendas que permite maximizar a produtividade, manter a visibilidade do pipeline e aumentar a receita. Para isso, você conta com o auxílio de diversos recursos.
- Integração com o e-mail: sincronize seu e-mail atual com o Sell e trabalhe de maneira mais eficiente com alertas, modelos e monitoramento automático;
- Ferramentas de engajamento de vendas: faça listas de clientes potenciais direcionadas e crie sequências de e-mail personalizadas para o acompanhamento automático de leads;
- Executor de tarefas: trabalhe sem interrupções por meio de atividades rotineiras de vendas, como alcance e acompanhamento, para otimizar seu dia;
- Plataforma centralizada: gerencie seus leads, contatos e informação da conta em uma plataforma para obter total contexto do cliente antes de sua chamada ou reunião;
- Visualização completa do cliente: integre o Zendesk Sell e Support para trocar dados e insights importantes entre suas equipes de vendas e de suporte;
Você ainda tem acesso a outras funcionalidades que ajudam a entender qual é a importância do CRM para as empresas. O Sell oferece, por exemplo, tudo o que você precisa em uma simples plataforma — incluindo gerenciamento de contato e oportunidade, monitoramento de atividades e geração de leads.
Além disso, você pode configurar disparadores e automatizar tarefas para que os representantes de vendas se concentrem na meta.
Vale mencionar ainda que a ferramenta proporciona visibilidade total para que você possa planejar, monitorar e analisar seu processo de vendas sem muito esforço.
Agora que você já sabe qual é a importância do CRM para as empresas, descubra como o Sell pode ajudar o seu negócio e surpreenda-se com todas as funcionalidades dessa ferramenta.