Artigo • 6 min read
Qual a relação entre vendas e marketing? Alinhe-as ao seu negócio!
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 14 junho 2022
Como ligar duas áreas distintas em uma empresa? Entender como fazer esse alinhamento pode significar muitos benefícios para o seu negócio, mas é preciso saber as melhores maneiras para que a sincronia dê bons frutos.
Esse é o caso do vendarketing. Um termo que significa a junção de duas áreas de uma empresa: as vendas e o marketing.
Mas você pode estar se perguntando: qual a relação entre vendas e marketing? Mesmo que sejam bem distintas, uni-las pode ser o propulsor que seu negócio precisa.
Quer saber como?
Para te ajudar nessa trajetória preparamos um conteúdo completo para entender o vendarketing, o que é e como utilizá-lo. Continue por aqui para aprender sobre os tópicos abaixo.
Qual a relação entre vendas e marketing?;
Benefícios do vendarketing;
Passo a passo de como alinhar marketing e vendas;
CRM de vendas.
Boa leitura!
Qual a relação entre vendas e marketing?
Antes de compreender qual a relação entre vendas e marketing, vamos analisar o que caracteriza cada área. Assim, as semelhanças e diferenças ficarão mais visíveis.
- Vendas: interesse maior em converter possíveis clientes para fazê-los comprar o produto ou serviço;
- Marketing: cria estratégias para que o público se interesse pelo produto ou serviço.
Observando essas principais características, pode-se dizer que mesmo diferentes ambas trabalham com maneiras de alcançar consumidores e clientes em potencial. E é aí que podemos construir uma relação que gera muitos benefícios para as empresas.
Além do alinhamento das equipes de vendas e marketing que o vendarketing proporciona, o atendimento ao cliente também está conectado. Mas, ele aparece entre as etapas de vendas e marketing.
Como assim?
Por exemplo: uma empresa utiliza a estratégia de Inbound Marketing que, por si só, já alia as vendas e o marketing. Mas ao fim das etapas do funil de vendas e do Inbound Marketing está a de encantamento.
Ela é o pós-venda e caberá à equipe de atendimento ao cliente realizá-la. Ou seja, dependendo da eficácia o cliente poderá ou não voltar a comprar no seu negócio. Vale lembrar também que todos os processos precisam estar bem alinhados!
Também pode te interessar: Funil de vendas online: o que é, tipos e como fazer em 6 passos.
Benefícios do vendarketing
Entendendo qual a relação entre vendas e marketing, o vendarketing, o que é que essa estratégia pode proporcionar de benefícios para a sua empresa? Confira a seguir três dos principais motivos para fazer o alinhamento das duas áreas.
Comunicação mais clara
Com as duas equipes trabalhando em união, a comunicação entre elas é facilitada. Quando isso acontece as características que antes representava cada uma em seu espaço, são cada vez mais conectadas.
Ou seja, a equipe de vendas passa a conhecer melhor os motivos pelo qual seu cliente se interessa pelo produto e assim estabelecer estratégias mais eficazes de venda. Assim como a equipe de marketing entende como converter e aplicar isso às estratégias de atração.
Maiores oportunidades de vendas
A comunicação estando mais clara entre as equipes, esse bom alinhamento passa também para os clientes. Cada ação passa a ser pensada na etapa do funil de vendas em que o consumidor se encontra.
Isso faz com que a experiência do cliente seja mais otimizada e as oportunidades de vendas sejam aumentadas.
Melhor mensuração dos resultados
O último benefício de se entender qual a relação entre vendas e marketing e aplicá-las é que sua empresa terá uma mensuração de resultados mais detalhada. Com o vendarketing é possível saber onde e em qual momento mais leads estão convertendo.
Além disso, a mensuração fará com que com falhas e possíveis estratégias mal aplicadas possam ser reorganizadas desde a sua raíz. Inserir um software de CRM de vendas neste trabalho, pode facilitar e muito na produtividade e análise dos resultados.
Mas, falaremos sobre isso mais para frente. Continue a leitura para não perder nada!
Passo a passo de como alinhar marketing e vendas
Agora que sabe os benefícios e qual a relação entre vendas e marketing, chegou a hora de avançar. Afinal, como alinhar essas duas áreas buscando uma melhoria nos resultados?
Confira a seguir o passo a passo de como alinhar marketing e vendas na sua empresa.
1. Construa metas em comum entre as duas equipes
Para duas equipes andarem juntas é primordial que elas tenham as mesmas metas e objetivos para se alcançar. Portanto, é importante que tanto as equipes de vendas quanto a de marketing estejam juntas em reuniões que tratarão das estratégias de cada setor.
O motivo é que, por estarem alinhadas, uma impactará a outra diretamente. Além disso, essas metas em comum melhoram o ambiente de trabalho e integram a cooperação à cultura organizacional.
2. Faça o alinhamento das ações de marketing
Com as metas bem estabelecidas é hora de colocar no papel o plano de ação de marketing. Novamente, as duas equipes precisam estar integradas para que sejam avaliadas as melhores maneiras não só para atrair, mas para converter e fidelizar este cliente.
3. Acompanhamento de resultados
O último passo para um alinhamento eficiente entre as equipes de vendas e marketing é garantir que eles acompanhem os resultados das estratégias estabelecidas. A análise dessas métricas serão muito importantes para definir como prosseguir, onde melhorar e o que deve ser incentivado.
CRM de vendas
Até aqui você já entendeu qual a relação entre vendas e marketing, os benefícios do vendarketing e como aplicar o passo dele na sua empresa. Mas será que existe uma maneira de otimizar o trabalho das equipes?
Sim! Com o Customer Relationship Management, ou simplesmente CRM de vendas.
Explicando de maneira bem simples o CRM de vendas pode ser utilizado como um software para facilitar o trabalho da equipe de vendas. Um dos principais do mercado é o Zendesk Seel.
A Zendesk é uma empresa bem conhecida no que se diz respeito a soluções de atendimento ao cliente. Com esse software a equipe de vendas fica mais preparada para oferecer uma melhor experiência.
Sabendo que o cliente é o foco para a estratégia de crescimento da sua empresa, ter um software de CRM de vendas é parte importante nessa evolução. Faça uma avaliação gratuita do Zendesk Seel e dê mais um passo para o desenvolvimento do seu negócio.