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Artigo 7 min read

Rastreamento de intenção do cliente: decifrando o comportamento de compra

Por Zendesk

Última atualização em 9 Abril 2024

Compreender e antecipar as necessidades dos consumidores é vital para o sucesso de qualquer organização – especialmente em um cenário cada vez mais competitivo.

Nesse sentido, o rastreamento de intenção do cliente surge como uma abordagem valiosa, permitindo que as empresas identifiquem as intenções de compra e promovam a personalização da experiência do cliente e das estratégias de marketing, vendas e atendimento.

Porém, você pode se perguntar: o que é intenção do cliente?

Basicamente, trata-se do desejo ou interesse demonstrado por um indivíduo em adquirir um produto ou serviço específico.

Saber como rastrear a intenção do cliente envolve a coleta e análise de uma ampla gama de dados, incluindo comportamento de navegação online, interações em mídias sociais, padrões de pesquisa e engajamento com campanhas de marketing.

E essa é uma tendência que tem ganhado tração entre as companhias. Segundo relatório CX Trends, da Zendesk, 70% das organizações estão ativamente investindo em tecnologias e ferramentas que capturam e analisam automaticamente sinais de intenção.

Com isso em mente, preparamos este conteúdo para explorar o conceito de rastreamento de intenção do cliente e práticas para monitorar a intenção do cliente.

Além disso, examinaremos os desafios enfrentados pelas empresas na automação desse processo, especialmente no que diz respeito à aplicação de inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Continue a leitura e confira:

  • O que é intenção do cliente?
  • Qual a importância do rastreamento de intenção do cliente?
  • Como rastrear a intenção do cliente?
  • Desafios na automação do rastreamento de intenção do cliente
  • Atendimento de alto nível com a IA da Zendesk

O que é intenção do cliente?

A intenção do cliente é um conceito do marketing e das vendas que refere-se ao desejo ou interesse demonstrado por um consumidor em adquirir um produto ou serviço específico. Ela reflete o estágio do processo de compra em que o cliente considera ativamente uma compra, seja online ou em uma loja física.

A intenção do cliente pode ser entendida como uma indicação de suas necessidades, preferências e motivações. É um insight valioso para as empresas, pois sinaliza o potencial para uma transação comercial iminente e viabiliza que as organizações ajustem suas estratégias de marketing e vendas.

Destacamos os principais pontos que podem indicar a intenção do cliente.

  • Pesquisa ativa: quando um cliente pesquisa ativamente informações sobre um produto ou serviço.
  • Engajamento com conteúdo: visitar o site, ler conteúdos do blog, assistir a vídeos explicativos ou participar de webinars são exemplos do envolvimento do cliente com o conteúdo da marca.
  • Adição ao carrinho: em e-commerces, adicionar itens ao carrinho geralmente indica uma intenção de compra.
  • Contato com a equipe de vendas: quando um cliente entra em contato com a equipe de vendas para fazer perguntas, solicitar uma cotação ou discutir os detalhes de um produto ou serviço.

Veja também: Carrinho abandonado: recupere os seus clientes!

Qual a importância do rastreamento de intenção do cliente?

Compreender a intenção do cliente facilita às empresas adaptar suas estratégias de marketing e vendas para satisfazer demandas particulares e interesses específicos dos consumidores. Isso pode resultar em uma melhor experiência do cliente, aumento das taxas de conversão e fidelização a longo prazo.

Na era das experiências preditivas e instantâneas, a importância da previsão de necessidades do cliente e resolução rápida de problemas é crucial para o sucesso das empresas.

  • Satisfação do cliente: antecipar as necessidades e resolver problemas de forma rápida e eficaz contribui diretamente para a satisfação do cliente.
  • Competitividade: em um mercado altamente competitivo, as empresas que aderem a práticas para monitorar a intenção do cliente adquirem uma vantagem significativa sobre seus concorrentes.
  • Personalização da experiência do cliente: a previsão de necessidades e comportamentos do cliente permite que as empresas personalizem a experiência de acordo com suas preferências e histórico de compras, por exemplo.
  • Criação de valor: rastrear a intenção do cliente e oferecer soluções ativamente favorece a percepção de valor que o cliente tem sobre a marca.

Como rastrear a intenção do cliente?

Rastrear a intenção do cliente é um processo complexo que envolve a coleta e análise de diversos tipos de dados para compreender as exigências, inclinações e comportamentos dos consumidores.

O uso de inteligência artificial (IA) tem se tornado cada vez mais importante nesse processo, permitindo análises mais avançadas e preditivas.

Confira a seguir algumas práticas para monitorar a intenção do cliente, incluindo o uso de IA.

  • Análise de comportamento de navegação: aproveite recursos de análise para monitorar a interação dos usuários em seu website, incluindo páginas visitadas, tempo gasto nelas e ações realizadas.
  • Monitoramento de mídias sociais: acompanhe interações dos clientes nas redes sociais para entender opiniões e comportamentos. Algoritmos de IA podem ajudar a identificar tendências e prever o impacto de campanhas.
  • Análise de pesquisa: analise termos de pesquisa para entender as intenções e interesses dos clientes.
  • E-mails e campanhas de marketing: acompanhe taxas de abertura, cliques e conversões para compreender o engajamento dos clientes e personalize conteúdos e timing das campanhas com algoritmos de IA.
  • Feedback e suporte ao cliente: analise interações com o suporte para identificar problemas e tendências e utilize a IA para automatizar parte do suporte, oferecendo respostas rápidas e precisas.

Desafios na automação do rastreamento de intenção do cliente

Embora a capacidade de rastrear e responder à intenção do cliente seja crucial para oferecer experiências preditivas e instantâneas, enfrentar esse desafio é uma tarefa árdua.

A maioria das empresas compreende a importância disso, mas implementar sistemas escaláveis e automatizados de rastreamento de intenção tem se revelado uma empreitada complexa.

A lacuna entre o reconhecimento do que é necessário e a efetiva implementação é significativa. De acordo com o relatório CX Trends, apenas 30% dos líderes em experiência do cliente afirmam automatizar a identificação da intenção do cliente por meio de IA ou aprendizado de máquina.

Embora reconheçam a necessidade de aprimoramento nessa área para facilitar decisões em tempo real e experiências instantâneas, fica evidente que há um longo caminho a percorrer.

A automação da identificação da intenção do cliente por meio de IA ou aprendizado de máquina enfrenta diversos obstáculos que as empresas precisam superar para obter resultados eficazes. Alguns desses obstáculos incluem:

  • Qualidade dos dados: a IA e o aprendizado de máquina requerem dados de excelente qualidade para operar de forma adequada; sem dados precisos, completos ou representativos o suficiente para treinar os modelos, os resultados podem ser insatisfatórios.
  • Interpretação de contexto: algoritmos de IA podem ter dificuldade em interpretar nuances de linguagem, sarcasmo, ironia ou contexto específico de determinadas situações.
  • Privacidade e ética: companhias devem assegurar sua conformidade com as regulamentações de proteção de dados, respeitando a privacidade dos clientes em todos os momentos.
  • Adaptação a mudanças: os algoritmos de IA precisam ser capazes de se adaptar a mudanças no comportamento do cliente, o que requer sistemas flexíveis e em constante evolução para aprender com novos dados e ajustar suas análises conforme necessário.

Quer ficar por dentro das principais tendências em Experiência do Cliente para este ano? Então confira a mais recente edição do relatório CX Trends:

Atendimento de alto nível com a IA da Zendesk

Cada vez mais as empresas buscam se destacar em um mercado progressivamente competitivo e orientado pela experiência do cliente. Tendo isso em vista, a Zendesk pode ser a sua aliada no rastreamento de intenção do cliente.

Com o nosso software de atendimento equipado com Inteligência Artificial, é possível oferecer suporte inteligente em grande escala com o uso de IA e bots; eles dão respostas instantâneas aos clientes, dobram a capacidade intelectual dos atendentes humanos e ainda elevam a produtividade da empresa.

Fica muito mais fácil para os clientes obterem as respostas de que precisam sobre seus produtos ou serviços.

Quer ver como tudo isso funciona na prática? Então faça um tour pelo Zendesk Service para conhecer todos os recursos e inicie o período de avaliação gratuita do nosso sistema.

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