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Reconhecimento facial para atendimento ao cliente: quais os benefícios?
Por Zendesk
Última atualização em 9 junho 2023
A aplicação do reconhecimento facial para atendimento ao cliente é um recurso baseado em inteligências artificiais para aumentar diversos fatores no suporte ao consumidor, incluindo agilidade, eficiência e segurança de ponta a ponta.
O uso de tecnologias para melhorar a experiência do consumidor é cada vez mais imprescindível, à medida que a transformação digital avança e novos recursos são integrados às soluções de uma organização.
Essas medidas formam as principais tendências de mercado para 2023 em diante, voltadas para aprimorar o relacionamento entre a sua empresa e o público-alvo que deseja atingir.
Na prática, recursos como o reconhecimento facial e automação de suporte satisfazem a necessidade dos clientes de ter um atendimento rápido, eficaz e realmente capaz de solucionar seu problema, conforme aponta o Relatório Customer Experience Trends.
Quer saber como utilizar essas tecnologias para elevar o nível da conversa que tem com seus clientes? Então continue lendo!
Como ter o atendimento ao cliente aprimorado?
Para ter um atendimento ao cliente aprimorado, é essencial conhecer profundamente as características e dores do seu público, assim como se atualizar com novas tecnologias para soluções realmente capazes de impactar o nível de excelência da customer experience.
De modo geral, para oferecer um bom atendimento é necessário:
- valorizar cada cliente;
- oferecer um atendimento humanizado e empático;
- ser transparente nas promessas que faz ao consumidor;
- se manter disponível o tempo todo;
- oferecer soluções rápidas de autoatendimento;
- investir no treinamento e evolução da sua equipe
- manter um registro completo dos dados de atendimento;
- implementar tecnologias de automação para agilizar os processos de suporte.
Além da qualidade, também temos os pilares de segurança e agilidade como influências da experiência de compra oferecida pelo seu negócio.
Por um lado, a preocupação com a proteção de dados pessoais é algo que precisa ser considerado, tanto para se manter em conformidade com a legislação, principalmente a LGPD, quanto para assegurar conforto e tranquilidade aos consumidores que compartilham suas informações com você.
Do outro, nota-se uma grande exigência por atendimento rápido, eficiente e disponível o tempo todo, apoiado principalmente por bots de atendimento e recursos de inteligência artificial, que mantém sua empresa presente e pronta para responder dúvidas dos consumidores a qualquer hora do dia.
O que são tecnologias de reconhecimento facial?
As tecnologias de reconhecimento facial funcionam da mesma forma que a biometria, reconhecendo padrões para identificar corretamente o usuário, utilizando a imagem do rosto no lugar das impressões digitais dos dedos.
Um dos exemplos mais comuns e práticos desse tipo de tecnologia é o uso da câmera de dispositivos móveis para autorizar o uso de aplicativos, principalmente em serviços financeiros e apps públicos, como CNH digital, FGTS e outros.
Na prática, esse recurso serve para obter uma assinatura do rosto da pessoa, que é totalmente intransferível e individual, permitindo controle mais assertivo e ágil de acessos e autorizações digitais.
Reconhecimento facial para atendimento ao cliente funciona?
A integração do reconhecimento facial no atendimento ao cliente funciona para antecipar etapas de verificação, levantar dados pessoais para agilizar o suporte e alimentar indicadores de performance com informações confiáveis e assertivas, ao mesmo tempo que garante mais proteção ao consumidor.
Essa funcionalidade complementa a segurança e proteção de dados, pois usa inteligência artificial, livre de manipulação humana, para acessar, registrar e confirmar informações, além de evitar que assuntos sensíveis e sigilosos sejam contatados por terceiros.
Ela também oferece atalhos para agilizar o suporte, considerando que o login e a prestação de dados para identificar e fazer a triagem do atendimento.
Dispensando o cadastro de login e senha, que podem ser esquecidas ou vazadas, bastando usar a câmera para ter uma imagem em tempo real do rosto da pessoa.
Cases de reconhecimento facial no atendimento ao cliente
A amplitude da tecnologia de leitura do rosto chega em diferentes nichos de mercado, tamanha a versatilidade e os benefícios dessas ferramentas para a experiência de clientes e gestores. Entre os cases de reconhecimento facial para atendimento que mais se destacam, temos:
- identificação de clientes;
- agilização de serviço;
- controle de acesso;
- prevenção de fraudes;
- análise de comportamento dos clientes.
Em primeiro lugar, a identificação de clientes é uma alternativa interessante para controlar acessos e autorizar a entrada em áreas VIP, ideal para restaurantes, aeroportos e outras organizações com serviços premium.
A tecnologia também é usada para antecipar etapas do serviço e deixá-lo mais rápido, levantando dados para melhorar o contato em canais de suporte ou antecipando processos que acontecem direto no caixa do seu estabelecimento comercial.
Além disso, também temos o potencial de assegurar o acesso somente para pessoas autorizadas, que aumenta a segurança e auxilia na prevenção de fraudes.
Esse recurso é muito usado por planos de saúde, para evitar que pessoas usem o acesso dos beneficiários para obter atendimento médico, algo que ficou comum com a pandemia e a adaptação para consultas remotas.
Por fim, o reconhecimento facial também auxilia para identificação de perfis e comportamentos no público que adquire seus produtos e serviços, classificando dados de consumo por gênero, idade e outros fatores lidos pela análise do rosto, que fornecem insights para a criação de estratégias.
Principais benefícios do reconhecimento facial para negócios
Os maiores benefícios do reconhecimento facial para negócios são os seguintes:
- maior cuidado com a privacidade e segurança de dados
- controle automático de acessos
- agilidade no atendimento ao cliente
- dispensa o uso de senhas
- dispensa a necessidade de contato físico
- otimização da experiência do cliente
Maior cuidado com a privacidade e segurança de dados
Sem a necessidade de solicitar informações por escrito e sem a manipulação humana dos dados do cliente, a tecnologia de reconhecimento de rostos auxilia na segurança de informações pessoais e dá mais privacidade para o consumidor.
Controle automático de acessos
O cliente não precisa lembrar senhas nem se preocupar com o vazamento das chaves de acesso, tudo é feito automaticamente pela biometria facial.
Agilidade no atendimento ao cliente
A identificação do cliente e o levantamento de informações essenciais para atendimento são obtidas de maneira mais ágil e eficaz, diminuindo o tempo que leva para iniciar a conversa com os agentes de suporte.
Outra vantagem disso é a possibilidade de melhorar processos de autoatendimento, ideais para se manter presente 24h por dia.
Dispensa a necessidade de contato físico
Especialmente em ambientes físicos, o reconhecimento facial dispensa a necessidade de chaves e contato físico para liberar o acesso, muito útil para condomínios, restaurantes e clubes que precisam limitar a entrada de pessoas não autorizadas para dar mais segurança ao público.
Otimização da experiência do cliente
Um atendimento mais ágil, seguro e eficaz tem todos os pontos cruciais para melhorar a customer experience, por isso o reconhecimento facial é uma das tendências mais relevantes para otimizar o relacionamento entre sua empresa e os consumidores.
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O Zendesk Service é uma plataforma completa para gestão do atendimento ao cliente, oferecendo recursos de alto nível para otimizar a customer experience e atualizar o suporte oferecido com as últimas tecnologias lançadas no mercado.
Além de oferecer ferramentas úteis para o dia a dia da sua equipe, ele facilita o acompanhamento de performance e possui integração com várias APIs, incluindo serviços de bots de atendimento, gestão empresarial, inteligência artificial e gestão de dados.
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