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Redução de custos com a IA: como funciona?
Por Zendesk
Última atualização em 6 fevereiro 2024
A redução de custos com a IA representa um dos benefícios cruciais que gestores e empresários precisam compreender sobre essa inovação.
Priorizar a saúde financeira do negócio é uma constante nas organizações, mas alguns profissionais ainda hesitam diante do investimento inicial, temendo que isso contrarie a lógica de economia de recursos, sendo este um dos dos maiores desafios da implementação da IA nas empresas.
Contudo, essa perspectiva é equivocada, uma vez que a inteligência de dados e a otimização de custos possuem uma relação direta.
Isso porque a inteligência de dados, proporcionada pela IA, possibilita uma análise estratégica dos processos internos da empresa, identificando padrões, previsões e pontos de melhoria e propondo automações que resultam em economias substanciais a longo prazo.
Isso sem contar o enorme impacto da IA na experiência do cliente, que se resume em uma personalização profunda e interações mais significativas com os agentes de atendimento ao cliente, determinantes para a elevar a satisfação, a lealdade e a retenção de receitas.
Enfim, são muitas as maneiras de obter a redução de custos com a IA. Para se aprofundar, continue a leitura do artigo!
Como a IA pode ser útil nas empresas?
Afinal, como a IA pode ser útil nas empresas? Bem, são muitas as respostas possíveis para essa questão, visto que as organizações estão implementando inteligência artificial em vários níveis e setores do negócio.
No geral, podemos observar uma ampla utilização de chatbots no atendimento ao cliente nas empresas, pois esse mecanismo permite fornecer atendimento 24 horas, 7 dias por semana e, sobretudo, obter respostas rápidas e precisas sobre questões frequentes, ou sobre o acompanhamento de um chamado ou solicitação.
Além disso, a IA tem sido determinante para a inteligência de dados e otimização de custos.
A capacidade de interpretar informações em massa, identificar padrões e compreender gargalos proporciona uma previsibilidade de resultados indispensável para lidar com sazonalidades, erros em processos e mudanças de demanda.
Nesse contexto, a inteligência artificial permite uma gestão mais eficaz de recursos, evitando desperdícios e ajustando operações conforme necessário.
Por fim, vale destacar a automação de processos como uma estratégia muito utilizada por empresas que investem em IA, que consiste em automatizar tarefas repetitivas, reduzindo inconsistências e aumentando a eficiência operacional.
Em síntese, os principais benefícios da IA nas empresas são:
- disponibilidade de atendimento 24/7;
- interpretação de informações em massa;
- otimização de recursos;
- facilidade para identificar padrões e gargalos em processos;
- previsibilidade de resultados;
- evita desperdícios;
- reduz inconsistências;
- aumenta a eficiência operacional.
Como funciona a IA na redução de custos?
Para entender como funciona a IA na redução de custos, vamos explorar seus impactos nos processos organizacionais, na estratégia da empresa, na gestão de pessoas e na experiência do cliente.
Acompanhe.
IA nos processos organizacionais
São muitas as formas de melhorar processos organizacionais a fim de atingir a redução de custos com a IA, e o setor de atendimento ao cliente é a melhor prova disso.
Soluções tecnologias de atendimento ao cliente impulsionadas por IA, como a Zendesk, ajudam a otimizar toda a operação, desde a criação de chatbot conversacionais, até a possibilidade de realizar uma triagem de chamados mais inteligente.
Esses fatores ampliam a capacidade de atendimento dos agentes, bem como a qualidade do serviço.
Como efeito, ocorre a redução de custos com a IA pelos seguintes aspectos:
- a carga de trabalho dos agentes é reduzida para interações mais simples e recorrentes;
- há uma distribuição mais eficiente das tarefas;
- os chamados e solicitações são direcionados para os agentes certos por meio da triagem inteligente;
- evita a sobrecarga de trabalho;
- os custos associados a tempo de resposta prolongado são reduzidos.
IA na estratégia empresarial
Um dos recursos mais notáveis da IA é, sem dúvidas, a capacidade de identificar padrões e prever resultados. Da mesma forma, a inteligência artificial é crucial para analisar inúmeras jornadas de diferentes clientes, e com isso, mapear mudanças no comportamento do consumidor.
Desse modo, a redução de custos com a IA acontece graças a uma compreensão refinada dos dados, o que possibilita ajustes rápidos e assertivos na estratégia de negócios de uma empresa, evitando investimentos desnecessários e direcionando recursos de forma mais eficiente.
IA na gestão de pessoas
A gestão de pessoas também pode obter redução de custos com a IA.
Desde a utilização de algoritmos para triagem automática de currículos até a implementação de sistemas de machine learning para fornecer treinamento personalizado, a inteligência artificial elimina a necessidade de avaliações manuais e demoradas, e proporciona análises mais objetivas.
Além disso, a IA é capaz de identificar tendências de turnover, permitindo a implementação de estratégias proativas para retenção de talentos e redução de custos associados a contratações frequentes.
IA na experiência do cliente
Já falamos sobre o impacto dos chatbots nos custos da empresa, mas a aplicação de IA vai muito além disso.
Com maior utilização dos bots para atendimento, a exigência dos clientes aumentou. Agora, eles desejam ter experiências conversacionais melhores e mais naturais. Para se ter ideia, o relatório CX Trends da Zendesk descobriu que os consumidores acreditam que a IA deve ser capaz de fornecer o mesmo nível de serviço que os agentes humanos.
Para atingir esse nível, o investimento em IA é vital, uma vez que os mecanismos de machine learning e os algoritmos podem aprimorar significativamente a qualidade das interações.
5 dicas de redução de custos com IA
Que tal conferir algumas dicas e ferramentas de IA para economia de custos? Veja abaixo:
- Automatiza processos e tarefas repetitivas para garantir a eficiência operacional.
- Invista em ferramentas avançadas de chatbot e atendimento ao cliente que podem melhorar o processo e entregar uma experiência mais personalizada aos consumidores, como a Zendesk.
- Implemente a análise preditiva como uma prioridade para otimizar a estratégia da empresa, prever demandas e evitar excessos e escassez.
- Utilize um sistema de recrutamento com IA para acelerar o processo de seleção e torná-lo mais assertivo, reduzindo o tempo e os custos relacionados ao recrutamento.
- Incorpore ferramentas de análise de dados para embasar decisões estratégicas.
O sistema de atendimento ao cliente da Zendesk é uma ferramenta completa que oferece diversos recursos impulsionados por IA, tais como:
- automação e bots com IA para obter o contexto dos clientes,
- criação, gestão e disponibilização de uma base de conhecimento inteligente para melhorar o autoatendimento dos clientes e capacitar a equipe,
- integração de diversos canais de atendimento como mensagens, chat em tempo real, email ou voz.
- espaço de trabalho do agente unificado para facilitar o monitoramento, a priorização e as respostas aos clientes.
Entre em contato com a Zendesk e saiba mais como podemos te ajudar na redução de custos com a IA e na melhoria da experiência do cliente!