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Como fazer redução de custos de TI? 5 passos para começar
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 13 dezembro 2022
Como fazer redução de custos de TI (Tecnologia da Informação) da sua empresa? O planejamento de TI aliado a uma estratégia de gestão de custos pode ser o melhor caminho para ter total controle de suas operações e gastos empresariais.
O panorama dos investimentos em TI no Brasil continua crescendo, mesmo com a pandemia. Na verdade, o impacto da pandemia provocou a aceleração do processo de Transformação Digital nas empresas.
Segundo um estudo realizado pela Abes (Associação Brasileiras das Empresas de Software) e com dados da consultoria IDC (International Data Corporation), o Brasil subiu uma posição no ranking mundial de TI, da 10ª colocação em 2019 para a 9ª em 2020, e manteve a liderança no mercado latino-americano
O setor de Tecnologia da Informação (TI) no país cresceu 22,9% e investiu cerca de R$ 200,3 bilhões em 2020. Mesmo assim, é importante entender que esse investimento não significa colocar dinheiro no setor da empresa sem pensar direito.
É preciso investir com inteligência e encontrar as melhores formas para otimizar o controle de operações de TI . Por isso, se suas despesas com a Tecnologia da Informação estão altas, confira 5 passos e dicas para redução de custos de TI!
5 passos para redução de custos de TI
1. Faça um planejamento de TI
O primeiro passo para uma eficiente redução de custos de TI está no planejamento. Um bom planejamento de TI deve estar alinhado com os demais setores da empresa, sempre visando seu crescimento.
Planeje quais serão os investimentos com base no orçamento disponível, na equipe e nas necessidades. Por exemplo, leve em consideração os custos com sistemas, manutenção, suporte e aquisição de hardwares ou softwares.
O planejamento é uma das melhores formas de colocar em prática a redução de custos de TI, pois você já começa a aplicação dos processos tendo em mente o que é prioridade e o que pode ser reduzido.
Por fim, lembre-se de estabelecer metas voltadas para redução de custos dentro do planejamento.
2. Defina e acompanhe os indicadores de TI
KPIs, ou indicadores de TI, são essenciais para quantificar o desempenho da equipe de Tecnologia da Informação e a eficiência das ferramentas ou processos implementados.
A evolução de uma empresa e seus objetivos devem estar em constante avaliação, isso vale também para a área de TI. Portanto, acompanhar os indicadores permite observar quais são e onde estão os gastos que devem ou podem ser reduzidos.
Por exemplo, o indicador de custos de TI vs. receita é fundamental para companhias construídas com base na tecnologia, como as startups. O crescimento acelerado dessas empresas pode acabar se tornando um problema quando comparamos os custos de TI e as receitas.
É preciso controlar e comparar determinados indicadores para manter o equilíbrio e as contas em dia. A redução de custos de TI deve ser orientada para um crescimento sustentável!
3. Terceirize a sua gestão de TI
A terceirização de processos de negócios é uma tendência mundial, uma vez que contribui para melhorias na produtividade dos colaboradores e otimização de certas atividades administrativas.
Neste quesito, terceirizar serviços ou a gestão de TI está entre as principais estratégias de gestão de custos também.
É comum que essa terceirização seja feita para processos secundários, no entanto, podem incluir atividades importantes, como a segurança da informação, desenvolvimento de aplicativos e recuperação de dados, por exemplo.
De acordo com dados apresentados pela IDC, usar equipamentos de TI no sistema DaaS (Desktop as a Service), que são “alugados” de uma empresa responsável pela aquisição e manutenção, pode reduzir custos de TI em 25%
Em relação ao atendimento ao cliente, alguns dos serviços de TI que costumam ser terceirizados são:
- gerenciamento de sistema de abertura de chamados;
- help desk;
suporte com acesso remoto.
Leia mais: o que é terceirização de serviços de TI? Vantagens e desvantagens
4. Abrace a transformação digital
Computação em nuvem, Internet das Coisas, IoT, Inteligência Artificial, assistentes virtuais, Big Data, integração de sistemas e outras tendências que fazem parte da transformação digital nas empresas possuem grande impacto para reduzir custos de TI.
A padronização de processos, ferramentas e todos os recursos tecnológicos possibilitam gerar resultados mais efetivos e baratos. O mesmo vale para a infraestrutura em cloud computing, que elimina gastos com licenças de produtos, instalações, manutenções, atualizações de softwares e de hardwares.Aliás, um estudo da Gartner apontou que 70% dos custos que as empresas têm com gestão de TI estão relacionados à infraestrutura. Logo, a computação em nuvem é uma das soluções ideais para reduzir despesas com espaços físicos também.
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Ainda falando em transformação digital, o último passo para reduzir custos de TI merece um tópico à parte que você pode conferir a seguir!
5. Automatize os processos de TI
Esta última dica não deve ficar de fora do seu planejamento para redução de custos de TI. A automação de tarefas e atividades geram tanto economia financeira quanto de tempo para as empresas.
Afinal, o setor de TI lida com muitas informações e funções distintas. Ao automatizar determinados processos, é possível obter excelentes resultados na redução das despesas, eliminando erros e retrabalhos humanos.
Além disso, a automação consegue verificar possíveis falhas nos sistemas e também acelerar a produtividade da equipe de modo geral.
Por fim, o tempo que os profissionais de TI economizam graças à automação possibilita que possam trabalhar em atividades mais complexas, com o intuito de melhorar as operações da empresa.
Assuma o controle de operações de TI
Para que você veja a redução de custos na prática e obtenha o controle de operações de TI, é necessário colocar as mãos na massa e implementar as melhorias por meio das dicas apresentadas neste artigo.
Reduzir os custos de TI é algo que demanda estratégias e esforços de vários setores, inclusive na área de atendimento ao cliente.
Um suporte de help desk, por exemplo, ajuda a economizar os recursos aplicados na resolução de tickets, facilita a gestão de tempo dos colaboradores e garante a satisfação do cliente.
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