5 razões para os varejistas adotarem uma solução de prateleira infinita já
A solução de prateleira infinita pode transformar uma experiência de compra frustrante em outra positiva. Veja como varejistas podem aproveitar esse recurso para aumentar a fidelidade à marca e impulsionar o crescimento.
Por Caroline Lesley Baldwin, Escritor colaborador
Última atualização em 23 fevereiro 2024
Os consumidores de hoje insistem no imediatismo. Eles usam seus telefones para conseguir qualquer coisa que desejam instantaneamente. Na hora de fazer compras, o cliente entra na loja na expectativa de que o item já esteja esperando por ele na prateleira ou que esteja disponível para retirada na loja imediatamente após uma compra online. O que isso significa para os varejistas que querem se manter à frente das tendências de consumo? Vamos dar uma olhada no que é uma prateleira infinita (endless aisle, em inglês) e o que isso significa para o mundo do varejo.
Sabemos muito bem como é a experiência de ir até uma loja física com o produto em mente e se deparar com um espaço vazio na prateleira ou com um aviso de “falta de estoque”. É frustrante tanto para os consumidores quanto para os varejistas. Cria uma experiência do cliente negativa e a possibilidade de uma venda perdida. Esse dissabor na jornada de compra pode levar o cliente ao concorrente na mesma rua ou online. Uma pesquisa da Statista mostra que 37% dos compradores na loja comprarão em outro lugar se o que procuram estiver esgotado. Sendo que quase a metade simplesmente sairia e abandonaria a compra por completo.
Os varejistas estão incentivando cada vez mais os clientes a se envolverem com as marcas por meio de experiências na loja, mas as lojas tradicionais têm dificuldades para estocar todos os SKU do catálogo. Por isso, os varejistas precisam capturar aquela venda quase perdida, prevendo a demanda e ampliando o estoque com uma solução de “prateleira infinita”.
O que é prateleira infinita?
Prateleira infinita é uma solução inovadora que combina as compras físicas e online. Quando um produto está esgotado ou faltar espaço para comportar todo o catálogo, a prateleira infinita captura a intenção de compra do cliente na loja naquele momento, direcionando-o ao site do varejista por meio de quiosques ou tablet, código QR ou dispositivo NFC na loja. Uma vez online, os compradores têm uma ótima experiência do cliente que se completa com um conteúdo adicional sobre o produto e oportunidades de venda adicional, informações de inventário em tempo real e uma maneira rápida e eficiente de comprar o item (com várias opções de atendimento).
A solução de prateleira infinita pode transformar uma experiência de compra frustrante em outra positiva com apenas alguns toques em um dispositivo inteligente. Mas não se trata apenas de capturar a venda. Vamos nos aprofundar nos cinco principais motivos que tornam a tecnologia de prateleira infinita fundamental para a jornada de varejo omnichannel:
Prever a demanda
Se um consumidor chega para comprar um cobertor antes de uma onda de frio e descobre que seu item está esgotado, o varejista perde não só a venda, perde também as informações relacionadas à demanda. Se essa interação tivesse acontecido online, o varejista poderia ver um aumento no tráfego, associá-lo ao clima e planejar da maneira adequada. Mas se um cliente simplesmente se afasta de uma prateleira vazia, essa informação é perdida para sempre. Já com a prateleira infinita, os varejistas podem prever melhor a demanda e movimentar o estoque na empresa com mais acerto para atender às mudanças nessa demanda. Mesmo que o produto esteja esgotado naquela loja em particular, os compradores ainda podem comprá-lo ali mesmo e recebê-lo em casa um dia (ou às vezes horas) depois.Capturar dados essenciais
Com a devida permissão, os varejistas têm a oportunidade de capturar informações – como endereço de e-mail, localização, preferências e muito mais – quando interagem com um comprador online. Não é que seja algo impossível, mas esses dados são mais difíceis de coletar dos consumidores que entram e saem da loja anonimamente. Vinculando dados de tráfego de visitas físicas, padrões de compra ao nível de SKU e uso do cartão de fidelidade a uma solução de prateleira infinita, os varejistas podem ligar os pontos e identificar compradores tanto da loja física quanto digitais. Com o CRM certo, os varejistas podem usar esses dados vitais para ver tendências, prever a demanda, planejar futuras campanhas de marketing e ajudar os agentes de suporte a prestar um atendimento ainda melhor.Aumentar o engajamento do cliente
Uma solução de prateleira infinita não significa um dispositivo estéril na loja física. Pense de maneira criativa e teste inovações como espelhos mágicos, que funcionam bem em moda e beleza e aumentam consideravelmente o tempo de contato. O espelho mágico da Charlotte Tilbury permite que os clientes experimentem vários visuais para criar uma visualização realista de realidade aumentada. Experimentar produtos, mesmo em um ambiente virtual, envolve os clientes. Isso significa que é mais provável que eles comprem, seja na loja em tempo real ou por meio de um e-mail de acompanhamento que fornece ao comprador uma lista dos produtos que experimentou para comprar mais tarde.Ampliar o espaço da prateleira
As soluções de prateleira infinita também podem ajudar os varejistas a gerenciar o problema de espaço limitado na loja. Com uma prateleira infinita, é possível aproveitar o catálogo completo na menor área possível, usando o precioso espaço da loja para estocar os produtos mais vendidos. A Harvey Nichols é um ótimo exemplo. A luxuosa rede de departamentos britânica colocou tablets nas lojas para que os clientes interajam com os produtos por meio de tags NFC nas prateleiras. Os clientes podem comprar sozinhos ou com um atendente da loja e salvar uma “coleção” de itens digitalizados no final, se quiserem. O cliente insere um endereço de e-mail, e a Harvey Nichols pode interagir de novo com ele por essa via. Com os aluguéis e os custos de energia em alta, as soluções de prateleira infinita podem ser usadas para reduzir a pegada da loja e transformar locais estratégicos em showrooms onde o espaço das prateleiras se estende ao comércio eletrônico.Salvar uma venda instantânea
Para que uma prateleira infinita funcione de forma eficaz, os varejistas devem ter uma visão dos níveis de estoque em tempo real. Se uma cliente entra na loja para comprar um vestido, mas o tamanho está em falta e ela recorre a um tablet para obter ajuda, pode ser que o item esteja na loja, mas no lugar errado. Com um clique, um vendedor pode detectar o problema e ir rapidamente ao provador para encontrar aquele item e alegrar o dia da cliente. De acordo com o Relatório CX Trends da Zendesk, os clientes que têm uma experiência de compra positiva com uma marca têm maior probabilidade de permanecerem fiéis.
Uma prateleira infinita é mais eficaz quando combinada com uma estratégia de prateleira digital. Essa estratégia conjunta significa que, quando o varejista direciona um cliente da loja para concluir uma compra online, o cliente pode encontrar facilmente todas as informações necessárias, clicar em comprar e sair satisfeito.