Ir para o conteúdo principal

Artigo 7 min read

Robô para responder WhatsApp: o que é, para que serve e como criar um

Por Zendesk

Última atualização em 23 fevereiro 2024

Robô para responder whatsapp

Nos últimos anos, o WhatsApp passou a conquistar não somente os usuários finais no Brasil, mas também as empresas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Agência Sebrae em 2018, 72% dos pequenos e médios negócios existentes no país usam o aplicativo para se comunicar com os consumidores.

No entanto, por mais que seja prático lidar com os clientes pelo WhatsApp, pode ser que o aplicativo não seja rápido o suficiente, especialmente se o volume de mensagens recebidas for muito grande.

Nesse contexto, para driblar esse cenário, as empresas passaram a usar o robô para responder WhatsApp, também conhecido como chatbot para WhatsApp. Mas, afinal, o que é, como funciona e como criar um robô para responder WhatsApp? Continue a leitura e saiba mais!

Resumo
  • Um chatbot é um sistema ou programa de computação capaz de simular experiências conversacionais, ou seja, a partir do machine learning, aprende com inputs fornecidos inicialmente, gerando uma experiência de troca de informações bastante útil para o atendimento ao cliente.

  • O WhatsApp Business, por sua vez, é a versão corporativa do famoso aplicativo de troca de mensagens. Um dos recursos disponíveis na ferramenta é justamente o chatbot, que pode ser otimizado com a ajuda de plataformas complementares.

  • Com o robô para responder ao WhatsApp, sua empresa ganha em agilidade (uma vez que o chatbot responde instantaneamente), disponibilidade (já que o robô fica ativado 24/7) e competitividade (já que a empresa atende prontamente às demandas do cliente, destacando-se no mercado).

  • Para potencializar os resultados do chatbot, nossa sugestão é usar um software de atendimento ao cliente que ofereça um complemento de IA, como o Zendesk Service.

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá

O que é um chatbot para WhatsApp? 

Segundo Neil Patel, um chatbot se trata basicamente de um sistema ou programa de computação desenvolvido a partir de algoritmos complexos de inteligência artificial ou aprendizagem automática para simular conversas e responder perguntas como se fossem seres humanos.

Nessas condições, quando falamos sobre um chatbot para WhatsApp estamos nos referindo a um sistema ou programa de computação baseado em inteligência artificial ou aprendizagem automática desenvolvido especificamente para o aplicativo de mensagens mencionado.

Por isso, se o seu cliente está em busca de respostas rápidas e inteligentes, um robô para responder WhatsApp, também conhecido como chatbot para WhatsApp pode ser a solução perfeita.

A partir dessa ferramenta você irá conseguir gerenciar os problemas dos seus consumidores, bem como, responder às suas perguntas de forma imediata. Esse processo de atendimento além de economizar tempo, ajuda a fortalecer e aprofundar o relacionamento do cliente junto a sua marca. 

Não à toa: que muitas empresas estão aderindo ao novo WhatsApp Business visto que o aplicativo além de ser gratuito para download, permite a criação de um catálogo para exibir produtos e serviços, bem como, oferece recursos que automatizam, classificam e agilizam as respostas aos potenciais clientes.

Como funciona o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business, como já mencionado, se trata de uma versão do WhatsApp para empresas. O aplicativo gratuito para Android tem como principal função facilitar a interação com seus clientes e vice-versa.

Mas, afinal, como fazer chatbot para whatsapp? De acordo com informações compartilhadas no blog oficial do WhatsApp, pode-se dizer que o aplicativo funciona da seguinte maneira: 

  • Perfil empresarial: esse campo pode ser preenchido com informações úteis para os seus clientes como descrição comercial, e-mail, website, endereço físico e telefone.
  • Ferramentas de mensagem: esse aplicativo permite o envio de respostas rápidas e inteligentes para as perguntas mais recorrentes, além de mensagens de saudação para apresentar sua empresa, bem como, mensagens de ausência para que saibam quando você estiver ocupado.
  • Estatísticas de mensagens: é possível analisar métricas simples do aplicativo, como o números de mensagens que foram lidas e assim levantar um cenário do que está funcionando para o seu negócio.
  • WhatsApp Web: permite que você receba e envie mensagens com o WhatsApp Business usando o computador.
  • Tipo de conta: os usuários do aplicativo saberão que estão interagindo com uma empresa, visto que você será listado como uma conta comercial. Além disso, a versão conta também com um selo de verificação para perfis de empresa. Assim, que a verificação for aprovada a imagem do selo aparece ao lado do nome do contato na agenda do celular.

Vale ressaltar, que apesar dessa nova performance as pessoas irão continuar a utilizar o WhatsApp como de costume, ou seja, não há necessidade de baixar nada adicional. Além disso, os usuários também continuarão a ter controle total sobre as mensagens que recebem, incluindo as opções de bloquear qualquer número, bem como reportar spam.

Como criar um robô para responder WhatsApp?

Ao contrário do que muitos pensam, criar um robô para responder WhatsApp não é difícil. No entanto, para obter o sucesso da funcionalidade do robô é preciso ter uma estratégia clara sobre como fazer isso. 

Nesse contexto, separamos abaixo quatro passos que ao serem colocados em prática certamente irão te ajudar durante as etapas de instalação do aplicativo, sendo elas:

1. Faça o download do aplicativo WhatsApp Business API

Antes de você criar um robô para responder WhatsApp, você deve primeiramente fazer o download do aplicativo chamado WhatsApp Business API. Atualmente, esse aplicativo é destinado a empresas de médio e grande porte.

Ao realizar a instalação do aplicativo, você pode optar por ser um cliente ou um provedor de soluções. Seguidamente, o aplicativo também irá solicitar informações como nome da sua empresa, a URL do site, bem como, os dados do representante da empresa. 

Sendo assim, depois que sua inscrição for revisada e aprovada, você poderá começar a usar a ferramenta API do WhatsApp.

2. Avalie o fluxo de mensagens

Se o seu chatbot para WhatsApp tem a missão de responder às perguntas de seus clientes, é importante que você avalie o fluxo de mensagens e fique atento ao funil de vendas e a jornada de compras dos seus consumidores para que você consiga guiá-lo até a solução das suas dúvidas e problemas.

3. Utilize um criador de chatbot para mensagens

Nesta etapa, soluções de atendimento ao cliente com suporte a aplicativos de mensagens, como a oferecida pela Zendesk, podem ajudá-lo a economizar tempo criando chatbots para responder WhatsApp, para que você não precise fazer a construção do zero.

Além disso, ferramentas com complementos de inteligência artificial (como o Zendesk Service) ajudam a potencializar a atuação do bot, criando experiências conversacionais cada vez mais humanizadas e gerando dados ricos que embasam segmentações efetivas. 

4. Teste a funcionalidade do chatbot para WhatsApp

Para avaliar a funcionalidade da ferramenta é importante que você avalie a interação do seu Chatbot mediante as perguntas que são feitas na plataforma.

Corrigir erros e suprir as necessidades observadas na ferramenta garantirá a alta qualidade do produto e como consequência resultará na melhor experiência do cliente.

Otimize a experiência do seu cliente (e do seu agente)  com um bom software de atendimento 

Agora que você já conhece o potencial do robô para responder ao WhatsApp e sabe como a funcionalidade pode trazer agilidade, disponibilidade e humanização para o seu atendimento ao cliente, que tal dar um passo à frente? 

Com um bom software de atendimento, você facilita o trabalho dos agentes, que conseguem gerenciar múltiplos canais de forma integrada, adicionando personalização e assertividade ao acolhimento de tickets. 

Conheça o Zendesk Service e experimente todas as funcionalidades do software em um período de teste gratuito!

Histórias relacionadas

Artigo
12 min read

O que é Data Mining ou mineração de dados?

Entender o que é Data Mining, ou mineração de dados, permite que sua empresa otimize a estratégia. Aprenda o porquê e como fazer!

Artigo
6 min read

Como identificar as necessidades dos clientes? 5 dicas para surpreender!

Quer saber como identificar as necessidades dos clientes? Então confere essas 5 dicas que separamos neste post para você!

Artigo
7 min read

SAC 3.0: o que é e quais os impactos na relação com os clientes?

SAC 3.0 e SAC 4.0 são a evolução do serviço de atendimento ao cliente, com ferramentas e tecnologias que visam melhorar a experiência do consumidor.

Artigo
14 min read

Como a metodologia Canvas te ajuda a entender seu negócio?

Elabore estratégias mais assertivas para o seu negócio com as 9 etapas da metodologia Canvas. Conheça seus benefícios e comece a usar já!