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Artigo 6 min read

ROI em gestão de pessoas: como calcular de maneira correta?

Por Zendesk

Última atualização em 1 junho 2023

O ROI em gestão de pessoas é um indicador extremamente importante para avaliar o quanto o investimento em um treinamento está retornando para uma organização.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Society for Human Resource Management (SHRM), as empresas que investem em treinamento e desenvolvimento de funcionários têm um desempenho financeiro melhor do que aquelas que não investem.

A pesquisa mostra que as organizações que investem em treinamento e desenvolvimento têm uma receita média por funcionário 24% maior, além de uma margem de lucro bruto 218% mais elevada.

Outra pesquisa realizada pela Bersin by Deloitte indica que as empresas que investem em programas de desenvolvimento de liderança têm um ROI médio de 371%, ou seja, para cada dólar investido, há um retorno de US$ 3,71.

Além disso, o estudo mostra que as corporações que investem em gestão de talentos têm um retorno financeiro 2,5 vezes maior do que aquelas que não investem.

Esses dados mostram que investir em gestão de pessoas traz retornos financeiros significativos para a empresa. Por isso, é tão importante esse investimento.

Entretanto, não basta apenas investir, é preciso mensurar o retorno sobre o investimento. E neste artigo mostraremos como calcular o ROI em gestão de pessoas.

O que é o ROI?

ROI significa “Return on Investment” ou “Retorno sobre o Investimento”, em português. Essa é uma métrica financeira que mede o lucro ou prejuízo obtido em relação ao valor investido em determinado projeto, campanha publicitária, produto ou iniciativa empresarial.

Ele é calculado pela subtração do valor investido do valor obtido, dividido pelo valor investido. Por exemplo, se uma empresa investiu R$ 100 mil em uma campanha publicitária que gerou um lucro de R$ 150 mil, o ROI será de 50%.

  • ROI = [(150.000 – 100.000) / 100.000 = 0,5 ou 50%].

Portanto, essa é uma ferramenta importante para avaliar a rentabilidade de um investimento e auxiliar na tomada de decisões.

Como funciona o ROI em RH?

O ROI em gestão de pessoas é uma métrica que avalia o impacto financeiro de um investimento em gestão de pessoas, abarcando iniciativas como treinamentos, programas de desenvolvimento, melhoria do clima organizacional, etc.

Essa é uma importante ferramenta para avaliar o retorno dos investimentos em gestão de pessoas e auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

No entanto, é importante lembrar que o ROI não deve ser utilizado como única métrica de avaliação, pois, outros fatores também devem ser considerados, como a qualidade do programa de gestão de pessoas, o tempo de retorno do investimento e o risco envolvido.

Como calcular o ROI em RH?

Ainda que o cálculo do ROI em gestão de pessoas siga a mesma fórmula usada em outras áreas, é preciso levar em consideração alguns fatores para que ele tenha mais efetividade, como:

  • taxa de retenção de colaboradores;
  • custo da rotatividade;
  • dados de compensação atuais e históricos;
  • despesas de treinamento;
  • despesas com recrutamento.

Taxa de retenção de colaboradores

Um componente que você precisa ter em mãos para realizar o cálculo do ROI é a taxa de retenção de colaboradores. Inclusive, essa métrica será associada posteriormente ao custo de rotatividade de cada trabalhador.

Assim sendo, determine a porcentagem de funcionários que permaneceram na empresa durante um período específico, geralmente um ano.

Essa taxa pode ser calculada dividindo-se o número de funcionários que permaneceram na empresa pelo número de funcionários contratados no início do período.

Custo de rotatividade

Agora é preciso compreender qual é o seu custo de rotatividade dos colaboradores. Você vai precisar levantar individualmente algumas despesas relativas à contratação de um funcionário.

Some, portanto, os custos diretos e indiretos associados à rotatividade, como despesas de rescisão, recrutamento e seleção, perda de produtividade, treinamento e desenvolvimento de novos funcionários, entre outros.

Vale dizer que dependendo do porte da empresa, é possível que se tenha mais ou menos custos associados à rotatividade do negócio.

Leia também:

Dados de compensação atuais e históricos

Será necessário então rastrear os dados de remuneração para saber se os requisitos de salários mínimos de cada área estão sendo atendidos.

Compare, dessa forma, a compensação dos funcionários antes e depois do investimento em gestão de pessoas. Isso pode incluir salários, bônus, benefícios e outros incentivos.

Você pode levantar também quanto outras organizações estão pagando e assim avaliar a efetividade do programa que está aplicando.

Despesa de treinamento

Outro fator que é preciso considerar é o valor que a empresa pretende gastar com o treinamento e desenvolvimento de cada colaborador.

Vale dizer, dessa forma, que uma integração bem-sucedida vai reduzir os custos de contratação e treinamento, diminuindo consequentemente a rotatividade.

Por isso, leve em consideração a disponibilidade da equipe, ou seja, o tempo gasto para treinar e preparar, bem como os materiais usados no treinamento.

Depois avalie o custo do espaço físico que será usado para reuniões ou até mesmo para ferramentas online, bem como as atividades sociais inerentes.

Despesas com recrutamento

Por fim, levante todos os valores que você gastar com recrutamento, considerando a propaganda, o valor do software que você usou, o networking e até mesmo o tempo.

Quanto mais minucioso for este levantamento, mais efetivo será o cálculo do ROI em sistemas de gestão de pessoas, ou seja, você terá um parâmetro maior para saber se realmente está retornando o investimento.

Exemplos de cálculo de ROI

Vamos agora dar um exemplo para você entender na prática como funciona o cálculo do ROI em um sistema de gestão de pessoas.

Suponha que uma empresa investiu R$ 80 mil em um programa de treinamento para reduzir a rotatividade e aumentar a produtividade. Neste exemplo, a organização estima reduzir em 5% a rotatividade gerando assim uma economia de R$ 200 mil.

Além disso, acredita-se que o programa resulte em um aumento de 10% na produtividade dos funcionários, o que levaria a um crescimento de R$ 300 mil na receita.

Portanto, o total de retorno esperado é de R$ 500 mil, ou seja, uma economia de R$ 200 mil com custos de rotatividade, e mais R$ 300 mil de aumento na receita com o ganho de produtividade. Sendo assim, para calcular o ROI, basta aplicar a fórmula:

Cálculo do ROI

  • ROI = (Retorno do investimento – Investimento total) / Investimento total x 100
  • ROI = (500.000 – 80.000) / 80.000 x 100
  • ROI = 525%

Portanto, se a empresa conseguir cumprir com o objetivo proposto investindo nesse treinamento, o ROI será de 525%, o que indica que ela obterá um retorno financeiro significativo em relação ao investimento realizado.

Isso quer dizer que para cada R$ 1 investido no programa de treinamento, haverá um retorno de R$ 5,25 em ganhos com a redução da rotatividade e aumento da produtividade.

Assim sendo, é possível notar como é importante esse cálculo para averiguar a eficácia do investimento que se teve em treinamento na organização.

Vale dizer, porém, que para ter mais efetividade no levantamento dos dados é preciso contar com um software de ponta que permite conhecer a fundo todos os dados da empresa.

E o Zendesk Service é uma excelente alternativa. Com ele você tem dados mais relevantes sobre os colaboradores e consegue calcular de maneira mais precisa o ROI em gestão de pessoas. Solicite uma demonstração grátis.

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