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SAAS B2B: como funciona esse modelo de negócio?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

A indústria SAAS B2B está em franco crescimento e já vale mais de US$145 bilhões de acordo com o Gartner, isso corresponde a um crescimento de 18% a cada ano.

Com sua característica flexível de contratação o modelo SAAS B2B já é uma opção para 78% das pequenas empresas, isso mostra que esse tipo de negócio não está restrito apenas a grandes companhias.

Por que será que esse modelo é um sucesso e dá indícios de que veio para ficar?

 Descubra neste artigo o que é B2B, o que é SAAS, as vantagens dessa indústria e como isso fará diferença em qualquer negócio!

O que é B2B? O que é SAAS? Você vai descobrir agora!

Primeiramente é importante esclarecer o que é B2B. Essa sigla significa Business to Business ou em português, empresa para empresa, é quando ocorre negócios entre companhias. SAAS significa Software as a Service, ou em tradução livre, software como serviço. SAAS B2B é a junção desses dois conceitos.

Software as a Service for Business to Business é o ato de comercializar softwares em formato de assinaturas recorrentes de empresa para empresa. Essa modalidade tem sido cada vez mais utilizada e traz benefícios para os dois lados da relação comercial.

Enquanto a empresa que adquire o serviço tem sempre softwares atualizados com tecnologia de ponta e suporte especializado, a companhia prestadora garante um modelo de receita recorrente para seu caixa.

Aproveite e confira:

Quais os tipos de software mais comuns no SAAS B2B?

Os SAAS necessariamente precisa estar com os software na nuvem para que seja entregue em formato de serviços recorrentes, veja quais deles são mais comuns atualmente:

  • CRM (Customer Relationship Management): são softwares que auxiliam a gerenciar informações de prospects, clientes e das vendas;
  • ERP (Enterprise Resource Planning): são os programas que auxiliam nas operações de negócios, como contas a pagar e contas a receber, por exemplo;
  • Gerenciamento de tarefas: existem muitos softwares no mercado que ajudam empresas com as tarefas cotidianas e também com o gerenciamento de projetos;

Agora vamos descobrir porque esse modelo vale a pena para todos os envolvidos!

Por que o SAAS B2B é vantajoso?

O SAAS apresenta inúmeras vantagens, tanto para o contratante como para a empresa provedora, vamos conhecer alguns benefícios!

Sistema online

Por ser um modelo que funciona online, o SAAS B2B não requer um hardware para funcionar e nem mesmo precisa ser instalado no computador, ele é basicamente um acesso online em que o usuário pode logar de qualquer local e qualquer hora, bastando uma conexão com a internet.

Isso traz facilidade no uso e mobilidade, inclusive, alguns podem até mesmo serem acessados por smartphones.

Manutenção e atualização remota

Uma outra vantagem dessa característica é o fato de não precisar de uma manutenção local. Imagine que em caso de hardwares, a empresa fornecedora precisará atender manutenções no local do problema, gerando demora para atendimento e altos custos.

No sistema SAAS, em ocorrências que precisem de manutenção, os técnicos conseguem acessar remotamente e resolver o problema com maior eficiência e rapidez, além disso, as atualizações de software acontecem com maior frequência, de forma agendada ou automática. Isso garante um sistema sempre moderno de acordo com as práticas do mercado.

Previsibilidade e flexibilidade

A natureza do modelo SAAS B2B permite previsibilidade e flexibilidade no negócio para as duas empresas envolvidas:

  • para quem contrata, permite a contratação de um serviço sob medida em que o cliente terá que pagar somente pelo que usa, sem ter um custo alto inicialmente, caso sua operação cresça, ele poderá contratar mais licenças de uso;
  • para o provedor SAAS, garante previsibilidade na receita, que ocorre de forma recorrente.

Burocracia zero

Muitos Software as a Service for Business to Business são contratados rapidamente, sem ter que passar por atendentes ou quaisquer burocracias, normalmente, basta um rápido cadastro no site e a contratação do software poderá ser feita de acordo com os pacotes disponíveis.

É claro que se a empresa busca um pacote muito específico terá que entrar em contato com um consultor para fechar a negociação. Isso costuma ocorrer em grandes contratações!

Exemplos SAAS B2B

Os exemplos do que é SAAS estão mais próximos do que você imagina, diversas empresas bem conhecidas já adotaram o modelo! 

Veremos que apesar de CRM, ERP e gerenciadores de tarefas serem muitos populares, outros tipos de serviços também são disponibilizados como SAAS.

Leia também: O que é SaaS e quais os benefícios para a sua empresa?

Google

O Google já iniciou no mundo do Software oferecendo produtos online. Soluções semelhantes ao Microsoft Office são oferecidas pela empresa, como e-mail e edição de documentos, bem como armazenamento e compartilhamento de pastas na nuvem.

Muitos clientes finais usam a solução gratuitamente, inclusive, no entanto, para grandes empresas essa solução precisa ser mais robusta e é contratada como SAAS B2B.

Adobe

O caso da Adobe é o mesmo que o da Microsoft, antes suas soluções eram oferecidas em mídias físicas que eram compradas por alto valor, o problema é que, naturalmente, com o tempo o software ficava desatualizado.

Soluções como Adobe Premiere, Acrobat Reader, Adobe Sign, são oferecidas atualmente em modelo de receita recorrente, em assinaturas SAAS.

Zendesk

A Zendesk oferece soluções SAAS na área de atendimento ao cliente, facilitando o cotidiano de equipes de suporte com a integração de diferentes canais de atendimento e criação de tickets automatizados.

Além disso, também oferecemos uma solução completa de CRM para vendas em que é possível acompanhar toda a jornada de compra do cliente, além disso é possível planejar, monitorar e analisar todo processo de vendas de forma simples e rápida.

Agora você já sabe o que é SAAS B2B e com certeza deve ter percebido que já possui soluções com essa tecnologia na sua empresa, mas se por acaso não possui, comece com o Zendesk Sell, o CRM ideal para quem busca uma solução completa para o ciclo de vendas do consumidor!

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