O que é SaaS? SaaS é um modelo de serviço que permite que uma empresa contrate um software com base em um sistema de assinatura. Ele não requer instalação e, para funcionar, precisa apenas de uma conexão com a Internet. O seu acesso acontece por meio do armazenamento em nuvem.
Sistemas como a Zendesk, Slack, Trello, Google Workspace, Netflix e Spotify são exemplos de SaaS que se tornaram populares, fazendo deste modelo de negócio bem-sucedido e cada vez mais popular.
São muitos os serviços otimizados por uma solução SaaS, e seus aspectos mais atraentes incluem a flexibilidade e simplicidade da operação, acessibilidade, segurança, atualizações, colaboração e, sobretudo, escalabilidade.
Não é à toa que a previsão é de que o mercado global de SaaS ultrapasse US $1.025 bilhões até 2026 e que 80% das organizações migrem para a operação em nuvem até 2025.
Para entender de forma completa o que é SaaS, basta ler este glossário até o fim, o qual abordará:
- O que significa SaaS?
- O que é SaaS?
- Como funciona o Software as a Service (SaaS)?
- Como usar o SaaS?
- Quais os benefícios do SaaS?
- Exemplos de SaaS
O que significa SaaS?
SaaS é uma sigla que vem do inglês, originada da expressão “Software as a Service” que, em tradução livre para o português, significa “Software como Serviço”. No entanto, ele também é conhecido por outras nomenclaturas, como “Software sob demanda”, “Software Hospedado” e “Software comercial”.
O que é SaaS?
SaaS é um modelo de software que funciona como um aluguel. De um lado, uma empresa disponibiliza essa ferramenta como serviço e, do outro, há uma companhia que o utiliza, por meio de pagamentos mensais, trimestrais ou anuais. Isto é, a organização que demanda essa solução não precisa comprá-la, o que também elimina o gasto com aquisição de licença do software.
A comercialização de SaaS frequentemente é acompanhada da oferta de serviços de atendimento ao cliente, no entanto, as versões gratuitas possuem acessos limitados no tange personalização, suporte, treinamento e manutenção.
É importante destacar que a empresa que contrata um SaaS tem acesso apenas a uma licença de uso, desse modo, não possui acesso ao código-fonte e as alterações e atualizações necessárias dependem somente do interesse do fabricante.
Como funciona o Software as a Service (SaaS)?
Para entender melhor o que é SaaS, vale a pena saber como ele funciona. Em linhas gerais, o Software as a Service (Saas) funciona virtualmente, com base no sistema de cloud computing. Os fornecedores desse serviço são os responsáveis pela hospedagem e pela manutenção tanto dos servidores, como do banco de dados e dos códigos que possibilitam que o SaaS funcione.
Ele permite que os funcionários de uma empresa acessem o sistema, desde que a companhia libere uma permissão mediante um pagamento. Assim, basta que eles tenham acesso à Internet e a um aparelho, acessem a plataforma por um navegador e entrem com seus nomes de usuário e senhas.
Como usar o SaaS?
Para usar esse serviço, é possível contratar uma empresa SaaS. Há opções gratuitas e pagas. As pagas contam com a vantagem da personalização.
Após a companhia adquirir o SaaS, os colaboradores podem utilizá-lo de qualquer lugar, tanto por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets, como por outros tipos de gadgets, como notebooks e computadores.
O uso do SaaS é determinado de acordo com seu objetivo. Isto é, ele varia desde o cenário mais simples, como o acesso ao e-mail, até situações mais específicas e complexas, como os sistemas ERP, que permitem uma gestão integrada, e softwares de CRM, voltados para o atendimento ao cliente.
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Quais são os tipos de SaaS para empresas?
A popularidade do SaaS deve-se principalmente pelo fácil acesso que viabiliza a otimização de custos e de processos para empresas de quaisquer tamanhos, em quaisquer setores de sua operação, bem como mencionamos no tópico anterior.
Veja, a seguir, quais são os tipos de SaaS que podem ser contratados pelas empresas:
CRM
Muitas empresas buscam saber o que é SaaS devido à necessidade de implementar um CRM.
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que português significa Gestão do Relacionamento com o Cliente. Trata-se de um SaaS que atende todas as áreas que estão na linha de frente do relacionamento com o cliente, principalmente vendas.
Os principais recursos de um SaaS de CRM são:
- Registro do histórico de contatos;
- Integração com outras ferramentas de gestão;
- Geração de relatórios com indicadores comerciais;
- Automação de tarefas;
- Acompanhamento do funil de vendas;
- Integração com e-mail.
Juntos, esses recursos fornecem maior produtividade para o time de vendas e maior inteligência para traçar estratégias mais lucrativas.
Atendimento ao cliente
Os SaaS de atendimento ao cliente são um conjunto de ferramentas utilizadas para melhorar a experiência do cliente no momento em que ele entra em contato com a empresa por meio de SAC, chatbot, suporte técnico e e-mail, por exemplo.
Para tanto, essa solução integra diversos canais de comunicação, centraliza os dados e históricos de interação com os clientes e gera importantes indicadores e métricas para o acompanhamento do desempenho do atendimento, como:
- tempo médio para a resolução de chamados;
- número de novos chamados;
- número de chamados resolvidos;
- volume de chamados por canal de atendimento;
- tempo médio de primeira resposta ao cliente;
- tempo médio de espera;
- resolução do primeiro contato;
- tempo médio de atendimento;
- Customer Effort Score;
- índice de satisfação.
Recrutamento e seleção
Os sistemas de recrutamento e seleção em SaaS são ferramentas que ajudam os profissionais de RH a otimizar, digitalizar e acelerar o processo de contratação e oferecer aos candidatos uma experiência mais agradável, com feedbacks rápidos e precisos.
Dentre os recursos deste SaaS, os mais notáveis são:
- página de carreiras com as todas as vagas da empresa;
- fluxo de etapas do processo seletivo;
- testes integrados para a avaliação e triagem de candidatos;
- banco de talentos;
- job board para a divulgação de vagas;
- inteligência artificial para a leitura de currículo;
- feedback automático.
Gestão de projetos
Outro SaaS que ganhou forte popularidade nos últimos anos é o software de gestão de projetos, que foi pensado para unificar pessoas, tarefas e objetivos, tornando a execução de projetos mais eficiente, com menos erros e focada no que realmente é necessário.
Por meio desse SaaS, as equipes de projetos podem acompanhar simultaneamente o andamento dos projetos, bem como as tarefas realizadas e as responsabilidades de cada membro do time.
As funcionalidades mais importantes de um SaaS de gestão de projetos são:
- gestão de tarefas;
- gerenciamento da comunicação;
- controle de cronograma;
- gestão de custos;
- gestão de recursos humanos;
- geração de relatórios.
ERP
ERP significa Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos das Empresas). Este tipo de SaaS é utilizado para gerenciar as principais atividades empresariais, como vendas, financeiro, compras, projetos, recursos humanos, gerenciamento de riscos, conformidade e cadeia de suprimentos.
A integração dos recursos dos setores das empresas fornece mais transparência para a gestão empresarial e facilita o fluxo de dados entre os departamentos. Por esse motivo, os ERPs são frequentemente integrados a outros tipos de SaaS, como CRM ou sistemas de gestão de financeira e garantem a sincronização de informações.
Alguns dos recursos do SaaS ERP citamos a seguir:
- controle do fluxo de caixa;
- controle de inadimplência;
- gestão da folha de pagamento;
- banco de talentos;
- gestão de compras e estoque;
- acompanhamento de vendas.
Quais os benefícios do SaaS?
Os benefícios do SaaS são os seguintes:
Otimização do orçamento
Além do SaaS não exigir que a companhia contratante pague por sua licença, o que já desafoga o orçamento, os valores da assinatura, geralmente, saem muito mais em conta do que a aquisição de um software.
Além disso, o plano selecionado promove a previsibilidade financeira, assim como também contribui para organizar o planejamento econômico em médio e longo prazo.
Vale ressaltar que a manutenção do SaaS é de responsabilidade da empresa contratada. Assim, a empresa contratante não precisa investir recursos com novos colaboradores que se dediquem apenas ao desenvolvimento e correção de bugs da solução.
Possibilidade de teste antes da compra
Uma prática comum oferecida pelas empresas de SaaS é a de oferecer um trial, ou seja, um teste gratuito para que as organizações contratantes o experimentem e avaliem se ele atende às suas necessidades.
Essa ação alinha expectativas, evita dores de cabeça e gastos desnecessários, e promove a confiança entre as duas pontas do negócio.
Simplicidade de implementação
Como tudo acontece remotamente, por meio da nuvem, o acesso é bastante simplificado e não exige nenhum tipo de instalação ou atualização. Basta que a companhia tenha acesso à Internet e computadores.
Pouca burocracia
Caso a empresa queira fazer um upgrade em seu SaaS ou cancelar o serviço, basta entrar em contato com a empresa contratada, a qual oferecerá outra modalidade de plano para o upgrade ou realizará o desativamento da assinatura de modo descomplicado.
Mais segurança
O uso dessa solução descarta muitas invasões e ataques maliciosos, uma vez que as empresas de SaaS são muito conhecidas por investirem pesadamente em profissionais qualificados e em tecnologia.
Para saber qual companhia contratar e, assim, preservar a segurança de sua rotina de negócios, é recomendável verificar se ela possui ISO 27001 e ISO 9001, padrões de referência internacional de segurança e qualidade.
Oportunidade de personalização
Um Software as a Service pode ser personalizado de acordo com as demandas e a realidade de uma empresa. No entanto, não são todas as empresas de SaaS que oferecem essa vantagem. Sendo assim, é preciso verificar se a fornecedora escolhida permite a mudança de parâmetros e oferece a oportunidade de customização de funcionalidades.
Dados e análises mais precisos
Atualmente, dados e análises são as principais fontes de competitividade e inovação das empresas, e apostar em planilhas ou em outras ferramentas que demandem desenvolvimento local desacelera a geração de insights para que as organizações atinjam o seu crescimento.
Os Software as a Service SaaS se destacam justamente nesse ponto, já que podem não apenas coletar e armazenar dados, mas também criam relatórios e gráficos em tempo real.
Exemplos de SaaS
Alguns exemplos de SaaS são serviços de e-mail, como o Google, ferramentas de produtividade, como o Slack, plataformas de streaming, como a Netflix e o Spotify e softwares de CRM.
Lembrando que a Zendesk permite a integração a diferentes canais de atendimento digitais, oferece automações e conta com planos de pagamentos com base em receita recorrente, ou seja, traz diferentes tipos de assinatura para se adequar a diferentes realidades corporativas.
Além disso, a plataforma da Zendesk é aberta, flexível e criada nativamente na AWS. Com ela, você pode conectar todas as suas fontes de dados, projetar experiências do cliente inovadoras e criar os aplicativos ou as automações que desejar.
Agora que você já entendeu o que é SaaS, convidamos você a conhecer a Solução completa de atendimento da Zendesk, um software de atendimento ao cliente simples que monitora, prioriza e resolve tickets de suporte ao cliente.
Ele traz uma única interface de central de suporte dinâmica. Assim, facilita o trabalho das equipes de atendimento, que se tornam mais produtivas e hábeis na hora de interagir com os clientes.