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Saiba as diferenças entre CRM e ERP: escolha o melhor para seus negócios
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 2 Agosto 2022
Conhecer as diferenças entre CRM e ERP é muito importante para descobrir qual é a alternativa mais indicada para a sua empresa.
Existem muitas particularidades entre as duas ferramentas Também é possível listar pontos em comum não só pelas funções compartilhadas, mas pela forma como eles estão sendo priorizados por grandes marcas.
Projeções apontam que investimentos em softwares aumentaram de 12% para 18% entre as empresas da América Latina nos últimos dez anos.
Esses softwares estão presentes em diferentes áreas de uma empresa, como organização do trabalho, gestão operacional, atendimento ao cliente e gestão da supply chain.
O CRM tem seu foco no suporte e relacionamento com o consumidor, com o objetivo de fidelização e aumento nas vendas.
Já o ERP é um tipo de software voltado para gestão interna dos recursos, buscando descobrir a maneira correta de utilizá-los para potencializar o faturamento.
Neste artigo, você descobrirá quais são as diferenças entre sistemas ERP e CRM, principais funções, pontos em comum e como escolher a tecnologia ideal para a sua empresa. Confira!
O que é CRM?
O CRM nada mais é que Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com Clientes.
O objetivo desse software é auxiliar uma marca a desenvolver e nutrir um relacionamento duradouro com seus consumidores. A ideia é coletar e processar dados que nos fazem conhecer melhor cada consumidor, suas preferências, hábitos e momento ideal para fazer uma oferta.
Tudo isso contribui para a fidelização do cliente, uma das principais forças para garantir o sucesso do seu negócio.
A fidelidade de clientes deve ser cultivada por meio de ações inteligentes e boas experiências. Pesquisas apontam que uma única experiência negativa pode fazer sua marca perder metade dos clientes fiéis
Para evitar essa baixa, um sistema CRM pode ser um ótimo aliado.
Quais são as principais funções do CRM?
O software CRM – Customer Relationship Management, é um tipo de sistema desenvolvido para melhorar as relações entre sua empresa e o seu cliente.
Veja abaixo as principais funções do CRM as seguintes:
- Integração de dados dos clientes: essencial para conhecer o cliente. O CRM é um software muito útil para reunir essas informações, independente do canal onde elas foram captadas;
- Organização de processos internos: organizar os processos ao longo dos canais de atendimento ajudam a manter o cliente com uma experiência positiva por toda a cadeia de suporte;
- Alinhamento de estratégias: o CRM permite elaborar e implementar ações que proporcionar melhor experiência ao cliente, colocando a equipe de atendimento em harmonia estratégica;
- Atendimento ao cliente: um CRM eficiente permite unificar os canais de atendimento e colocam todas as informações do cliente ao alcance da equipe de suporte;
- Força no pós-venda: fidelizar o cliente e garantir uma experiência positiva vai muito além da entrega do produto. Para isso, um bom CRM conta com funções que auxiliam no contato e retenção do cliente no pós-venda.
De modo geral, as funções do CRM são direcionadas para resolver problemas e falhas na forma como sua marca interage com o consumidor.
O CRM combate a desorganização e falta de produtividade, melhora a compreensão da jornada do cliente e mantém um histórico do atendimento, auxiliando na evolução do suporte.
O atendimento ao cliente é uma área cada vez mais importante nas organizações, que também ficam cada vez mais complexas pela diversidade de canais de suporte que precisam disponibilizar.
Para oferecer um atendimento verdadeiramente Omnichannel, veja nossas dicas:
O que é um erp?
O ERP – Enterprise Resource Planning é um sistema muito mais amplo, chamado comumente de sistema integrado de gestão empresarial. Geralmente, formado por módulos, ele unifica dados dos setores internos de uma empresa, promove a integração e automatiza ações para aumentar a eficiência.
O objetivo do ERP envolve integrar as equipes, tornar a comunicação mais fluida e o trabalho mais ágil, gerenciando de maneira inteligente os recursos disponíveis para promover a economia e aumentar o faturamento.
Quais são as principais funções do ERP?
Dessa forma, é possível concluir que o ERP precisa ser mais robusto e contar com uma variedade maior de funcionalidades. No geral, as principais funções de um ERP são:
- Integrar os dados da empresa: é essencial monitorar o desempenho dos setores internos e o ERP é a solução ideal para realizar esse acompanhamento;
- Controle prático de estoque: gerenciar a quantidade de itens em estoque na operação de vendas é desafiador, cabendo ao ERP simplificar o controle de entrada e saída de produtos;
- Automatizar ações repetitivas: gerar relatórios, transmitir dados entre setores e controlar prazos,. Todas essas ações podem ser automatizadas por um bom ERP;
- Simplificar processos internos: o ERP tem como objetivo reunir dados de todos os setores, por isso, ele atua simplificando a condução dos processos e interações.
Quais são as diferenças entre CRM e ERP?
Depois de entender o que é e para que serve cada um desses sistemas, fica mais fácil compreender as diferenças entre CRM e ERP. De modo geral, o CRM é uma ferramenta mais direcionada, enquanto o ERP é mais amplo.
Pode-se dizer que a maior diferença entre CRM e ERP está no fato de que o ERP integra diversas áreas da empresa.
Financeiro;
Compras;
Estoque;
Logística;
Atendimento ao cliente.
Por outro lado, o CRM é direcionado ao relacionamento com o cliente e gestão de vendas. Ele é utilizado para que o atendimento seja cada vez mais eficiente, e a experiência do cliente se torne mais positiva e memorável.
Facilidade na implementação
Nessa análise, o CRM é mais positivo se for comparado ao ERP.
Diversas áreas da empresa dependem do ERP. Por isso, o processo de implementação na companhia pode exigir mais investimentos, além de ser finalizado com mais lentidão.
Para que o sistema de ERP funcione corretamente, ele deve ser aplicado e compreendido por todos os colaboradores de uma organização, mesmo que determinadas pessoas não tenham conhecimento em TI.
Migração de dados
Outro ponto importante que não pode ser ignorado é a facilidade de migração de dados.
Já destacamos neste conteúdo que o CRM é uma tecnologia mais direcionada. Esse formato permite transferir a base de dados dos clientes com mais agilidade.
Agora, imagine como migrar todos os dados da companhia para um sistema complexo, como o ERP. Nele, deve-se transferir informações, como: pagamentos, produção, faturas, entregas, RH, entre outros.
Então, pode-se concluir que o CRM é mais prático nesse ponto.
Investimentos
O custo do investimento é outro ponto que deve ser avaliado ao escolher entre CRM e ERP.
No caso do ERP, uma empresa necessita de diversas licenças de usuários. Por isso, o investimento em CRM seria mais econômico.
Ao analisar a migração de dados, facilidade de implementação e investimentos entre software crm erp, foi possível perceber que o CRM traz mais vantagens para uma organização.
No entanto, é fundamental deixar claro que o ERP também traz benefícios para uma empresa, como: acesso em tempo real dos dados da empresa, mais controle operacional, gestão de informação e conhecimento.
O CRM tem as mesmas características e funções que o ERP?
Sim. Mesmo com as diferenças entre CRM e ERP, eles também apresentam pontos em comum. Ambos utilizam dados e inteligência sobre os clientes para planejar os esforços de venda, investimento em mídia e otimização de processos.
Ter as duas tecnologias em sua empresa ajudam a melhorar os resultados.
Como escolher entre CRM e ERP?
Se você chegou até essa etapa do conteúdo, provavelmente, está em dúvida sobre qual sistema escolher para a sua empresa, não é mesmo?
Para ajudá-lo na tomada de decisão, é fundamental analisar dois fatores, que abordaremos com mais detalhes a seguir.
Metas estratégicas
A sua empresa pretende alcançar um dos objetivos abaixo?
Crescer a participação no mercado;
Aumentar as vendas;
Potencializar receitas;
Conquistar novos segmentos.
Caso tenha identificado com alguns dos objetivos citados, o mais indicado seria investir na implementação de um CRP para, em seguida, concentrar os esforços no ERP.
Agora, avalie as metas que listamos abaixo!
Diminuir custos operacionais;
Ser mais eficiente para o cliente;
Entregar produtos e serviços com mais qualidade.
Caso o segundo grupo de objetivos corresponda melhor às suas necessidades, o sistema de ERP pode ser mais indicado.
De forma prática, o cenário ideal é aquele que consegue unir os dois sistemas em uma única operação. No entanto, caso seja necessário optar entre uma das alternativas, avalie as metas que foram mencionadas acima. A partir daí, será mais fácil tomar uma decisão assertiva.
Tipo de empresa
Existem alguns tipos de negócio que precisam dar uma atenção especial ao CRM.
Distribuidores;
Corretoras de seguro;
Planos de saúde corporativos;
Escritórios de arquitetura;
Escritórios de direito;
Escritórios de contabilidade;
Consultorias empresariais;
Prestadores de serviços;
Startups.
Neste grupo de empresas, que tem como objetivo trabalhar as comercializações e focar no relacionamento com os consumidores, deve-se investir no CRM.
Para ajudá-lo a tomar uma decisão, vamos citar como exemplo o CRM de vendas, que foi desenvolvido pela Zendesk.
Trata-se de uma ferramenta que foi pensada para auxiliar equipes de vendas a potencializar a produtividade, tomar decisões de acordo com dados e garantir experiências incríveis para os consumidores.
No Sell, os representantes têm acessos a ferramentas integradas que exibem o contexto da conta do cliente em um único sistema. Dessa forma, a sua equipe consegue manter no look e trabalhar com oportunidades mais interessantes.
Quando um ticket de suporte é transformado em questionamentos sobre os novos lançamentos da sua empresa, o lead é transmitido para a equipe comercial.
Nesse cenário, manter o controle dos dados é simples, uma vez que a captura ocorre de forma automática. Agora, os representantes e agentes conseguem se manter mais alinhados.
Agora, faça outra reflexão: a sua equipe tem dificuldades para monitorar o foco no pipeline de vendas?
Se você respondeu positivamente a essa pergunta, o Sell pode ser uma ótima solução para a sua empresa.
Com essa tecnologia, você mantém o foco nos leads e ofertas que têm mais chances de se transformarem em oportunidades, sem se preocupar com aquelas tarefas burocráticas.
Outro ponto positivo é que pode construir e administrar um pipeline que corresponda melhor às necessidades dos seus negócios. Assim, os representantes conseguem priorizar os compradores atuais e potenciais.
Conheça o Sell
O Sell é uma solução que traz mais produtividade para a sua equipe. Com poucos cliques, ela tem acesso a diversos benefícios para a rotina.
Fazer chamadas;
Enviar e-mails;
Programar reuniões;
Visualizar o histórico de oportunidades em um único sistema.
A tecnologia descomplica o gerenciamento de contas com o monitoramento automático de todas as atividades.
Os recursos, como listas inteligentes, auxiliam na segmentação e filtro dos leads em tempo real. Assim, a sua equipe concentra as energias naquelas clientes que têm mais chances de finalizarem o contrato.
O diferencial do Sell é que o sistema é responsivo. Isso significa que pode utilizá-lo em qualquer lugar do mundo. Basta ter um computador, tablet ou aparelho móvel com acesso à internet.
Agora que você já sabe quais são as diferenças entre CRM e ERP e como eles impactam em um negócio, conheça o Sell e descubra como ele pode transformar os resultados da sua empresa.