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Por que grandes empresas aplicam Sales Agility em seu negócio!
Por Zendesk
Última atualização em 25 janeiro 2023
Sales agility é uma metodologia que ajuda a sua empresa a alcançar mudanças reais, formas novos hábitos e alterar as crenças fundamentais que prejudicam a superação de obstáculos.
Ficou curioso?
Você tem à frente um guia completo sobre esta estratégia adaptativa, que melhora a experiência de compra do cliente, aumenta o seu diferencial competitivo e capacita profissionais de vendas.
Aqui, reunimos desde conceitos até dicas que te ajudam a implementar esta nova mentalidade em sua organização.
Continue a leitura e saiba como garantir mais agilidade de vendas em seu negócio.
Antes de mais nada, o que é sales agility?
Em suma, sales agility é a capacidade de ser resiliente, diante de novos dados, cenários imprevisíveis, ferramentas tecnológicas e processos complexos.
Para desenvolver essa habilidade, é preciso detectar e entender a dor de cada cliente e aplicar a abordagem de vendas que esteja mais alinhada com o seu comportamento de compra.
Dito de outra maneira, sales agility incentiva o time comercial a vender como os consumidores pretendem adquirir um produto ou serviço, e não como querer vender.
Essa nova mentalidade envolve:
- foco constante as alterações nos ambientes internos e externos;
- vontade para revisar escolhas;
- aplicação de demandas direcionadas;
- acompanhamento regular de resultados.
Entenda: implementar as abordagens e metodologia de vendas voláteis não significa que elas são desleixadas.
A seguir, você entenderá que são os dados que guiam os projetos desta metodologia.
Até porque “sair atirando para todos os lados” é muito perigoso para qualquer empresa que prioriza a saúde financeira do seu negócio.
Quer saber mais? Assista:
Quais são os benefícios da agilidade em vendas?
Ter capacidade de adaptação é saber lidar com os obstáculos mais diversos que podem surgir tanto na vida pessoal quanto na profissional.
No mundo empresarial, essa adaptabilidade traz um diferencial competitivo, pois permite o envolvimento às mudanças e, acima de tudo, com foco no sucesso da companhia.
Leia abaixo os principais benefícios da agilidade de vendas:
Desenvolve o profissional de vendas
Ao implementar esta metodologia na empresa, vendedores e líderes absorvem uma série de competências que podem ser utilizadas para fechar mais negócios e melhorar a resolução de problemas.
Em paralelo, eles se colocam à disposição para entender cada obstáculo e atuar de acordo com o comportamento dos consumidores, tornando-se vendedores mais completos e preparados.
Sales agility capacita o profissional para que consiga sempre seguir em frente, sem ficar desanimado com os imprevistos, o que aumenta a sua autoestima e confiança.
Constrói uma abordagem mais personalizada
Em síntese, sales agility é um comportamento que se concentra em solucionar os problemas da empresa e, sobretudo, dos clientes.
Uma vez que os vendedores compreendem essa ideia, é possível proporcionar aos consumidores um relacionamento mais consultivo, o que, segundo um levantamento feito pela Zendesk, é a preferência de 98% dos compradores.
Diminui o ciclo de vendas
A terceira lei de Newton, conhecida como lei da ação e reação, é a base da metodologia de Sales agility.
Na prática, o vendedor deve responder de acordo com o comportamento do cliente.
Dessa maneira, desenvolve-se uma negociação mais alinhada, otimizando a tomada de decisão de compra e diminuindo o ciclo de vendas.
Cria uma mentalidade adaptativa na empresa
O mercado da moda está em constante evolução. Anualmente, surgem novas formas e estilos diferentes de se vestir.
Naturalmente, precisamos sempre renovar as nossas vestimentas para se adaptar ao novo, certo?
Da mesma forma, essa mentalidade é válida para outras atividades profissionais, como é o segmento de vendas.
Quem defende essa ideia é Jeffrey Gitomer, autor do livro clássico A Bíblia de Vendas.
Na prática, você deve se manter relevante em um mercado tão dinâmico e, para isso, é preciso inovar, abraçar as mudanças e adaptar-se.
Para o autor, bons profissionais são ágeis, caso contrário, o timing errado pode trazer consequências graves para a companhia, como a perda de um cliente.
Aliás, separamos este vídeo que mostra como a transformação digital está impactando impactando pessoas, negócios e tecnologias. Dê o play e assista:
Como implementar o sales agility? Conheça 7 dicas vitais!
Estamos na metade deste artigo e agora você aprenderá como aplicar o agility em seu negócio.
Entre as principais orientações podemos destacar:
- Incentive a comunicação contínua;
- Estimule a troca entre vendedores;
- Faça pesquisas de mercado frequentemente;
- Abrace as mudanças e mantenha o foco no futuro;
- Seja um exemplo de líder;
- Crie treinamentos frequentes;
- Use os dados a seu favor.
Vamos a eles?
1- Incentive a comunicação contínua
A comunicação frequente é indispensável no relacionamento entre vendedores e gestores, e entre os vendedores e os clientes.
Quando nos envolvemos de maneira regular com os consumidores, somos capazes:
- antecipar objeções e necessidades;
- transmitir confiança no relacionamento;
- proporcionar uma experiência única de compra.
Como vimos acima, agilidade em vendas aplica a terceira lei de Newton, logo, o seu time comercial deve fazer o possível para que os consumidores continuem em seu radar.
Para tal propósito, a comunicação é vital!
Achou difícil? De fato, existem vários obstáculos que podem dificultar o relacionamento na empresa.
Para driblar esses empecilhos, separamos nossos melhores artigos que te ajudam a otimizar a relação em seu negócio:
- Problemas de comunicação com o cliente? Saiba como melhorar!
- Comunicação interna: eleve o nível da conversa de dentro para fora
- Vendas e atendimento ao cliente: como entregar valor para os consumidores na jornada de compra?
2- Estimule a troca entre os vendedores
Direto ao ponto, crie espaços na empresa onde os vendedores possam compartilhar suas experiências com seus colegas.
Isso resulta em uma absorção incrível de conhecimento, o que deixa estes profissionais ainda mais preparados para os imprevistos.
Ademais, é uma ótima maneira de incentivar a comunicação entre o time e a construção de ideias criativas para solucionar problemas.
Interessante, não é mesmo? Conheça 13 opções de dinâmicas para estimular profissionais na empresa!
3- Faça pesquisas de mercado frequentemente
Nenhuma empresa consegue aplicar esta metodologia sem avaliar o ambiente externo. Tudo o que acontece no Brasil e no mundo é elemento importante para influenciar no processo de decisão do cliente.
São fatores que afetam o comportamento do consumidor:
- Fatores culturais: gostos, interesses e costumes dos clientes;
- Fatores sociais: compreende o ciclo de pessoas que aquele consumidor frequenta, as amizades e relacionamentos afetivos e familiares;
- Psicológicos: são os aspectos emocionais, isto é, o que deixa uma pessoa feliz ou irritada;
- Pessoais (momento): trata-se de um recorte que considera idade, necessidades, estilos de vida e ocupação de um indivíduo;
- Medos: são provocados por uma experiência ruim com outra empresa ou até um preconceito com o segmento que sua marca atua;
- Tendências: acompanha o que está em alta no mercado, como peças de roupa de uma determinada estação;
- Financeiro: como o próprio nome indica, é o custo-benefício de um determinado investimento;
- Opinião de outros consumidores: estuda a avaliação de outras pessoas sobre um produto ou serviço.
São muitos imprevistos que podem acontecer no dia a dia, não é mesmo?
Por isso, desenvolvemos um guia completo que explica detalhadamente os 10 fatores que influenciam o comportamento do consumidor e como utilizá-los a seu favor.
Adicionalmente, indicamos este vídeo para que você aprenda como transformar o atendimento ao cliente em uma experiência completa:
4- Abrace as mudanças e mantenha o foco no futuro
Entender que transformações no mercado são inevitáveis é o primeiro passo para se manter relevante, conquistar novos clientes e evitar a temida falência.
Nem sempre é fácil lidar com mudanças, mas separamos quatro exemplos de empresas de sucesso para te inspirar e acreditar que elas podem trazer resultados incríveis para o seu negócio:
- Amazon: iniciou-se no mercado em 1994 como uma livraria online. Após anos de queda, a empresa buscou transformação e hoje é uma das marcas mais importantes no varejo online;
- Netflix: era uma locadora de DVDs e quase foi à falência em 2011, após seu fundador migrar sua base de clientes para a internet. Naquele período, era preciso pagar 8 dólares para assistir a um filme. Depois, o acesso ilimitado levou a companhia para outro patamar;
- Nike: nasceu como uma distribuidora japonesa de calçados. Depois, a marca apostou na produção própria de itens para a prática esportiva, que dispensa apresentações;
- National Geographic: pouca gente sabe, mas esse canal começou no mercado como uma revista, em 1988. Contudo, na década seguinte, perdeu sua base de assinantes, o que impulsionou a ideia de criar o National Geographic Channel.
5- Seja um exemplo de líder
Empresas que aplicam o sales agility precisam de liderança que “comprem essa ideia”, senão será praticamente impossível estimular os vendedores a serem mais flexíveis em suas abordagens.
Portanto, como líder, suas palavras são tão importantes quanto suas ações. Mantenha esse equilíbrio e tenha uma equipe mais engajada às mudanças.
Ai vai uma lista com ótimos conteúdos para melhorar seu desempenho:
- Como ser um líder de sucesso? 8 comportamentos necessários
- Perfil de liderança: principais estilos e como tornar-se um líder melhor
- Como liderar equipes de atendimento? 4 dicas para melhorar seu desempenho
6- Crie treinamentos frequentes
Quem acompanha nosso blog sabe o quanto incentivamos a educação e o treinamento sobre os novos processos de vendas em qualquer empresa.
E, quando falamos sobre sales agility, a capacitação se torna ainda mais primordial. Afinal, mudar a mentalidade de sua equipe não é uma tarefa fácil, logo informações e treinamentos te ajudam a otimizar esse processo.
Leia nosso guia e aprenda quais as etapas do processo de treinamento para implementar em seu negócio.
7- Use os dados a seu favor
Sales agility não deve ser implementado em seu negócio apenas porque este termo transmite uma imagem de inovação para colaboradores e clientes.
Você deve se lembrar que, logo no início deste artigo, mostramos que esta metodologia capacita os colaboradores, melhora o atendimento ao cliente e cria uma mentalidade adaptativa na empresa.
Por isso, considere acompanhar métricas e relatórios para assegurar a saúde dos resultados e a boa performance da equipe comercial.
Aqui, a implementação de um sistema de CRM é muito oportuna, dado que esta tecnologia gerencia o relacionamento com o consumidor e otimiza a gestão do time.
Em paralelo, um CRM facilita a educação dos vendedores sobre as melhores técnicas e expectativas para que alcancem suas metas.
Como melhorar habilidades de vendas?
Uma vez entendido como implementar sales agility, dedicamos este tópico aos profissionais de vendas, destacando as principais dicas que te ajudam a se destacar no mercado. E quem nos guia nesta missão é Jeffrey Gitomer.
Entre as dicas essenciais apresentadas pelo nosso autor, destacam-se:
- conheça mais sobre os consumidores, inclusive, suas vontades e valores. Use dados confiáveis antes de entrar em novas negociações;
- diga a verdade sempre, ou seja, foque em oferecer somente aquilo que os clientes conhecem, necessitam ou almejam. Ignore a mentalidade errônea de tentar “empurrar” apenas o que você tem;
- crie uma poderosa rede de contatos e relacionamentos. Estimule cada consumidor a indicar o seu produto ou serviço para outras pessoas;
- busque conexões duradouras com potenciais clientes, pois eles têm mais interesse em comprar de conhecidos e amigos;
- tenha senso de humor e busque se divertir. Não se esqueça que o riso transmite um evidente sinal de aprovação;
Essas orientações precisam ser aplicadas constantemente, sendo treinadas e adaptadas à sua experiência diária. Somente dessa maneira será possível atingir o sucesso em seu negócio.
Além de tudo que falamos até aqui, Gitomer que grandes profissionais são aqueles que proporcionam atendimentos de excelência, têm confiança, carisma e, acima de tudo, um conhecimento único sobre os seus produtos ou serviços.
Ferramenta para potencializar o sales agility
Esperamos que até aqui você tenha entendido como melhorar a agilidade em vendas.
Mas, antes de finalizarmos este artigo, queremos te convidar a conhecer o Sell.
Trata-se de uma ferramenta que maximiza a produtividade, mantém a visibilidade do pipeline e aumenta a receita.
Aqui, você tem tudo que precisa em uma simples plataforma — incluindo gerenciamento de contato e oportunidade, monitoramento de atividade e geração de leads.
Em paralelo, você pode configurar disparadores e automatizar tarefas para que os representantes de vendas se concentrem na meta.
Tudo isso impacta positivamente na estratégia adaptativa da sua empresa, escalando os processos, sem afetar negativamente os resultados.
Parece interessante?
Faça uma avaliação grátis e saiba como otimizar a experiência de compra dos seus clientes.