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Sales to service handoff: um novo olhar sobre a experiência do cliente!
Por Zendesk
Última atualização em 13 Abril 2023
Sales to service handoff consiste na passagem de bastão da equipe de vendas para o time de Customer Success, para que o relacionamento continue sem atritos e a solução adquirida seja utilizada com eficiência.
Contudo, muitos profissionais ignoram sua força, o que causa um sentimento de fragilidade e desconfiança por parte dos usuários.
Isso porque a mudança ágil no tom e na maneira de guiar o relacionamento após a venda é perceptível.
A partir de um passo a passo com lições, vídeos e templates de e-mails, ensinamos como essa etapa não pode ser somente uma formalidade para quem trabalha com vendas e atendimento.
E nos próximos tópicos, será sua vez de aperfeiçoar a experiência do seu cliente. Está preparado?
Antes de mais nada, o que é sales to service handoff?
Podemos definir Sales to service handoff como o processo no qual o time de vendas encaminha o cliente da sua empresa para o setor de Customer Success, após a assinatura do contrato.
O novo consumidor do seu negócio passa a ter um atendimento proativo, que prioriza o relacionamento a longo prazo.
Aqui, as dúvidas são tiradas de maneira estratégica, por meio de uma conexão personalizada.
Nota-se que o processo é diferente do atendimento reativo cujo objetivo é atender os consumidores somente quando aparece o problema, sem pensar no sucesso do cliente de maneira mais ampla.
Entre as principais demandas do time de Customer Success estão:
- redução de cancelamentos;
- retenção de clientes para potencializar a rentabilidade da empresa;
- Aumento no engajamento do consumidor;
- Mais receitas por meio de um contato mais próximo.
Isso é indispensável nos dias de hoje, sobretudo, porque os compradores pretendem gastar mais em empresas que personalizam o atendimento ao cliente, segundo este relatório da Zendesk.
Para completar este assunto, dê o play no vídeo abaixo e aprenda tudo sobre Customer Success:
Por que fazer sales to service handoff?
São benefícios do handoff para a sua empresa:
- Aumento da satisfação do consumidor final;
- Desenvolvimento de uma cultura centrada no cliente;
- Mais alinhamento no que é dito e feito pelo consumidor;
- Menos problemas no pós-venda;
- Queda do índice de rotatividade de cliente (churn rate);
- Diferencial competitivo para o seu negócio e processo de vendas.
Podemos concluir, portanto, que o alinhamento entre vendas e sucesso do cliente pode ajudar na consolidação da empresa no mercado e fortalecer resultados incríveis ao longo de vários anos.
Mão na massa: como fazer o sales to service handoff?
Em primeiro lugar, o consumidor tem a ideia de que continua se relacionando com a mesma empresa, apesar de ser transferido para um outro setor. Isso significa que, na visão dele, nada mudou.
Logo, o foco deve ser garantir a experiência do cliente de maneira suave e transparente, sem causar atrito na relação.
Para isso, é preciso seguir estas etapas:
1- Crie processos estruturados
Uma passagem de bastão de qualidade depende de processos bem planejados, com responsabilidades e tarefas alinhadas.
Observe e crie seus processos de vendas com atenção redobrada.
Aqui, um fluxograma pode ser a chave para dar os primeiros passos. Para tal propósito, aplique estas dicas para mapear seu processo comercial:
- Indique o caminho que o lead vai seguir durante a jornada;
- Liste as tarefas necessárias por parte do time comercial;
- Escolha metas para cada fase e para acompanhar o processo de maneira geral;
- Acompanhe o planejamento com o auxílio de um sistema de CRM.
Aliás, separamos os melhores artigos do blog para te ajudar nessa tarefa:
- Processo comercial: guia prático apresentando etapa por etapa de como criar o seu fluxo
- Processo comercial de vendas: o que é e como criar em 7 etapas
2- Alinhe objetivos e expectativas
Com o processo comercial definido, chegou a hora de alinhar as expectativas e os seus objetivos.
Usar service level agreement pode te ajudar nesse processo, mas como funciona um SLA?
Estes artigos são fontes valiosas que ensinam desde o conceito até dicas de implementação de SLA, confira:
- Qual o significado de SLA e para que ele serve?
- O que é SLA de atendimento? Qual sua importância, como definir e calcular?
3- Ferramentas de comunicação
Chegamos a escolha das ferramentas de comunicação que vão ajudar a sua empresa a alinhar as expectativas e objetivos, otimizando a aplicação do SLA.
Ai vai uma lista com algumas opções interessantes do mercado:
- Google Drive: permite o armazenamento de documentos, planilhas, apresentações e formulários, com recursos de edição e acesso em tempo real para todos os membros do time;
- Google Meet: ideal para as reuniões remotas em vídeo, que se tornaram ainda mais comuns após a pandemia da Covid-19;
- Slack: é uma espécie de bate-papo online em que os usuários compartilham arquivos, imagens, vídeos e áudios;
- CRM de vendas: integra o seu time de vendas e suporte, monitora as principais métricas e otimiza a produtividade no trabalho dos seus colaboradores.
A propósito, queremos te convidar para conhecer o Sell.
Trata-se de um CRM de vendas moderno que maximiza a produtividade, mantém a visibilidade do pipeline e aumenta a receita da sua empresa.
Ficou curioso?
Dê o play no vídeo abaixo e conheça todos os recursos da nossa tecnologia.
Implemente o Onboarding
Em síntese, onboarding é o início do relacionamento com o cliente. Nesta etapa, ele deve ser educado sobre o que precisa executar para alcançar sucesso com a ajuda da sua tecnologia.
Ao mesmo tempo, você deve mostrar o valor do seu produto ou serviço, deixando-o mais seguro de que acertou ao construir uma conexão de confiança com a sua empresa.
Leia este artigo e aprenda como desenvolver um processo de onboarding em sua empresa.
Comece a etapa do ongoing
Superada a etapa do Onboarding, o cliente começa, de fato, na etapa do Ongoing. Agora, o profissional de Customer Success é responsável por garantir que o projeto continue com a mesma intensidade.
Não se trata somente de garantir que o cliente está usando sua tecnologia, mas se ela está contribuindo para a conquista dos resultados.
Achou complexo? Relaxa!
Veja o vídeo abaixo e descubra como transformar seu negócio com as melhores experiências:
Monitore os resultados do sales to service handoff
Use indicadores de desempenho para acompanhar a performance da passagem de bastão.
Em paralelo, faça reuniões frequentes entre o time comercial e Customer Success para alinhar algumas ações e ajustar o que for necessário.
Mais uma vez, reforçamos a importância de um software de CRM para acompanhar e compartilhar seus KPIs da área.
Faça uma avaliação gratuita e veja como a Zendesk pode facilitar essa tarefa em sua empresa!
Otimize o seu conhecimento
Livros são fontes valiosas de conhecimento para aprimorar o handoff de vendas.
A seguir, você confere opções incríveis de profissionais renomados da área para ajudá-lo a criar um processo mais completo e eficiente.
Livros sobre Sucesso do Cliente
- Customer Success: ensina sua empresa a construir uma estratégia de customer success, usando como base metodologias comprovadas pelas companhias mais importantes do mundo;
- A experiência Apple: Carmine Gallo esmiúça os princípios e as técnicas que garantem o total comprometimento dos clientes e explica como uma empresa pode conquistar ótimos resultados para o seu negócio.
- Satisfação garantida: reúne técnicas revolucionárias (e algumas vezes fora do comum) para satisfazer seus consumidores e sua equipe, aumentar o faturamento e conquistar um diferencial competitivo no mercado.
Com o apoio dessas obras, você consegue aprimorar seu processo e levar o seu atendimento para outro nível.
Ensine a sua equipe a lidar com desafios
Quem nos ajuda com esta próxima dica é Aaron Ross, autor do livro Hipercrescimento.
Para ele, qualquer empresa está suscetível a lidar com problemas, seja na hora do sales to service handoff ou na etapa do ongoing.
Entre as orientações para lidar com momentos difíceis, nosso autor destaca:
- Compreenda a importância de passar por períodos turbulentos. Use seus obstáculos para ter motivação;
- Para de seguir incansavelmente o que as outras empresas estão fazendo. Busque criar valor para o seu cliente e tenha ótimos resultados;
- Evite clichês em seus meios de comunicação. Opte sempre por informações honestas e que sejam fáceis de entender. Prefira mensagens cativantes, vá direto ao ponto e não fuja de palavras em excesso.
Implemente o sales to service handoff em sua empresa
Chegamos ao final deste artigo te convidando a aplicar todos esses pontos em sua empresa e assegurar o sucesso de seus clientes.
Não se esqueça que a assinatura do contrato não é o fim do relacionamento com o seu cliente. É preciso ir além para tirar o máximo do potencial da solução que adquiriu da sua marca.
A falta dessa mentalidade resulta em um cliente insatisfeito, um detrator da sua empresa e a possibilidade de ter mais uma pessoa falando mal da sua companhia no mercado.
Para driblar isso, leia estes três artigos que te ajudam a aperfeiçoar o atendimento ao cliente da sua empresa:
- 6 principais problemas no atendimento ao cliente: saiba o que você não deve fazer
- Sabe como evitar ruídos na comunicação? Aprenda com essas 4 dicas!
- 7 dicas para melhorar a experiência de atendimento da empresa
2 exemplos de e-mail para handoff de vendas
Entre todas as etapas do handoff a comunicação entre o time de vendas e o sucesso do cliente é a fase que pode gerar mais dúvidas.
Dito isso, veja dois templates de e-mail que te ajudam a se comunicar com os colaboradores e, sobretudo, com o cliente.
Template de passagem de bastão do time de vendas para CS
Quem é do time de vendas deve listar no e-mail os pontos altos da negociação, desde o início da jornada e de que maneira a sua empresa pretende resolver os problemas do cliente.
Seja objetivo, mas não se esqueça de informações cruciais para o time de sucesso do cliente.
Ai vai um exemplo de e-mail para encaminhar ao cliente, com cópia para o CS:
*Olá @NOME,
Em nome de toda equipe da @EMPRESA, te dou as boas vindas!
*Para você começar a usar todos nossos recursos, preciso que faça, na sequência, os próximos passos:
*@PRÓXIMOS PASSOS
Aliás, queria aproveitar esta conexão para te colocar em contato com o @CUSTOMER SUCCESS, que nos lê em cópia. Será ele o responsável por te guiar com ações mais estratégicas aqui na Zendesk.
@CUSTOMER SUCCESS, segue uma breve explicação dos temas mais importantes que eu conversei com o @NOME:
@ALINHAR INFORMAÇÕES PRELIMINARES PARA SALES TO SERVICE HANDOFF
Qualquer dúvida, sigo à disposição.
Abraços,
Assinatura
Template de resposta da passagem de bastão do CS ao cliente
Cabe ao CS responder o e-mail, fazendo uma breve apresentação e se colocando à disposição para guiar o cliente no que for necessário.
Ademais, adicione os seus contatos para que o cliente possa procurá-lo em caso de necessidade.
Veja um exemplo para facilitar a explicação:
Olá pessoal!
@VENDEDOR, obrigado pela apresentação.
@NOME, prazer em conhecê-la! Desde já, conte comigo para te guiar ao longo desta jornada.
Aguardo a escolha da data do treinamento para seguirmos com a nossa parceria. Caso seja necessário, acesse nosso guia para ajudá-lo nos próximos passos.
Abaixo, segue os meus contatos.
Conte comigo para conquistar ótimos resultados no uso da nossa solução!
Abraços,
Assinatura
Captou a ideia?
Contudo, nem sempre estamos preparados para as respostas dos clientes.
Por isso, leia estes guias que te ajudam a aprimorar o atendimento com mais facilidade:
- Como responder um email para um cliente: dicas e exemplos
- Frases prontas para atendimento ao cliente: 32 expressões para seu time arrasar
Otimize o sales to service handoff com o service!
Adicionalmente, conheça o Service, uma solução de atendimento ao cliente completa e fácil de usar que acompanha o crescimento da sua empresa.
Ele facilita a implementação do sales to service handoff, pois fornece suporte em qualquer canal.
Dessa maneira, os clientes sempre podem entrar em contato com a sua marca, independentemente do canal de interação (mensagens, chat em tempo real, redes sociais, e-mail ou voz).
Outro benefício interessante é a central de ajuda integrada e o fórum da comunidade, que permite os clientes resolverem seus problemas sozinhos, diminuindo o tempo de resolução dos seus agentes.
Interessante, não é mesmo?
Assista a vídeos de demonstração e descubra porque o Service deixa tudo mais simples em sua empresa.