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Saúde organizacional: como tornar sua empresa mais saudável?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 18 setembro 2023

Saúde organizacional

A saúde organizacional se refere a um conjunto de fatores que exercem impacto na produtividade e na lucratividade do negócio. Por exemplo, a qualidade dos processos organizacionais, as políticas internas e o propósito motivador. Adicionalmente, podemos citar a satisfação dos colaboradores, a postura dos líderes e o correto alinhamento de metas e objetivos.

E, se isso parece subjetivo, vamos aos números que comprovam a importância. Segundo o Índice de Saúde Organizacional da McKinsey, 80% das empresas tiveram uma performance superior em relação às que não investiram nisso. 

Ou seja, a saúde organizacional é um elemento estratégico para o sucesso das instituições. Portanto, ela merece atenção especial de instituições que querem se destacar no mercado, seja qual for o porte ou o ramo de atuação.

De fato, o bem-estar da organização está diretamente ligado ao seu desempenho e competitividade. E, para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, elaboramos este conteúdo explicando o que é a saúde organizacional. E, claro, falaremos sobre o porquê é importante se preocupar com esse aspecto vital do negócio.

E mais: você também vai conferir cinco dicas de como tornar a sua organização muito mais saudável e competitiva:

  1. faça uma pesquisa de clima organizacional;
  2. atente-se à taxa de turnover (rotatividade);
  3. incentive o aprendizado dos colaboradores.
  4. defina qual é o propósito motivador da companhia;
  5. invista na automação de determinadas tarefas e processos.

Leia também: Dominando a gestão de mudança organizacional com três dicas!

O que é saúde organizacional? E para que serve?

A saúde organizacional é a chave para equilibrar o desempenho de curto prazo e a sustentabilidade no longo prazo. Trata-se de um aspecto essencial dos negócios, em termos de qualidade dos processos organizacionais e da empresa como um todo.

A saúde de uma organização se conecta com todos os pontos do tecido corporativo. Isso vai desde as condições de trabalho até a efetiva gestão de recursos (financeiros, humanos, tecnológicos etc). Dessa forma, pode-se alcançar os objetivos estratégicos e melhorar o clima organizacional.

Em paralelo, também podemos definir a saúde organizacional como a combinação de vários fatores, dentre eles:

  • motivação e engajamento dos funcionários; 
  • relações internas entre os níveis hierárquicos;
  • perenidade do negócio nos próximos anos;
  • cumprimento das metas do planejamento estratégico;
  • performance e crescimento do market share no setor;
  • gerenciamento de riscos a que o negócio está exposto;
  • potencial de inovação para superar obstáculos do segmento;
  • ambiente profissional em si, das relações à infraestrutura;
  • fortalecimento da imagem, marca e reputação empresarial;
  • capacidade de se adaptar às novas demandas do mercado. 

Leia mais: Reter os colaboradores pode aumentar os lucros da sua empresa. Saiba o por quê!

Por que é importante se preocupar com a saúde organizacional?

Como você pôde perceber, a saúde organizacional é um conceito que engloba um conjunto de fatores, não é mesmo? Todos eles são essenciais para o bom funcionamento dos negócios e, em especial, para a sustentabilidade no longo prazo.

Tendo isso em vista, fica mais fácil confirmar porque a saúde organizacional se faz importante. Afinal, é a partir dela que se criam condições favoráveis para que os colaboradores possam exercer suas funções da melhor maneira possível.

Quanto mais saudável uma organização é, melhor será a qualidade com que ela executa seus processos. Consequentemente, mais motivados estarão seus funcionários e, portanto, maior será a produtividade da companhia.

Sendo assim, as lideranças definitivamente precisam se preocupar com a saúde organizacional. E mais: essa é uma vantagem competitiva perante a concorrência, promovendo o alinhamento estratégico, a inovação e a melhoria contínua.

Por falar nisso, vale conferir o relatório sobre as tendências da experiência do cliente 2021, da Zendesk. São insights valiosos para contribuir com a adaptação às novas demandas do mercado no pós-pandemia de Covid-19.  

10 benefícios de investir na saúde organizacional

A seguir, listamos dez ganhos em potencial para evidenciar a importância de investir na saúde da organização. E o melhor: a pesquisa da McKinsey ainda aponta que os benefícios tangíveis podem ser conquistados no prazo de seis a 12 meses, sabia?

1. Melhoria da produtividade de cada área

Algumas empresas olham apenas para o core business e se esquecem das demais áreas do negócio. Por outro lado, é importante que cada setor tenha as próprias métricas de produtividade, conforme a natureza das atividades desempenhadas. 

2. Economia e otimização do uso de recursos

Ao definir métricas para cada área, os recursos são destinados de forma eficaz. Por exemplo, pode-se economizar com a locação dos espaços ociosos. E, do outro lado da moeda, o investimento na transformação digital aumentará a produtividade.

3. Conformidade com as leis e normas do setor

Compliance significa estar em conformidade com a legislação e a regulação do setor. Para exemplificar, a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) trouxe à tona as novas disposições sobre o gerenciamento de riscos ocupacionais.

4. Captação e retenção de talentos profissionais

A valorização profissional é um dos principais atrativos para captar e reter os talentos. Basicamente, a ideia é criar mecanismos para que os melhores funcionários continuem trabalhando na companhia.

5. Aumento dos índices de satisfação e motivação

De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, colaboradores felizes são 31% mais produtivos e três vezes mais criativos. Eles também vendem 37% a mais em relação aos colegas e adotam um alto padrão de qualidade no atendimento.

6. Redução do absenteísmo e presenteísmo

No absenteísmo, o funcionário falta por motivo de saúde. Já no presenteísmo, ele comparece ao trabalho, mas não consegue desempenhar suas funções plenamente. Além disso, é primordial prevenir a Síndrome de Burnout (esgotamento profissional).

7. Prevenção de acidentes no ambiente de trabalho

As iniciativas de segurança do trabalho resguardam as pessoas e, também, a continuidade dos negócios. Esses são dois exemplos: ambientes seguros evitam os incêndios e os acidentes durante a operação dos equipamentos críticos.   

8. Melhoria na imagem e na reputação organizacional

Definitivamente, não é fácil criar uma marca bem-sucedida e mantê-la competitiva no mercado. Logo, a imagem e a reputação empresarial são ativos que agregam valor à companhia e ampliam sua fatia de participação no mercado, o market share.   

9. Alto padrão de qualidade nos produtos e serviços

Processos alinhados e funcionários engajados favorecem a melhoria contínua nos produtos e serviços. Nada é tão bom que não possa ser melhorado, afinal. E, aqui, o caminho é otimizar os recursos: fazer mais, com menos esforço físico e intelectual.

10. Valorização tangível do capital humano

Sem dúvida, o capital humano é um dos principais ativos das instituições bem-sucedidas. Nessa linha, é importante tangibilizar o reconhecimento profissional, com: plano de carreira, benefícios flexíveis, autonomia e liderança inspiradora.

5 dicas de como melhorar a saúde organizacional

Agora que você já sabe o que é e qual a importância da saúde organizacional, vamos às boas práticas. Para tal, listamos cinco dicas que contribuem para tornar a sua empresa mais saudável, competitiva e perene.

1. Faça uma pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta muito útil para entender os diferentes fatores que impactam diretamente a saúde da organização. A propósito, o Google Formulários e o Survey Monkey agilizam a coleta e a tabulação dos dados. 

Sendo assim, elabore um questionário para que os colaboradores possam opinar sem medo de represálias. Dependendo do clima atual, uma boa pedida é possibilitar a participação anônima, o que trará respostas mais assertivas sobre:

  • ambiente corporativo como um todo;
  • condições de trabalho;
  • processos organizacionais; 
  • rotinas diárias;
  • comportamento dos líderes diretos e indiretos;
  • compatibilidade entre remuneração e função desempenhada;
  • oportunidades de crescimento profissional;
  • qualidade dos treinamentos;
  • satisfação geral com a empresa;
  • recursos à disposição para o desempenho do trabalho;
  • sugestões de melhoria;
  • implantação de novos benefícios;
  • dificuldades vivenciadas no trabalho.

A partir da análise apurada dos resultados, será possível obter insights de grande valia. Com base nesses dados, o próximo passo é traçar um plano de ação para promover as mudanças necessárias e, assim, melhorar a saúde organizacional.

Veja também: O que é o processo de gestão de mudanças? Qual a importância?

2. Atente-se à taxa de turnover

O turnover se refere à rotatividade no quadro funcional, o que é um processo natural, até certo ponto. Em outras palavras, essa é a relação entre as admissões e os desligamentos de colaboradores durante um período determinado.

Quando a taxa de turnover encontra-se muito elevada, acende-se um sinal de alerta para a saúde organizacional. Isso porque, se há um “entra e sai” muito grande de funcionários, esse é um indicativo de que algo precisa ser ajustado.

Tal ajuste pode ser feito no recrutamento e, também, na avaliação de desempenho. Em todo caso, a alta rotatividade é bastante prejudicial para a produtividade da empresa, o fluxo de caixa e a imagem do negócio no mercado.

4. Defina qual é o propósito motivador da companhia

Se você ainda não ouviu falar sobre o conceito de golden circle, chegou a hora de descobrir do que se trata. Para isso, recomendamos o vídeo em que Simon Sinek explica sobre a relevância do propósito motivador para o crescimento dos negócios.

Durante o TEDx, ele demonstra como os grandes líderes inspiram ações de seus públicos de interesse. No fim das contas, as pessoas compram produtos e serviços porque se identificam com as empresas. No caso, a compra é motivada conforme o “por que” se oferece algo – e não “como” ou “o que” a companhia o faz.

3. Incentive o aprendizado dos colaboradores

Empresas que reconhecem a importância de recursos humanos tendem a ser mais saudáveis e fortes no mercado de atuação. Por isso, incentive o aprendizado ao longo da vida, o que será um divisor de águas para a esfera pessoal e profissional.

À medida que se adquire novos conhecimentos, eles naturalmente serão aplicados no dia a dia da empresa. Nesse ponto, vale lembrar que não estamos falando apenas de habilidades técnicas (hard skills), mas também comportamentais (soft skills).

E, para viabilizar esse treinamento, a dica é fazer parcerias com instituições de ensino. Além disso, é fundamental oferecer formações periódicas, assim como criar espaços para promover a troca de ideias e experiências.

Veja mais: Treinamento de atendimento ao cliente: 6 etapas para preparar sua equipe

4. Invista na automação de determinadas tarefas e processos

Que tal utilizar a tecnologia como uma aliada na promoção da saúde organizacional? Por meio de softwares especializados, é possível automatizar uma série de tarefas repetitivas. Com isso, os colaboradores poderão se dedicar às atividades mais estratégicas e que representam maior valor para a organização.

CRM, central telefônica, chats e ferramentas de análise de dados são alguns dos recursos indispensáveis. Ao usar a solução Zendesk Sell, por exemplo, o time de vendas poderá se concentrar no que importa: conquistar clientes e fechar negócios.

Para se ter uma ideia do potencial dessa estratégia, leia o depoimento da Diretora de Operações na Intermind, Nataliya Agafonova:

“O Zendesk Sell melhorou a produtividade da nossa equipe de vendas. Redistribuímos os esforços da força de vendas para projetos mais promissores e a previsão da receita mensal ficou mais precisa. A divergência caiu de 30% para 10%.”

Saiba mais: Automação da força de vendas: entenda o que é e como usar a seu favor

E então? Ficou claro o que é saúde organizacional e a importância para melhorar os resultados da empresa? Para finalizar, a dica de ouro é: fique atento a este elemento vital e não deixe de investir no aprimoramento constante dos processos.

Por sinal, a Zendesk conta com ferramentas de relacionamento com o cliente que propiciam experiências memoráveis a cada contato com a sua marca. E esse diferencial, certamente, vai facilitar muito o trabalho dos seus colaboradores.

Quer conhecer melhor a Zendesk? Então, entre em contato agora mesmo! Juntos, vamos transformar conversas em conversões! 

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