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Artigo 13 min read

Scrum vs Kanban: qual o melhor para seu projeto?

Por Zendesk

Última atualização em 21 outubro 2024

Scrum vs kanban

Uma das dúvidas mais comuns de empresas e equipes que estão adotando a metodologia ágil é: Scrum vs Kanban, afinal, qual framework é melhor?

Certamente, comparar esses dois métodos ágeis é uma das melhores maneiras de conhecer as particularidades de cada um e definir qual o mais adequado para o seu projeto.

Em uma explicação rápida, podemos dizer que Scrum é baseado em pequenos ciclos de trabalho com prazos de finalização definidos. Já o Kanban é mais contínuo, não há data limite para as etapas e as tarefas são separadas por prioridade.

Um ponto é certo na comparação Scrum vs Kanban: ambos os métodos ágeis vão ajudar o seu time a otimizar a entrega de valor dos seus projetos, aumentar a produtividade, o engajamento, e tudo isso sem perder a qualidade!

Uma pesquisa mostrou que 73% das empresas utilizam algum tipo de metodologia ágil para gerenciar os seus projetos. E, segundo um levantamento da PwC, projetos desenvolvidos com base nessa estratégia são 28% mais bem-sucedidos do que aqueles que ainda usam métodos antigos. 

Ou seja, independentemente de qual framework for escolhido, você e o seu time têm grandes chances de colher bons resultados!

Mas, e a pergunta que não quer calar: “Scrum vs Kanban, qual o melhor para o seu projeto?”. Neste artigo, comparamos, em detalhes, os dois métodos ágeis para lhe ajudar a encontrar a resposta. Confira!

Resumo

  • Scrum é um método ágil baseado em sprints. Consiste em ciclos curtos de trabalho — com duração de semanas ou poucos meses — cujo objetivo é entregar pequenas partes finalizadas do projeto em datas predeterminadas.

  • Os times de trabalho no método Scrum são divididos, basicamente, em três grupos: com funções distintas, porém integradas: Product Owner, Scrum Master, Membros da equipe.

  • Criado pela empresa Toyota em 1960, o método ágil Kanban consiste em um acompanhamento visual das etapas que compõem um projeto. Esse framework consiste na divisão de um quadro em três colunas, algo como: pendente, em andamento, concluído (To Do, In Progress, Done).

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá:

  • Scrum vs Kanban: conhecendo o conceito para comparar
  • Scrum: particularidades e principais características
  • Kanban: particularidades e principais características
  • Scrum vs Kanban: definindo qual é o melhor método ágil

Scrum vs Kanban: conhecendo o conceito para comparar

A primeira informação que você precisa ter na comparação Scrum vs Kanban é que ambos são frameworks (conjunto de conceitos ou ferramentas) que podem ser utilizados em uma estratégia de metodologia ágil.

Só para conceituar, a metodologia ágil é a junção de técnicas que colaboram para que o valor de um projeto seja entregue de maneira mais rápida. 

Essa estratégia, não necessariamente, encurta o tempo de finalização de um projeto, mas, sim, permite que os resultados alcançados ao longo do desenvolvimento sejam apresentados mais rapidamente.

Este guia “Entenda o que é metodologia ágil: origem, benefícios e tipos de metodologias ágeis” traz todos os detalhes para você. Por isso, não deixe de ler!

Agora que a aplicação ficou mais clara, vamos aos detalhes que vão lhe ajudar na comparação Scrum vs Kanban.

Scrum: particularidades e principais características

Scrum é um método ágil baseado em sprints. Consiste em ciclos curtos de trabalho cujo objetivo é entregar pequenas partes finalizadas do projeto em datas pré-determinadas.

Os ciclos do Scrum podem ter duração de semanas ou poucos meses, tudo depende do que está sendo desenvolvido e de qual é o tempo mínimo necessário para que algo de valor possa ser entregue.

Uma das características desse método ágil são as reuniões fixas, denominadas daily scrum. São encontros diários entre os membros da equipe realizados para alinhamento de diferentes pontos do projeto, com o propósito de evitar falhas e atrasos.

A indicação é que uma daily scrum meeting não exceda 15 minutos. A ideia é somente repassar as questões mais importantes do projeto e esclarecer dúvidas urgentes para que os profissionais prossigam com o desenvolvimento. 

Particularidades do método ágil Scrum

Uma das particularidades do método ágil Scrum é que ele permite um aprendizado contínuo e uma adaptação mais fácil a variáveis.

Visto que ele é dividido em pequenos ciclos, caso haja alguma mudança no decorrer do projeto, fica muito mais simples se adequar a ela do que quando há apenas uma entrega final.

Por exemplo, imagine que um cliente solicitou a uma empresa o desenvolvimento de uma ferramenta de atendimento on-line. Inicialmente, a sua ideia era apenas ter uma solução que reunisse em um único ambiente todas as mensagens recebidas das suas redes sociais.

Porém, com o passar dos dias, ele percebeu que seria interessante também incluir as conversações vindas do help desk integrado ao WhatsApp e do chatbot para site.  

Concorda que se houvesse apenas a entrega do projeto finalizado ao cliente essas adequações seriam muito mais difíceis?

Com o Scrum essas variações são muito mais fáceis de serem feitas, destacando também que é possível ver de forma mais clara quanto de valor está sendo entregue a cada ciclo fechado.

Como é formado um time Scrum?

Outro ponto bem importante na comparação Scrum vs Kanban é a formação dos times. No Scrum ele é, basicamente, composto por três funções distintas:

  • Product Owner
  • Scrum Master 
  • Membros da equipe

Product Owner

O Product Owner é o profissional designado para ser o responsável pelo planejamento inicial do projeto. É ele quem define o que é executado em cada sprint, prioriza as tarefas e preza pela boa comunicação do grupo.

Por ser considerado o “proprietário do produto”, sua missão também é defender o cliente, ou seja, buscar por resultados que vão ao encontro daquilo que precisa ser entregue.

Scrum Master 

Já quem ocupar a posição de Scrum Master será o responsável por supervisionar a evolução do projeto a cada sprint. Sua função também é evitar que a equipe se desvie dos princípios característicos desse método ágil.

Membros da equipe

Por fim, temos os membros da equipe, propriamente ditos. Tratam-se dos profissionais que vão executar as tarefas definidas para os sprints, entregando algum valor ao final de cada um dos ciclos.

Sobre essa divisão é preciso destacar uma particularidade: ainda que haja atribuições diferentes, não há um gerente nas equipes Scrum. 

Esses times são autogerenciáveis e os profissionais trabalham em conjunto, unidos pelo propósito de entregar mais valor em menos tempo.

Vantagens do Scrum

Para comparar Scrum vs Kanban de uma forma mais completa, você também precisa conhecer as vantagens de cada método, concorda?

No caso do Scrum os benefícios que mais se destacam são:

  • Adaptação mais fácil a ajustes
  • Preza pela cultura do feedback
  • Promove o aprimoramento contínuo
  • Mantém a equipe motivada

Adaptação mais fácil a ajustes

Como dissemos anteriormente, por ser dividido em pequenos ciclos, o Scrum permite que as mudanças e ajustes necessários para o projeto sejam integrados de maneira mais fácil. 

Preza pela cultura do feedback

As reuniões fixas, uma das principais características desse método ágil, ajudam as empresas a implementar (caso ainda não tenham) e manter a cultura do feedback, essencial para que todos exponham os seus pontos de vista. 

Aproveite e leia também: “A importância do feedback na gestão de pessoas: por que implementar essa cultura?

Promove o aprimoramento contínuo

A cada novo ciclo finalizado é possível melhorar as entregas e acrescentar algo que tenha ainda mais valor, além de conseguir identificar mais facilmente e ajustar pontos que podem ser aprimorados.

Mantém a equipe motivada

Por ser um método de constante evolução e comunicação entre os membros da equipe, os profissionais tendem a se sentirem bem mais motivados e envolvidos com o projeto, fatos que ajudam a conquistar mais e melhores resultados.

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Kanban: particularidades e principais características

Criado pela empresa Toyota em 1960, o método ágil Kanban consiste em um acompanhamento visual das etapas que compõem um projeto

Seu nome tem relação com o significado da palavra, visto que kanban é uma palavra de origem japonesa que significa “sinalização” ou “um sinal”.

A proposta desse método ágil é otimizar as tarefas e, com isso, aumentar a produtividade da equipe responsável pelo projeto que está sendo desenvolvido.

De forma prática, esse framework consiste na divisão de um quadro em três colunas, algo como: pendente, em andamento, concluído (To Do, In Progress, Done).

Nessas colunas são colados cartões de sinalização (a exemplo do Post-It®) com as tarefas que precisam ser executadas. Assim, cada vez que há alguma evolução nessas atividades, o cartão é movimentado para as demais colunas.

Particularidades do método ágil Kanban

Para comparar Scrum vs Kanban é preciso conhecer a fundo as particularidades de cada estratégia, concorda?

Uma das que mais se destacam no Kanban é que as tarefas não têm, necessariamente, um prazo para serem concluídas. Obviamente, dependendo do que precisa ser entregue, há uma data para finalização, mas essa não é a principal característica desse método.

O Kanban se destaca por ajudar a priorizar o que precisa ser executado. Por ser uma metodologia visual, ele contribui para que os membros da equipe consigam ter uma visão clara e ampla de tudo o que precisa ser feito.

Com isso, é possível “passar na frente” aquilo que tem mais urgência, evitando que os profissionais se sobrecarreguem ou que deixem de entregar em tempo hábil algo que realmente era importante para o prosseguimento das outras etapas.

Por essa característica, podemos dizer que o Kanban é uma estratégia de planejamento e de gerenciamento de projetos com fluxo contínuo. 

Também por isso, é um forte aliado para aprimorar processos internos já existentes, sem que haja a necessidade de mudar drasticamente as metodologias já utilizadas.

Dica de leitura: “Como melhorar processos internos da sua empresa? 7 dicas que vão turbinar o fluxo de trabalho das suas equipes!

Como é formado um time no Kanban

Outro detalhe que você descobre ao comparar Scrum vs Kanban é que esse segundo método ágil não visa, e nem precisa, formar uma equipe, ao contrário do que acontece no primeiro.

No dia a dia, as funções de cada participante do projeto já estão definidas, assim, cada um tem consciência da sua atribuição e responsabilidade.

Porém, considerando que todo o time consegue acompanhar em tempo real a evolução do projeto, nada impede que isso incentive a cooperação. 

Por exemplo, um profissional que já finalizou a sua tarefa pode perfeitamente se oferecer para ajudar outro. Com isso, toda a equipe ganha em tempo, qualidade e produtividade.

Vantagens do Kanban

O próprio perfil do método ágil Kanban resulta em uma série de vantagens aos times e empresas que o utilizam. Entre as que mais se destacam estão:

  • Priorização das tarefas
  • Planejamentos mais flexíveis
  • Redução de gargalos 
  • Aprimoramento da comunicação

Priorização das tarefas

Se uma tarefa se tornou mais prioritária que outra, a ordem de execução das atividades é facilmente alterada no método Kanban. 

E um dos pontos principais dessa possibilidade é que o gestor e seu time conseguem mudar essa ordem e, ao mesmo tempo, ajustar as demais tarefas, visto que têm uma visualização completa de tudo o que precisa ser concluído.

Planejamentos mais flexíveis

Justamente esses ajustes permitem que os planejamentos sejam mais flexíveis. Ao não seguir um plano “engessado”, a entrega de valor do projeto pode ser feita de forma mais precisa e otimizada, sem comprometer a sua qualidade e finalização.

Redução de gargalos 

Quando um profissional executa várias tarefas simultaneamente, corre um grande risco de comprometer a sua entrega e gerar diversos gargalos que podem afetar os demais membros do time.

O Kanban tem a vantagem de dar mais foco ao que precisa ser realizado, isso porque cada fase é realizada separadamente. Em outras palavras, um cartão só é movido da coluna “em andamento” para “concluído”, quando realmente for finalizado.

Aprimoramento da comunicação

É bem importante destacar também que o método ágil Kanban evita ruídos na comunicação. 

Por permitir que todos vejam, em tempo real, o que precisa ser feito, está em desenvolvimento ou já foi entregue, não deixa dúvidas aos membros da equipe sobre a evolução do projeto.

Dessa forma, cada um sabe exatamente como se posicionar e o que precisa fazer para contribuir com a finalização.

Não deixe de ler: “Falhas na comunicação empresarial: 5 exemplos reais e como resolvê-los

Scrum vs Kanban: definindo qual é o melhor método ágil

Scrum vs Kanban: após todas essas explicações, já conseguiu definir qual o melhor método ágil para a sua empresa? Se ainda não, temos mais um detalhe para dividir com você.

Muitas empresas estão trabalhando com um conceito mais híbrido e mesclando ambas as estratégias. Chamado de “Scrumban” ou “Kanplan”, a ideia é utilizar os dois métodos para gerenciar e desenvolver um projeto.

Mas caso isso não seja interessante para você, a melhor maneira de definir qual é a abordagem mais interessante para a sua empresa é analisando profundamente o perfil e as características do projeto que precisa ser entregue.

Por exemplo, dependendo do tamanho e da solução que está sendo desenvolvida, pode ser que não caibam, nem sejam necessárias, pequenas entregas de resultados (Scrum). Nesse caso, ter um processo fluido e contínuo pode ser mais interessante (Kanban).

Seja qual for a sua decisão, tenha em mente que um dos pontos mais importantes é buscar e manter a satisfação dos seus clientes externos e internos.

O Zendesk Service, software de suporte ao cliente da Zendesk, é uma ferramenta que contribui para isso.

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O Zendesk Service, permite que você atenda seus clientes onde estiverem, personalizando os processos e otimizando as tarefas dos seus agentes. 

Além disso, o sistema oferece recursos muito interessantes, como: 

  • integração de diversos canais de atendimento, como mensagens, chat em tempo real, e-mail ou voz.
  • espaço de trabalho do agente unificado para facilitar o monitoramento, a priorização e as respostas aos clientes.
  • central de ajuda e um fórum da comunidade integrados que podem ser criados para oferecer melhor atendimento ao cliente,
  • ferramenta de colaboração, que conecta parceiros internos e externos, facilitando o trabalho dos atendentes,
  • criação, gestão e disponibilização de uma base de conhecimento inteligente para melhorar o autoatendimento dos clientes e capacitar a equipe, e mais.  

Com nossa solução equipada com Inteligência Artificial, é possível oferecer suporte inteligente em grande escala com o uso de IA e bots; eles dão respostas instantâneas aos clientes, dobram a capacidade intelectual dos atendentes humanos e ainda elevam a produtividade da empresa.

Fica muito mais fácil para os clientes obterem as respostas de que precisam sobre seus produtos ou serviços.

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