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Segmentação de cliente: o que é, quais são seus tipos e benefícios?
Por Douglas da Silva , Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 16 março 2021
A segmentação de cliente é um conjunto de ações que seleciona aspectos em comum da base de clientes e os divide em grupos distintos. Ela conta com quatro tipos diferentes e se apresenta como uma estratégia eficiente para atingir leads qualificados, melhorar a negociação e aumentar as vendas.
Para entender de forma completa esse conceito, compreender sua aplicabilidade e descobrir seus benefícios, basta seguir com sua leitura, a qual abordará:
O que é segmentação de marketing?
O que é segmento de clientes no Canvas?
Quais são os 4 tipos de segmentação de mercado?
Segmentação demográfica e geográfica: quais são seus principais aspectos?
Segmentação comportamental: o que é?
O que é segmentação psicográfica?
Quais os benefícios da segmentação de cliente?
O que é segmentação de marketing?
A segmentação de marketing é a prática de dividir o público-alvo de uma empresa em classes semelhantes. Por meio dela, é possível criar subgrupos específicos e detalhados com base em dados demográficos, necessidades, prioridades, demandas e em outros critérios psicográficos, geográficos ou comportamentais.
O que é segmento de clientes no Canvas?
É um modelo de negócios que traz uma representação visual dos principais aspectos de cada conjunto de clientes. Dividido em blocos, ele apresenta referências importantes sobre a base de consumidores, como o alcance, a profundidade da dor, como cada segmento está aberto para aderir ao produto do negócio, o orçamento destinado a cada um e o Lifetime Value.
Quais são os 4 tipos de segmentação de mercado?
segmentação demográfica: que pode ser B2C ou B2B;
segmentação geográfica: baseada em região ou país;
segmentação comportamental: que traz aspectos mais subjetivos dos indivíduos e se baseia em suas atitudes;
segmentação psicográfica: que apresenta o estilo de vida e a personalidade do grupo e é fundamentada em suas ideias e pensamentos.
Segmentação demográfica e geográfica: quais são seus principais aspectos?
A segmentação demográfica pode ser dividida em B2C e B2B. A primeira se baseia na classificação em atributos individuais e traz aspectos como gênero, idade e nível de escolaridade. Outros exemplos de segmento de clientes desse tipo são: renda e número de pessoas na família.
Já a segunda conta com as especificidades das empresas, como número de funcionários, área de atuação e localização.
A segmentação geográfica é considerada o tipo mais simples. Ela, como o próprio nome sugere, define os consumidores por área, que pode ser mais ampla, como o país, e mais específica, como zona urbana e zona rural.
Segmentação comportamental: o que é?
A segmentação comportamental envolve as ações dos clientes, como seus hábitos de compra, padrão de consumo, quantidade de interações com a marca e canais preferidos. Ela traz aspectos mais profundos dos consumidores e, desse modo, revela sua consciência e fidelidade em relação à empresa.
Ela requer um conhecimento mais extenso dos clientes e demanda análise de dados. Para ser mais precisa e, assim, direcionar estratégias condizentes com a jornada de compra e com o momento do cliente, ela exige estudos mais intensos e soluções tecnológicas que tragam o histórico do consumidor e que apresentem seus parâmetros de compra.
O que é segmentação psicográfica?
A segmentação psicográfica se parece com a comportamental, mas ela se concentra mais nas características psicológicas dos consumidores. Em linhas gerais, podemos estabelecer que a segmentação psicográfica se baseia no pensamento e nas ideias, enquanto a comportamental tem como foco a análise das ações.
Alguns exemplos de segmento de clientes desse tipo são: estilo de vida, status social, valores pessoais, motivações, crenças e personalidade.
Ela é conduzida, principalmente, com base em “como as pessoas pensam que são” e “no que elas desejam ser”. Logo, traz conceitos mais subjetivos e demanda uma abordagem diferenciada em relação ao tipo de linguagem utilizada e ao tratamento oferecido.
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Quais os benefícios da segmentação de cliente?
Os principais benefícios da segmentação de clientes são:
Direcionar campanhas certas no momento adequado
A segmentação de cliente permite que você conheça com profundidade tanto os desejos como as objeções de sua base. Logo, ela otimiza a qualidade das campanhas, uma vez que a linguagem, a mensagem, a abordagem e o timing são mais assertivos.
Essa assertividade reflete diretamente no ROI do seu investimento em campanhas, visto que evita desperdícios necessários com ações equivocadas de marketing.
Melhorar o processo de fidelização
Com dados e fatos reais sobre os mais diferentes aspectos dos grupos, é possível personalizar mensagens, oferecer um atendimento diferenciado e, assim, melhorar a satisfação de seus consumidores.
Essas práticas despertam um sentimento de exclusividade no cliente, uma percepção essencial para que ele se mantenha leal a uma marca.
Oferecer insights sobre o desenvolvimento de produtos
Todo o conhecimento sobre o comportamento e sobre os aspectos que levam o seu público a realizar determinada ação de compra gera insights poderosos sobre a criação de novas soluções.
Isso porque, com a segmentação de cliente, é possível entender o que sua audiência deseja, compreender os gaps do mercado em relação às suas necessidades e prever a aceitação de sua base perante um novo produto.
Potencializar o reconhecimento sobre a marca
Como esse processo melhora a satisfação dos clientes, ele potencializa tanto a retenção, como a lealdade, como também incrementa o reconhecimento sobre a marca.
Em outras palavras, o cliente consegue perceber o real valor de seu negócio, em um sentido mais profundo do termo e, assim, começa a relacionar a sua marca com qualidade de vida e bom atendimento, entre outras questões.
Considerando que as pessoas dividem suas experiências em suas redes sociais, é possível compreender como essa estratégia aumenta o reconhecimento de um negócio não só diante de seus consumidores, mas perante o mercado.
Para analisar, monitorar e agir com base nas necessidades de seus clientes, adotar uma solução tecnológica de qualidade, como o software de atendimento ao cliente da Zendesk representa uma boa alternativa.
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