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Artigo 7 min read

8 segredos de vendas online para quem está começando

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 30 Agosto 2022

segredos de vendas online

Quer levar o seu negócio ao desafiador mundo digital, mas não sabe ao certo que estratégias usar para cativar e converter o cliente? Prepare-se para conhecer os 8 segredos de vendas online neste artigo.

Reunimos dicas para quem está começando o mergulho pelas profundas águas da internet, desde o contato com o público-alvo até a automatização de processos com a ajuda da tecnologia.

Boa leitura!

Como ter sucesso nas vendas pela internet? Aqui está o passo zero

Se você está em busca dos segredos de vendas online, aqui está o primeiro: conheça o potencial do mercado. Isso porque o ambiente digital é vasto, múltiplo e muito promissor. Mas é preciso entender as características de quem consome ali — seja informação, produtos ou serviços.

Para te ajudar a entender um pouco melhor as potencialidades das vendas online, separamos algumas estatísticas na lista a seguir. 

  • Há cerca de 2,14 bilhões de compradores digitais na internet; 
  • a expectativa é de que a receita global de comércio eletrônico cresça para US$ 4,2 trilhões até 2025;
  • 49% das pessoas pretendem comprar mais pela internet em 2022;
  • o Brasil é o segundo país do mundo com o maior crescimento de vendas online em 2021;
  • em 2021, o número de ecommerces no Brasil superou a marca de 1,59 milhão;
  • a expectativa de faturamento do ecommerce no Brasil em 2021 superou os R$304 bilhões

Deu para ver que estamos diante de um ambiente com muitas oportunidades, não é mesmo? Porém, é importante ter em mente que um ambiente tão promissor é, também, um grande celeiro de concorrentes. 

Por isso mesmo, dominar os segredos de vendas online pode te ajudar a se destacar na multidão, alavancar resultados e cativar seu público-alvo, convertendo-os em consumidores satisfeitos e encantados com a marca. 

Qual a melhor maneira de vender online? 8 segredos de vendas online

Agora que você já entende a necessidade de uma boa estratégia de vendas online para se destacar em um mercado concorrido, é hora de dar um passo à frente. Vamos revelar os segredos de vendas online e dar dicas práticas para dominar o segmento e desenvolver um processo comercial de sucesso. 

1- Conheça seu público-alvo

Para entender como ter sucesso nas vendas pela internet, é importante saber para quem se está vendendo. 

Existem dois caminhos complementares para o entendimento do público-alvo de um negócio: o desenho do Perfil de Cliente Ideal (ICP) e a construção da persona. 

O ICP é uma etapa estratégica do plano de marketing para definir quem são os principais potenciais clientes para sua empresa. Através do perfil de cliente ideal é possível orientar as demais ações de vendas e retenção de clientes. 

Embora ajude a direcionar ações e a identificar o potencial consumidor de um produto ou serviço, o ICP não é tão aprofundado e específico quanto a buyer persona

A buyer persona é uma representação semi fictícia do seu cliente ideal. Nesta abordagem, o objetivo é criar um personagem que se aproxime ao máximo do  perfil do seu cliente. 

Entretanto, diferentemente do ICP, a buyer persona não é construída apenas com detalhes gerais (tais como localização geográfica, dados demográficos e sociais). É preciso enriquecê-la com o máximo possível de detalhes obtidos por meio de estudos qualificados.

2- Crie presença no ambiente digital

O segundo segredo de vendas online diz respeito à presença digital. É difícil vender online se o seu site é o único canal pelo qual sua marca se apresenta ao público. 

É preciso constituir uma imagem sólida na rede, e para isso, o ideal é dispor de uma estratégia que combine diferentes plataformas. 

Redes sociais, site, WhatsApp, YouTube… avalie cada um dos canais, entenda suas características e identifique aqueles que tenham fit com o seu negócio. 

Dica: este é um ótimo momento para ser customer centric e pensar com a cabeça do cliente. Se você fosse consumir seu produto, em que canais estaria? 

3- Desenvolva conteúdo relevante

Como se consolida uma presença digital? Isso mesmo: com conteúdo relevante! Este é um dos mais estratégicos segredos de vendas online. 

Para se destacar na rede, é preciso unir alguns conceitos-chave, todos diretamente ligados à produção de conteúdo: constância, qualidade e coerência. 

É preciso manter publicações frequentes, com conteúdo relevante para a sua persona e, é claro, mantendo a coerência com o posicionamento da empresa e seu nicho de atuação.

4- Crie um relacionamento com os potenciais clientes

Se o tripé do conteúdo fosse, na verdade, um quadrado, o elemento extra certamente seria o relacionamento. Afinal, a base para a construção de um ciclo de vendas efetivo é a criação de vínculos entre o vendedor e o consumidor. Na internet, este processo acontece de forma diferente, mas a necessidade de se conectar com a marca continua existindo. 

Por isso, responder comentários, provocar discussões, pedir a opinião dos potenciais clientes e estimular a interação entre agentes de venda e consumidores são estratégias interessantes. 

5- Posicione-se

De acordo com o Zeno, 83% dos consumidores acham que as empresas só devem ter lucro se também produzirem impacto positivo. Isso adiciona mais uma variável à importante equação do conteúdo: o posicionamento importa.

Não fugir de polêmicas e mostrar aos consumidores o que a empresa faz pelo meio ambiente e pela sociedade é um dos segredos de vendas online. Cativa o consumidor e eleva a imagem da empresa perante à concorrência. 

6- Tenha um atendimento omnichannel

O mundo digital é um ambiente de múltiplas possibilidades. Nesse sentido, oferecer ao cliente aquilo que ele busca: a possibilidade de se comunicar com a empresa por meio de seu canal preferido, é essencial. 

De acordo com o Relatório Zendesk de Tendências em Experiência do Cliente 2022, 96% dos clientes afirmam que gastariam mais com uma empresa se ela oferecesse sua opção favorita de atendimento.

Mas o omnichannel vai além de múltiplos canais de atendimento. Ele também diz respeito à integração de dados, que possibilita a personalização da experiência do cliente. 

O mesmo relatório aponta que 71% dos clientes querem que as empresas tenham a capacidade de compartilhar informações para que eles não tenham que se repetir. 

7- Humanize sua comunicação

Quando falamos em humanização no mundo digital, não nos referimos, necessariamente, a humanos. É possível investir em automatizações, como os chatbots, que conversam e atendem às demandas dos consumidores, tornando-os mais ágeis, informais e humanizados. 

Isso aproxima o consumidor da marca e reduz as chances de frustração durante uma tentativa de contato. 

8- Seja analítico! 

Por fim, o último item da lista de segredos de vendas online diz respeito à importância da análise de dados. Ser um vendedor digital demanda atenção às muitas métricas e KPIs que o ambiente fornece. Dessa forma, é possível avaliar performances, prever tendências e antecipar potenciais desafios, superando-os de maneira fluida. 

Bônus: não venda online sem um software de CRM! 

Mencionamos o potencial da automatização na lista acima, quando falamos sobre a humanização do atendimento ao cliente. Mas esta ferramenta vai além das conversas com potenciais compradores. 

Automatizar etapas do ciclo de vendas com a ajuda da tecnologia traz celeridade e autonomia para as equipes, que podem se dedicar ao entendimento da estratégia e à análise de dados que embasa tomadas de decisão. 

Com um software de CRM, como o Zendesk Sell, é possível maximizar a produtividade, a visibilidade do pipeline e a receita das equipes de vendas. Com ferramentas integradas que mostram o contexto completo da conta do cliente em um lugar centralizado, o Sell é o caminho para transformar conversas em conversões. Conheça o Sell em um período gratuito de teste preenchendo este formulário!

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