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Artigo 6 min read

Sistema CRM grátis: como funciona + vale a pena utilizar?

Por Zendesk

Última atualização em 25 janeiro 2023

Um sistema CRM grátis e completo é o sonho de qualquer gestor, pois é capaz de otimizar o relacionamento com o cliente e melhorar a capacidade que uma marca tem de atender suas necessidades e proporcionar uma excelente experiência de compra.

Embora o mercado ofereça programas de CRM de uso gratuito ou pacotes sem custos, essas opções podem apresentar funcionalidades limitadas, usabilidade complexa ou mesmo não acompanhar o crescimento do negócio.

Na prática, não há dúvidas que um sistema inteligente para gerenciar o relacionamento com o cliente traz muitos benefícios para sua operação. Eles permitem conhecer melhor o perfil do consumidor e basear as decisões estratégicas no que realmente importa.

Para ajudá-lo a acessar todas essas vantagens, vamos mostrar como aproveitar um sistema CRM grátis e quando é a melhor hora para investir em uma versão completa e robusta dessas plataformas. Continue lendo!

O que é um CRM?

A sigla CRM significa Customer Relationship Management, ou, simplesmente, Gestão de Relacionamento com o Cliente

De modo geral, é o conjunto de estratégias e ações voltadas para coletar, organizar e analisar informações relevantes sobre o público-alvo, para prever suas necessidades e permitir o desenvolvimento de soluções mais assertivas nos produtos e serviços de uma marca.

Para que servem os programas de CRM?

Por outro lado, temos os programas de CRM, softwares que buscam automatizar as tarefas de gestão de relacionamento com o cliente, aumentando a agilidade, eficiência e qualidade das informações coletadas, o que pode impulsionar os resultados obtidos com essa estratégia.

Eles servem para melhorar o gerenciamento de dados e integrar as etapas cruciais da sua operação, ajudando as equipes de vendas, suporte e atendimento a atuarem de forma mais produtiva e colaborativa.

Pesquisas apontam que 92% dos consumidores preferem e até gastam mais em lojas que têm uma jornada de compras mais fluida, na qual não precisam ficar repetindo informações o tempo todo. Da mesma forma, 90% deles também admitem que valorizam mais empresas que oferecem um atendimento personalizado.

Esses dados foram retirados do Relatório Customer Experience Trends 2022. Você pode conferí-lo na íntegra, clicando no banner abaixo:

Ao implementar ações automáticas e tirar processos recorrentes da rotina dos seus funcionários, eles podem colocar todo seu foco no cliente, oferecendo um melhor atendimento, criando propostas mais atraentes e conquistando conexões mais fortes com o público.

O que é um sistema CRM grátis?

Um sistema CRM grátis é simplesmente um software disponibilizado sem custos ao usuário, seja por meio de um pacote gratuito, versão de testes ou modelo de código aberto. São uma ótima forma de otimizar os processos internos com pouco investimento, aproveitando vendas mais personalizadas.

Mas é importante destacar que essas versões gratuitas apresentam vantagens e desvantagens bem claras, que devem ser conhecidas e comparadas à plataformas completas, para entender qual a alternativa mais interessante para sua empresa.

Vantagens e desvantagens de usar um sistema CRM grátis

Já que falamos sobre o assunto, é hora de aprofundar o que se sabe sobre os benefícios e limitações de um sistema CRM grátis para a rotina e os resultados do seu negócio. Vamos lá?

Vantagens

De modo geral, um CRM grátis é capaz de implementar a inteligência de vendas, organizar e automatizar tarefas recorrentes, principalmente na gestão de dados e relacionamento com o cliente, dando mais agilidade e eficiência para a sua operação.

Eles também aumentam a visibilidade e o domínio que se tem sobre as etapas do funil de vendas, permitindo a criação de estratégias sob medida para cada fase da jornada do cliente. 

Especialmente para vendedores autônomos e operações menores, um sistema CRM gratuito dá acesso a funcionalidades que aumentam sua capacidade de atender bem o cliente, sem exigir um grande investimento imediato.

Desvantagens

A principal desvantagem de um sistema CRM grátis é a limitação do seu alcance, o que é comum para a maioria das opções disponíveis no mercado.

Por exemplo, um CRM Open Source pode ter uma usabilidade mais complexa, exigindo mais do usuário para atingir todo seu potencial. Planos gratuitos de plataformas CRM podem não oferecer todas suas funcionalidades, o que diminui os resultados obtidos.

Versões de testes de plataformas pagas são uma opção interessante, principalmente quando colocam todos seus recursos à disposição desde o início, mas é claro que, para continuar aproveitando elas, é necessário contratar a ferramenta após o período válido para o trial.

Por que investir em um software CRM pago vale a pena?

Usar uma opção gratuita traz benefícios relevantes para suas equipes, mas é natural que seu impacto fique limitado à medida que a operação evolui. Eventualmente, pode ser necessário fazer o upgrade para uma versão paga, a fim de aproveitar todas suas funções e atingir o máximo potencial do negócio.

Mas os motivos para investir em um bom software de CRM, em versão completa, não param por aí. Além de servir como uma ferramenta mais adequada para acompanhar e estimular seu crescimento, essas alternativas ainda apresentam vantagens que facilitam sua utilização.

Entre elas, vale a pena citar:

  • melhor usabilidade e interface mais amigável;
  • suporte total ao usuário;
  • funcionalidades mais robustas e personalizadas para sua operação;
  • mais facilidade para integração entre CRM, ERP e outras ferramentas de gestão;
  • maior segurança de dados do usuário;
  • maior confiabilidade para relatórios de interações e indicadores de desempenho.

Como escolher o sistema de CRM ideal para sua empresa?

O melhor CRM para sua empresa é aquele que atende suas necessidades, otimiza sua operação e acompanha a evolução do negócio com o passar do tempo. 

Para saber qual a opção certa, é interessante levantar os pontos que deseja melhorar na rotina das suas equipes, quais recursos têm maior prioridade e quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

Com essas informações, é possível identificar a alternativa mais adequada para sua empresa, considerando o momento que ela vive, assim como as projeções futuras de maior relevância.

Experimente as soluções da Zendesk

Você pode experimentar os recursos do CRM de vendas da Zendesk na íntegra, o que é excelente para avaliar a qualidade das funcionalidades oferecidas e juntar informações relevantes para tomar a decisão de qual ferramenta é melhor para atender suas necessidades.

O Zendesk Sell é um CRM moderno e feito para gerar vendas mais inteligentes com maior facilidade para seus colaboradores, ideal para reduzir os custos operacionais, melhorar o aproveitamento das oportunidades de negócios e aumentar o faturamento.

Confira os principais recursos da plataforma:

  • Acompanhamento total da jornada dos seus leads;
  • Integração com e-mail para notificações e monitoramento de atividades;
  • Automação de tarefas para engajamento de vendas;
  • Segmentação de clientes;
  • Integração total de canais de atendimento;
  • Configuração de sequências de atendimento;
  • Acesso via dispositivos móveis;
  • Conexão com canais de suporte e venda;
  • Atuação omnichannel de verdade;
  • Plataforma centralizada para toda sua equipe;
  • Acompanhamento de indicadores;
  • Previsão e análise de pipeline.

Todos esses diferenciais podem ser desbloqueados desde o início, para que você possa mensurar de verdade o que o CRM de vendas da Zendesk pode fazer pelo seu negócio. Não perca tempo, comece hoje mesmo sua avaliação gratuita!

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