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Artigo 5 min read

Um sistema de atendimento via WhatsApp pode fazer a diferença em sua empresa?

Por Zendesk

Última atualização em 11 Mai 2023

Quanto um sistema de atendimento via WhatsApp é importante na oferta de boas experiências aos clientes de uma empresa? 

Se considerarmos que hoje o WhatsApp é um dos aplicativos de mensagem mais utilizados no Brasil, e, segundo o CX Trends 2023, o volume de ticket de suporte pela ferramenta saltou 101%, podemos concluir que esse sistema de atendimento é muito importante!

A troca de mensagens é uma das formas de comunicação mais utilizadas atualmente, e muitas empresas já perceberam o potencial por trás de ferramentas como o WhatsApp. Além disso, os aplicativos de mensagens criam proximidade com os consumidores e tornam  o processo de contato muito mais cômodo. 

Se você ainda tem dúvidas se deve ou não ampliar seu suporte  utilizando um sistema de atendimento via WhatsApp no seu negócio, continue essa leitura e entenda as vantagens por trás dele. 

O que é um sistema de atendimento via WhatsApp?

Um sistema de atendimento via WhatsApp é uma ferramenta automatizada que permite às empresas gerenciar o relacionamento com os consumidores por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp.

O atendimento via WhatsApp utiliza a API WhatsApp Business para ampliar a interação entre os negócios e seus consumidores e tornar a comunicação mais eficiente. Esse sistema pode ser integrado ao help dek, call center, suporte técnico, SAC, chatbot e outros serviços integrados a um software de atendimento ao cliente

Ao contar com um sistema de atendimento via WhatsApp, as empresas conseguem atingir parte dos 120 milhões de usuários dessa ferramenta no Brasil, e oferecer-lhes mais proximidade, agilidade e qualidade em seus atendimentos. 

Leia também: Como fazer atendimento via WhatsApp? 3 dicas para fazer agora.

Como fazer atendimento via WhatsApp?

É muito importante que antes da empresa implementar um sistema de atendimento, ela saiba como fazer atendimento via WhatsApp, pois, de nada adianta utilizar uma ferramenta eficiente de atendimento, sem os métodos certo.

A implementação do sistema de atendimento via WhatsApp exige primeiramente a solicitação de um API comercial do WhatsApp Business. Para isso, o negócio deve escolher um dos provedores da lista que o Facebook disponibiliza — da qual o Zendesk faz parte — e aguardar a liberação para o uso da plataforma.

Após o sistema de atendimento via WhatsApp ser liberado, a empresa deve programar as funções que farão parte da sua estratégia de atendimento, e, com isso alinhado às definições do provedor escolhido, restará apenas usufruir dos resultados da integração desse sistema ao relacionamento do negócio com seus consumidores.  

Motivos para usar um sistema de atendimento via WhatsApp

Empresas que aderem ao sistema de atendimento via WhatsApp podem notar inúmeros benefícios, principalmente no que diz respeito à oferta de experiências de qualidade para os clientes. 

Confira a seguir algumas das vantagens que farão a sua empresa implementar essa estratégia quanto antes. 

Agilidade no atendimento 

Segundo o Customer Experience Trends do Zendesk, 60% das pessoas consideram a resolução rápida de problemas muito importante em atendimentos, e com um sistema de atendimento via WhatsApp, as empresas conseguem oferecer essa rapidez aos consumidores.

O WhatsApp Business possui um recurso de respostas rápidas, que pode ser programado para responder questões comuns de forma automática. Uma maneira de evitar o acúmulo de mensagens, e a lentidão de perguntas simples. 

Organização

A ferramenta do WhatsApp Business possibilita que os atendimentos sejam etiquetados com base nas preferências do atendente, isso auxilia que as informações sobre vendas, suporte e tudo mais fique organizado conforme a prioridade.

Além disso, quando essa ferramenta é alinhada a um software de atendimento ao cliente, a organização se amplifica, graças à  criação de tickets e relatórios de contatos, gerados e armazenados em um único local. 

Múltiplos usuários

A funcionalidade de múltiplos usuários do WhatsApp Business possibilita que até quatro aparelhos estejam ligados a uma mesma conta de WhatsApp. Para as empresas, isso o é uma forma de potencializar o sistema de atendimento via WhatsApp, e atender uma quantidade muito maior de clientes. 

Importante dizer que para utilizar o WhatsAPP Business com múltiplos usuários, é necessário que a companhia  esteja vinculada a um dos provedores de suporte permitidos pelo Facebook.

Presença digital

Uma pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, sobre a utilização de aplicativos de mensagens mostrou que  97% dos smartphones brasileiros têm o WhatsApp instalado, e boa parte dos donos desses celulares utilizam essa ferramenta diariamente.

Por isso, contar com um sistema de atendimento via WhatsApp é uma maneira dos empreendimentos se aproximarem dos compradores dos seus produtos, graças à presença digital.

Isso é um importante diferencial, principalmente para negócios de pequeno e médio porteque lidam com uma enorme concorrência.

Conheça o software de mensagens e chat do Zendesk

O software de mensagens e chat em tempo real foi desenvolvido pelo Zendesk para melhorar as interações e as conversas com os clientes, usando plataformas de mensagens como o WhatsApp.

Com essa ferramenta o atendimento ao cliente é facilitado, e as interações podem acontecer em qualquer canal de comunicação, possibilitando um suporte imediato e sem repetição, por meio de aplicativos de redes sociais, como WhatsApp ou Facebook e chat.   

Além disso, as conversas são armazenadas e centralizadas no Zendesk para atendimento ao cliente, o  qual permite que os agentes verifiquem   o contexto de cada atendimento, tornandoa tarefa de assumir ou fechar um chamado muito mais fácil.

Se você já utiliza os serviços de suporte e atendimento do Zendesk, mas  não sabe como funciona  o sistema de atendimento via WhatsApp, entre em contato com o nosso suporte e se informe sobre essa funcionalidade. Mas se você quer conhecer essa e outras opções de atendimento, comece uma avaliação grátis agora mesmo!

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