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Sistema de CRM gratuito: defina o melhor para sua empresa
Por Zendesk
Última atualização em 27 março 2023
Você sabe como avaliar se um sistema de CRM gratuito é realmente bom? De fato, o avanço tecnológico faz surgir cada vez mais ferramentas que prometem otimizar a gestão de relacionamento com os clientes e aumentar as vendas.
No entanto, isso faz com que seja difícil escolher qual a melhor alternativa. Afinal, são diversas opções, com funcionalidades diferentes, o que pode deixar qualquer um perdido.
Pensando nisso, separamos 4 dicas de ouro que te ajudarão a saber como escolher um CRM que fará seu negócio prosperar e, ainda, que seja a sua cara. Confira e aprenda!
Antes de mais nada, o que é um sistema de CRM?
CRM — ou Customer Relationship Management — é basicamente um sistema de gestão de relacionamento com o cliente.
Em outras palavras, é um sistema — ou software — que permite que a empresa otimize e ponha em prática todos os processos e estratégias que melhoram a relação entre ela e seu público-alvo.
De modo geral, um bom CRM:
- otimiza as interações com os consumidores;
- acompanha a jornada do cliente;
- automatiza as tarefas;
- personaliza a comunicação.
A melhor parte é que esse software funciona de maneira centralizada. Ou seja, é possível controlar tudo, incluindo as ferramentas de atendimento ao cliente, marketing e até mesmo de vendas, de um só lugar. Legal, não é?
>>>> Aproveite e leia: gestão de relacionamento com o cliente — o que é software de CRM
Quais as vantagens de usar um sistema de CRM gratuito para as vendas?
Agora que você já sabe o que é um software de gestão de relacionamento com o cliente, falaremos sobre as vantagens de usar um sistema de CRM gratuito. Entre as principais, podemos citar:
- mais organização na empresa;
- entrega de um atendimento personalizado;
- aumento da retenção e fidelização dos clientes;
- otimização da definição e do acompanhamento das metas de vendas;
- impulsionamento das vendas e, consequentemente, dos lucros;
- melhora do trabalho da equipe de vendas.
Foi convencido dos benefícios desse sistema para seu negócio? Então, continue lendo para ver 3 dicas de como escolher um CRM sem errar!
>>>> Veja mais: motivos para usar um CRM – os 17 principais benefícios
Como escolher um CRM bom e barato? 4 dicas para não errar
Primeiramente, é preciso saber que existem diversos sistemas de CRM disponíveis, entre gratuitos e pagos. Cada um possui suas próprias características, o que pode confundir muita gente na hora de escolher qual é o melhor para o seu negócio.
Para isso, separamos 4 dicas que te ajudarão a descobrir qual o melhor CRM para vendas para você, sem dores de cabeça. Confira!
1. Pesquise bastante
Como falamos, existe mais de um sistema de CRM gratuito. Por isso, é essencial pesquisar bastante quais as opções disponíveis antes de “bater o martelo” e decidir usar um deles.
Isso é importante porque, mesmo que os softwares tenham funções semelhantes, cada um deles possui características próprias. Entre as principais, podemos citar a usabilidade do sistema.
Além do mais, os CRM gratuitos costumam ter algumas limitações. Isto é, eles não oferecem todas as funcionalidades vistas nas versões pagas. Logo, é imprescindível saber o que está ganhando ao realizar a inscrição para usar o sistema.
2. Identifique suas prioridades
Pouco adianta saber o que um sistema de CRM gratuito oferece, se você não faz a mínima ideia de quais são suas prioridades. Em outros termos, já sabe o que precisa de otimização no dia a dia da sua empresa?
O primeiro passo para descobrir isso é anotar todos os seus objetivos. Por exemplo: atingir mais consumidores, otimizar o funil de vendas ou, quem sabe, melhorar a experiência dos clientes.
Coloque todos no papel, de preferência por ordem de importância e, em seguida, procure qual CRM atende às demandas.
Lembre-se: mais simples não significa ruim. Se ele será ou não bom, depende exclusivamente das suas necessidades e prioridades no momento da contratação.
>>>> Leia também: como priorizar tarefas? 5 ferramentas + 7 dicas infalíveis para uma melhor gestão
3. Avalie a usabilidade
A terceira dica para aprender como identificar um bom sistema de CRM gratuito é avaliar a usabilidade do software. Melhor dizendo, se a plataforma é fácil de entender e não possui processos muito complexos e demorados.
Tenha em mente que, se ele for muito complicado, seus vendedores poderão se perder no dia a dia. Como resultado, as tarefas demorarão ainda mais para serem concluídas e todo o esforço para implementar a gestão de relacionamento com o cliente terá sido em vão.
4. Veja o que supre suas necessidades
Após seguir todas as dicas que trouxemos até agora, basta verificar qual sistema de CRM gratuito supre todas as suas necessidades. Deu para perceber que esse passo depende inteiramente dos anteriores, não é? Por essa razão, não pule nenhuma etapa.
Sim, nós sabemos que essa não é uma tarefa empolgante, mas é crucial para a saúde do seu negócio, portanto, não deve ser negligenciada.
>>>> Não deixe de ver: saúde organizacional — como tornar sua empresa mais saudável?
Escolha o melhor CRM para vendas e alavanque seu negócio
E aí, conseguiu aprender como escolher um sistema de CRM gratuito para seu negócio e já está preparado para adotar essa ferramenta na sua rotina de vendas?
Então, saiba que, às vezes, vale a pena investir em um plano pago para ter acesso a mais funcionalidades. Mas não fique com medo achando que os sistemas são todos caros, viu? Atualmente, é possível encontrar opções de CRM bons e baratos, com bastante facilidade.
Um ótimo exemplo é o Zendesk Sell, o CRM de vendas da Zendesk. Com ele, você consegue:
- seguir seus leads;
- aumentar a produtividade do time de vendas;
- melhorar a experiência dos clientes;
- obter visibilidade completa do pipeline;
- e muito mais.
Sabe o que é melhor? Você pode testar o Zendesk Sell gratuitamente, sem compromissos, para ver na prática o que ele pode fazer pela sua empresa. Aproveite!