O SMS corporativo é um recurso que permite que as companhias enviem mensagens curtas (de até 160 caracteres) para os celulares de diferentes audiências, como clientes, parceiros, colaboradores e fornecedores.
Objetivando oferecer uma comunicação ágil e eficiente, o envio do SMS para empresas acontece em larga escala por meio da internet, encaminhando informações que englobam:
- compartilhamento de atualizações importantes;
- notícias sobre a comunidade;
- lembretes e avisos;
- campanhas de marketing por SMS;
- descontos e promoções;
- agendamento de reuniões;
- comunicados internos;
- pesquisas de satisfação;
- entre outras.
Mas… o SMS não morreu? De acordo com o Panorama Mobile Time/Opinion Box, não, o SMS não morreu.
Nesse sentido, é válido destacar que o relatório também aponta uma boa diferença entre envio e recebimento de SMS. Isto acontece porque esse canal não é muito utilizado para que as pessoas troquem mensagens entre si.
Aliás, no mundo dos negócios, o SMS empresarial continua sendo abraçado por companhias de todos os portes.
Uma das razões para isso é seu caráter universal, pois esse tipo de mensagem pode chegar a qualquer tipo de aparelho, mesmo que não conte com elevada tecnologia. Além disso, o SMS corporativo é entregue mesmo que a pessoa não esteja com o recurso de tráfego de dados acionado.
O que é SMS corporativo? Quais são os tipos?
O SMS corporativo é um mecanismo de envio de mensagens curtas entre a empresa e o destinatário via smartphone. Essas mensagens podem tanto ser direcionadas para colaboradores, sócios e parceiros comerciais, como também para os clientes.
Dentre os vários tipos de SMS corporativo, podemos destacar:
Campanhas de marketing por SMS
O SMS é um excelente canal corporativo para a realização de campanhas de marketing, seja com os clientes ou o público interno. Para se comunicar com seus consumidores, você enviar SMS corporativo de:
- ofertas e promoções;
- lançamentos de produtos;
- atualizações de compras e encomendas;
- autenticação para cadastros e logins em plataformas da marca;
- e assim por diante.
Dessa forma, é possível manter uma relação mais estreita, personalizada e espontânea com os clientes. Assim como o e-mail, o SMS para empresas fatalmente será visto pelo destinatário, pois cairá direto em sua caixa de entrada.
Enquanto isso, conteúdos enviados pelas redes sociais são mais difusos e têm alcance mais impreciso.
Por sinal, um dos excelentes exemplos de marketing por SMS é o endomarketing, que são as iniciativas voltadas para colaboradores, parceiros comerciais, fornecedores e sócios.
A ideia aqui é promover uma relação mais saudável com esses stakeholders com ações de branding, reconhecimento profissional, anúncios de workshops e outras iniciativas de integração.
Lembretes e avisos
O SMS corporativo é um eficiente canal para envio de lembretes e avisos pontuais, rápidos e que não demandem um conteúdo mais extenso e complexo.
Por sinal, o SMS é uma ferramenta notável por ser simples e ter limite de caracteres, além da impossibilidade do carregamento de imagens e recursos gráficos.
Portanto, empresas podem utilizar esse canal para:
- lançamento de faturas para os clientes;
- aviso de atraso no pagamento;
- lembrete de consultas e eventos;
- alertas de segurança.
Adicionalmente, ele pode ser direcionado ao público interno para fazer anúncios sobre feriados, mudanças no expediente de trabalho, avisos de reunião, mudanças estruturais e outros lembretes do dia a dia organizacional como um todo.
Comunicados internos
Deseja melhorar os fluxos e processos da sua empresa? Então, o SMS corporativo pode ser um grande aliado.
Utilize essa ferramenta para atualização de escalas de trabalho, anúncio de atualização de políticas internas e, como já mencionamos, lembretes de reuniões e informações relevantes para determinada equipe ou todos os colaboradores.
O SMS pode ser um canal adotado até mesmo para o envio do link de uma newsletter corporativa, integrando assim cada colaborador com notícias e anúncios determinantes para a rotina da organização.
Nova sede será aberta? Há uma seleção para colaboradores no setor X? Um equipamento de ponta finalmente foi adquirido?
O SMS corporativo para comunicados internos que não só informa os colaboradores, mas que também é crucial para o sucesso na consolidação de uma cultura organizacional homogênea e eficaz.
Pesquisa de satisfação
Outra maneira de otimizar o gerenciamento e desempenho operacional é utilizando o SMS empresarial para colher feedbacks e realizar pesquisas de satisfação com os públicos interno e externo.
Com os consumidores externos, pode-se mensurar o nível de satisfação com o processo de compra, o produto em si ou o suporte ao cliente, por exemplo.
E, com os colaboradores, o envio de SMS pode avaliar a satisfação com o ambiente de trabalho, a relação com outros colegas e lideranças, a implementação de novos processos e por aí vai.
Em seguida, a reunião e o cruzamento de todos esses dados propicia uma análise geral para o aprimoramento e a otimização de processos com o intuito de melhorar a performance e satisfação dos colaboradores, além de oferecer a melhor experiência do cliente possível.
Quais são as vantagens do SMS corporativo?
O SMS para empresas conta com vantagens relevantes. Confira, agora, as principais.
1. Alta taxa de abertura e visualização de mensagens
Cerca de 98% das mensagens de SMS corporativo são abertas e lidas pelos destinatários. Esse número impressiona, não é mesmo? Ainda mais se considerarmos que a taxa média de abertura de email, por exemplo, é de apenas 20%.
Além de ser uma comunicação rápida, a leitura de uma mensagem desse gênero é praticamente garantida.
2. Custo baixo
A verdade é uma só: pequenas e médias empresas querem enxugar seus custos ao máximo, certo?
No entanto, isso não significa que essas organizações não devam direcionar uma parte de seus recursos para estratégias de marketing. E é aí que o SMS corporativo cai como uma luva, pois alia eficiência e custo reduzido.
3. Personalização
Segundo o estudo da Infosys, 31% dos consumidores desejam que sua experiência de compra seja mais personalizada do que a atual. Nesse contexto, o SMS para empresas também se destaca.
Em primeiro lugar, porque o celular é um dispositivo bastante pessoal. Logo, além das pessoas visualizarem mais rapidamente suas mensagens, elas se sentem mais compelidas a responder também.
Se o negócio aproveitar essa deixa e enviar mensagens customizadas aos clientes, o potencial de que essa estratégia dê resultado é ainda maior, percebe?
4. Comunicação eficiente
Pelo fato da mensagem do SMS empresarial poder ter, no máximo, 160 caracteres, a comunicação não se torna enfadonha ou imprecisa.
Muito pelo contrário, o limite de caracteres favorece que a mensagem seja transmitida com eficiência, um ponto importante da sociedade moderna, que está sempre com pressa e em busca de otimizar tempo.
5. É rastreável e mensurável
Um SMS corporativo pode ser facilmente rastreável e mensurado, pois os provedores que fornecem esse serviço contam com relatórios de entrega.
Com esses dados em mãos, é possível avaliar, com precisão, o sucesso das suas campanhas e, caso necessário, mudar de estratégia.
Por falar nisso, para se comunicar de modo mais pessoal e efetivo, você pode adotar o SMS da Zendesk. Logo adiante, voltaremos a falar sobre esse ponto. Siga conosco!
Quais são os desafios do marketing por SMS?
Já vimos aqui como a implementação do SMS para empresas é vantajosa tanto para a comunicação externa quanto para o fortalecimento interno do endomarketing.
Mas sua implementação é simples e o sucesso é garantido? Não necessariamente! É fundamental analisar bem as características do canal e medir sua eficácia com o perfil do negócio e, claro, com as demandas do seu público-alvo.
Em muitos casos, empresas possuem uma plataforma própria de interação entre colaboradores que pode, por si só, ser um espaço muito mais eficiente para que os funcionários leiam as mensagens e se sintam mais integrados.
Já no caso de consumidores externos, canais como o e-mail são bem mais relevantes para mensagens longas e complexas, pois possibilitam usar mais caracteres e introduzir recursos gráficos.
Portanto, para inserir o SMS corporativo em sua estratégia, é preciso avaliar os custos, o formato de negócio e o perfil do seu público.
Após essa avaliação, o SMS pode sim ser um grande aliado para interações mais rápidas e espontâneas com o destinatário pela simplicidade em disparo em massa e, ainda, pelo formato perfeito para lembretes e avisos.
Como colocar o SMS corporativo em prática?
Já falamos das vantagens, dos desafios e do funcionamento do SMS corporativo, na prática. E, sem mais delongas, a questão-chave é: como implementar esse serviço no seu negócio e, assim, aproveitar seus benefícios?
Para isso, você pode contar com o Zendesk Talk, um software de call center baseado na nuvem e integrado ao sistema de tickets da solução Zendesk Support.
Para Evan Aldrich, chefe de suporte ao cliente na Favor, um serviço de entrega de Austin com grande crescimento:
“Nossos clientes preferem interagir via SMS, fazendo dessa opção uma peça-chave da nossa estratégia de suporte. Utilizar o Zendesk para oferecer esse suporte via SMS é fácil e se encaixa perfeitamente na nossa rotina de trabalho.”
Com o Zendesk Talk, as equipes podem fornecer suporte por telefone da mesma plataforma que elas usam para gerenciar todos os outros canais.
Veja mais detalhes sobre a ferramenta de SMS Zendesk Talk no vídeo abaixo:
Com o histórico completo do cliente, a criação automática de tickets e a gravação de chamadas, os agentes podem se concentrar mais nas conversas e menos no fluxo de trabalho.
A propósito, essa solução permite que seus agentes recebam mensagens de texto, além de automatizar alertas e enviar mensagens proativas.
Todas as conversas se tornam tickets, com fluxos de trabalho integrados, relatórios e histórico completo dos clientes. E o melhor de tudo? Você não precisa de códigos, nem software adicionais.
Para promover um diálogo fácil e descomplicado entre clientes e agentes, não deixe de assistir ao vídeo a seguir:
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