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SMS para clientes: como implementar na sua estratégia?
Por Zendesk
Última atualização em 17 março 2023
A estratégia de enviar SMS para clientes ainda funciona? Essa é uma pergunta que gestores de marketing e venda fazem todos os dias.
A verdade é que mesmo parecendo ultrapassado, a estratégia ainda é muito usada pelas grandes organizações. É só olhar no seu celular e ver quantas mensagens você recebe no dia.
Segundo uma pesquisa realizada pela Simple Texting, 67,8% dos entrevistados disseram que checam, enviam e respondem diariamente mensagens de texto. Esse percentual é maior do que o número de pessoas que verificam as redes sociais.
Em vista disso, dá para ver que a comunicação via SMS ainda é uma importante estratégia para as organizações. E se você quer implementá-la no seu negócio, veio ao lugar certo.
Neste artigo vamos falar sobre o que é o SMS, a sua importância dentro de uma estratégia de marketing, bem como a melhor forma de implementá-lo na sua estratégia. Confira!
O que é SMS?
SMS é a sigla de Short Message Service que nada mais é do que uma mensagem que chega diretamente ao seu número de celular. Portanto, assim como o WhatsApp e e-mail ela carrega uma conotação mais pessoal, ou seja, uma comunicação um para um.
Isso quer dizer que quando uma empresa adota essa estratégia ela está se comunicando diretamente com um determinado cliente. E diferente do que muita gente pensa, a maioria dos consumidores lê suas mensagens SMS.
A estratégia no uso dessas mensagens pode ser a mais variada possível, sendo que ela pode conter:
- promoções;
- avisos de cobranças;
- agendamentos de consultas;
- pesquisas de satisfação.
Enfim, essa é uma maneira de se fazer presente na vida dos seus clientes diariamente, mostrando novidades, e deixando-os a par dos acontecimentos.
Por que é importante o disparo SMS?
O SMS é um dos poucos tipos de comunicação um para um offline. Ou seja, o cliente não precisa estar conectado à internet para receber um aviso. Diferente do que acontece com um e-mail ou WhatsApp.
Por mais que pareça que a maioria dos brasileiros estejam conectados constantemente pela internet, a verdade é que alguns municípios mais distantes não possuem acesso fácil e o cliente demora para responder uma mensagem por WhatsApp.
Isso difere do SMS que na maioria das vezes é aberto em apenas três minutos. Afinal, o consumidor recebe a mensagem mesmo estando offline.
Como usar o SMS na estratégia da empresa?
O SMS, conforme vimos, pode ser usado de inúmeras formas por gestores de organizações dos mais variados segmentos. Só para ter uma ideia, você pode usá-lo em:
- cobrança e lembrete de pagamento;
- agendamentos e confirmações;
- automação de atendimento;
- automação de marketing;
- interação;
- pesquisas de satisfação.
Cobrança e lembrete de pagamento
Qualquer empresa que tenha contas a receber pode enviar lembretes de pagamentos para seus clientes. E isso pode ser feito facilmente pelo SMS.
Dá para enviar o código de barras, simulações de negociações, cobranças diretas e até mesmo ações promocionais para quitação de dívidas.
É importante criar estratégias bem focadas. Até porque muitos clientes deixam de pagar um boleto por simples esquecimento. Então, quanto mais humanizado for a relação por esse meio, melhor.
Agendamentos e confirmações
Outra forma de usar o SMS é através dos agendamentos e notificações. Por exemplo, uma escola pode mandar um lembrete de uma prova ou uma aula extra que acontecerá nos próximos dias.
Além disso, um escritório médico ou odontológico pode lembrar o cliente de um procedimento, ou uma consulta que está marcada. Um banco digital pode enviar uma notificação sobre saldo.
Enfim, é um tipo de lembrete usado por todos os tipos de empresas e que aumenta a comunicação com os clientes.
Leia também:
- Como fazer um follow-up de vendas que realmente funcione?
- Estratégia para aumentar vendas: 10 ideias para alavancar seu desempenho
Automação de atendimento
Outra forma de usar o SMS é na automação de atendimento. Por exemplo, você pode exigir do consumidor um código para o primeiro acesso, um reset de senha ou até mesmo uma autenticação em dois fatores.
Algumas empresas também enviam um código de confirmação de telefone ou token. É uma maneira de deixar o atendimento mais rápido e personalizado.
Automação de marketing
A estratégia SMS também pode ser usada na automação de marketing. Por exemplo, você pode criar um cupom de desconto e enviá-lo diretamente para o cliente.
Outra forma é enviar uma promoção com prazo de validade, cupom de aniversário, ou quem sabe até mesmo um lançamento de coleção. Aqui, você pode usar a criatividade.
Se vender online, envie SMS para abandono de carrinho, convide o cliente para conhecer uma nova unidade que será inaugurada, etc.
Interação
Outra maneira de usar o SMS é como forma de interação com seus clientes. Pode ser para atualizar um cadastro, pedir uma sugestão sobre o lançamento de um produto ou confirmar informações.
SMS para pesquisa de satisfação
O SMS pode ser usado também para a realização de pesquisas de satisfação. Essa é uma etapa importante do pós-venda. Afinal, é uma maneira de ouvir o cliente sobre o que ele pensa do produto ou serviço que adquiriu.
Como a taxa de abertura do SMS é mais alta que o e-mail, e o tempo de resposta é mais rápido, muitas organizações adotam essa estratégia.
Cuidados no uso do SMS
Ainda que a estratégia de mandar SMS para os clientes seja boa, é necessário ter alguns cuidados para que ela realmente seja efetiva. Portanto, para que o seu SMS seja mais atrativo, lembre-se:
- seja objetivo;
- use palavras-chave;
- conheça o seu público;
- respeite os dias e horários;
- use links;
- se identifique nas mensagens.
Usando corretamente o SMS, ele se torna um importante aliado na estratégia de marketing e vendas da sua empresa.
Automatize os disparos de SMS
Para garantir mais efetividade no uso da estratégia de SMS para clientes, use um sistema que permita a automatização dos disparos.
Além disso, busque um software que centralize todas as informações dos seus consumidores em um só lugar, pois isso fortalece ainda mais a sua estratégia.
No mercado há vários disponíveis, mas um que se destaca é o Zendesk Sell. Com ele você centraliza as informações em um só lugar e garante uma melhor experiência do usuário. Gostou? Então solicite uma demonstração grátis.