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SNAP Selling: o que é e como bombar suas vendas com um método ágil?
Por Zendesk
Última atualização em 24 janeiro 2023
SNAP Selling é uma metodologia de vendas que tem como objetivo criar um processo comercial baseado em quatro aspectos principais: simplicidade, novidade, alinhamento e prioridade.
Esses quatro elementos são, na verdade, os termos contidos no acrônimo “SNAP”.
Mas, na prática, como aplicar o SNAP Selling? O que cada uma dessas palavras quer indicar em uma estratégia de vendas? Continue lendo, e descubra!
O que é SNAP Selling?
Como dissemos na introdução deste artigo, o SNAP Selling é uma metodologia de vendas ágil. Mas, o que esse termo significa na prática?
Agilidade, dentro do SNAP Selling é traduzida pelos termos que compõem a sigla. Por isso, vamos explicar mais sobre cada um deles, a seguir.
Simplicidade
Você já teve a experiência de querer comprar algo e ter que lidar com um vendedor que falava demais, mas que dizia pouca coisa sobre a solução e o que ela poderia fazer por você?
Na metodologia do SNAP Selling o vendedor deve ir direto ao ponto, ser claro e conciso.
Com as mudanças de comportamento do consumidor que aconteceram nos últimos anos, a velha lábia de vendedor falastrão já não é bem vista.
Seja simpático, educado, busque por conexão com o cliente, mas tudo isso com um foco claro: ser transparente e simples.
Lembre-se também de que a prática da escuta ativa pode contribuir para entender o que o cliente precisa e ir direto ao ponto em uma conversa.
O SNAP Selling tem como prioridade evitar termos confusos e simplificar as interações com os clientes.
Novidade
A novidade vai contribuir para que você diferencie o seu produto ou serviço de outros que os consumidores podem encontrar no mercado.
Aliar a simplicidade e a novidade vai contribuir para que o cliente, ao ter contato com outra solução, tenha claro qual é o diferencial da sua. O que você oferece que o concorrente não.
Ao identificar o novo em sua oferta, o processo de tomada de decisão do cliente é acelerado, principalmente em etapas de avaliação das opções que ele tem disponível.
Idealmente, essa “novidade” deve ser algo de valor para a persona, ou o perfil de cliente ideal da empresa. Caso contrário, é provável que o esse “novo” não gere a diferenciação e preferência desejada.
Alinhamento
Como dissemos acima, a novidade apresentada por sua empresa deve ser clara para o cliente e em sintonia com o que ele deseja.
Na prática, alinhar expectativas é uma etapa indispensável para o SNAP Selling.
Além de contribuir para a clareza do que está sendo vendido, e para simplicidade do que é apresentado, o alinhamento entre vendedor e cliente gera engajamento e satisfação.
Isso sem contar que contribui para eliminar as objeções de clientes, tornando a passagem do consumidor pelas etapas do funil de vendas, mais ágil.
Alinhar expectativas é deixar claro qual é a obrigação de cada uma das partes e o que pode ser esperado delas.
Prioridades
Quais são as prioridades dos clientes e como a sua empresa pode atendê-las? Essa é a pergunta que deve guiar seu processo de vendas desde o início.
Entender as prioridades dos clientes vai te ajudar a construir um discurso de venda que seja simples e direto, capaz de alinhar expectativas e destacar a novidade que realmente impacta a jornada de compra do cliente.
A metodologia de SNAP Selling deve resultar um processo de vendas centrado no cliente, entendendo o que ele precisa e destacando se e como a empresa vai ajudá-lo a alcançá-lo.
Como aplicar o SNAP Selling?
O primeiro passo para aplicar o SNAP Selling foi o que você já deu até aqui: entender o que é a metodologia e quais os aspectos devem ser cumpridos.
Entretanto, para colocar em prática e realmente aplicar o SNAP Selling outras etapas também precisam ser cumpridas:
Entenda quem são as personas do negócio
Mapeie a jornada de compra do cliente
Entenda qual é a proposta de valor do seu produto ou serviço
Identifique possíveis objeções de compra
Analise indicadores de vendas para otimizar processos
Crie um discurso de vendas eficiente
Use a tecnologia para acompanhar cada etapa do funil de vendas
Acompanhe cada etapa, a seguir.
Entenda quem são as personas do negócio
Ao longo deste artigo falamos sobre a necessidade de entender e atender às personas da empresa.
A partir dessa compreensão é possível identificar desejos, necessidades e características que possam contribuir para a construção de um processo de vendas e um discurso mais alinhado ao consumidor.
Sem dúvidas, isso torna a etapa comercial mais ágil, garantindo que você conseguirá tocar exatamente onde dói no cliente, chamando a atenção dele para o que você tem a dizer.
Mapeie a jornada de compra do cliente
Compreender quais são as etapas da jornada do cliente vai contribuir para que sua equipe possa otimizá-la, fazendo o consumidor andar mais rápido por cada fase. Tudo isso por meio de materiais alinhados às demandas e lacunas de cada estágio dessa caminhada.
Entenda qual é a proposta de valor do seu produto ou serviço
O que o seu produto ou serviço tem a oferecer ao cliente? Quais os seus diferenciais? Quais “dores” você resolve?
Sua equipe comercial deve ter todas essas respostas claras em suas mentes e presentes em suas scripts.
Identifique possíveis objeções de compra
Os consumidores estão ficando mais exigentes e o acesso a internet possibilitou que eles tenham mais acesso à informação. Diante disso, mais dúvidas e objeções sobre porque escolher a sua empresa podem surgir.
Ao mapear as objeções mais comuns e criar respostas para cada uma delas, você torna sua equipe mais preparada para superá-las.
Analise indicadores de vendas para otimizar processos
Os indicadores de venda vão te ajudar a entender onde estão os principais problemas do processo comercial atual.
A partir dessas informações é necessário tomar atitudes para eliminar gargalos, processos ineficientes e etapas desnecessárias.
Lembre-se que o SNAP Selling é uma metodologia ágil de vendas.
Crie um discurso de vendas eficiente
Todas essas etapas te trouxeram até aqui. É hora de criar um script e um discurso de vendas que esteja alinhado a tudo o que foi apresentado, garantindo o atendimento aos quatro aspectos centrais de modelos de vendas SNAP Selling.
Para te ajudar nessa etapa, indicamos que acesse o artigo, “Entenda o que é pitch de vendas e a importância dessa estratégia para vendedores”.
Use a tecnologia para acompanhar cada etapa do funil de vendas
Uma das regras centrais para quem deseja tornar o processo comercial mais eficiente é acompanhar cada etapa por meio de uma ferramenta que faça a gestão do pipeline de vendas.
Um CRM de vendas deve ser capaz de realizar uma série de ações fundamentais para a aplicação do SNAP Selling como centralizar informações, acompanhar todos os leads, identificar prospects mais qualificados, oferecer acesso a histórico e muito mais.
O CRM da Zendesk oferece ajuda a melhorar a produtividade e os processos da sua equipe de vendas, tornando-os mais ágeis e eficientes.
Além disso, facilita a visibilidade do pipeline e combina um sistema de análise de dados para melhoria e otimização das suas estratégias.
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