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4 soft skills de liderança para ser um bom gestor
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 22 julho 2022
Já ouviu falar que 90% dos profissionais são contratados pelo perfil técnico, mas demitidos pelo comportamental? Segundo o levantamento da Page Personnel, divulgado pelo G1, é essencial “inspirar e desenvolver pessoas”. Pensando nisso, preparamos um post para falar justamente das soft skills de liderança e qual é o valor agregado para a empresa.
Por sinal, investir em habilidades comportamentais da equipe se traduz em captação e fidelização de clientes. Aliás, nosso relatório “Tendências para a experiência do cliente” mostrou que 75% das pessoas estão dispostas a pagar mais para ter uma boa experiência.
Com isso em mente, falaremos das quatro soft skills de liderança que apoiam a experiência do cliente. E, se você quer entender melhor essa dinâmica, aproveite para ver um Showcase com InaMarie Johnson, que mostra como uma cultura forte pode apoiar a estratégia de CX.
Por que é tão importante investir em soft skills de liderança?
No começo do post, citamos o relatório de tendências de CX feito pelo nosso time da Zendesk, certo? Nesse sentido, vale ressaltar outro dado relevante para consolidar o raciocínio: 49% dos clientes esperam que os agentes tenham a famosa empatia.
Tendências para a Experiência do Cliente 2021
Não por acaso, a capacidade de se colocar no lugar do outro está entre as principais soft skills de liderança, sabia disso? Portanto, continue conosco para conferir os conceitos ligados às habilidades comportamentais, a fim de contribuir para o desenvolvimento organizacional.
O que são soft skills?
Soft skills compõem um termo relacionado às habilidades comportamentais no ambiente profissional. Em contraponto às hard skills (habilidades técnicas), as soft skills são voltadas para a forma com a qual o colaborador interage com o outro e consigo mesmo.
Embora sejam conceitos subjetivos, eles evidenciam a maneira de lidar com os desafios do dia a dia. E isso impacta diretamente a experiência que o cliente terá com a sua empresa, principalmente se o colaborador estiver desmotivado.
Exemplos de soft skills
Esses são alguns exemplos de soft skills que melhoram o clima organizacional e os resultados do negócio:
empatia;
liderança;
criatividade;
curiosidade;
comunicação;
trabalho em equipe;
escuta ativa;
cooperação;
agilidade;
inteligência emocional;
gentileza;
motivação;
confiança;
ética;
resiliência;
atitude positiva;
organização;
flexibilidade;
gestão do tempo.
Vantagens de investir nas soft skills
Além de melhorar o clima organizacional, as habilidades comportamentais trazem uma série de benefícios, incluindo:
- redução expressiva do turnover (rotatividade de pessoal);
aumento da satisfação e motivação dos clientes internos;
cumprimento de metas elencadas no planejamento estratégico;
alinhamento dos funcionários com o propósito da empresa;
- redução na resistência durante o processo de gestão da mudança;
solução de problemas de jeitos inovadores e colaborativos.
4 soft skills de liderança para apoiar a estratégia de CX
Para elencar as soft skills mais valorizadas, buscamos inspiração na pesquisa global da PwC. Isso porque a consultoria destaca quatro habilidades humanas entre as principais competências organizacionais para o futuro.
1. Empatia
A empatia genuína vai muito além de “se colocar no lugar do outro”. As pessoas são diferentes, afinal. O ponto aqui é compreender as situações vivenciadas por cada indivíduo, com a finalidade de humanizar as relações de trabalho.
A compreensão é fundamental, mas as abordagens variam caso a caso. Talvez um colaborador precise de horários flexíveis para fazer um tratamento médico. E o outro seja beneficiado com uma mentoria para lidar com as dificuldades no desempenho da função.
2. Liderança
A liderança inspiradora move montanhas. Se existem metas arrojadas, o líder deveria ser o primeiro a dar o exemplo e mostrar que, juntos, conseguirão chegar ao topo. E, para isso, é necessário ter uma visão clara do caminho a ser trilhado.
Em paralelo, o bom líder é aquele que inspira o melhor de cada pessoa. Além de evitar comparações, é importante evidenciar que cada integrante tem uma contribuição vital para o sucesso do time.
3. Criatividade
A cultura da inovação é um diferencial das organizações bem-sucedidas, uma vez que otimiza o uso dos recursos. Com um ambiente propício para a criação, os colaboradores serão instigados a trazer soluções inovadoras.
Muitas vezes, entramos no “piloto automático” e sequer percebemos que um processo poderia ser otimizado. Mas, ao fomentar a criatividade, a companhia poderá resolver problemas, evitar gastos desnecessários e, também, descobrir oportunidades de negócios.
4. Curiosidade
Definitivamente, a curiosidade amplia horizontes e traz um novo olhar para as rotinas engessadas. A metodologia de design thinking, por exemplo, abre espaço para um novo jeito de resolver os problemas, com base em diferentes perspectivas e simulações.
A equipe toda poderá ser envolvida em um determinado projeto, ainda que não haja uma ligação direta. Por outro lado, existe uma chance maior de gerar a identificação com as dores do público-alvo do produto ou serviço, o que trará resultados mais expressivos.
Na prática, como desenvolver soft skills de liderança?
Existem muitas formas de promover skills de liderança, seja qual for o ramo e o porte da empresa. A seguir, recomendamos duas maneiras de colocar isso em prática e, para fechar com chave de ouro, a terceira dica será focada no potencial de crescimento da empresa.
1. Team building
Para começar, uma opção interessante é o team building, que visa fortalecer as relações entre o time. Por exemplo, é possível fazer o treinamento corporativo online para engajar quem está no trabalho remoto, possibilitando a conquista de resultados em conjunto.
No fim das contas, as equipes em sintonia terão mais facilidade para cumprir as metas da área. Além disso, essa alternativa ajudará a reduzir os ruídos na comunicação e, consequentemente, evitará os conflitos interpessoais.
2. Dicas de livros para desenvolver soft skills
Dia após dia, todos nós ensinamos e aprendemos algo novo. E, na linha da aprendizagem ao longo da vida, vale a pena ler livros falam das habilidades comportamentais, como:
- Soft skills: competências essenciais para os novos tempos, por Lucedile Antunes
- Liderança com base nas soft skills, por Andréa Saad
- Mapeamento de competências: ferramentas,exercícios e aplicações em gestão de pessoas, por Hugo Pena Brandão
- O poder da simplicidade no mundo ágil, por Susanne Andrade
- Soft skills: conheça as ferramentas para você adquirir, consolidar e compartilhar conhecimentos, por José Carlos Cordeiro Martins
3. Software CRM
Por fim, a implantação do CRM de vendas será vital para alavancar a produtividade do time. Com o Zendesk Sell, seus agentes estarão integrados e trabalhando todos “na mesma página”, de modo que possam aproveitar as oportunidades para vender mais.
E o melhor: você ainda poderá fazer uma avaliação grátis para testar as funcionalidades. Assim, ficará mais fácil observar o potencial de melhoria, tanto na produtividade, quanto nos processos e na visibilidade do pipeline pela equipe de vendas.
Vamos começar?