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Storytelling: o que é e para que serve?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 25 fevereiro 2021

Storytelling: o que é e para que serve

Se você descobrir mais sobre storytelling, o que é e para que serve, pode aumentar o seu volume de vendas e, consequentemente, o seu faturamento.

Storytelling é uma técnica que ajuda a contar uma história de uma maneira que realmente envolve o leitor. Para isso são utilizadas palavras, imagens e outros recursos audiovisuais.

Em marketing, vendas e no atendimento ao cliente, o storytelling se tornou um importante recurso para obtenção de resultados melhores para negócios dos mais variados segmentos.

Storytelling: o que é e para que serve?

Saber sobre storytelling, o que é e para que serve é uma maneira de alavancar o seu negócio, conquistar mais público e aumentar as suas vendas.

Storytelling é um termo em inglês formado pela junção das palavras story, que significa história, e telling, que quer dizer contar. Dessa forma, storytelling pode ser definido como a arte de contar histórias. 

No meio corporativo, esse conceito serve para chamar a atenção do cliente, atraí-lo para a sua marca, criar uma conexão e estabelecer um relacionamento mais concreto e duradouro.

Sugestão de leitura “Customer happiness: como usar essa estratégia para fidelização?

Qual o objetivo do storytelling?

Um dos principais objetivos do storytelling é entregar um conteúdo ao leitor (cliente ou potencial cliente) que cause o seu envolvimento na ação que está sendo realizada pela empresa.

Por exemplo, o storytelling pode ser utilizado em comerciais, de modo que mexa com o emocional do cliente e fixe a campanha na sua memória.

Como usar storytelling para vender?

Na jornada para entender mais sobre storytelling, o que é e para que serve, percebe-se que o conceito pode ser aplicado em diferentes cenários.

Em vendas, por exemplo, o storytelling pode ser usado para criar anúncios que despertem o interesse do seu lead ou cliente, incentivando-o a descobrir mais sobre o seu produto e/ou serviço.

Porém, a técnica não se resume a textos impressos ou publicados em meios digitais. O storytelling também pode ser utilizado em vendas presenciais e até por telefone.

Veja como neste artigo “Como ser um bom vendedor: o guia definitivo

Como ganhar dinheiro com storytelling?

O storytelling ajuda a sua empresa a ganhar mais dinheiro quando aplicado, por exemplo, em marketing, vendas e no atendimento ao cliente.

Entre os principais motivos, é que a técnica ajuda a criar uma conexão emocional com o cliente, sentimento que também contribui para elevar o nível de confiança que esse tem com a sua marca.

Dessa forma, ele se identifica com a sua empresa e se sente mais próximo, aumentando as chances de adquirir o produto ou serviço que está sendo oferecido.

Como fazer um bom storytelling?

Agora que você sabe mais sobre storytelling, o que é e para que serve, é bem importante descobrir como criar histórias realmente cativantes.

Para fazer um bom storytelling é preciso considerar os seus principais elementos, que são:

  • Criação de um personagem

  • Criação de um ambiente

  • Criação de um conflito

  • Definição da mensagem que quer transmitir

Criação de um personagem

O personagem é imprescindível para um bom storytelling. Sua participação na história se torna ainda mais convincente e envolvente quanto ele tem características e semelhanças relativas ao seu público alvo.

Criação de um ambiente

Outro ponto importante dessa narrativa é criar um ambiente onde a história se passará.

Mais uma vez, para criar conexão com o público, é fundamental que esse lugar tenha relação com a realidade dos seus clientes e potenciais clientes.

Por exemplo, para uma empresa que trabalha com produtos de limpeza, um cenário bastante adequado para a narrativa seria dentro de uma casa.

Criação de um conflito

O conflito em um storytelling nada mais é do que o problema principal que precisa ser resolvido. É ele que despertará o interesse do público para acompanhar a história até o final.

Definição da mensagem que quer transmitir

Todos esses elementos devem estar conectados à mensagem que você quer transmitir. Ou seja, o que deseja que o seu cliente entenda (ou faça) com a narrativa que foi contada?

Ainda usando a empresa de produtos de limpeza como exemplo, a mensagem pode ser que esses itens facilitam o dia a dia de quem usa, por isso, justificam a compra. 

Como criar um storytelling voltado para vendas?

Para complementar o seu conhecimento sobre storytelling, o que é e para que serve, aqui vão algumas dicas de como criar uma história que ajude a aumentar as suas vendas.

Assim, para criar um storytelling com foco em vendas, é bastante indicado:

  • Que o cliente se identifique com o personagem da história

  • Criar um enredo envolvente, alegre e satisfatório, mas que tenha relevância para o seu público

  • Pensar em narrativas que façam sentido para os seus clientes e potenciais clientes

  • Inserir um pouco de suspense (e até drama) antes de chegar ao desfecho da história

Onde a técnica de storytelling pode ser aplicada?

A técnica de storytelling pode ser aplicada em diversas situações, tais como:

  • Produção de conteúdos dentro do marketing digital
  • Em anúncio pagos, tais como no Facebook, Instagram e outros

  • Em serviços de consultoria

  • Em vendas

  • No atendimento ao cliente

Sobre essa última aplicação, não deixe de ler “Storytelling no atendimento: histórias que vendem

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