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Storytelling: o que é e para que serve?
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 25 fevereiro 2021
Se você descobrir mais sobre storytelling, o que é e para que serve, pode aumentar o seu volume de vendas e, consequentemente, o seu faturamento.
Storytelling é uma técnica que ajuda a contar uma história de uma maneira que realmente envolve o leitor. Para isso são utilizadas palavras, imagens e outros recursos audiovisuais.
Em marketing, vendas e no atendimento ao cliente, o storytelling se tornou um importante recurso para obtenção de resultados melhores para negócios dos mais variados segmentos.
Storytelling: o que é e para que serve?
Saber sobre storytelling, o que é e para que serve é uma maneira de alavancar o seu negócio, conquistar mais público e aumentar as suas vendas.
Storytelling é um termo em inglês formado pela junção das palavras story, que significa história, e telling, que quer dizer contar. Dessa forma, storytelling pode ser definido como a arte de contar histórias.
No meio corporativo, esse conceito serve para chamar a atenção do cliente, atraí-lo para a sua marca, criar uma conexão e estabelecer um relacionamento mais concreto e duradouro.
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Qual o objetivo do storytelling?
Um dos principais objetivos do storytelling é entregar um conteúdo ao leitor (cliente ou potencial cliente) que cause o seu envolvimento na ação que está sendo realizada pela empresa.
Por exemplo, o storytelling pode ser utilizado em comerciais, de modo que mexa com o emocional do cliente e fixe a campanha na sua memória.
Como usar storytelling para vender?
Na jornada para entender mais sobre storytelling, o que é e para que serve, percebe-se que o conceito pode ser aplicado em diferentes cenários.
Em vendas, por exemplo, o storytelling pode ser usado para criar anúncios que despertem o interesse do seu lead ou cliente, incentivando-o a descobrir mais sobre o seu produto e/ou serviço.
Porém, a técnica não se resume a textos impressos ou publicados em meios digitais. O storytelling também pode ser utilizado em vendas presenciais e até por telefone.
Veja como neste artigo “Como ser um bom vendedor: o guia definitivo”
Como ganhar dinheiro com storytelling?
O storytelling ajuda a sua empresa a ganhar mais dinheiro quando aplicado, por exemplo, em marketing, vendas e no atendimento ao cliente.
Entre os principais motivos, é que a técnica ajuda a criar uma conexão emocional com o cliente, sentimento que também contribui para elevar o nível de confiança que esse tem com a sua marca.
Dessa forma, ele se identifica com a sua empresa e se sente mais próximo, aumentando as chances de adquirir o produto ou serviço que está sendo oferecido.
Como fazer um bom storytelling?
Agora que você sabe mais sobre storytelling, o que é e para que serve, é bem importante descobrir como criar histórias realmente cativantes.
Para fazer um bom storytelling é preciso considerar os seus principais elementos, que são:
Criação de um personagem
Criação de um ambiente
Criação de um conflito
Definição da mensagem que quer transmitir
Criação de um personagem
O personagem é imprescindível para um bom storytelling. Sua participação na história se torna ainda mais convincente e envolvente quanto ele tem características e semelhanças relativas ao seu público alvo.
Criação de um ambiente
Outro ponto importante dessa narrativa é criar um ambiente onde a história se passará.
Mais uma vez, para criar conexão com o público, é fundamental que esse lugar tenha relação com a realidade dos seus clientes e potenciais clientes.
Por exemplo, para uma empresa que trabalha com produtos de limpeza, um cenário bastante adequado para a narrativa seria dentro de uma casa.
Criação de um conflito
O conflito em um storytelling nada mais é do que o problema principal que precisa ser resolvido. É ele que despertará o interesse do público para acompanhar a história até o final.
Definição da mensagem que quer transmitir
Todos esses elementos devem estar conectados à mensagem que você quer transmitir. Ou seja, o que deseja que o seu cliente entenda (ou faça) com a narrativa que foi contada?
Ainda usando a empresa de produtos de limpeza como exemplo, a mensagem pode ser que esses itens facilitam o dia a dia de quem usa, por isso, justificam a compra.
Como criar um storytelling voltado para vendas?
Para complementar o seu conhecimento sobre storytelling, o que é e para que serve, aqui vão algumas dicas de como criar uma história que ajude a aumentar as suas vendas.
Assim, para criar um storytelling com foco em vendas, é bastante indicado:
Que o cliente se identifique com o personagem da história
Criar um enredo envolvente, alegre e satisfatório, mas que tenha relevância para o seu público
Pensar em narrativas que façam sentido para os seus clientes e potenciais clientes
Inserir um pouco de suspense (e até drama) antes de chegar ao desfecho da história
Onde a técnica de storytelling pode ser aplicada?
A técnica de storytelling pode ser aplicada em diversas situações, tais como:
- Produção de conteúdos dentro do marketing digital
Em anúncio pagos, tais como no Facebook, Instagram e outros
Em serviços de consultoria
Em vendas
No atendimento ao cliente
Sobre essa última aplicação, não deixe de ler “Storytelling no atendimento: histórias que vendem”