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Artigo 10 min read

5 técnicas de vendas online para você aplicar em seu negócio

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 5 Abril 2022

técnicas de vendas online

Não é novidade para ninguém que o marketing digital conquistou  praticamente todos os mercados. Nos dias atuais as empresas têm buscado técnicas para aumentar a visibilidade e reconhecimento de sua marca diante de uma base de clientes digitais, os chamados “usuários”.

Entretanto, conquistar a sua confiança tem se tornado o maior desafio dos e-commerces, já que segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), apenas no primeiro trimestre de 2020, 107 mil novas empresas foram abertas no e-commerce brasileiro.

Ou seja, tenha em mente que, todos os dias milhares de outros negócios do mesmo segmento que o seu, inauguram e diminuem ainda mais a fatia do mercado que você já tinha. Então, para se destacar perante esses concorrentes, é preciso estar sempre se atualizando e tentando novas formas de empreender.

Por isso, é importante ir além de ter uma ideia de negócio incrível e teoricamente rentável. Um bom planejamento, alinhado a técnicas de vendas online eficazes, fará com que as vendas do seu e-commerce cresçam consideravelmente e que a fidelização dos seus clientes aconteça de forma natural.

Neste artigo ajudaremos você a melhorar os resultados da sua loja virtual, além de abordar estratégias de marketing digital e explicar como elas podem influenciar nos hábitos de consumo de seus clientes.

Técnicas de vendas pela internet

Para iniciarmos nosso estudo sobre as técnicas de vendas pela internet temos que considerar, primeiramente, três objetivos principais de uma instituição, além, é claro, da rentabilidade. 

Aumente seu alcance

Como já sabemos, o comércio eletrônico tem crescido cada vez mais e novas técnicas de crescimento surgem para facilitar ainda mais esse processo. 

Os links patrocinados, as redes sociais, o uso de SEO, entre várias outras técnicas ajudam a sua empresa a aumentar o seu alcance e captar novos leads.

Segmente o seu negócio

Essa é uma das principais vantagens de se ter um negócio online, o poder de definir exatamente qual é o seu público alvo e, com isso, segmentar os seus anúncios digitais. Eles podem ser divididos de várias formas como, idade, gênero, profissão, principais buscas, localização, hobbies, entre outros.

Uma das ferramentas que pode ser utilizada para segmentar sua empresa é o Pixel de Facebook ou Instagram. Essa técnica é muito utilizada para acompanhar os hábitos online de seus clientes, possibilitando a captação de dados externos que auxiliam na criação e disparo de conteúdos personalizados nessas redes.

Com as informações de preferências e buscas recentes de seus clientes, você consegue abordá-los de maneira mais assertiva, oferecendo promoções e lançando campanhas com base em seus interesses.

Torne-se competitivo

O fato é: novas empresas surgem o tempo todo, basta ficarmos 10 minutos rolando o feed do nosso Instagram para vermos dezenas de propagandas de um mesmo segmento aparecendo para nós. Por isso, é importante desenvolver boas técnicas de vendas online, baseadas em um plano de marketing digital consistente.

Destaque o seu negócio

Já entendemos que para ser visto perante o vasto mercado online atual, é preciso se destacar. Mas como? Não existe uma receita de bolo padronizada para todos os negócios, mas é importante pensar em alguns pontos específicos.

Tenha um bom planejamento estratégico

Pode parecer repetitivo, mas essa é a base para todo o resto, sem um bom planejamento, não tem como uma empresa se estruturar e pensar no próximo passo a ser tomado. Ou seja, colete dados, trabalhe em cima deles, defina objetivos e metas. Se planeje! 

Monitore o mercado

É importante sabermos lidar com o novo cenário em que nossa empresa está sendo inserida, acompanhando constantemente o que está mudando. Essa prática permitirá que tomadas de decisão possam acontecer de maneira prévia, além de adaptar suas movimentações, para não ser pego de surpresa.

Esteja atualizado a novas tecnologias

Vivemos em uma era tecnológica, isso é fato. Manter-se atualizado diante das novidades e aderir às eficiências que elas trazem, agrega diversos benefícios para o seu negócio, como por exemplo:

  • Agilidade

  • Mobilidade

  • Automação de processos

  • Ganho de Tempo

  • Redução de custos

Técnicas de vendas online: próximos passos 

Depois de entender como posicionar o seu negócio em um lugar estrategicamente positivo do mercado, vamos às técnicas que você pode usar para fazer sua empresa, que já tem certa visibilidade, criar uma boa base de clientes e conseguir um retorno ainda maior sobre o seu investimento (ROI). 

Para te auxiliar na conquista desses objetivos, separamos 5 técnicas de vendas online, para que seus números sejam ainda maiores e constantes. Vamos lá?

Técnicas de vendas para sua empresa

Essas técnicas possibilitam a construção de um método de trabalho personalizado que pode se tornar, dentro de um pilar de vendas, o diferencial de sua empresa. Para isso, alguns testes de abordagens são feitos, até que o método mais eficaz seja descoberto e padronizado.

Agora, vamos entender um pouco mais sobre como fazer vendas online serem maiores e mais eficazes, e quais são as técnicas de vendas que vão te ajudar nesse objetivo. 

Campanhas personalizadas

As campanhas personalizadas ajudam você a segmentar os seus clientes em grupos distintos, baseado nas características que os tornam semelhantes (gênero, idade, faixa etária, localização, etc.) e a entender quais são os seus hábitos de consumo.

Com isso você pode chegar a conclusões que auxiliem nas tomadas de decisão da sua empresa, por exemplo, perceber quais são os clientes que geram um ticket médio maior que os demais, resgatar clientes que estejam inativos há algum tempo ou saber quais compram regularmente.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma das principais técnicas de vendas pela internet, que são usadas nos dias atuais, por meio dela é possível, de maneira personalizada e automática, estabelecer um contato direto com os seus compradores e fazer com que a atenção deles esteja voltada para a campanha que está sendo divulgada.

Além disso, é uma ótima aliada na tarefa de recuperar o usuário que abandonou um carrinho em seu website, capturar clientes que estejam inativos há algum tempo e, junto a tudo isso, divulgar campanhas e promoções de seus produtos/serviços.

Cross e Up Selling

Ambas as técnicas são utilizadas com o intuito de incentivar o cliente, de forma inconsciente, a adquirir mais produtos da loja, sejam eles semelhantes ou adicionais, ao que ele de fato se interessou inicialmente, fazendo com que o ticket médio da empresa cresça.

Diversas empresas usam esse método como um de seus segredos para maximizar o crescimento do seu volume de vendas. Como o Mc Donald’s, por exemplo, que oferece cobertura extra em seu sorvete por mais 1 real.

Uma pesquisa realizada em 2021 pela Pacific Crest Securities – pesquisadora dos bancos de investimento – apontou que é até quatro vezes mais barato fazer o Up ou Cross Selling de um cliente do que prospectar novos. Além disso, clientes recorrentes costumam gastar mais do que os novos.

Recuperação de carrinho

A prospecção de novos clientes é uma das fases mais temidas pelos vendedores em todo o processo de vendas. Como conquistar o cliente, como fazer a primeira venda online e como mantê-lo interessado em seus próximos lançamentos.

Pensando nisso, alguns vendedores preferem tentar recuperar os clientes que se perderam em alguma parte do processo de compra, ou seja, o abandono de carrinho. Neste caso, a melhor opção é o envio de notificações por e-mail lembrando o cliente daquele carrinho que ficou esquecido.

Você pode aqui incluir um link direto que facilita o processo, além de disponibilizar cupons de desconto ou fretes grátis para aquela compra, sempre personalizando as mensagens, incluindo nome do cliente, se possível.

Marketing Digital

Um marketing digital bem planejado e estruturado, pode ser seu grande aliado na construção e execução de todos esses pontos que já mencionamos e muitos outros. Ele faz com que as pessoas consigam acessar seus produtos mais facilmente, além de torná-los mais atrativos para compra.

Os pontos chave que fazem total diferença na  construção desse plano de marketing digital são:

  • Estude sobre marketing: existem vários cursos online e materiais que te ensinam sobre como utilizar o marketing digital a seu favor, maximizando as suas vendas.
  • Adapte as técnicas à sua empresa: mesmo que existam uma série de métodos e técnicas de marketing digital disponíveis, entenda como elas funcionam e adapte o que for necessário para a sua empresa.
  • Crie um plano específico para as redes sociais: nos dias atuais, as redes sociais são responsáveis por grande parte das vendas e do faturamento total da empresa. Praticamente todas as pessoas do mundo acessam regularmente as redes, sejam elas Twitter, Instagram, Facebook, entre outras.

Redes Sociais

Pode parecer uma técnica de venda pela internet meio óbvia, mas ainda hoje, muitas empresas não conseguem extrair o máximo do potencial que essas plataformas oferecem. É importante entender como seus algoritmos funcionam e usar toda e qualquer informação disponível a seu favor.

Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, entre outras redes, buscam entregar sempre o melhor conteúdo para os usuários, por isso os perfis que possuem maior engajamento terão prioridade e vão se destacar perante os demais.

Outro ponto importantíssimo dentro das redes sociais, é o marketing de conteúdo que será utilizado. Conteúdos interessantes, atrativos e que prendam a atenção do leitor são altamente atrativos, além da interação da empresa com os usuários, frequência de publicações, atendimento ao cliente, etc.

O fato é que os influenciadores dominam as redes sociais e se fazem presentes em todos os nichos. Contratar um influencer para fazer o review de seus produtos ou serviços, pode ampliar rapidamente a confiança e autoridade para a sua marca.

Trabalhe seu pós-vendas

Esse é um ponto muito esquecido pelos vendedores, um erro imperdoável. O seu cliente precisa continuar sendo cativado mesmo depois que a compra é finalizada. É literalmente como cultivar uma relação, onde você deve se empenhar, bajular e demonstrar interesse. Pode parecer desnecessário, mas acredite é super importante.

Sabemos que manter um cliente é muito mais fácil e rentável do que prospectar novos, então se coloque no lugar desse cliente e pense se o seu atendimento é o que gostaria de receber. Um cliente satisfeito fala bem de você para pessoas próximas e gera um marketing orgânico e gratuito, o marketing boca a boca.

Algumas dicas para trabalhar bem o seu pós-vendas é enviar e-mails de avaliação e feedback de compra, além de impulsionar conteúdos relacionados aos produtos adquiridos pelo seu cliente na empresa e gerar conteúdos com dicas, tutoriais e passo a passo que agreguem conhecimento ao seu consumidor.

Um exemplo de conteúdo super bacana que você pode criar é disponibilizar tutoriais de uso dos seus produtos ou formas de otimizar os seus processos.

As técnicas de vendas influenciam diretamente nos resultados da empresa 

Bom, vamos recapitular então o que aprendemos nesse post:

  • uma empresa não se estrutura sem um planejamento;

  • foque em aumentar o nível de alcance, segmentar o seu negócio e se tornar competitivo. 

  • o conceito de técnicas de vendas e alguns exemplos;

  • como fazer suas vendas online crescerem com as técnicas mais adequadas.

Depois de conhecer algumas valiosas dicas de vendas, o que você acha de colocá-las em prática na sua empresa? Como já dissemos, é importante fazer testes constantes e descobrir na prática quais delas fazem mais sentido para o seu negócio.

Para te ajudar nessa tarefa, temos uma ferramenta essencial para o alto desempenho, que entrega soluções completas para a sua empresa, no que diz respeito a campanhas de atendimento e ao seu time de vendas.

A Zendesk tem a solução perfeita para esse primeiro passo, o Zendesk Sell, que é uma ferramenta de vendas que aumenta a produtividade da sua empresa e auxilia na tomada de decisões baseadas nas métricas conseguidas pela plataforma. Fale com a gente e conheça um pouco mais sobre esse método.

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