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Tecnologia no varejo: implemente em apenas 4 etapas! Saiba mais!
Por Zendesk
Última atualização em 19 setembro 2023
A tecnologia no varejo traz diversos benefícios para a rotina de uma empresa, entre eles: aumento da produtividade, otimização de processos, coleta de dados e atendimento mais eficaz.
Por exemplo: um CRM de vendas permite que você maximize a produtividade, mantenha a visibilidade do pipeline e aumente a receita.
Além disso, você visualiza as principais informações do cliente em vendas e serviços, tudo em uma plataforma.
Outro exemplo popular é o uso de drones, que busca aprimoramento para oferecer entregas cada vez mais rápidas.
Tais opções por si só já são o suficiente para mostrar a importância da tecnologia no varejo. Entretanto, ela impacta a sua empresa de ponto a ponto, como mostraremos a seguir.
Ficou curioso?
Então, venha conosco e saiba mais detalhes.
Boa leitura.
Qual é a importância da tecnologia no varejo?
São benefícios da tecnologia no varejo: conteúdo e engajamento em tempo real, experiência de compra personalizada, influência na decisão de compra e cliente mais satisfeito com a empresa.
A seguir, explicaremos cada ponto com detalhes e como eles impactam na transformação digital no varejo
1- Alto índice de satisfação do cliente
Os clientes de todas as idades esperam ansiosamente por tecnologias interativas, tais como: prateleiras virtuais, realidade aumentada e realidade virtual, seja para testar uma funcionalidade ou para acessar informações de um produto.
Basta observar, por exemplo, a ascensão do iPhone nos últimos anos. Em 2007, o mundo conheceu a primeira versão.
E, após 16 anos, já conhecemos mais de 13 versões.
Nesse contexto, pode-se definir que, quanto mais moderno e completo for uma tecnologia, maior será o índice de satisfação do consumidor.
Aproveite para ler: 6 dicas para atender às necessidades e expectativas dos clientes
2- Potencializa a taxa de conversão
A implementação de tecnologias no varejo, como a imagem 3D no e-commerce, aumenta as taxas de conversão do seu negócio em 27,96%, segundo este estudo da Mobile Marketer.
Esse exemplo usa representações gráficas do produto com as quais os clientes possam interagir.
Imagine que um cliente queira ter uma visão mais próxima de um determinado produto. Então, ele pode aumentar o zoom, girá-lo e vê-lo em cada movimento.
Tal ferramenta é um salto gigantesco em relação à maneira tradicional como os itens são exibidos em sites online e capacita o usuário a tomar decisões de compra mais assertivas.
3- Otimização de processos
Os softwares de gestão, por exemplo, são vitais quando se fala de varejo digital, pois registram dados, integram informações e facilitam a tomada de decisões.
Para que tudo funcione corretamente, é preciso que todos os setores estejam integrados e com etapas bem alinhadas.
4- Aprimoramento da produtividade
Existem diversas tecnologias que substituem o trabalho manual da equipe e permitem que o funcionário foque em atividades mais estratégicas.
Por exemplo, o Zendesk Sell permite que você controle tudo que precisa em uma simples plataforma, o que inclui gerenciamento de contato e oportunidade, monitoramento de atividade e geração de leads.
Adicionalmente, você pode configurar disparadores e automatizar tarefas para que o time comercial se concentre na meta.
5- Economia de gastos
Esse é um dos benefícios mais populares quando se fala de tecnologias no varejo.
Um bom exemplo disso é o sistema na nuvem, que diminui gastos no início da implementação, considerando que a empresa não precisa dispor de uma estrutura interna com:
- firewalls;
- softwares;
- hardwares;
- data centers locais;
- racks de servidores;
- colaboradores especializados.
Dessa maneira, com a computação em nuvem, você acessa tal estrutura de computação por um preço fixo e acessível, que pode ser ajustado de acordo com as necessidades da companhia.
6- Redução de erros
Uma solução tecnológica permite que você identifique e reduza falhas no processo, o que torna o trabalho de todos envolvidos mais rápido e eficaz.
Ao implementar uma ferramenta na rotina da sua empresa, você terá dados preenchidos de maneira automatizada e instantânea.
Assim, a gestão de estoque, por exemplo, que conta com informações que chegam automaticamente pode ser beneficiada com esse investimento.
Num primeiro momento, obter tais vantagens parece um luxo apenas para grandes varejistas. Contudo, pequenos e médios negócios também podem desfrutar desses investimentos.
Como? Continue conosco e veja as principais tendências para os próximos anos e seus benefícios.
Tecnologia para varejo: confira as 6 principais!
Entre as principais tecnologias no varejo, destacam-se: vitrines interativas,
1- Omnichannel
A estratégia omnichannel integra vários canais de uma loja com a proposta de otimizar a experiência do consumidor com a marca e garantir um um atendimento único.
Nesse contexto, o ambiente online e físico se cruzam, oferecendo uma jornada do cliente contínua, independentemente de qual caminho o consumidor escolha para se relacionar com a marca.
Ademais, a base do omnichannel é assegurar que o atendimento realizado em todos os contatos seja coeso e atenda às suas expectativas.
Tendo isso em mente, é vital estar exatamente onde o seu cliente precisa, no momento em que for mais adequado para ele.
Um bom exemplo de omnichannel é O Boticário, que se preocupa com o processo de compra do consumidor como um todo.
A rede de franquias de perfumes e cosméticos integra o ambiente online ao físico oferecendo amostras de seus produtos.
Para isso, os compradores precisam preencher um cadastro com dados básicos, cujo link é compartilhado nas redes sociais, e-mails marketing e anúncios patrocinados da empresa.
Outras marcas do mesmo segmento também usam tal estratégia, como a Quem disse, Berenice? e a The Beauty Box.
Aproveite para ler: Ferramenta de atendimento omnichannel: entenda o que é, suas vantagens e veja 3 cases de sucesso
2- Big Data
Diariamente, todas as operações comerciais geram dados nas empresas. Quando são armazenados, organizados e analisados corretamente, eles trazem insights valiosos e ajudam a tomar decisões com mais assertividade.
Em síntese, um sistema de Big Data permite que você descubra padrões de comportamento dos clientes, mapeie hábitos de compras e preveja tendências.
Adicionalmente, sua empresa se prepara para sazonalidades com mais clareza, descobre dores do público e conquista um ótimo diferencial competitivo.
Quer saber mais? Assista:
3- Cloud computing
Essa tecnologia descomplica o acesso e a navegação em ferramentas de vendas digitais e sistemas de gestão.
Na prática, ela agiliza questões como consulta de estoques e comparação de preços por meio de dispositivos móveis.
E o melhor: tudo é feito em tempo real. Para isso, basta ter um computador ou celular com acesso à internet.
Outro benefício da computação em nuvem é a segurança de dados, que fica sob responsabilidade do operador.
Além de tudo que falamos até aqui, vale destacar ainda a economia de espaço e manutenção que a estrutura física geralmente exige.
Aproveite para ler: Cloud computing: o que é e como aplicar nos negócios?
4- Blockchain
É uma ferramenta tecnológica que rastreia um produto durante todo o processo, isto é, desde a saída do item do fabricante até chegar ao varejo.
Assim, aplica o registro de transações e o rastreamento de ativos. Qualquer produto de valor pode ser rastreado e negociado em uma rede desta natureza.
Ele agiliza a validação de transações digitais e troca de dados processados por usuários de uma rede descentralizada de computadores.
5- Mapas de calor
Os mapas de calor analisam o comportamento do cliente em uma empresa comercial ou em um espaço virtual, como um site.
Mas você deve estar se perguntando: “como isso funciona?” Explicamos!
Por meio da movimentação dos usuários, a tecnologia determina se os produtos daquela empresa correspondem a necessidade dos clientes.
Na prática, quanto mais intenso for “o calor”, mais os indivíduos estão interessados em seu produto ou serviço.
Contudo, a ferramenta funciona de maneira diferente no ambiente digital e físico. Veja só:
- ambiente físico: as câmeras registram quais pontos da loja foram mais visitados pelos clientes;
- ambiente digital: o sistema revela qual parte da página há mais interação entre os usuários.
Captou a ideia?
6- Inteligência Artificial
Também conhecida como IA, esta tecnologia foi pensada para resolver problemas sem exigir a presença humana, isto é, de maneira autônoma.
Assim, vai muito além de automatizar atividades simples, uma vez que é programada não apenas para a repetição de tarefas, mas também para simular o comportamento e o pensamento de um indivíduo.
Isso traz diversos benefícios para o varejo, tais como:
- avalia grandes volumes de dados;
- prevê comportamentos;
- transforma informações quantitativas em dados qualitativos para ajudar a tomada de decisão.
O atendimento ao cliente também é beneficiado com essa ferramenta.
Aqui, ela atua por meio de um sistema que automatiza operações e, por meio dos chamados “chatbots”, interagem os consumidores em vários meios, entre eles: aplicativos, redes sociais e chats de atendimento.
Ao personalizar a experiência do cliente, todo mundo sai ganhando.
Os clientes ficam satisfeitos, pois eles priorizam empresas que resolvem problemas rapidamente e sem interferência humana, segundo este relatório da Zendesk.
Já os agentes, conseguem reunir os dados em um único lugar, o que facilita a conferência de informações e análise do comportamento do consumidor.
Aproveite para ler: Automação e inteligência artificial a favor dos negócios: como usá-las?
Tecnologia e varejo: como implementar? Veja!
A implementação da tecnologia no varejo passa por quatro etapas. São elas: entenda o seu cenário, defina as necessidades, estude sua capacidade e análise os resultados.
Ficou com dúvidas? Abaixo, você acompanha as explicações.
Vamos a elas!
- avalie as tecnologias disponíveis: estude os benefícios de cada produto, as funcionalidades e o suporte ao cliente, para que você tome uma decisão mais assertiva;
- defina suas prioridades: aqui, você deve identificar as necessidades da sua loja, dos seus produtos e, sobretudo, do público-alvo;
- tenha cautela com os investimentos: comece em pequena escala e, aos poucos, incorpore tecnologias no varejo mais avançadas;
- análise e otimize os resultados: avalie os aprendizados iniciais e otimize a experiência para que você obtenha o retorno sobre o investimento (ROI) mais eficaz.
Aproveite para ler: Como alavancar vendas no varejo? 12 ações para aplicar agora
Próximos passos: escolha a sua próxima tecnologia no varejo
Agora é com você. Analise tudo que falamos ao longo deste texto e escolha a opção que mais combina com o perfil do seu negócio.
Quer uma dica por onde começar? Então, tome nota!
Conheça o Service!
Se, para os clientes, um sistema de IA agrega bastante e a ponto de deixá-los mais felizes, o mesmo acontece com os agentes.
Basta pensarmos que um software de IA robusto que centraliza todos os dados em um só ambiente.
Isso torna o trabalho dos atendentes mais simples como também eleva a experiência de atendimento, uma vez que, além de ágil, ela se torna mais pessoal e humanizada.
Para isso, você pode contar com a solução de atendimento ao cliente da Zendesk, que reúne inúmeros recursos para auxiliar empresas a criarem experiências de suporte melhores para seus clientes, sejam internos ou externos.
Por meio de uma abordagem omnichannel, esse software pode mudar seu suporte ao cliente em questão de segundos, seja economizando o tempo de seus clientes e agentes ou aumentando seu retorno sobre o investimento.
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