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Temas para convenção de vendas: 15 sugestões para inspirar!
Por Zendesk
Última atualização em 6 novembro 2023
Entre tantos temas para convenção de vendas possíveis, a escolha do mais indicado para a sua empresa é uma parte importante do processo, porém, pode ser bastante desafiadora.
Durante a definição de qual dos temas para convenção de vendas usar, é interessante que o gestor considere um que seja inovador.
Afinal, a ideia é desenvolver uma proposta que realmente cause impacto positivo nos participantes e que faça com que se lembrem da experiência e da mensagem transmitida por muito tempo.
Além disso, é preciso considerar que o tema norteará todo o evento, incluindo as palestras que serão realizadas, dinâmicas, apresentações, até mesmo os brindes e a decoração.
Para conseguir os melhores resultados, há alguns caminhos que você pode seguir.
A fim de ajudar a não errar na escolha da temática do próximo evento da sua empresa, trouxemos uma lista com 15 sugestões de temas para convenção de vendas.
Ao final, você também aprenderá todos os truques para escolher qual o melhor assunto para o seu negócio, a partir de sete dicas incríveis sobre organização de convenção e evento de vendas.
Siga a leitura e confira tudo sobre esse tema agora mesmo!
O que é um evento de convenção?
Um evento de convenção é um encontro organizado pelos gestores ou RH da empresa para reunir o time comercial a fim de compartilhar os resultados obtidos no último período, definir os próximos objetivos que precisam ser alcançados, alinhar estratégias de crescimento e vendas, entre outras possibilidades.
Comumente, é feita uma convenção anual de vendas. Porém, tudo depende da temática que as lideranças querem abordar e da periodicidade com a qual os resultados são mensurados e divulgados para os profissionais.
Outra importante característica de um evento de convenção, é que ele costuma ser realizado por companhias que contam com diversos vendedores, que estão distribuídos entre diferentes unidades da empresa em uma mesma região, ou ainda em estados ou países distintos, dependendo do porte do negócio.
Por esse motivo, uma convenção motivacional — ou para alinhar metas, apresentar resultados, ou outros objetivos —, costuma ser realizada em hotéis, auditórios, entre outros grandes espaços que comportem um bom número de participantes e convidados.
Esse evento também tende a durar um dia inteiro, ou até mais, para que toda temática escolhida possa ser devidamente explorada e, com isso, expandir o conhecimento dos profissionais que estão participando e melhorar as interações entre eles.
Por que a escolha do tema importa na organização da convenção?
A escolha de um tema para convenção de vendas é uma das partes mais importantes dessa estratégia porque esses encontros têm por objetivo motivar os vendedores, capacitá-los, treiná-los, abordar os novos desafios da empresa, apresentar resultados obtidos em determinado período, divulgar novas metas, celebrar conquistas, entre outros pontos relacionados.
Por essa razão, independentemente do tamanho da equipe, o gerente comercial, demais gestores e time de recursos humanos precisam pensar em temas para convenção de vendas que atendam o propósito do evento, mas que, ao mesmo tempo, sejam atrativos, enriquecedores e inesquecíveis.
Assim, se você precisa programar o próximo evento comercial da sua empresa, a escolha da temática deve ser uma das primeiras questões a ser resolvida. Somente após ter “batido o martelo” sobre o tema, poderá passar para a etapa de organização da convenção.
Na dúvida do que trazer este ano para sua equipe comercial? Então veja, a seguir, 15 sugestões de temas para convenção anual de vendas 2023/2024 que têm tudo para tornar seu evento um verdadeiro sucesso!
15 temas para convenção de vendas da sua empresa
Nossa lista com sugestões de temas para convenção anual de vendas é composta pelos seguintes assuntos:
- A nossa estrela é você!
- Fechamos com chave de ouro
- Orgulho de ser [nome da empresa]
- Por que juntos conquistamos mais?
- Superando desafios juntos
- O futuro não é amanhã, é agora!
- A importância de construir relações de qualidade com os clientes
- Aprenda a conquistar o cliente nos primeiros 5 minutos
- Por que feedbacks são importantes na área de vendas?
- Quanto um bom atendimento impacta nas conversões?
- Caminhe junto e chegue mais rápido!
- Quanto suas experiências são importantes para o nosso time?
- Transforme perdas em resultados positivos
- Mesmo cliente, novos negócios
- A arte da fidelização
Confira, agora, detalhes sobre cada um deles
1. A nossa estrela é você!
O primeiro dos temas para convenção de vendas 2023/2024 que você pode usar na sua empresa tem como objetivo reconhecer o esforço dos profissionais e destacar a importância do papel deles para a empresa.
Na prática, significa que eles são o foco de todo o evento, e tudo o que for criado para esse encontro deve destacar a relevância do time de vendas para a companhia.
2. Fechamos com chave de ouro
Esse é um ótimo tema a ser utilizado quando o objetivo é para apresentar os bons resultados de vendas obtidos ao final de um determinado período. Por esse motivo, o foco deve ser a divulgação do que o trabalho de todos gerou. Mas, também, pode-se aproveitar o momento para apresentar estratégias a serem adotadas para os números do ciclo seguinte serem ainda mais satisfatórios.
3. Orgulho de ser [nome da empresa]
Entre os temas para convenção de vendas, este pode ser usado para motivar os vendedores e estreitar a relação deles com a marca. Uma forma de conseguir isso é apresentando os motivos que diferenciam a empresa das demais do mesmo segmento, tanto para os consumidores quanto para os profissionais.
4. Por que juntos conquistamos mais?
Bom título para uma convenção motivacional, isto é, que tem como propósito incentivar a colaboração entre os profissionais de vendas, bem como entre outros departamentos.
A ideia, portanto, é bem voltada para a máxima “a união faz a força”, abordando o que pode ser realizado no dia a dia para aumentar a colaboração entre os profissionais, sem negligenciar a concorrência sadia que é comum entre profissionais de vendas.
5. Superando desafios juntos
Esse tema para convenção de vendas pode ser utilizado para apresentar resultados positivos após um período de retornos negativos, e/ou para mostrar que a ligação da equipe é ainda mais importante em épocas turbulentas.
Para reforçar a importância dessa cooperação, é interessante trazer exemplos — preferencialmente da própria empresa — de desafios que foram superados graças à união dos profissionais.
6. O futuro não é amanhã, é agora!
Dos assuntos que podem ser abordados em uma convenção de venda, esse pode ser usado quando a empresa quer mostrar ao time soluções inovadoras, a exemplo do uso de novas tecnologias, ou incentivá-los a estarem sempre se atualizando.
Nesse tipo de evento, apresentar tendências voltadas para o nicho de atuação chama a atenção dos participantes e faz toda a diferença para o sucesso da convenção.
7. A importância de construir relações de qualidade com os clientes
O propósito dessa temática é orientar a equipe de vendas quanto as boas relações com os clientes são benéficas e por quais motivos devem ser estendidas após a conclusão da negociação.
Nesse caso, deve-se explorar como construir esse relacionamento com os clientes, o que vai bem além de apenas focar em fechar a venda.
8. Aprenda a conquistar o cliente nos primeiros 5 minutos
Entre as diversas temáticas, essa é ideal quando a ideia é treinar os vendedores e renovar seus conhecimentos, apresentando novas abordagens e técnicas de vendas que podem ser utilizadas no dia a dia, a fim de obterem resultados melhores.
9. Por que feedbacks são importantes na área de vendas?
Ainda que muitos profissionais “fujam” dos feedbacks, esse é um tema para convenção de vendas bem interessante e que visa deixar clara a importância do retorno do público.
Inclusive, essa temática pode ser usada para mostrar que os retornos obtidos, ainda que negativos, podem ser usados a favor da empresa e do crescimento profissional de cada um.
Entenda melhor sobre essa assunto neste artigo: “Feedback do cliente: veja como tirar o melhor proveito do retorno dado pelo seu público!”
10. Quanto um bom atendimento impacta nas conversões?
De acordo com um dos nossos relatório de tendências, o atendimento é o segundo quesito mais importante para um cliente se tornar fiel a uma marca, perdendo apenas para o preço.
Considerando isso, nossa lista de temas para convenção de vendas não poderia deixar de trazer um voltado para esse assunto.
A ideia é explorar essa temática e ressaltar a importância do atendimento de excelência prestado pelo time de vendas.
11. Caminhe junto e chegue mais rápido!
A proposta desse tema é mostrar para os profissionais de vendas que, apesar da competitividade natural do setor, quando a equipe caminha junta, os resultados podem ser ainda melhores, para todos.
Dinâmicas para vendedores, realizadas em grupos ou mesmo individuais, são primordiais em uma convenção motivacional com essa temática.
Dica! Aprenda mais sobre esse assunto lendo o artigo: “Dinâmica de cooperação para time de vendas: online e presencial”
12. Quanto suas experiências são importantes para o nosso time?
Essa temática visa incentivar os vendedores a compartilharem suas experiências e resultados com outros membros da equipe. Essa abordagem, inclusive, pode ser utilizada em uma roda de conversa durante reuniões periódicas, e não apenas em uma convenção anual de vendas.
13. Transforme perdas em resultados positivos
Como o nome sugere, esse tema tem por objetivo motivar os vendedores, mostrando como resultados ruins podem gerar bons retornos no futuro se vistos e tratados como experiências de crescimento profissional.
Aqui, você pode apresentar meios de os profissionais mudarem o modo de ver as perdas, a partir de ferramentas, técnicas e estratégias que podem utilizar para isso.
14. Mesmo cliente, novos negócios
Se quer aumentar os resultados do seu time com o conceito pós-venda e ações como upsell e cross sell, este é o tema perfeito!
No caso, a ideia é apresentar o conceito e aproveitar a convenção para apresentar e explicar abordagens que podem ser usadas para gerar novas vendas para clientes que já estão na base da empresa.
15. A arte da fidelização
A fidelização de clientes pode aumentar o faturamento de uma empresa em até 95%. Se esse é o foco da sua convenção anual de vendas, esse tema deixará isso mais claro aos participantes.
Por isso, aproveite o encontro para discutir o assunto, trocar experiências e, principalmente, mostrar técnicas que podem ser usadas para fidelizar os compradores.
Como escolher entre tantos temas para convenção de vendas?
Agora que você conhece alguns dos possíveis temas para convenção de vendas, deve estar se perguntando “Como escolher o melhor”?
A maneira mais simples é seguindo estas dicas:
- considere o objetivo do seu evento, ou seja, se é motivacional, informativo, provocativo etc.
- analise o momento atual da empresa, por exemplo, se as vendas aumentaram ou diminuíram, desafios atuais do mercado e outros;
- respeite a cultura da organização e o perfil dos participantes;
- procure trazer algo inovador, “fora da caixa”, mas, ao mesmo tempo, profissional e atrativo.
- aborde assuntos que não foram trabalhados nas convenções anteriores;
- pense no orçamento disponível, pois o evento necessita de outras ações para ser explorado, como a contratação de palestrantes, confecção de brindes, decoração, estrutura para realização, entre outros;
- use inspirações externas para definir o tema que será discutido, a exemplo de filmes e vídeos.
Para essa última dica, você pode ter como base algum TED, vídeo motivacional curto, mas bastante relevante e informativo.
No artigo “TED talks de atendimento ao cliente: 10 sugestões para inspirar a sua equipe!” trouxemos alguns que podem virar bons temas para convenção de vendas 2023/2024. Por isso, não deixe de ler!
Como organizar uma convenção de vendas? 7 dicas!
Tema escolhido para sua convenção de vendas 2023/2024? Então, o passo seguinte é saber como organizar esse evento, certo?
Para isso, as nossas dicas são:
- verifique o orçamento disponível;
- escolha o local;
- defina os palestrantes;
- monte a programação;
- pense na logística do evento;
- inicie a divulgação;
- mensure e divulgue os resultados.
Verifique o orçamento disponível
Somente após saber a quantia que tem para utilizar será possível definir o local onde o evento será realizado, se poderá contratar serviços e convidar palestrantes, entre outros detalhes que precisam de recursos financeiros para serem realizados.
Escolha o local
Para isso, considere a capacidade do lugar, zelando também pelo conforto e segurança dos participantes. Acessibilidade é outro critério que não pode ficar de fora.
Defina os palestrantes
A presença de palestrantes convidados costuma ser o ponto alto de uma convenção de vendas. Porém, se sua empresa não dispõe de verba para esse tipo de contratação, pode convidar gestores e líderes para compartilhar seus conhecimentos.
Monte a programação
Estruture tudo o que acontecerá na convenção anual de vendas da sua empresa, se atentando a questão como:
- ordem dos acontecimentos, para que aconteçam de maneira fluida e complementar;
- horários de início e término;
- materiais necessários para a realização das dinâmicas, se tiver;
- pausas para café e almoço;
- entre outros pontos relacionados.
Pense na logística do evento
A parte logística deve contemplar todas as movimentações necessárias, incluindo pontos como:
- entrada e saída de fornecedores, como os responsáveis pelo coffee break;
- acomodações dos palestrantes convidados;
- hospedagem para os participantes, caso sejam fornecidas pela empresa;
- entre outras relacionadas.
Inicie a divulgação
Escolha por quais canais de comunicação utilizados pela sua empresa a convenção de vendas será divulgada. Lembre-se de escolher aqueles que são mais usados pelo seu público-alvo interno e quais têm mais abrangência, a fim de garantir que todos os interessados recebam os comunicados.
Mensure e divulgue os resultados
Por fim, você deve mensurar e divulgar os resultados da sua convenção de vendas 2023/2024.
Além de servir de parâmetro para a preparação de eventos futuros, esse levantamento mostra para os profissionais a importância desses encontros, quanto pode ser extraído deles e desperta o interesse dos que não foram a participarem no ano seguinte.
E se sua ideia é estimular, engajar e manter a motivação do seu time de vendas, nada mais indicado do que utilizar diferentes ferramentas para isso. Um bom exemplo é usar um CRM de vendas, solução que maximiza a produtividade dos vendedores, mantém a visibilidade do pipeline e ajuda a aumentar a receita da sua empresa.
Ainda não conhece esse tipo de ferramenta? Então, confira esta demonstração agora mesmo!