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Artigo 13 min read

Tendências de vendas: 10 opções para você ficar de olho!

Por Zendesk

Última atualização em 17 março 2023

A partir do momento em que a tecnologia foi sendo adaptada a rotina comercial fica cada vez mais difícil acompanhar as tendências de vendas. 

Por isso, trouxemos soluções que ajudam a gerir o tempo da sua equipe com mais eficácia, controlar o time comercial com mais foco e melhorar as maneiras de interagir com os clientes. 

Parece interessante? 

Então, continue conosco e conheça as principais novidades do mercado para os próximos anos. 

Tendências de vendas: confira 9 opções! 

Entre as principais tendências de vendas, podem-se destacar:

  • Chat GPT;
  • vendas híbridas;
  • vendas transacionais;
  • vendas automatizadas;
  • revenue growth management
  • marketing de comunidades;
  • hiperpersonalização;
  • prospecção por e-mail; 
  • comportamentos omnichannel;
  • uso de dados. 

Vamos entender cada uma delas! 

Chat GPT

É a bola da vez. O Chat GPT tornou-se um dos assuntos mais comentados no LinkedIn e nos encontros corporativos. Mas o que explica esse populismo? 

Tal tendência usa a Inteligência Artificial para fazer atendimento ou suporte, por meio de algoritmos que fazem o processamento de linguagem e que viabilizam a conexão humana com o computador. 

Mas como ele pode ser usado em vendas? Simples! 

A tecnologia é capaz de criar uma copy completa para o seu site, landing page ou para a prospecção de e-mail. 

Contudo, é uma ferramenta em desenvolvimento e pode gerar informações incorretas e dados limitados sobre eventos após 2021. 

Apesar disso, recomenda-se acompanhar as últimas notícias para entender de que forma ele pode ser incorporado em sua estratégia. 

Vendas híbridas 

É um formato de vendas que se caracteriza pela mistura entre abordagens presenciais, remotas e por autoatendimento. 

De modo geral, este modelo reúne todos os tipos de vendas que conhecemos atualmente. 

Logo, para colocar em prática a venda híbrida, é preciso dispor de diversos canais de comunicação. 

Assim, a negociação passa para um formato flexível, escalável e lucrativo.

A propósito, este estudo da McKinsey revela que a venda híbrida prevalecerá nas empresas até 2024. 

Tal previsão é justificável porque este modelo de vendas está mais alinhado com as necessidades dos clientes, além de ser até 50% mais lucrativo que os formatos tradicionais e exclusivamente remoto. 

Ademais, as vendas híbridas oferecem um maior engajamento do cliente em sua jornada de compra, desbloqueando uma série de talentos variados que tornam os colaboradores mais versáteis e, sobretudo, criativos. 

Vendas transacionais 

Trata-se do modelo de vendas que se caracteriza pela relação entre o cliente e o vendedor de uma empresa. 

De modo geral, a dinâmica da venda transacional ocorre da seguinte forma: 

  1. define-se um valor comercial; 
  2. apresenta a oferta para o mercado. 

Em contrapartida, o cliente tem demanda pela solução ofertada e está disposto a pagar a quantia solicitada. 

A venda é concluída com a confirmação do pagamento pelo consumidor. 

Vendas automatizadas

A automação de vendas, por sua vez, substitui atividades manuais e contínuas por softwares que deixam as demandas mais leves, dinâmicas e até divertidas. 

Por exemplo: imagine a rotina de um time comercial. Sabe-se que, via de regra, os vendedores respondem e-mails, enviam propostas e orçamentos, fazem visitas, negociam, retornam ligações e assim por diante. 

Com o apoio de um CRM estratégico, seu time não se esquecerá de mais nenhum compromisso com potenciais clientes, pois o sistema envia alertas diariamente, seja por e-mail ou mensagem de texto. 

Outra dificuldade do time comercial é controlar os dados do negócio que, em muitos casos, é feito em planilhas, apenas para concluir tarefas. Logo, não há estudos sobre a performance do time e o que precisa ser melhorado. 

Aqui, a automação de vendas oferece um histórico detalhado de cada contato para que seus vendedores possam trabalhar com os clientes de maneira ágil e rápida. 

Quer saber mais? Assista:

Revenue Growth Management

É um modelo de gestão que procura atender as necessidades do mercado alinhando valores, canais e os investimentos direcionados ao setor comercial. 

Também pode ser definido como uma ferramenta que ajuda as organizações a implementarem estratégias de vendas mais precisas otimizando os gastos que viabilizam as negociações. 

Nesse contexto, a receita obtida nas vendas é administrada para que as empresas possam se sustentar, garantir lucro e ter recursos suficientes para lidar com períodos turbulentos. 

Além disso, é uma maneira mais racional de lidar com a receita e, por isso, essa estratégia não se resume apenas em fazer uma precificação correta do produto.

Adicionalmente, este modelo de gestão também busca:  

  • melhorar o estoque;
  • potencializar os lucros;
  • aperfeiçoar a estratégia de distribuição de produtos;
  • detectar oportunidades de crescimento e expansão. 

Ficou curioso? 

Assista este vídeo e entenda na prática como funciona o Revenue Growth Management: 

Marketing de comunidades

Esta estratégia visa aproximar clientes de um produto ou serviço. Ela busca satisfazer uma necessidade intrínseca do ser humano: o sentimento de pertencimento. 

Assim, fica mais fácil para o negócio escalar e potencializar as vendas. 

No cenário atual, não basta oferecer um atendimento único e ter produtos excepcionais. É preciso ir além. 

Empresas que buscam crescer de maneira contínua precisam se engajar, construir conexões, aproximar-se da audiência, aplicar uma comunicação humanizada e gerar uma experiência inesquecível de compra. 

Isso resulta em diversos benefícios, tais como: 

  • permite conhecer melhor a sua audiência; 
  • traz dados sobre a opinião dos consumidores em relação a sua marca;
  • obtém insights para a criação de produtos;
  • mapeia oportunidades de desenvolvimento. 

Para tal, é vital descobrir as melhores maneiras de conquistar membros para a comunidade. Tenha em mente que não vale reunir quaisquer pessoas. 

Um bom ponto de partida é relembrar o conceito de lead que, em suma, representa os clientes propensos a comprar de você. 

O próximo passo é apresentar os benefícios em continuar se conectando com a marca. 

Por fim, pense na conversão. As pessoas precisam se sentir dentro de seu grupo, assim como criar uma relação de confiança recíproca. 

Aliás, confira este vídeo e saiba mais detalhes sobre o marketing de comunidade: 

Hiperpersonalização

Em suma, a hipersonalização se configura como uma experiência adaptada à jornada de compra do cliente ideal. 

Basicamente, ela coleta o maior número de dados sobre o consumidor para oferecer um atendimento de qualidade e personalizado. 

Ademais, detecta os pontos em que o negócio apresenta “falhas”, conseguindo mostrar com precisão o que precisa ser aperfeiçoado no processo. 

Mas quais são os desafios da hiperpersonalização? Dê o play e descubra:

Prospecção por e-mail 

O número de usuários globais de e-mail deve crescer para 4,48 bilhões de usuários até 2024, segundo este estudo da Statista, 2021. 

Logo, o e-mail de prospecção, chamado de cold e-mail, continua sendo uma ferramenta indispensável para estratégias de vendas. 

Em linhas gerais, você segmenta e aborda o potencial cliente de maneira proativa, o que torna o processo mais prático e até menos invasivo de fazer uma primeira apresentação da sua solução. 

Logicamente, é vital lembrar que o seu negócio não é o único utilizando este modelo de estratégia. 

Tendo isso em mente, construa um e-mail memorável para o seu negócio. Para tal, leia estes guias e surpreenda o seu potencial cliente:

Comportamentos omnichannel

O cliente omnichannel é aquele que transita tanto nos canais online e offline e que espera experiência igualitária em todos eles. 

Aqui, nota-se que ele não segue um padrão de compras padronizado. Este estudo da Ipsos ilustra bem a realidade do omnichannel.

De acordo com a pesquisa, 60% dos clientes atuais procuram informações online antes de concluir uma compra na loja física. Desses, 27% aplicam o caminho contrário. 

Ou seja: o cliente moderno se interessa por um produto, pesquisa sobre ele na loja física para, então, adquirir online. 

Ademais, ele também usa vários pontos de contato da empresa para tirar suas dúvidas, tais como chat ou o SAC

A propósito, o relatório da Zendesk, citado acima, destaca que os clientes que recebem atendimento nos canais de sua preferência são propensos a gastar mais com sua empresa. 

Portanto, podemos concluir, que o comportamento omnichannel é uma estratégia indispensável quando se fala sobre tendências de vendas. 

Fique por dentro: Ferramenta de atendimento omnichannel: entenda o que é, suas vantagens e veja 3 cases de sucesso

Uso de dados

Finalizamos a nossa lista com a análise de dados de vendas, que é indispensável para qualquer negócio, seja de pequeno, médio ou grande porte. 

Ela coleta informações, avalia tendências e performance, assim como faz previsão de futuras vendas. 

Todos esses dados reúnem insights valiosos para que as empresas se adaptem e evoluam suas estratégias de vendas. 

Ao mesmo tempo, eles melhoram a experiência do cliente, expansão e alcance do empreendimento. 

Para obter esses resultados, siga estes métodos de análise de dados de vendas: 

  • análise SWOT: metodologia que analisa  as strenghts (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças) de um negócio, o que contribui para o planejamento estratégico da empresa; 
  • análise de tendências de vendas: ajuda a identificar padrões de comportamentos em um período específico, ou seja, o que motivou a queda ou o crescimento de um negócio; 
  • análise de pipeline de vendas: aqui, você tem acesso a um conjunto de informações que facilitam a tomada de decisão dos clientes e da equipe de vendas ao longo da jornada de compra. 

Tudo certo com as tendências de vendas? 

Esperamos que, até aqui, você tenha entendido tudo sobre as principais tendências de vendas. E, caso não saiba por onde começar, considere iniciar pelos dados, pois eles ajudam a identificar problemas, ajustar falhas e otimizar processos. 

As consequências de uma boa gestão de dados para qualquer etapa da jornada de compra são muitas. Mas, em especial, refletem no relacionamento com o cliente que chega à empresa, e pode receber informações adequadas ao seu estágio. 

Além disso, também impactam na relação com o cliente que já consome o produto ou serviço da marca, e que também precisa ser acompanhado de perto para continuar encantado pelas soluções oferecidas.

De forma prática, eis aqui algumas das funcionalidades encontradas nos melhores CRM de venda (como o Zendesk Sell):

  • têm uma interface simples, com ótima usabilidade — o que estimula e engaja a equipe de vendas;
  • oferecem a possibilidade de acompanhar, registrar e prospectar novos clientes de qualquer lugar;
  • permitem acompanhar o desempenho das equipes de vendas por meio de relatórios e painéis;
  • facilitam o trabalho conjunto entre os times de suporte e vendas.

Parece interessante? 

Nosso convite é para que você conheça e experimente uma avaliação grátis do Zendesk Sell, nosso CRM de vendas. Uma ferramenta simples, integrada e projetada para manter suas vendas a todo vapor!

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