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4 tipos de pesquisa de satisfação de clientes para começar hoje!
Por Zendesk
Última atualização em 17 janeiro 2024
O que os seus clientes pensam sobre os seus produtos, serviços, ou com relação à sua empresa de modo geral?
Se você ainda não sabe, tenha em mente que a melhor maneira de descobrir essa resposta é escolhendo um dos tipos de pesquisa de satisfação existentes e aplicando! Mas por que isso é importante e o que afeta no crescimento do seu negócio?
A pesquisa de satisfação de clientes é uma ferramenta que permite identificar qual a percepção do seu consumidor com relação ao que está recebendo da sua empresa.
Com base nessa resposta você tem a chance de aprimorar os seus serviços, produtos e atendimento e, com isso, atender de forma mais pontual as necessidades dos seus consumidores.
Como resultado, a tendência é elevar as suas taxas de fidelização, aumentar o poder de atração da sua marca e o seu volume de vendas.
Estudos apontam que 92% dos clientes confiam mais na indicação de amigos e familiares do que em publicidades. E quando o assunto é indicar uma marca a alguém, o nível de satisfação com o produto e/ou serviço recebido tem grande peso.
O relatório “Quantificação do impacto nos negócios causado pelo atendimento ao cliente no Brasil”, da Zendesk em parceria com a Dimensional Research®, comprova isso.
De acordo com o levantamento, 66% dos clientes que tiveram uma boa experiência de atendimento recomendaram a empresa para outras pessoas.
Com relação ao volume de vendas e faturamento, 51% dos clientes satisfeitos passaram a comprar e/ou a usar mais os produtos/serviços da marca.
Por outro lado, 57% deixaram de comprar depois de experiências ruins, 50% migraram para um concorrente e 47% recomendaram a outras pessoas que não comprassem daquela empresa.
Escolher um, ou mais, tipos de pesquisa de satisfação é o melhor caminho para saber exatamente o que os seus clientes pensam e sentem sobre o que recebem da sua marca.
Usando esses feedbacks com forma de aprimoramento você conseguirá, cada dia mais, entregar soluções melhores e com mais qualidade.
Confira, agora, os tipos de pesquisa de satisfação que pode utilizar no seu negócio e comece hoje mesmo!
Pesquisas de satisfação são alternativas eficientes para estreitar o relacionamento com os clientes, coletar seus feedbacks e identificar oportunidades de melhoria na experiência de compra com a sua marca.
Os principais tipos de pesquisas de satisfação são: Net Promoter Score℠ (NPS), Customer Satisfaction Score (CSAT), Customer Effort Score (CES) e pesquisas pontuais sobre seus produtos ou processos.
Além de aplicar as pesquisas, é essencial investir em um bom atendimento ao cliente, assegurando que o consumidor tenha uma jornada fluida e satisfatória.
Para tanto, adotar boas ferramentas de apoio, como um software de atendimento ao cliente, pode ser uma alternativa estratégica usada a favor da personalização das entregas.
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Neste artigo, você aprenderá
Tipos de pesquisa de satisfação
Entre os tipos de pesquisa de satisfação que você pode aplicar aos seus clientes estão:
- Net Promoter Score℠ (NPS)
- Customer Satisfaction Score (CSAT)
- Customer Effort Score (CES)
- Pesquisas de satisfação sobre a sua empresa, serviços e/ou produtos oferecidos:
- Escala Likert
- Múltipla escolha
- Escala de diferencial semântico
Net Promoter Score (NPS)
Net Promoter Score℠, ou simplesmente NPS, é uma métrica utilizada para mensurar o nível de satisfação dos clientes de uma marca.
Além disso, esse indicador também ajuda a identificar quais são as chances de o seu cliente indicar os seus produtos e/ou serviços para outras pessoas.
Criado em 2003, pela empresa americana de consultoria de gestão global, Bain & Company, a proposta do Net Promoter Score℠ é prever qual o nível de fidelidade e de lealdade dos clientes para com a marca que está fazendo a pesquisa.
Estudos da própria Bain & Company apontam que empresas que conseguem manter bons índices de NPS tendem a aumentar duas vezes mais rápido os seus lucros em comparação a outras empresas com resultados não tão satisfatórios.
Como funciona o NPS
Entre os tipos de pesquisa de satisfação, o Net Promoter Score℠ usa perguntas estratégicas, para as quais os clientes devem atribuir uma nota que vai de 0 a 10.
Na escala, o 0 pode representar algo como “muito ruim / poucas chances / muito baixo”, e o 10 algo como “excelente / com certeza / muito alto”.
Por exemplo, você pode perguntar ao seu cliente: “Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar o nosso produto a um amigo ou familiar?”
Essa resposta vai ajudar você a identificar quem são os seus clientes promotores, neutros e detratores:
- Promotores (notas entre 9 e 10): consumidores que estão totalmente satisfeitos com o que recebem da sua empresa e tendem a se tornar clientes fiéis e divulgadores naturais da sua marca.
- Neutros (notas entre 7 e 8): são consumidores que não estão nem satisfeitos, nem insatisfeitos com a sua empresa. Por isso, têm grandes chances de migrarem para concorrentes.
- Detratores (notas entre 0 e 6): representam consumidores que, por algum motivo, estão totalmente insatisfeitos com os seus produtos, serviços e/ou atendimento. Essa percepção os leva a fazer propaganda ruim da sua marca a outras pessoas.
Como calcular o NPS
O cálculo do NPS é relativamente simples. O primeiro passo é desconsiderar as avaliações neutras e se basear na porcentagem obtida com promotores e detratores.
Em seguida, basta aplicar a seguinte fórmula (multiplicando o resultado por 100 você obtém o seu percentual de NPS):
NPS = (número de promotores – número de detratores) / número total de respostas
Por exemplo, vamos supor que a sua pesquisa tenha sido feita com 1.000 clientes. Desses, 700 avaliaram o seu produto com notas 9 ou 10; 150 com notas 7 ou 8; e 150 com notas de 0 a 6.
Considerando a fórmula do Net Promoter Score℠, temos a seguinte conta:
(700 – 150) / 1000 = 0,55 ou 55%
Para saber se esse percentual é um bom NPS ou não, você pode utilizar a seguinte escala de avaliação:
- Resultados entre 75% e 100%: NPS excelente
- Resultados entre 50% e 74%: NPS muito bom
- Resultados entre 0% e 49%: NPS razoável
- Resultados entre -100% e -1%: NPS ruim
Para saber mais tudo sobre essa pesquisa de satisfação, não deixe de ler o artigo: “GUIA NPS (Net Promoter Score): o que é, para que serve, como calculá-lo e por que ele é importante?”
Customer Satisfaction Score (CSAT)
A segunda opção na lista de tipos de pesquisa de satisfação é o Customer Satisfaction Score, ou CSAT.
Também chamado de Índice de Satisfação do Cliente, essa métrica ajuda a mensurar a porcentagem de clientes satisfeitos com a jornada de compra oferecida pela sua empresa. Por isso, o CSAT pode considerar desde o momento de pré-venda até o pós-venda.
Como funciona o CSAT
O CSAT é um dos tipos de pesquisas de satisfação muito utilizado por empresas com estratégia Customer Focus, ou seja, que têm a experiência do cliente como meta a ser alcançada.
As perguntas utilizadas na pesquisa Customer Satisfaction Score devem ser diretas e relacionadas a uma situação específica. Por exemplo, é possível questionar:
- O atendimento que acaba de receber foi satisfatório?
- O produto adquirido atendeu às suas necessidades?
- Foi fácil encontrar o que precisava no nosso site?
Como calcular o CSAT
As respostas dos clientes podem ser por meio de notas (números), critérios de classificação (por exemplo, satisfeito, neutro, insatisfeito), ou binárias (sim / não). A forma de cálculo vai depender do parâmetro escolhido para a avaliação.
Vamos supor que a pesquisa tenha considerado uma escala de avaliação de 1 a 5, sendo 1 muito ruim e 5 excelente. Nesse caso, a fórmula que pode ser aplicada é:
CSAT = classificações positivas (notas 4 e 5) / número total de respondentes
No artigo: “CSAT: entenda o que é, como calcular e suas vantagens para o processo de vendas” você confere todos os detalhes sobre essa pesquisa.
Customer Effort Score (CES)
Entre os tipos de pesquisa de satisfação que você pode aplicar está o CES, sigla para Customer Effort Score, que significa Pontuação de Esforço do Cliente.
Como o próprio nome sugere, trata-se de uma métrica que permite mensurar quanto de esforço os seus clientes precisam empregar para conseguir atendimento na sua empresa, utilizar, comprar ou contratar um dos seus serviços.
A ideia do Customer Effort Score surgiu em 2010, a partir de uma pesquisa publicada pela Harvard Business Review.
Chamada de “Stop Trying to Delight Your Costumers” (Pare de Tentar Agradar seus Clientes), a análise defendia o conceito que, ao invés de encantar os clientes a fim de fidelizá-los, o mais indicado era reduzir os esforços que esses precisavam empregar para chegar ao resultado desejado.
Como funciona o CES
A pesquisa Customer Effort Score funciona de uma maneira bastante simples. É feita uma única pergunta ao cliente, direcionada a uma determinada avaliação, por exemplo:
- Quão difícil foi conseguir atendimento por esse canal?
- Qual o nível de dificuldade para instalar a nossa solução?
- Foi fácil conseguir atendimento no help desk da nossa empresa?
Assim, o CES pode ser utilizado para avaliar o esforço do cliente em diferentes fases da sua jornada, tais como compra, atendimento, pós-venda etc.
Como calcular o CES
A forma de cálculo do CES depende da escala de avaliação utilizada. De modo geral, essa costuma ser numérica, por uma classificação qualitativa, ou por emoticons.
- Numérica: em escala de 0 a 5, por exemplo, no qual 0 representa “extremamente difícil” e 5 “extremamente fácil”.
- Classificação qualitativa: tais como “muito fácil”, “fácil”, “difícil”, “muito difícil”.
- Emoticons: símbolos e desenhos que representam um sentimento, opinião ou sensação, a exemplo da “carinha sorrindo”, “carinha triste”, “sinal positivo com a mão”, “sinal negativo com a mão”.
Com Zendesk, a omnicanalidade está ao seu alcance.
Pesquisas de satisfação sobre a sua empresa, serviços e produtos oferecidos
Apesar de os tipos de pesquisa de satisfação que acabamos de apresentar serem bem importantes para a sua empresa, pode ser que você queira saber algo mais pontual sobre a aceitação das suas ofertas.
Por exemplo, talvez queira identificar quão benéfico um dos seus produtos é para o cliente e, consequentemente, saber o seu nível de satisfação.
Para isso, você pode utilizar esses tipos de pesquisa de satisfação, que são:
- Questionário com escala Likert
- Questionário de múltipla escolha
- Questionário com escala de diferencial semântico
Questionário com escala Likert
Questionários que usam a escala Likert são diretos e ajudam a avaliar com precisão o grau de satisfação dos clientes frente a uma questão.
Sua principal característica é que são feitas perguntas afirmativas, para as quais o respondente deve dizer se concorda ou não em diferentes níveis, tal como no exemplo abaixo:
“Nosso atendimento call center via WhatsApp fornece respostas rápidas”
( ) Discordo totalmente
( ) Discordo parcialmente
( ) Não concordo nem discordo
( ) Concordo parcialmente
( ) Concordo totalmente
Questionário de múltipla escolha
Os questionários de múltipla escolha podem ser utilizados para avaliação de um ponto específico, ou de vários aspectos do relacionamento do cliente com a sua marca.
É possível usar essa opção de pesquisa para perguntar sobre o atendimento prestado, sobre temas voltados para o produto adquirido, como preço, design, qualidade, entre outras possibilidades.
A ideia é elaborar perguntas de fácil compreensão, com diferentes alternativas de resposta, por exemplo:
“Sobre a embalagem do produto que acaba de adquirir, você considera que”:
( ) É preciso melhorar, pois foi muito difícil abrir
( ) Achei boa, resistente e protegeu o produto
( ) Poderia ser menor e em material reciclável
( ) Poderia ser maior, pois as peças riscaram umas às outras
( ) Não tenha observações
Questionário com escala de diferencial semântico
O último da nossa lista de tipos de pesquisa de satisfação é o questionário com escala de diferencial semântico, que também é conhecido como Creative Products Semantic Scale (CPSS).
A proposta por trás desse modelo de avaliação é atribuir características opostas a um questionamento, levando o cliente a dar notas para cada uma delas.
Vamos imaginar que a pergunta seja “Como você avalia a nossa página de FAQ?” Em um questionário desse tipo, as alternativas podem ser:
- Agradável — Ruim
- Fácil — Complicada
- Responsiva — Demorada
Aumentando o nível de satisfação dos seus clientes
Mas depois de conhecer todos esses tipos de pesquisa de satisfação, o que você pode fazer para alcançar bons resultados?
Além de prezar pela qualidade dos produtos e serviços oferecidos, prestar um bom atendimento ao cliente é essencial.
Vale lembrar que o atendimento está presente em todas as etapas do processo de compra do cliente, indo desde o momento que ele tem o primeiro contato com a sua marca, se estendendo para depois que a compra é efetivada.
Por isso, atendimentos rápidos e precisos são fundamentais para mantê-lo na sua base e, o mais importante de tudo, satisfeito em diferentes momentos.
O software de suporte ao cliente da Zendesk que vai lhe ajudar a tornar a experiência do seu cliente ainda melhor.
Além de facilitar essa interação, a solução otimiza o trabalho dos seus agentes e a sua gestão, com recursos de inteligência artificial que personalizam contatos, promovem automações e geram dados ricos que embasam insights confiáveis!
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