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Conheça 6 tipos de equipes de trabalho e entenda a importância de cada uma
Por Zendesk
Última atualização em 25 janeiro 2023
De modo geral, um time de profissionais é formado com base em uma lista de habilidades, competências e responsabilidades comuns e complementares, para que possam atender uma demanda específica da empresa.
Além disso, é importante conhecer os tipos de equipes de trabalho que podem ser formadas em uma organização, cada um com sua aplicação ideal e modelo de gestão mais assertivo. Assim como ter a ferramenta certa melhora a qualidade e facilita a execução de uma tarefa, utilizar o tipo de equipe certo para cada serviço é capaz de promover resultados bem mais assertivos.
Nesse post, vamos explicar quais são os principais tipos de equipes de trabalho e como eles se encaixam na organização de um negócio, promovendo o atendimento de demandas e auxiliando na conquista dos objetivos estabelecidos para ele.
Além disso, vamos explicar como a liderança estratégica integra esses diferentes times e promove um fluxo de trabalho ainda mais eficiente. Continue lendo!
O que são equipes de trabalho?
Para começar, vamos definir o que é uma equipe de trabalho. Na prática, são conjuntos de profissionais organizados que compõem um departamento interno da empresa, com funções similares ou que se complementam no dia a dia.
Também é relevante apontar que, na maioria das vezes, esses profissionais contam com um líder em comum, que pode ter a responsabilidade de montar, orientar e gerenciar as atividades do seu time de comandados para que eles atinjam as metas internas.
Ao mesmo tempo, é esperado que essa liderança seja utilizada para facilitar a organização das ações de uma equipe, estimulando os seus participantes a trocarem experiências e informações que possam melhorar a produtividade e qualidade do serviço entregue, com um ambiente mais criativo e colaborativo.
Características de uma equipe de trabalho
Antes de abordar os diferentes tipos de equipes de trabalho e suas aplicações possíveis, é importante apontar as principais características desse modelo. Esses fatores são cruciais para formar um time bem integrado, engajado e capaz de superar as expectativas na hora de atender suas demandas.
De modo geral, as principais características de uma equipe de trabalho são:
Alinhamento de metas
Independentemente do tipo de equipe de trabalho, teremos sempre um alinhamento de metas entre os membros desse time, ou seja, todos possuem um objetivo em comum e devem fazer sua parte para que o conjunto alcance esse resultado no tempo determinado pelo planejamento estratégico.
Atuação organizada
Um bom clima na organização interna e execução de tarefas é essencial para uma equipe de trabalho. Isso garante harmonia e colaboração no dia a dia, além de dar mais agilidade ao fluxo de atendimento das demandas.
Responsabilidades e fluxo de trabalho bem definidos
O mais comum é que uma equipe seja formada por profissionais que atuam de forma complementar.
Por exemplo, no marketing digital, uma equipe de trabalho pode contar com designers gráficos e redatores, para criar as campanhas, especialistas em mídias, para criar as campanhas, analistas, para acompanhar os resultados, e assim por diante.
No geral, o mais importante é que cada um tenha noção da sua responsabilidade com a equipe e como sua função se encaixa no fluxo geral do trabalho executado.
Confiança e colaboração
Os membros de uma equipe costumam colaborar diariamente e confiar uns nos outros, ajudando a solucionar problemas e concluir tarefas com mais tranquilidade e eficiência.
Transparência e senso de unidade
A liderança da equipe deve incentivar a transparência entre os membros do time e promover um senso de unidade, colocando todos no mesmo barco e mostrando como as responsabilidades de cada um se encaixam no cenário total da empresa.
Boa comunicação
A proximidade e atuação direta entre os colaboradores que fazem parte de uma equipe costuma resultar em uma boa comunicação interna, o que fica ainda melhor quando a integração e colaboratividade são estimuladas pela liderança.
Importante destacar que mesmo na gestão de equipes remotas é possível e necessário promover a qualidade da comunicação e colaboração entre os profissionais. Para saber mais sobre o assunto, leia também: Gestão de equipes remotas: criando um time de suporte virtual
6 tipos de equipes de trabalho
Depois de definir esses times e apontar as principais características, é hora de conferir quais são os principais tipos de equipes de trabalho praticados no mercado, assim como entender qual a aplicação ideal de cada formato. Confira:
1. Equipe funcional
Para começar, temos um modelo bem tradicional e muito praticado, que é o da equipe funcional. Sua composição é mais direta, formada por um gestor e colaboradores subordinados, seguindo uma hierarquia mais rígida no processo de tomada de decisões.
Como o nome diz, ela serve para cumprir um propósito claro e seguir um fluxo linear. Esse tipo de equipe de trabalho é muito utilizado para setores internos que seguem uma atividade bem específica, sem muitas ramificações, como áreas administrativas, financeiras ou de gestão de RH.
Mesmo que teoricamente seja um modelo mais rígido e conservador, uma abordagem mais moderna da equipe funcional está sendo cada vez mais preferida. Nela, o líder age com mais parceria e faz questão de ouvir o feedback do time para tomar suas decisões.
Assim, mesmo que a gestão ainda aconteça de forma centralizada e linear, o fluxo de comunicação pode ser otimizado, assim como o conforto dos funcionários em relação ao seu lugar na organização de uma empresa.
2. Equipe interfuncional
Uma equipe interfuncional é formada geralmente por profissionais de áreas complementares e que estão no mesmo nível em relação a hierarquia de um negócio. Nesse modelo que se encaixa o exemplo anterior, sobre a organização de uma equipe de marketing.
No entanto, esse tipo de equipe de trabalho pode ser utilizado sempre que a demanda de uma empresa exigir a atuação conjunta de profissionais de diferentes disciplinas, com o ideal de que eles possam usar a troca de conhecimentos para gerar soluções mais completas.
Também podemos exemplificar a atividade de equipes interfuncionais com comitês empresariais de planejamento estratégico. Nesse caso, o líder do time de vendas e o líder da equipe de marketing podem se reunir para definir as ações futuras de um negócio, com base nas metas gerais da organização.
3. Equipe autogerida
Agora, começamos a mudar um pouco as coisas, com o exemplo da equipe autogerida. Nesse modelo, não temos uma liderança definida para o setor, com todos os membros do time atuando de forma colaborativa e autônoma.
O processo de tomada de decisões pode ser conduzido por qualquer participante, definido de comum acordo como será feita a distribuição da demanda e qual o plano de ação adotado. Esse é um dos tipos de equipes de trabalho que mais exige maturidade, respeito e conexão entre os colaboradores.
Esses fatores são relevantes pois afetam diretamente os resultados e o futuro da equipe autogerida, que pode ser descontinuada se não atender as expectativas.
De certo modo, os sócios de uma empresa que compartilham sua gestão são exemplos de uma equipe autogerida, apesar dela também poder ser utilizada para outros níveis hierárquicos de um negócio.
4. Equipe de força-tarefa
As equipes de força-tarefa são formadas para solucionar um problema específico que foi detectado na operação de uma organização. O mais comum é que os membros desse time sejam profissionais de outros setores, unidos temporariamente para atender uma demanda urgente ou de alta prioridade.
Desta forma, o recrutamento busca os profissionais mais capacitados de cada área para encontrar uma solução eficaz no menor tempo possível, mesmo que isso signifique que a performance de outras atividades internas acabe sendo prejudicada pela ausência desses colaboradores.
5. Equipe de solução de problemas
A equipe de solução de problemas é bastante similar à força-tarefa, com uma diferença clara, sua atuação não exige urgência ou priorização. Normalmente, representa uma tarefa secundária desses profissionais.
Isso significa que colaboradores de diferentes áreas podem, além de executar suas funções principais, podem se reunir periodicamente para identificar falhas operacionais e sugerir possíveis soluções.
Na prática, cada representante pode usar seu conhecimento para gerar insights de melhorias que iriam impactar positivamente no seu setor ou áreas adjacentes, contando com profissionais de outras seções internas para formar uma solução mais assertiva.
Essa solução então é comunicada ao setor responsável, que pode acatar a sugestão e colocá-la em prática, caso ache necessário.
6. Equipe de projetos
Outra variação do modelo padrão pode ser notada na equipe de projetos, que costuma contar com profissionais de diferentes áreas, assim como os times de solução de problemas e força-tarefa, no entanto, seu objetivo é planejar o lançamento de um novo produto ou serviço.
Esse tipo de equipe de trabalho também costuma atuar de maneira paralela às responsabilidades principais de cada profissional, sendo dissolvida assim que o projeto for concluído adequadamente.
O líder da equipe de projetos coordena as ações de cada colaborador durante o seu desenvolvimento, organizando o fluxo de trabalho e estimulando a comunicação constante entre os participantes, além de gerenciar as decisões tomadas para que o produto cumpra os requisitos e propósitos estabelecidos.
Liderança estratégica na gestão de diferentes tipos de equipes
Como podemos perceber, cada tipo de equipe de trabalho desempenha uma atividade e atende uma necessidade específica de uma empresa. Também é importante citar que, de acordo com o modelo adotado, podem haver impactos nos setores internos que fornecem profissionais para esses novos times.
Dessa forma, é essencial que a gestão empresarial siga um modelo de liderança estratégica, estimulando a colaboração interna, ouvindo os feedbacks dos colaboradores e tomando decisões mais assertivas para as metas gerais da organização.
Esse cuidado serve para definir corretamente as prioridades de um negócio e estimular a colaboração entre setores, o que acaba sendo essencial para o bom desempenho de uma equipe de trabalho, sobretudo em modelos multidisciplinares.
Como formar uma equipe de trabalho de alta performance?
Quer saber como montar uma equipe de trabalho de alta performance, independente do modelo adotado? Então confira os passos a seguir:
1. Levantamento de necessidades
O primeiro passo é levantar todas as necessidades que precisam ser atendidas, definindo que tipo de profissional pode ser utilizado e o que se espera obter com a formação da equipe. Isso também ajuda a esclarecer qual tipo de equipe de trabalho é mais indicada para cada caso.
2. Seleção de participantes
Chegou a hora de preencher as vagas. Para formação de equipes com base no quadro de colaboradores, é interessante avaliar o nível de prioridade da nova tarefa e o impacto que isso pode gerar no desempenho da empresa.
Para equipes que contam com a contratação de novos funcionários, é importante contar com os líderes internos para selecionar bons profissionais e planejar o seu aproveitamento no final do projeto.
3. Reunião inicial e levantamento de conflitos
As reuniões iniciais consistem no levantamento da maior quantidade de informações e pontos de vista que for possível. Nesse ponto, temos os brainstorms e podem surgir conflitos de interesse, por conta das equipes serem formadas por profissionais de diferentes áreas.
4. Entendimento entre as partes
Depois do embate inicial, a liderança estimula a colaboração e criatividade de cada um, para que passem a se entender melhor e possam atender a demanda de maneira mais integrada e harmoniosa.
5. Planejamento de ações
Com base na melhor integração entre equipes, podemos passar ao planejamento de ações, que visam atender a necessidade que gerou a formação desse time inicialmente. Com a ajuda dos participantes, esse plano é colocado em prática.
6. Análise de resultados
Depois de implementado, é hora de conferir se a equipe conseguiu atender a demanda para a qual foi criada. Dessa forma, é hora de mensurar e analisar os resultados, para saber se os requisitos iniciais foram atingidos.
7. Definição de próximos passos
Por fim, é hora de definir os próximos passos para a equipe. No caso de equipes de projetos e forças-tarefa, é comum que elas sejam dissolvidas depois de cumprirem seu propósito. Em outros modelos, pode ser realizado um novo planejamento para orientar as ações futuras do time, com novas metas e objetivos estabelecidos pela organização.
Integração é a chave do sucesso
O sucesso das suas equipes de trabalho depende diretamente da integração entre os colaboradores e a possibilidade de gerenciar as ações do time com eficiência e assertividade. Para conseguir isso, conte com as ferramentas certas para o trabalho, ou seja, conte com a Zendesk.
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